quarta-feira, 4 de junho de 2008

"Lá fora"

Eu sei que é uma das más características dos portugueses estarem sempre a dizer que "lá fora" é que isto e "lá fora" é que aquilo. Por estarmos sempre a olhar lá para fora negligenciamos as coisas boas que temos "cá dentro", e que são muitas (Soraia 2 - Nereida 0). Mas o caso que agora vos exponho é gritante.
A verdade é que "lá fora" consegue-se fazer jornalismo desportivo de forma interessante e inteligente. Sem trocadilhos manhosos. Sem figuras de estilo barrocas e bacocas. "Lá fora" parte-se do pressuposto que o leitor é uma pessoa inteligente e que gosta de ser tratado como tal, com artigos que vão muito para além de fantasiosas transferências ou se o jogador almoçou frango ou massa.

Coloco aqui à vossa disposição o link para um artigo de antevisão do Euro 2008, publicado no circunspecto e "very british" The Times e escrito pelo senhor Martin Samuel, jornalista desportivo, que nos mostra que a riqueza de um país não se mede apenas nos valores do défice público ou do salário médio, mas também na qualidade do seu jornalismo e na responsabilidade que este tem na formação de um povo. E a este respeito, futebolisticamente falando, com os nossos Ruis Santos, Alexandres Pais e Luíses Freitas Lobo ainda estamos ao nível das Ilhas Faroe.

Cliquem aqui

29 comentários:

Anônimo disse...

7, es um exagerado (e deslumbrado com o que ha la fora), este artigo parece saido directamente da redaccao do Record! mas em estrangeiro.....

Anônimo disse...

Como já aqui referi, os meus conhecimentos da língua de Shakespeare são bastante limitados mas ainda dá para entender alguma coisa, sobretudo na forma escrita.
Ora bem, a Inglaterra foi eliminada por (de)mérito próprio. Não foi na sequência de nenhum erro relevante dos árbitros ou golpadas de secretaria. Por isso, não entendo porque se lamenta o jornalista. Há que dar a mão à palmatória e não desvalorizar as demais selecções que se apuraram, tal como Portugal, Holanda, Rep. Checa, Suécia, enfim, países mais pequenos que a Inglaterra mas que conseguiram ir à fase final.
Penso que o futebol inglês é vítima do seu próprio successo ao facilitar, devido aos altos rendimentos das equipas, a contratação das melhores estrelas estrangeiras esquecendo assim os jogaores originários da Ilha. Entre os 11's titulares dos 4 principais candidatos à Premier League não dá para fazer uma equipa de ingleses. Essa é que é essa! Portanto, senhor jornalista, em vez de chorar a própria desgraça, dê mérito a quem o tem e está a disputar a fase final do Europeu. PORTUGAL está lá!!!
Por fim, um reparo no que me parece ser uma grande confusão do senhor jornalista: O Brasil não está na fase final porque, obviamente, não pertence à Europa. Mas fique descansado que Portugal levará um pouco do perfume do futebol canarinho (Pepe e Deco) a terras alpinas.
Oscar Barbosa
Portugal4EVER.

P.S. Rapaziada, amanhã é o grande dia e começa a viagem que me levará à Suiça. Está tudo planeado e contamos chegar na madrugada de Sábado.
Vamos com calma, que a estrada é amiga de quem a respeita, como eu costumo dizer.
Quando lá chegar vou procurar um posto de internet e logo darei notícias frescas do ambiente que se espera bem quente.

Anônimo disse...

Caro Oscar, olhe que na linha do que aqui relatou o 7 no texto antes, é capaz dos suíços só permitirem o acesso à net das 9h00 às 10h30 e das 18h às 19h30.

boa viagem e Força Portugal!!!

Anônimo disse...

Eh Eh Eh! Bem visto. Vou tentar teclar com cuidadinho para não acordar os suiços.
Oscar Barbosa

P.S. Não avisei que o meu benfica ia à Champions League? Pois a coisa está bem encaminhada...

Anônimo disse...

7, o proximo post em vez de ser "la fora" devera ser "de fora" e dedicado aos tripeiros!!

Caro Oscar, faca boa viagem e va dando noticias, nos que nao vamos teremos todo o gosto em receber as suas noticias!

