quarta-feira, 17 de março de 2010

Cloaca Maxima

Integralmente copiado da Wikipedia:

A Cloaca Máxima (em latim Cloaca Maxima, italiano Cloaca Massima) é uma das mais antigas redes de esgotos do mundo. Foi construída na antiga Roma nos finais do século VI a.C. pelos últimos reis de Roma, iniciada por Tarquínio Prisco e concluída Tarquínio, o Soberbo, que usufruiram da experiência desenvolvida pela engenharia etrusca para drenar as águas residuais e o lixo de uma das populosas cidades do mundo, Roma, para o rio Tibre, que atravessa a cidade, em direcção ao Mar Tirreno, a alguns quilómetros a Oeste. Ainda que Tito Lívio a descreva como escavada no subsolo da cidade, escrevendo no entanto muito depois da sua construção, outras fontes (e pelo seu percurso) indicam que o sistema original se tratasse de um canal a céu aberto que recolhia as águas dos cursos naturais que desciam das colinas, drenando também a planície do Fórum Romano; este canal, por vezes escavado abaixo do nível do solo, seria progressivamente coberto devido às exigências do espaço do centro citadino. A Cloaca Máxima foi mantida em bom estado durante toda a idade imperial. Há notícia, por exemplo, de uma inspecção e trabalhos de manutenção sob a alçada de Marco Vipsânio Agripa, a 33 a.C.. Os traços arqueológicos revelam intervenções em épocas distintas, com diversos materiais e técnicas de construção. O seu funcionamento prosseguiu durante bastante tempo após a queda do Império Romano.


Agora acrescento eu:

Cloaca Maxima é também a boca do Salema Garção. Cada vez que a abre, saem de lá as maiores imundices. Ninguém o cala?

7 comentários:

jms disse...

Bom, pegando na citação a Cloaca Maxima é um canal. E esse papel é aqui feito por "A Bola".

Presumo aliás que a afirmação de Salema Garção virá na sequência de uma pergunta sobre SS. A que o canal supracitado deu destaque não ingénuo.

LM disse...

Muito bem 7 Maldito, já tinha pensado exactamente no mesmo: Quem é esta personagem, porque dá o nome de "Team Manager" (????) e será que foi que ele quem tricotou aquele cachecol que costuma usar. Isto sim, são dúvidas.

Anônimo disse...

Sou sporting mas não concordo com o tratamento que se tem dado ao Simão. Acima de tudo é um profissional que defende a sua equipa, e como grande jogador que é só lhe posso desejar o melhor para amanhã e especialmente para o MUNDIAL!!!

Anônimo disse...

Bem, parece que já conseguiram o "ambiente difícil" que queriam. Pelo menos para as pedras.

Isto sim, um clube diferente, eclético, com princípios nobres. Maravilha.

Anônimo disse...

Isto vindo do gajo que andou a atear fogo a autocarros de adeptos rivais...

Homem da Luz disse...

Esta coisa das pedradas com sportinguistas, faz lembrar os túneis com o FCP.
Nunca são culpados, só respondem a provocações e são todos gente de bem. Mas lá que estão em todas, lá isso estão!

Abraços e boa sorte para as equipas tugas

Anônimo disse...

http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=8da1f7b0-b9df-4e8b-97cc-9017d7c2dee7&idCanal=00000024-0000-0000-0000-000000000024&h=2