terça-feira, 24 de junho de 2008

"Querido Pablo"

Caros leitores:
Deixemo-nos de discussões vazias e que não servem para mais do que aprofundar o fosso que nos separa. Coloquemos de parte as razões que nos dividem e unamo-nos num forte e sentido abraço. Releguemos de uma vez por todas os insultos que trocamos e cantemos hossanas de alegria. Apaguemos com um sopro de amor o fogo que incendeia autocarros de transporte de adeptos.
Não foi o calor do solistício de Verão que amaciou este coração empedernido. Não foram as andorinhas que trouxeram a esta árida alma uma gota de compaixão. Foi “A Bola”.
“A Bola” é a Bíblia do desporto, não é o que dizem? Então eu fui convertido. E como bom apóstolo, cabe-me agora a missão de vos evangelizar, simpáticos infiéis. Não pela lei da vergastada como os misericordiosos missionários lusitanos de séculos passados, mas antes pelo poder da palavra, como Luís Filipe Vieira numa Assembleia Geral no Pavilhão Borges Coutinho (antes da entrada do Corpo de Intervenção).
Na certeza de que também vocês serão tocados e iluminados como eu fui, transcrevo agora as linhas que podem ter mudado a minha vida para todo sempre.

“Aimar, a camisola 10 é tua”

Rui Costa escreveu uma carta ao médio argentino Pablo Aimar, que ficou muito sensibilizado com o gesto do director desportivo do Benfica. Já há acordo com o jogador. Dois milhões de euros separam o entendimento entre os clubes.

Rui Costa pode não ter muita experiência como director desportivo, pois só agora começa a dar os primeiros passos nessa função, mas parece determinado em marcar desde já a diferença, com gestos que visam colocar um pouco de humanismo, de sentimento, num negócio cada vez mais dominado pela tirania do dinheiro, em que os jogadores, muitas vezes, mais não parecem que simples mercadorias ou, noutra perspectiva, mercenários sem ponta de paixão pelas camisolas que vestem e despem ao sabor dos euros.
A história a que A Bola teve acesso, de fonte muito próxima do processo negocial que visa levar Pablo Aimar de Saragoça para a Luz, é simplesmente deliciosa. Na sequência do interesse encarnado no médio ofensivo argentino de 28 anos, Rui Costa resolveu escrever uma carta ao jogador, elogiando as suas qualidades, expressando a crença no projecto que está a construír no Benfica e apelando a Aimar para que se junte à causa. “A minha camisola 10 está guardada para ti, está à tua espera”, terá transmitido Rui Costa, mais ou menos por estas palavras.

Dou-vos agora um minutinho para enxugar as lágrimas…………………………….Já está? Retomemos então.
Honestamente não sei o que é mais delicioso (como escreve o jornalista) nestes parágrafos: se o texto de “A Bola”, se a carta de Rui. Maravilhosa a incapacidade do redactor em esconder a mágoa e a desilusão pela saída do seu querido “Cebola” Rodriguez para o FCP, contrapondo à manobra de Pinto da Costa o “humanismo e sentimento” de Rui. Uma lambidela de ferida que os apaniguados benfiquistas agradecem nestas horas difíceis e que os senhores da Travessa da Queimada fazem melhor que ninguém.
Quanto à carta em si, revela bem o desespero que grassa na SAD vermelha…não havendo muito para oferecer aos jogadores, escrevem-se cartinhas de amor, como as crianças do liceu. Enternecedor.
O Impróprio para Cardíacos chegou à “fonte muito próxima do processo negocial” de A Bola: o Sr. Tozé, carteiro na Estação de Correios de Benfica, que a troco de duas São Domingos e uma sande de torresmos acedeu em transcrever-nos a dita carta. A caligrafia corresponde a uma criança de 6 aninhos, pelo que o mais provável é que tenha sido Rui Costa a redigi-la pela sua própria mão.


Lisboa, 23 de Junho de 2008

Querido Pablo,

Eu sou o Rui e provavelmente não me conheces. Trabalho aqui no Benfica e o meu chefe encarregou-me de construír o melhor plantel dos últimos 12 anos e ganhar a Champions mesmo sem participar. Sendo que eu já pendurei as botas e o Cebola deu de frosques, isto quer dizer que tenho de contratar aí uns 16 novos jogadores. Vaí daí resolvi mandar uma carta à malta que gostava de trazer para fazer companhia ao Binya e ao Luís Filipe. Podia ter ido aí de avião particular mas estoirei o budget quando fui ter com o Eriksson. Também podia ter mandado um e-mail, mas não sei. A minha filha abriu-me uma conta no Hotmail, mas perdi a password (para a próxima escolho 5-3-5-3-5-3 para ter a certeza que não me esqueço).
Por esta altura queres saber o que é que eu tenho para te oferecer. Ora bem…arame tá complicado, participação na Champions é melhor falares com o Guimarães, e para jogares num campeonato decente o melhor é ficares onde estás. Mas para não dizeres que não te dou nada, mando-te um CD do Luís Pissarra com o “Ser Benfiquista”, um taxi-voucher para gastares com o Jorge Máximo, um postal autografado pelo Eusébio (desculpa a assinatura estar tremida) e um ticket refeição do Barbas. Proposta irrecusável, hã?
Anda pá, tenho a minha camisola guardada à tua espera. Se puderes avisar da chegada com uns dias de antecedência agradecia, para pedir à patroa para a lavar e engomar.

Um abraço,
Rui

ps: quanto ao facto da tua alcunha ser "Palhaço", podemos ter um problema. É que os sócios estão habituados a chamar isso a praticamente todos os jogadores. Se até lá arranjasses uma alternativa, agradecia.