Anônimo disse...

ihihih "de fora" é muito bom!
os nossos queridos murcons já ficaram sem champions, Bosingwa e Paulo Assunção, isto é que é um defeso a sério.

PS: JM, o futuro do teu clube está NEGRO

O 7 Maldito disse...

Caro Óscar Barbosa,
É com grande prazer que eu e o meu sócio Homem da Luz seguimos as suas entradas na verdadeira "Caixa de Gaza" (bela designação inventada pelo HdL) que por vezes é a caixa de comentários do Impróprio. Não estarei a exagerar se disser que há comentários seus melhores que muitos posts meus. Mas é com esta dinâmica e complementaridade que se faz um blog, não é?
Assim sendo, e depois de uma rápida e unânime votação na AG deste blog, queremos convidá-lo a escrever um (eventualmente mais) post a partir da Suiça, "nomeando-o" assim Enviado Especial do Impróprio para Cardíacos ao Euro 2008.
Se lhe parecer bem esta ideia, envie-nos o texto para o nosso e-mail:

improprioparacardiacos@gmail.com

Cá estaremos para o publicar e partilhar com os restantes visitantes.
Como infelizmente o Impróprio só dá despesa, não estamos em condições de o remunerar pela peça...

Um abraço à Panenka

Anônimo disse...

7 e HdL, grande iniciativa!

Anônimo disse...

a procissão ainda vai no adro...

Aguardemos o recurso!

os milhafres armados em abutres ainda vão ter de esperar pois o champagne que beberem hoje poderá cair-lhes mal daki a tres dias!


Saudai o TRICAMPEÃO!

Anônimo disse...

fostes enrabado. penso eu de que.

Anônimo disse...

Caros Amigos.
Acabo de ler o Vosso convite e o que Vos posso dizer é que fiquei sem palavras, emocionado, comovido.
Como sabem, venho aqui desde o início deste blog, intervindo sempre que considero oportuno e desde que tenha ânimo para tal.
Em termos pessoais não foi um ano fácil para mim, com o meu processo contra o Estado praticamnte sem avançar mas a obrigar-me vir ao continente várias vezes nos últimos 8-9 meses. Também tive de me deslocar por 2 vezes à Venezuela por razões familiares. Enfim, não foi fácil estar sempre "online".
Da última vez que estive cá em Lisboa, o Santos, velho Companheiro de muitas lides no Funchal, que agora está aqui a viver em Lisboa com a filha e o genro, fez-me o repto: "Barbosa, vamos a Genebra ver o Portugal-Turquia?". " Querido Amigo, não me sinto com ânimo nem com meio$ para tal empresa" - respondi-lhe.
Pois bem, nessa noite jantámos na Charneca da Caparica com o principal "organizador" da viagem, Hermínio Valente, um moço de Almada que tem uma empresa de construção civil. O facto é que, por alturas do café e do digestivo me convenceram: Vamos de automóvel (não de avião como eu -$$$- temia), e ficaremos hospedados em casa de um parente do Hermínio em Belengard - que fica na França mas a cerca de 30km de Genebra).
O gasóleo é a dividir por todos, eramos 6, agora 7 pois o Santos teve ordem para trazer o neto que, com o feriado, só perde 2 dias de escola. Pois bem, estivemos a ver o carro da empresa do Hermínio e aquilo é o ideal para viagens longas. Espaço, comodidade, segrança e - garante o dono - economia. Hyundai 2.5 CRHI ! Nove lugares, dos quais só utilizaremos 7 por causa das bagagens e mantimentos.
Bem, já me estou a alongar com os preparativos. O Paulo, neto do Santos, leva um portátil. Se der, escrevo as minhas impressões e envio-as logo que consiga aceder à net.
Mas não tenho categoria para fazer posts. Prefiro que entrem como comentários. Mas fica ao Vosso critério.
Só arranco amanhã à tarde, se precisarem de alguma coisa, penso que já dei em tempos o meu email. Estejam à vontade.
Um Abraço
Oscar Barbosa
Portugal 4 EVER

Anônimo disse...

Muito boa iniciativa! Acho que nunca vi um blog convidar um comentador para postar, e gosto muito dos comentários do Óscar.
Fico à espera!

ps: já agora, convidem tb o anónimo. Choviam posts, ahahahah!!!

O 7 Maldito disse...

