quarta-feira, 31 de março de 2010

Fonte seca

A mesma fonte fidedigna que me garantiu há dois anos que Maniche "já tinha assinado pelo Sporting" e que me jurou a pés juntos que "o Bruno Alves vai em Dezembro para o Real Madrid substituir o Pepe", diz-me agora com igual certeza que "o Sporting já contratou o Manuel José para treinar na próxima época".
Resta-me esperar que o grau de fiabilidade das suas informações se mantenha. É que ainda guardo bem frescas na minha desgastada cabecinha frases - naquela voz esganiçada - como: "é verdade! Tôde o sóce viu...o Marlon fô derrubade!"

terça-feira, 30 de março de 2010

Perdoa-os Senhor

Olhem que eu já tenho uns aninhos no lombo e não me recordo de uma época tão miserável por parte do meu Sporting. Nem recuando aos saudosos anos do Jorge Gonçalves e do Sousa Cintra, em que os resultados desportivos não seriam muito diferentes dos de hoje, mas pelo menos um gajo divertia-se mais.
Hoje, em vez de Jorge Plácido temos Postiga, em vez de João Luís II temos Abel, em vez de Forbs temos Yannick, em vez de Bozinowsky ("tchiii, quem o gajo foi buscar!") temos, temos...não, não temos ninguém para o lugar deste cepo.
O reinado de Bettencourt e seus escudeiros Bento e Carvalhal prepara-se para ficar registado como um dos mais deprimentes da História leonina. Ainda assim, o Ravanelli dos presidentes não se demite. Mais preocupado em apagar a imagem deixada nesta época do que em preparar a próxima, o Impróprio sabe que JEB está a apostar tudo na vinda do Papa Bento XVI a Portugal, rezando à Nossa Senhora do Lumiar que o Santo Padre conceda uma amnistia a toda a direcção, corpo técnico e plantel.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Always look on the bright side of life

É verdade que o Benfica está a fazer uma grande época ao contrário do Sporting. Possivelmente está até a ser uma das piores épocas de sempre para o clube leonino. Mas isso não é motivo para desmoralizar. Não é porque Paulo Bento saiu seis meses mais tarde, porque o novo treinador entrou já de saída, porque o ex-director desportivo agrediu um jogador, porque o actual team manager diz disparates, porque a claque agride a claque adversária, porque a equipa só joga à bola uma vez por mês, porque há jogadores que abandonam os estágios ou porque à 24ª jornada estão a 23 pontos do líder que devem desanimar. Vejam as coisas pelo lado positivo... a... deixa cá ver... a... agora não me lembro de nada... mas deve haver qualquer coisa.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Ensaio Geral

Jesus é um homem coerente. Assim como o pantone acobreado do seu cabelo, também o seu discurso não se desvia um milímetro. Desde o princípio da época que o mister afirma que o principal objectivo do Benfica é o campeonato. Esta missão têm sido levada tão a sério que ontem a equipa se deu ao trabalho de vencer um jogo menos importante só para que alguns adeptos pudessem ensaiar a festa do título à volta do Marquês de Pombal. Jorge Jesus pode agora dormir mais descansado por saber que determinadas danças epilépticas, algumas rimas toscas e muitas buzinas de automóveis continuam rotinadas.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Confesso

Sim, eu andei à pedrada no final do jogo de ontem.
Mas o Polga e o Caneira conseguiram sempre desviar-se...

quarta-feira, 17 de março de 2010

Cloaca Maxima

Integralmente copiado da Wikipedia:

