quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

8 ou 80

De há uns anos para cá, o Benfica pode-se resumir à expressão do título. O Benfica, como bom exemplo de Portugal - e como metáfora perfeita da Humanidade - é capaz do pior e do melhor. Ou temos como presidente o Vale e Azevedo ou temos como presidente o sr. João Santos (ai que saudades daquelas equipas, daquele futebol, daquele estádio, mas sobretudo daquele público!). Já como treinadores, ou temos o Artur Jorge ou temos o Mister Ericks(on) a quem nem um panamá da Macieira na cabeça retirava a classe e educação. Aliás, para um benfiquista bem pelo contrário, só acrescentava. Se olharmos para os jogadores, a relação á não é de 8 para 80, mas sim de 0,8 para 8.000. Ou temos Moretto ou temos Preud Homme que deveria ter jogado sempre com uma capa de super-herói – foi o único homem que vi voar; ou temos Luís Filipe e Nelo ou temos Scharwz e Veloso (confesso que actualmente tenho gostado muitíssimo de ver Maxi Pereira); ou temos King ou temos Mozer, Ricardo, Luisão, David Luiz e Sidnei – sim, porque estes 3 que cá andam são dos bons! Ou temos Michael Thomas e Fernando Aguiar, ou temos Elzo, Thern, Kulkov e Katso. E se falamos em opostos, nada melhor do que falar em extremos. Lembram-se de Taument, Drulovic, Luís Carlos e Carlitos? Então esqueçam. Lembrem-se é do Chalana, Vitor Paneira, Poborsky, Futre, Simão e Reys, isso sim são boas lembranças.

E no ataque então, é o ponto fraco de qualquer clube. No ataque do Benfica houve alguns jogadores que pareciam defesas do Sporting, sobretudo dois: Pringle e Marcelo. Mas olhando para os bons, é uma lista enorme: Filipovic, Àguas, Isaías, Van Hoydoink, Brian Deane, Nuno Gomes ( dedicatória especial para o miúdo-talismã!), Cardozo e Suazo.

E claro que esta época, o Benfica é novamente um caso de 8 ou 80. Ou queremos ganhar tudo, ou chegamos ao Natal apenas com a possibilidade ganhar o campeonato. Reparem como um benfiquista define a conquista do campeonato precidida da palavra APENAS. Notável e Glorioso. Ou vamos buscar o Yebda a custo zero, ou compramos o Balboa por mais 4 milhões do que ele vale. Ou levamos 5 numa semana, ou damos 6 na outra.

Muitas vezes, jogamos 45 minutos com o desinteresse que as equipas de Paulo Bento nos habituaram e os outros 45 minutos com a Mística Benfiquista. Isto é verdadeiramente o que se chama uma equipa capaz do 8 e do 80. Na realidade, para nós benfiquistas não é uma questão de 8 ou 80. Para nós é simplestemente 80 ou 80. Nós só queremos, e exigimos, o melhor dos nossos jogadores e das nossas equipas. Mas por uma vez sem exemplo, hoje até me satisfazia muitíssimo bem com o 8.

PS- Sim, e também acredito no Pai Natal.

9 comentários:

Anônimo disse...

É todos os anos a mesma piada: começam com o rei na barrida naquela postura labrega do vamos ganhar tudo, temos um ganda treinador e uma equipa do caraças e depois nicles. Quem vos ouvia no inicio a dizer que na UEFA era para ir à final e agora nem se qualificam. Que miséria, que vergonha. Até o Braga...
E finais da taça, há quantos anos?
ahahahahaha! são de rir!

Anônimo disse...

AHAHA!!
Gostei muito! Grande post!!
Para um clube habituado a pedir sempre o 80 (chamem-lhe História, eu chamo-lhe Mistica) "por uma vez sem exemplo, hoje até me satisfazia muitíssimo bem com o 8. ".
Diz tudo.
Muito bem, parabéns HDL!!! inspirado!

Anônimo disse...

Este não pode ser um post normal de um lampião. É que está muito bem construído!

O trabalho que não dá arranjar maneira de que a última frase nos arranque um sorriso de admiração e de "as coisas na vida são mesmo relativas".

Gostei, se não tinha dado para perceber.

herlander disse...

Grande post, Homem!
Quanto ao jogo de ontem, a direcção do Benfica devia devolver o dinheiro aos 10.000 (!!!) que ontem foram à Catedral. Todos esperavam uma equipa para pelo menos tentar dar 8 aos ucranianos (afinal, perderam no fds com o Estoril!). Mas Quique com a equipa que escolheu, nem tentou. Uma vergonha! 1 ponto em 4 jogos, último do grupo. Era este o Benfica europeu que nos prometiam? Não devia ser de certeza...
abraço

Anônimo disse...

Benfica é o bombo da festa da europa do futebol

JNF disse...

8, 80, -8 e, ontem foi -80

Anônimo disse...

o boMbo da festa.
foda-se estes lagartos...
que palermas.

Anônimo disse...

sim, o bombo. onde se dá martelada forte e feio para se dançar ao som de...
Mas também podia ser bobo

Anônimo disse...

Foi por pouco!! mais 9 golos ao Metalist e menos 4 do Olympiacos e ainda dava. Azar