segunda-feira, 11 de maio de 2009

Da destruição de Lisboa

Lembro-me como se fosse hoje daquele que foi um dos piores dias da minha vida. Nessa triste data, uma série de factores que em condições normais jamais se conjugariam uniram-se, dando origem às horas mais infernais da minha existência. Foi no dia 22 de Maio de 2005.
Improbabilidade nº1: nessa época eu morava a escassas dezenas de metros do Marquês de Pombal.
Improbabilidade nº2: nessa tarde o Benfica sagrava-se campeão nacional de futebol.
Convém fazer aqui uma breve pausa no texto e esclarecer os leitores mais cépticos, nomeadamente os de mais tenra idade, acerca destas improbabilidades. Quanto ao facto de eu morar perto do Marquês não há muito a dizer. Já em relação ao campeonato para o Benfica, foi mesmo verdade. Sim, aquele clube que nas últimas épocas vem lutando estoicamente pelo 3º lugar já foi campeão. Dizem os antigos que até o foi várias vezes em tempos que se perderam na bruma da História e na memória atacada pelo Alzheimer do Rui Cartaxana.
Voltando a essa fatídica tarde primaveril: após o apito final do Bessa, o que aparentava ser uma amena tarde primaveril resvalou rapidamente para um cenário apocalíptico. De estradas que levam não se sabe bem onde, em meios de transporte que se julgavam para sempre extintos, a pé e de trás das pedras, o centro da cidade foi invadido por criaturas fardadas de vermelho, de tez arroxeada e falando um dialecto imperceptível para quem não pertencia aquela alcateia.
Num ápice, os jardins da mais nobre avenida de Lisboa foram pisoteados (provavelmente até pastados), o lixo acumulou-se nas bermas e a urina correu a rodos pelas valetas. Cânticos assustadores e palavras de ordem aterradoras brotavam daquelas gargantas calejadas do álcool. O povo trancou-se em casa temeroso, percebendo pela primeira vez o que sentiam as indefesas populações medievais quando avistavam no horizonte os “drakkars” vikings. Relatos há de quem tenha preferido o suicídio a tentar explicar à turba onde era a Rua Rosa Araújo.
E eu ali naquele terceiro andar, a lamentar amargamente ter ignorado os avisos que me tinham sido feitos. Um pouco como quando a Protecção Civil anuncia um alerta laranja por causa da chuva e vento, também já ninguém acredita que o Benfica pode ser campeão. Podia perfeitamente ter saído da cidade e, tal como Nero em Roma, ter ficado ali num cabeço de Loures a assistir à destruição de Lisboa. Mas fiquei. Com a porta trancada pela minha mais pesada mobília e sem pregar olho até às 5 da manhã quando finalmente ficaram sem voz, sem cerveja e sem mulheres, homens e pombos para violar.
Por isso é que me é indiferente o FCP ganhar o campeonato. Como nas cheias do Bangladesh só nos chegam cá abaixo as notícias. Isso e aquela dúzia de maduros divididos entre o Marquês e a Avenida da República que, convenhamos, até têm piada com os seus três dentes.

16 comentários:

Anônimo disse...

Os alez estão de braço dado com a fome e o desemprego
Aja futebol e fado e barriga vazia

Anônimo disse...

REXIMPERTOR DIXIT:

Dizem-me, fontes policiais bem informadas, que a taxa de criminalidade aumentou desde essa data. Provavelmente porque alguns ousaram, pela primeira vez, transpor aquela linha invisivel que divide a segunda circular entre o estadio dos lampioes e o Colombo e chegaram finalmente a cidade....

Eu, como tu, tambem a data morava ali para aqueles lados do Marques e, entre varias penas, como ver-me trancado em casa durante horas, ainda me calhou ficar com o espelho retrovisor do meu carro destruido, numa tipica demonstracao de alegria dos lampioes (seguindo a tradicao criada pelos Super Dragoes nas diversas estacoes de servico da A1).

Por isso, tal como tu, nao nutro qualquer especial simpatia pelos tripeiros, mas pelo menos os festejos nao chegam a capital. Alem do mais, com a ajuda da reportagem da RTP nos Aliados, as vitorias do fequepe sempre nos provocam umas boas gargalhadas.

