segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Enigma

Com um título destes, este post apresenta-se numa bifurcação. Se seguirmos pela esquerda, podemos começar aqui a dissertar sobre aquela banda do início dos anos 90, que misturava cantos gregorianos com uma batida chungosa. Se optarmos pela direita (não vejam nestas opções qualquer tipo de conotação política, por favor) chegamos rapidamente a Paulo Bento, treinador do meu Sporting, e uma das personagens mais enigmáticas do panorama futebolístico nacional.
Bento não é propriamente o tipo mais extrovertido que conheço. Numa escala que vai de Cláudio Ramos a Ramalho Eanes, diria que está claramente mais próximo do ex-Presidente, General sorumbático a quem nunca se viram os dentes (será que os tem?). Para adensar esta sua aura misteriosa, Bento fala muitas vezes em código, utilizando os meios de comunicação social para fazer chegar mensagens desconhecidas a destinatários que desconhecemos.
Ontem, por exemplo, depois de ganhar confortavelmente ao Marítimo (pronto, não demos seis, mas também não temos A Melhor Equipa do Sistema Solar e Galáxia de Andrómeda), cheguei a pensar que Bento se congratularia com o resultado, a exibição aceitável e o monumental golo de Liedson. Mas não. Lá apareceu o homem de rosto fechado e expressão carregada como se tivesse as poupanças no BPP, enviando mais um dos seus recados encriptados para vá-se lá saber quem: “alguns jogadores têm de melhorar bastante para continuar na equipa. Precisam pensar mais na equipa do que neles próprios e jogar mais do que fizeram hoje". Ninguém percebeu.
Mas - coincidência das coincidências - na manhã de Sábado, indiferente à tormenta que se abatia sobre a capital, eu tinha ido à Feira da Ladra. Depois de comprar um auto-rádio roubado igual ao que me roubaram e uma t-shirt da tournée de 1989 da Samantha Fox, encontro um septuagenário vendedor com uma curiosa máquina à frente. Perguntei-lhe que estranho objecto era aquele. “Uma Enigma”, respondeu-me. E continuou: “é uma máquina alemã de 1930, utilizada para criptografar e descriptografar mensagens secretas. Diz-se que foi depois de uma destas ter caído nas mãos dos ingleses que a 2ª Guerra Mundial acabou”.
Achei aquilo interessante e sobretudo, muito útil. É que a minha empregada é brasileira nordestina e nunca percebo nada do que diz. Talvez com aquele descodificador eu conseguisse finalmente que ela me engomasse as trusses como deve ser. Fechei negócio.
Estava eu a testar a máquina quando Paulo Bento profere as tais declarações na “flash-interview”. Não era tarde nem era cedo. Estava na hora de comprovar a eficácia da enigma. Aqui vão os surpreendentes resultados da desencriptação dos recados do treinador leonino:

“Alguns jogadores têm de melhorar bastante para continuar na equipa” = “Mamã, para o Natal quero uma Nespresso daquelas que fazem capuccino”

“Não tenho qualquer problema com o Vukcevic” = “Não gosto de iscas”

“Vamos a Barcelona para ganhar” = “será que deixei o carro no piso -1 ou no -2?”

“Estamos a trabalhar com tranquilidade” = “Filha, daqui a uma hora o papá já está em casa para te ajudar com os trabalhos de português”

“Tiuí, Ronny, estão convocados!” = “não me posso esquecer de tomar os comprimidos do Alzheimer!”

“O Benfica vai conseguir duas eliminações numa semana” = “O Benfica vai conseguir duas eliminações numa semana”

A partir de hoje, com esta prodigiosa máquina, acabaram-se os mistérios de Bento. Com esta preciosa ajuda talvez o possamos compreender e quem sabe, vir a gostar dele. Recomendo à SAD do Sporting que compre uma e instale no balneário. Talvez assim quando Bento diz “Rochemback, és tu a marcar o livre”, o jogador brasileiro deixe de entender “Rochemback, acerta ali naquele tipo de óculos no Sector B18”.

17 comentários:

Anônimo disse...

Eheheh! Mas olha que ontem o Rocha já acertou no guarda redes!

herlander disse...

Ah!ah!ah! O teu treinador está a ficar maluco 7! Não tarda nada há um motim no balneário.
Nem num post sobre ele deixaste passar o meu Benfica! O meu mais ou menos, porque o meu Benfica é o de Chalana, Veloso (PAI!!!), Humberto Coelho, Bento, Paneira, Rui Costa, João Pinto, Simão, etc... Um Benfica que já joga com 11 estrangeiros não me diz muito...

Anônimo disse...