16 comentários:

Anônimo disse...

"Apaguemos com um sopro de amor o fogo que incendeia autocarros de transporte de adeptos."

Belo!
No fundo, no fundo és um romântico!
LOL

Visconde disse...

Tou comovido...choro qe nem um perdido, deve ser da Cebola...lol

bravo, bravo, bravo...!!!!

Anônimo disse...

Ai se tivesse sido o saudoso HdL a escrever um texto assim do SCP!
Ui, caía aqui o Carmo e a Trindade, tudo ofendido e indignado!
è por isso que graças a Deus eu sou do Benfica.

Bom texto 7
Abr

Anônimo disse...

Diz lá em cima que isto é um derby online, mas de há semanas para cá que só vejo um lagarto a arrotar postas de pescada... alguém mete ordem nisto?

Unknown disse...

Bom texto... muito bem construído.

Como benfiquista que sou venho propor uma mudança de password. Se bem se lembram o Rui jogou esse jogo, e dado o desacerto do seu Benfica a determinadas alturas é bem capaz de ter fechado os olhos a um lance ou outro, prevendo o pior, e o pior aconteceu mesmo em alguns desses lances, pelo que o Rui muito possivelmente perdeu algum golo, e deve ter chegado ao fim sem saber a quantas ia.

Que alternativa proponho eu? todos nós sabemos que um jogo visto na TV é diferente, assim como visto do banco de suplentes, a jurar pelo que dizem os próprios jogadores, de onde se tem uma visão mais completa do terreno de jogo. Então a minha proposta tem de recair sobre um qualquer jogo em que o Rui tenha visto do banco de suplentes...

Assim de repente vem-me à cabeça a seguinte password que partilho convosco...

6-3-6-3-6-3

Anônimo disse...

Eheheh!
Boa pass e bom texto!
Concordo com o anónimo das 17:58, apesar de sabermos que isso não é novidade nenhuma.. é (também) isso que nos faz grandes!
É so pena não termos os textos que o Pedro Barbosa escreve com creme e/ou chocolate para compararmos...

Anônimo disse...

E que tal 717171 para password...

Essa seria a melhor de todas, não?

O Maldito em boa forma durante o defeso! Já o compincha de blogue, deve estar ocupado a dar uma ajudinha ao Rui na escrita...

SL!

Capicua101

Anônimo disse...

Depois da inglória eliminação de Portugal pela poderosa Alemanha, resta-nos o consolo do regresso ao futebol caseiro.
Aquela deixou-me autenticamente de rastos. As sólidas exibições ante a Turquia e a Rep. Checa mal faziam prever o que estaria para vir. Mas é assim a vida. Dentro de dois anos há mais, espero, e com melhores resultados.
Por cá continua a dança das contratações. Já assegurámos (SLB) o Ruben, o Jorge Ribeiro, o Balboa o Martins e o Aimar está quase. Parece-me um bom naipe de reforços, prova de que o Rui está a fazer um bom trabalho. Pena a saída do Rodriguez, um jogador pelo qual eu nutria especial carinho. Mas, como diz o outro, só faz falta quem cá está!
Enquanto o Benfica tem praticamente o plantel definido, muitas dúvidas persistem relativamente ao do SCP e do FCP. Ficam Veloso e Moutinho? Lucho faz mais um ano de azul e branco? A resposta a estas questões ninguém a sabe dar com certeza. O Benfica parte, portanto, neste aspecto, com nítida vantagem sobre os rivais.
Oscar Barbosa
SLB4EVER

Anônimo disse...

GENIAL

Anônimo disse...

A vantagem do costume. Melhor plantel dos últimos 10 anos. São os campeões até Outubro e partir daí, começa o descalabro.
Ganham o torneio do Guadiana, vão ao Dubai na altura da fase de grupos da Liga dos Campeões...e pronto! Tá a época feita:)

Anônimo disse...

este ano os campeões da pré época não são vocês???
é que olhando para os sonantes nomes de rochemback, caneira e postiga...epa...mete medo!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

O Oscar! olha que a novela Martins ainda não acabou... E já outras se seguem... Venha mais uma catrefada de jogadores prá "mesa" em frente ao CCC, ó faxavor!

SL!

Capicua101!

Anônimo disse...

não sei se já deram por isso... mas seja bem ou mal o tema é quase sempre, para não dizer sempre o Glorioso!!!
Apenas prova que é realmente o "MÁIOR"!

Se analizarem é perfeitamente normal. ora vejamos... Tanto os lagartos como os tripeiros têm uma tremenda dor de cotuvelo em o seu clube ser o que é, não ter a dimensão e o mediatismo a paixão do maior clube do mundo!

Os lagartos tiveram e têm muito muito azar!

Simplemente porque são do scp!
Mas não fiquem tristes... afinal não se pode ter tudo.

Anônimo disse...

És um belo cromo!

Anônimo disse...

Tristem, triste, nos dias que correm é ser-se lampião...

Olha para cima (ou será mais para baixo) e ver um "ventoinhas" e traficante bigodaça qualquer como líder, hum, hum...

Isso é q é realmente triste... E o tri-terceiro lugar!!! Vamos ao penta?

Saudações!

Anônimo disse...

Muita piadinha com o Maestro! Onde está o contraditório, onde está o Homem Luz para gozar com o Pedro Barbosa. Isto é bonito, mas tem mais piada quando se goza com a contratação do Helder Postiga.
Digam-me quando regressa o Homem da luz de férias, porque isto assim não tem piada nenhuma.