quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Lepidosiren paradoxa

A hibernação é um estado letárgico pelo qual muitos animais endotérmicos, em grande maioria de pequeno porte, passam durante o inverno, principalmente em regiões temperadas e árticas. Quando as condições ambientais ficam adversas, os animais mergulham num estado de sonolência e inactividade, em que as funções vitais do organismo são reduzidas ao absolutamente necessário à sobrevivência. A respiração quase cessa, o número de batimentos cardíacos diminui, o metabolismo, ou seja, todo o conjunto de processos bioquímicos que ocorrem no organismo, restringe-se ao mínimo. Eclipsam-se. Fazem-se de mortos. Pode-se dizer que qualquer animal que permanece inativo durante muitas semanas, com temperatura corporal inferior à normal, está em hibernação, embora as mudanças fisiológicas que acontecem durante o letargo sejam muito diferentes, de acordo com as diferentes espécies.
Dos animais que hibernam, sem dúvida que a Pirambóia (Lepidosiren paradoxa) é um dos mais fascinantes. Este peixe colorido e achatado que mais parece uma lombriga ou outro qualquer verme, hiberna enterrando-se na lama, aguardando aí por melhores dias para voltar à vida. Pode passar longas temporadas atolado no lodo, despercebido, aparentemente morto e – surpresa! – assim que as condições estejam mais favoráveis para lombrigar, lá põe a criatura sua cabecinha de fora.

Nas últimas semanas tenho constatado que este nosso país está a ser atacado por uma praga de Pirambóias. Pessoas que nos últimos anos não viam futebol, não liam futebol e não falavam de futebol, saíram da lama. Libertaram-se de anos e anos enterradas no mais fedorento e sufocante dos lodaçais e ei-los agora verdadeiros entendidos da bola. É vê-los ufanos em conversas de café, a teclar sms’s jocosos, e a disseminar graçolas por e-mail. Deve ser certamente deste Verão que teima em não acabar. Um defeso sem fim.

Ah Pirambóias...da lama saíram, para a lama hão-de voltar.



7 comentários:

Anônimo disse...

LINDO!

Anônimo disse...

Para essa corja de abutres que ficaram sem nada na memória das 3 ultimas épocas,aplica-se bem as palavras do maxado do Nacional mas;com um pequeno acréscimo.
Uns Vintens são uns Vintens
Uns cretinos são uns Cretinos
Uns Porcos são uns Rós

Anônimo disse...

Então 39º? Estás junto com os lagartos no buraco?

Anônimo disse...

RexImperator dixit: é fácil tirar a Pirambóia da lama, mas não será fácil tirar a lama da Pirambóia.

herlander disse...

Por uma vez tiveste piada, Reximperator.

Cozinheiro Sueco disse...

Muito bom, 7!

Abraço Leonino!

Homem da Luz disse...

Agora, até temos uma razão para voltar à lama, o pior é que já foi ocupada por uma outra éspecie.

Abr jesuista