A Cloaca Máxima (em latim Cloaca Maxima, italiano Cloaca Massima) é uma das mais antigas redes de esgotos do mundo. Foi construída na antiga Roma nos finais do século VI a.C. pelos últimos reis de Roma, iniciada por Tarquínio Prisco e concluída Tarquínio, o Soberbo, que usufruiram da experiência desenvolvida pela engenharia etrusca para drenar as águas residuais e o lixo de uma das populosas cidades do mundo, Roma, para o rio Tibre, que atravessa a cidade, em direcção ao Mar Tirreno, a alguns quilómetros a Oeste. Ainda que Tito Lívio a descreva como escavada no subsolo da cidade, escrevendo no entanto muito depois da sua construção, outras fontes (e pelo seu percurso) indicam que o sistema original se tratasse de um canal a céu aberto que recolhia as águas dos cursos naturais que desciam das colinas, drenando também a planície do Fórum Romano; este canal, por vezes escavado abaixo do nível do solo, seria progressivamente coberto devido às exigências do espaço do centro citadino. A Cloaca Máxima foi mantida em bom estado durante toda a idade imperial. Há notícia, por exemplo, de uma inspecção e trabalhos de manutenção sob a alçada de Marco Vipsânio Agripa, a 33 a.C.. Os traços arqueológicos revelam intervenções em épocas distintas, com diversos materiais e técnicas de construção. O seu funcionamento prosseguiu durante bastante tempo após a queda do Império Romano.


Agora acrescento eu:

Cloaca Maxima é também a boca do Salema Garção. Cada vez que a abre, saem de lá as maiores imundices. Ninguém o cala?

quinta-feira, 11 de março de 2010

Será chuva, será vento?

Foi há vinte anos. Valdo coloca o esférico na marca para bater de seguida o pontapé de canto. Magnusson, ainda antes dos efeitos Esporão 97, cabeceou ao primeiro poste, mas foi o jeitinho de Vata que colocou a bola dentro da baliza para qualificar o Benfica frente ao Marselha para a final da Liga dos Clubes Campeões Europeus. Na altura, ninguém teve dúvidas: “foi com a mão”. Mas 20 anos depois, Vata esclarece o mundo futebolístico em entrevista ao jornal i “Havia vento e marquei com o peito. A sério, é como lhe digo". Aliás, como se pode ver claramente e imparcialmente nas imagens.

terça-feira, 9 de março de 2010

Pausa para publicidade

Uma das técnicas utilizadas pelos publicitários é recorrer a imagens extremas que dramatizem a ideia que queremos passar. Foi o que fizeram na África do Sul, quando quiseram dizer que podem acontecer coisas nojentas às loiças e talheres e, como tal, é melhor ter um detergente decente por perto.
Um daqueles casos em que a imagem vale mesmo por mil palavras.

A campanha toda aqui

segunda-feira, 8 de março de 2010

Analisando friamente

Orgulho-de de ser um observador frio e racional do fenómeno futebolístico. Escrevo com a razão e nunca com o coração. Recuso-me a embandeirar em arco por dá cá aquele poker do Liedson. Por isso, observando a tabela classificativa, o momento actual do Sporting, o momento actual dos seus rivais e o número de jornadas que faltam para o fim, afirmo convictamente que, matematicamente e não só, é perfeitamente possível que o Sporting se sagre Campeão 2009/2010.

Agora dêem-me licença, mas os enfermeiros estão a chamar-me para tomar os comprimidos da manhã.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Um fim-de-semana lixado

Um fim-de-semana lixado é ter um jantar de aniversário no Sábado, em que a aniversariante é uma doente (o adjectivo aqui é claramente redutor do grau de fanatismo da visada) benfiquista. Tão doente que recebeu os convivas vestida com o equipamento vermelho assinado pelo plantel. Tão doente que mandou instalar um ecrã gigante para que todos os convivas pudessem ver o jogo do clube das suas visceras (coração aqui seria claramente redutor do grau de fanatismo da visada). Tão doente que entre os convidados pontuavam inclusivamente actuais e ex-dirigentes benfiquistas. Tão, mas tão doente que a dada altura surge o amestrador espanhol com o pássaro Vitória pelo braço, só para saudar a aniversariante. Isto num restaurante lisboeta, imagine-se! E lixado foi levar com aquele circo todo a exultar a cada golo marcado em Matosinhos.
Também é lixado perceber que afinal o Sporting sabe e pode jogar futebol. E é lixado porque agora já não nos serve de nada. Mais lixado ainda é linchar o FCP e receber os abraços, felicitações e agradecimentos das hordas benfiquistas.
Podia estar feliz. Mas não: estou lixado.