Dos animais que hibernam, sem dúvida que a Pirambóia (Lepidosiren paradoxa) é um dos mais fascinantes. Este peixe colorido e achatado que mais parece uma lombriga ou outro qualquer verme, hiberna enterrando-se na lama, aguardando aí por melhores dias para voltar à vida. Pode passar longas temporadas atolado no lodo, despercebido, aparentemente morto e – surpresa! – assim que as condições estejam mais favoráveis para lombrigar, lá põe a criatura sua cabecinha de fora.
Nas últimas semanas tenho constatado que este nosso país está a ser atacado por uma praga de Pirambóias. Pessoas que nos últimos anos não viam futebol, não liam futebol e não falavam de futebol, saíram da lama. Libertaram-se de anos e anos enterradas no mais fedorento e sufocante dos lodaçais e ei-los agora verdadeiros entendidos da bola. É vê-los ufanos em conversas de café, a teclar sms’s jocosos, e a disseminar graçolas por e-mail. Deve ser certamente deste Verão que teima em não acabar. Um defeso sem fim.
Ah Pirambóias...da lama saíram, para a lama hão-de voltar.
7 comentários:
LINDO!
Para essa corja de abutres que ficaram sem nada na memória das 3 ultimas épocas,aplica-se bem as palavras do maxado do Nacional mas;com um pequeno acréscimo.
Uns Vintens são uns Vintens
Uns cretinos são uns Cretinos
Uns Porcos são uns Rós
Então 39º? Estás junto com os lagartos no buraco?
RexImperator dixit: é fácil tirar a Pirambóia da lama, mas não será fácil tirar a lama da Pirambóia.
Por uma vez tiveste piada, Reximperator.
Muito bom, 7!
Abraço Leonino!
Agora, até temos uma razão para voltar à lama, o pior é que já foi ocupada por uma outra éspecie.
Abr jesuista
Postar um comentário