Unknown disse...

lol...

Um post muito engraçado sobre o meu clube, mas com a maior das alfinetadas a ser dada ao FCP... É triste ser pequinino.

JNF disse...

Três?

Tantos?

Porcos no Espaço disse...

Lembro-me desse dia como se tivesse sido... há pouco tempo. Agora prepara-te, que daqui a uns meses vai repetir-se.


P.S.: Post magnífico! Um dos teus melhores escritos.

herlander disse...

Lembro-me bem de ter invadido Lisboa nesse dia.
Fartei-me de beber cerveja e violar pombos.
LOL!

Anônimo disse...

Estava como tu 7, a vitórias do FQP eram comemoradas bem longe, e por isso era indiferente, até ontem.
Por motivos profissionais, tive ontem, dia 11 de Maio de 2009 (data que não vou esquecer tão depressa) de me deslocar até essa cidade do norte, que como alguém me descreveu, uma mistura entre a cidade do Mónaco e Quarteira (espaços apertados e feios).
Pior, por esses mesmos motivos profissionais, tive de visitar o estádio do dragão.

Um espectáculo triste, os despejos da comemoração de mais um campeonato, muito lixo e julgo mesmo ter visto alguns pombos estropiados, mas o pior foi o sorrisinho e a frase que ouvi em pleno relvado "Ainda cheira a penta".

E naquele antro azul e branco onde se juntam os ogres só vi a cor vermelha em dois sítio, nos extintores (julgo que não existem em azul) e nos caixotes do lixo.

Um começo de semana de trabalho muito doloroso.


xinfrim

Unknown disse...

GENIAL!

Anônimo disse...

Quando fôr a final da taça de Portugal lá vamos ver as areas de serviço da A1 fechadas.

Anônimo disse...

muita fruta de dormir, café com leite e sem leite, quinhentinhos, milinhos, quatrocentozinhos, relóguiozinhos, ourozinhos e prendazinhas, conselheiros familiares de árbitros da liga, férias aqui e acolá mais o reinaldo e as suas casas de virtudes, etc etc etc etc etc etc etc etc etc......... Parabéns por mais um campeonato! Parabéns também por demonstrarem que neste "País" compensa ser mafioso, bandido, corruptor e corrupto e vigarista. Só continuo a não entender como é que depois de tantos títulos, nacionais e internacionais, quando ganham só se vêem meia dúzia de gatos pingados a festejar! Talvez porque lá no fundo no fundo, e por mais campeonatos merecidos ou encomendados, não passam de um clubezeco de meia tigela, de gente que se promoveu contra um País, de gente que manipulou, corrompeu e viciou a verdade desportiva e por mais que gostassem de ver um País a festejar como festeja quando o Sporting ou o Benfica ganham, não conseguem sair lá das Antas.
indegesto

Anônimo disse...

indegesto, é a primeira vez que escreves alguma coisa de jeito, meu labrego!
ahahaha!

Anônimo disse...

Volta HdL, estás perdoado. Que até o indegesto já percebeu que o grande mal não é o SLB. Está tudo perdido.

Virgílio disse...

Eh pá! Então na minha terra a festa foi de arromba. 4 carros às voltas numa rotunda a buzinar durante 40 minutos!!! Que loucura, Não deu nem pra contar os dentes aos quatro condutores, pq aquilo nem durou o suficiente para preencher uma parte de um jogo de futebol!!!

O puorto é uma naçôm, carago!

Anônimo disse...

ó anónimos: calma seus pacóvios, não se excitem muito. vão lá é comprar a Bóla e ver quem serão os próximos campeões da pré-época...porque vóces só ganham as taças "Lucílio amigo, o Vieira e o Rui mázó Quique estão contigo!!", ahahaha!!!!!

ps: então e o JJ? Já está ou estão à espera do resultado de Braga para terema certeza que é ele O treinador certo? seus pacóvios...

Anônimo disse...

Díz o pacóvio mór qué não sábe éscrever sénão cóm ácentos ém tódas ás pálavras. Búrro pá.

Anônimo disse...

ó Edite estrela, vai ter com o Mantorras que ele tá com saudades das tuas lições particulares
ass: anônimo