Amigo Óscar,
Sem invalidar todos os comentários que achar por bem continuar a fazer, gostávamos mesmo de publicar um post seu.
Sinceramente, achamos que a sua prosa tem categoria para isso e muito mais. E acho que os restantes visitantes do Impróprio concordam connosco.
Que nos diz?

Abraço em folha seca

Anônimo disse...

7, vais-me desculpar mas o teu post é tremendamente injusto para o jornalismo das Ilhas Faroe! Comparar jornalistas faroenses de renome, como por exemplo o grande Jákup Sørensen, com o Rui Santos é gravíssimo!!!

Anônimo disse...

Amigo Óscar tem categoria para postar aqui sim senhor!
Até digo mais tem categoria e classe para se fosse preciso jogar pelo Benfica.

Por isso e muito mais venha de lá esse post, em directo da Suiça.

Anônimo disse...

Obrigado Amigos pelo incentivo. Se já estava tenso com a preparação da viagem, transferi a tensão para este novo e inesperado "encargo" que assumo com muito gosto.
Farei então uma espécie de diário de viagem onde destacarei aquilo que me parece mais relevante. Hoje à noite tomaremos um café para definir os últimos pormenores da viagem, itinerário, paragens, etc.
Está previsto partirmos amanhã por volta das 16h - local a definir. A excitação é enorme, como devem calcular. Serão cerca de 4.000Km em 5 dias. É obra!
O que não fazemos pelo nosso Portugal!!!
Oscar Barbosa.

Anônimo disse...

boas a todos,
Venho só aqui mandar um abraço ao nosso querido amigo JM e dizer que estamos solidários com o seu sofrimento ehehe

Anônimo disse...

Caro amigo Oscar Barbosa, todo o meu apoio e votos de boa viagem até à Suiça juntamente com os seus amigos. Aguardo com agrado as suas "Estórias" dessa grande epopeia. Abraço do seu "irmão" benfiquista...

Anônimo disse...

boa viagem e abraço do seu rival português!

Anônimo disse...

Há muito que Óscar Barbosa ganhou o seu espaço neste blog. E agora que se prepara para empurrar a seleccção com a sua força de vontade, vamos todos aguardar com expectativa pelas suas magníficas intervenções. Força, meu caro!

Portugal 4 ever!




P.S: Já agora, e uma vez que já estará no terreno, porque não extender a sua participação aos restantes jogos da nossa equipa? O Impróprios organiza-se e faz uma vaquinha.

Anônimo disse...

PUB

................................................................................
"Cá dentro"



zerodois.com



Marca portuguesa de sofás e mobiliário contemporaneo. Design português.
Optima manufactura nacional.

Porque se eu comprar tudo na China, o melhor é fechar o País.



............................................................................

Anônimo disse...

zerodois, conheço e recomendo. Tenho um modelo Buda de 3m que faz corar qualquer sofa italiano,

Sobre o Oscar, é com enorme satizfaçao que vejo o improprio, blogue de culto, saltar lá "para fora" em busca de informaçao e jornalismo de primeira! Força OB!!

Joao

Anônimo disse...

Óscar, não se esqueça de só pôr gasolina em Espanha!

Anônimo disse...

"Many were not in love with football, anyway. They were in love with affixing a St George's Cross to the car aerial, buying the new red England shirt and joining a gang for a month; all the stuff that is around football, but not about it."

That´s the spirit, mate.

(Foda-se, onde é que eu pus a minha bandeira turca?
A minha burka por uma bandeira turca!)

Anônimo disse...

Óscar™, onde está? Assim que chegar, dê-nos noticias suas para não andarmos com ralações

Anônimo disse...

eu já estou em cuidados...

Anônimo disse...

Vamos™ com™ calma™ no™ uso™ abusivo™ de™ certas™ e™ determinados™ sinais™ que™ costumo™ usar™

Van Costa™ SGPS™

O 7 Maldito disse...

Já estou a ficar em cuidado com a ausência de notícias do "nosso" Óscar...

Anônimo disse...

Atão e a bandeira turca?

A minha burka - e o pito, todo escanchavado pró primeiro que se chegue à frente - em troca da vermelhinha com o quarto crescente e a estrelinha d'alva, carago!!!

Turquiiiiaaaaaaaaaaaa-aaa!