Já só cá faltava o Herlander e o seu xenofobismo primário... Vai-te tratar!
Juveleoboy

Anônimo disse...

A propósito de enigmático, alguém terá a paciência e a bondade de me explicar, resolvendo-me uma enigma, qual a razão que levará uma pessoa normal a ficar sorumbática e tristonha imediatamente após atingir um , digo, dois objectivos pessoais e de grupo?

Não é uma questão de ser cool, pois não?

Cozinheiro Sueco disse...

Podes crer, 7! Já 'tou farto de apanhar bujardas na tola.

Anônimo disse...

O Banfas é de rir: o ataque demolidor que A Bola vendia afinal...fez 2 miseráveis remates em 120 minutos! a barraca é tal que já estão a fazer mais um empréstimo obrigacionista para tapar o buraco da vergonha da UEFA e das contratações megalómanas.

Anônimo disse...

O empréstimo obrigacionista é areia para os olhos. O Benfica ficou bem financeiramente de um momento para o outro porque está a ser injectado dinheiro de Angola por debaixo do pano.
Resta saber a que preço, porque quando a mama acabar... quanto mais alto, maior é a queda.

Anônimo disse...

E a prova disso é que pagam uma taxa de juro que nem o BPN pagava... Mas agora já sabemos como é que estas coisas acabam. Só que nessa altura já o Vieira está longe...

herlander disse...

Blá, blá, blá...emprestimo obrigacionista...blá, blá, blá....dinheiro de Angola...blá, blá, blá...
Falem, falem. Enquanto isso estamos na liderança. Queriam, não queriam?

Anônimo disse...

Queriamos o quê? Demorar mais de 3 anos para estar em 1º na 11ª jornada?
Realmente... e depois os outros é que pensam pequenino.

Anônimo disse...

REXIMPERATOR DIXIT:
Meus caros, o triste de tudo isto e que ainda vamos ver o Governo a fazer o bail-out dos lampioes, quando chegarem a bancarrota no final de mais uma epoca sem ver nenhum caneco....

Anônimo disse...

Lamentável. 7 Maldito escreve 600 palavras em mais um post perfumado pela sua imaginação e sentido de humor brito-congolês, para, em troca, postarem comentários mesquinhos sobre a casa dos outros, ou seja o meu Benfica, que muita comichão faz. Bem sei que parece batota A BOLA estar sempre a fazer capas com o grande Benfica (e, acrescente-se, O Record, O Jogo, A Marca..) mas vender jornais não é brincadeira, é negócio e o produto é para saír. Quem quer saber do Piauí e do Liverson e da novela do Vulcanovix? Quem quer saber do Hulk, mesmo que tenha sido o homem que deu mais 20Kgs ao Rochemback em apenas 60m de corrida? Ninguém, essa é a verdade e isso faz comichão sim senhor. Entendo. Já agora, se o dinheiro vem de Angola ou vem de JPMorgan vai dar ao mesmo. É dinheiro emprestado a quem tem crédito, o que é fundamental para fazer-se negócio. Crédito.


Van Costa

Anônimo disse...

Pois é, chama-se crédito! O que significa que mais cedo ou mais tarde tem de ser pago e com juros.
E esse vais ser o problema.
A darem meia dúzia de milhões por qualquer jogador mediano (porque os bons ou são emprestados ou têm de abrir ainda mais os cordões à bolsa para adquirir o passe completo), a pagarem ordenados de 170.000€ por mês e os troféus a não aparecerem quero ver onde vão buscar o dinheiro.
O Benfica tem nome sim senhor, por força do seu historial e pelo numero de adeptos, mas quem empresta dinheiro está a borrifar-se para isso se não tiver retorno.
O futebol é um negócio e quem mete dinheiro no futebol só vê mesmo a parte negocial, não há cá clubes do coração para ninguém.
O Benfica sozinho, neste momento, não tem capacidade de sustentar o plantel que tem e se não vencer o campeonato, para o ano acontece a história do costume saiem 15 entra outros 15.

Anônimo disse...

excelente

Anônimo disse...

Bancarrota? Estão a falar do SCP, se percebo bem.

Lavem a loiça em vossa casa, que nem é muita, a ver pelos 7 mil e tal lagartos que lá foram no ultimo jogo, isso deve dar para cima de 100 bifanas no prato.

Asino por baixo, inteiramente factualmente, do Van Costa.

Esta é para o Juveleoboy:

Se achas que o pais está em crise havias de ver o que era isto sem o Glorioso.

Eh Eh, agora é que lhe rebenta uma veia.

Bond

Anônimo disse...

Não tires as palas não, Bond...

Anônimo disse...

ahahahahahahahahha!
dragão de lisboa