quinta-feira, 4 de junho de 2009

O boicote eleitoral

É já daqui a escassas horas que abrem as urnas para as eleições mais importantes deste fim-de-semana. Com efeito (e junto ao segundo poste), o país em geral e a Europa em particular estão em suspenso para saber quem será o próximo Presidente do Sporting Clube de Portugal.
Tenho sofrido inúmeras pressões nos últimos dias no sentido de revelar o candidato da minha eleição. Sei que a minha condição de líder de opinião a isso obriga, e que unidades e unidades de sócios aguardam a minha decisão para votarem no candidato oposto.
Analisemos então as diferentes candidaturas para melhor perceberem as razões que me assistem (e já se sabe como uma boa assistência é meio golo).
De um lado temos José Eduardo Bettencourt, naquela que é considerada a "lista da continuidade". Eu discordo com esta denominação, porque por muito que JEB e sua eventual direcção se esforcem será difícil, senão mesmo impossível, continuar a fazer um trabalho tão mau como Soares Franco vinha fazendo. Mantendo uma política económica e desportiva de cariz marcadamente racional, JEB propõe-se a tornar as jornadas de futebol em Alvalade ligeiramente mais emocionantes que um pedido de consulta de movimentos num balcão do BES (a menos que se trate do balcão de Campolide, que está para as sucursais do banco como os habituais aviamentos ao Benfica estão para os jogos em Alvalade). Este é o ponto positivo. O ponto negativo é o fatídico slogan "Paulo Bento forever". Com todo o respeito que me merece o mister, já ficou mais que provado que na hora da verdade, quando é preciso realmente jogar futebol, Bento claudica. E isso aconteceu-nos com apenas três clubes esta época: FCPorto, Barcelona e Bayern, com os resultados que se conhecem. "Paulo Bento never", digo eu.
Conclusão: Bettencourt não conta aqui com o voto do 7, nem da sua vasta legião de um seguidor.
Do outro lado temos Paulo Pereira Cristóvão. Qual Pipi Romagnoli, PPC começou bem, impressionando com a sua linha de discurso mais populista, explorando bem as debilidades da Direcção e lista oponente. Mas passadas as primeiras impressões, as fragilidades do seu discurso e a inconsistência das suas propostas foram postas a nú. Em desespero de causa, PPC anuncia atabalhoadamente a contratação de Erikson como seu treinador. O que era bom pois significaria que Bento saía. Mas era mau pois significaria que Erikson entrava: é sabido que o sueco é benfiquista e está acabado para o futebol (sinónimos), sendo hoje recordado no nosso país apenas e só pelo panamá da Macieira que envergava. Um belíssimo panamá, diga-se em abono da verdade.
Portanto, Cristóvão não será eleito à custa do meu voto.
Assim sendo, em quem votar?
Em sinal de protesto perante tão fracas candidaturas, não me absterei. Tão-pouco votarei em branco. Vou boicotar. Boicotarei tal como o fizeram nas autárquicas de 97 as boas gentes de Linhares da Beira, que assim exigiram que os monumentos da localidade pertencessem à autarquia e não à Junta de Freguesia. Um drama comovente e empolgante do qual todos nós ainda nos recordamos.
A partir das 9h30 fiquem atentos às televisões. Quando virem um indivíduo a entornar urnas ou a acorrentar-se à Maria José Valério, já sabem quem é.

4 comentários:

jms disse...

Aproveito a oportunidade que me é dada (isto é dado não é?) para duas considerações:
Aproveitar os resultados com o Barcelona para "demonstrar" que Paulo Bento não tem estaleca não me parece adequado. Quem é que fez bons resultados (ok, tiramos o Chelsea, mas convenhamos que é uma maneira de defender muitíssimo cara) com o Barcelona? Ferguson never, também? É que perder por 2-0 numa final com um Barcelona que nem conseguiu jogar bem...

A segunda consideração é sobre o plano de igualdade em que são postas as duas candidaturas. Por muito que Bettencourt não o satisfaça, pô-lo ao nível da incógnita será equacionar o problema pelo mínimo denominador comum. Não concordo! O Bettencourt dá-me muito mais garantias e segurança. Só comparar já é um esforço considerável.

Anônimo disse...

Estou com bastante curiosidade em saber qual é a data das eleições antecipadas;AS TAIS QUE SERÃO ANTECIPADAS PORQUE SENÃO VAMOS VER UM VEIGA A DIRIGIR A LEGIÃO DE GALINHOLAS.

Homem da Luz disse...

Acorrentares-te à Maria José Valério???? Estás louco ou surdo?

Abraço em cruz

Cozinheiro Sueco disse...

Muito bom! :DDD

Abraço Leonino!