quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Grilosevic

Um alentejano empedernido contou-me há meses a sua teoria acerca daqueles indivíduos e indivíduas , digamos assim, mais lentos de raciocínio. Ouvi-o atentamente pois reza a lenda que é da sua belíssima região que surgem os mais clamorosos casos de lentidão mental. O homem tinha tudo para ser uma autoridade na matéria.
Segundo ele, dentro das paredes craniais dessa gente há água. Água que ocupa cerca de metade da caveira. Lá dentro vive um grilo, que sobrevive precariamente flutuando sobre uma rolha. E é a partir dessa sua ilha-balsa que executa as tarefas que o pensamento ordena, puxando cordelinhos. A cada fio corresponde uma intenção que o grilo vai transmitindo aos demais membros com a celeridade possível. Por exemplo, se pedimos ao empregado de mesa da tasca um prato de azeitonas, o grilo puxa o cordel correspondente. Se lhe pedimos as azeitonas e uma imperial, o grilo equilibra-se com dificuldade e puxa um cordel com cada mão. Se por azar pedimos simultâneamente azeitonas, imperial e um queijinho de meia-cura é certo e sabido que o grilo se lança desajeitadamente sobre os três fios, agitando perigosamente a rolha flutuante, que finalmente se vira condenando o pobre animal à morte por afogamento e gerando aquele curto circuito que faz com que nos apareçam na mesa farófias e um abatanado em vez do que tinha sido pedido.
Hoje tenho a certeza que no Montenegro também há malta com grilos no encéfalo. Se pedimos ao Vukcevic para comer a relva como se não houvesse amanhã, o grilo puxa o cordelinho e é vê-lo a deslocar ombros para impedir inofensivos lançamentos laterais. Se lhe pedimos para comer a relva e marcar golos, o grilo trata da ocorrência e lá vai ele atropelar o Liedson e o Postiga até o conseguir. Mas se lhe dizemos "dá tudo, marca um golo, mas olha aí tu tem cuidado com as comemorações porque já levaste um amarelo", o Grilosevic, ainda por cima a ter que traduzir do português, afoga-se.
Podia estar aqui mais seis páginas A4 a falar dos grilos do Pedro Silva e do Polga, mas infelizmente tenho o chefe a pedir-me um relatório, uma apresentação em PowerPoint e dois caf...nnnzzzz ....zzzztttt..... pffffff.........

3 comentários:

Visigordo disse...

Ponham-se com essas merda e óspois admirem-se que o Bentinho mande o montenegrino meia-época para o banco.

Anônimo disse...

Banco não porque não há lá melhor. Mas 2 ou 3 meses de salário era limpinho.

herlander disse...

Agora estão explicadas algumas paragens cerebrais do Luisão...