domingo, 1 de junho de 2008

Strapaziert ja nicht meine Nerven!

Depois da peladinha de Sábado contra a rapaziada da Georgia (há que tirar o chapéu a uma nação que deu a si própria o nome de uma música do Ray Charles), a Selecção Nacional e os amigos que jogaram na segunda parte despediram-se de Viseu, foram dar um bacalhau ao Presidente da República e rumaram à cidade helvética de Neuchâtel onde, quais Joões Garcias da bola, assentarão acampamento-base para daí iniciarem a escalada rumo ao himalaico título europeu.
Com parágrafos tão foleiros como este ainda me acusam de plagiar o Luís Freitas Lobo, mas tudo bem...
Contrariamente ao sucedido nas duas últimas competições futebolísticas internacionais (Euro 2004 e Mundial 2006), desta vez não acompanharei ao vivo as partidas da equipa de todos nós. Em 2004, aproveitando o facto de jogarmos em casa e também no Porto, fui a todos os jogos. Em 2006 comecei em Nuremberga com os holandeses e por lá fiquei duas semanas, a comer frankfurters e nurembergers (as salsichas, meninos, as salsichas...), a beber minis de um litro, a cantar com ganeses, a roubar carteiras a franceses e a fugir de garrafas arremessadas por ingleses, até o Zidane fazer o favor de poupar o meu fígado e a minha carteira a mais punições e recambiar-me para casa com um penalty bem marcado.
Desta vez fico por cá. Áustria e Suiça não me parecem grandes destinos para se ver futebol. Os austríacos têm fama de serem grandes arquitectos de sub-caves, mas não lhes conheço qualquer paixão pelo futebol. Depois, ainda tenho uma espinha chamada Casino Salzburg entalada na garganta, e enquanto me lembrar disso nem um daqueles chocolatinhos do Mozart hei-de comer. Quanto aos suiços, têm bons canivetes (embora eu prefira os de Sesimbra, bem cozidos e com umas gotinhas de limão em cima) e são, como alguém disse, o povo mais corrupto do mundo. Afinal, não há suiço que não tenha uma conta na Suiça...
Não bastavam estes contras e venho a saber que o governo local está a impôr severas restrições aos adeptos: não permitem a exibição de cachecois e bandeiras, não se pode buzinar após os jogos, não se pode fazer barulho acima dos 79 decibeis, não pode haver ecrãs com mais de 3 metros de diagonal nas ruas, nos stands das zonas de concentração de adeptos não podem estar mais de 30 pessoas de cada vez e só se pode comemorar até meia hora depois do final do jogo. Assim sendo, não contem comigo. Não estou para passar os dias com agentes da autoridade a virem-me dizer:

- Não se bebe cerveja pelo gargalo
- Não se canta o hino à mesa
- Não se come tremoços com a boca aberta. Aliás, não se come tremoços.
- Não se pode invocar o nome de Nossa Senhora do Caravaggio em vão
- Não se pode chamar essas coisas à progenitora do Nuno Gomes
- Não se pode violar as adeptas turcas só porque se ganhou o jogo. As cruzadas já acabaram há setecentos anos, amigo...
- Não se pode confiar no Ricardo

Enfim, performance desportiva da Selecção à parte, acho que a coisa não ia correr muito bem para os meus lados. Está-me a parecer que poucas horas depois de aterrar na Suiça já estaria a gritar a plenos pulmões "Strapaziert ja nicht meine Nerven!", a única frase que um amigo meu casado com uma austríaca sabe dizer na língua local e que quer dizer mais ou menos:

"Não me dês cabo dos nervos!"

18 comentários:

Anônimo disse...

caros,

faz algum tempo que não venho por cá... pois, sempre o mesmo enjoa com excepção do Glorioso! venho apenas dar uma palavra de apoio à seleção e esperar que ganhem a outra seleção que não devia estar neste europeu, creio que o nome diz tudo e eles não são europeus, afinal de contas têm estanbul na europa e o restante território na asia cerca de 98%! ainda bem que israel não se qualificou pois esses têm 100% do seu território na asia. houvi dizer que os marroquinos se semtem descriminados e tb querem entrar nos campeonatos europeus, a nivel de clubes e de seleções e até têm alguma razão! afinal qual é o critério?

FORÇA PORTUGAL!!!!

Anônimo disse...

seleção = selecção
estanbul = Istambul
houvi = ouvi
semtem = sentem
descriminados = discriminados

Anônimo disse...

Não tenho fé nenhuma nesta selecção...
O Ronaldo e o Quaresma estão de cabeça perdida. O Deco arrasta-se. O Ferreira é um zero...à esquerda. Salvam-se ali o Simão, o Moutinho e o Bosingwa.
E essas restrições de que falas são um absurdo. Pobres emigrantes que têm que levar com esses tipos uma vida inteira. Não percebo pq fazem um europeu num país assim...

Anônimo disse...

edita já houvite falar no acordo ortugrafico??

Anônimo disse...

Este “lista C” é um analfabeto.

Volta lá para a C+S de onde te deixaram sair por engano, ainda tens muito português que aprender…
asia=Ásia
Nível tem acento e Europa e Israel escrevem-se com maiúsculas….

Está encontrado o palhaço do blog de apoio à selecção. Afinal o Tiago é o Lista C. Ainda achei que fosse o Chalana, mas enganei-me.

Anônimo disse...

A tua erudição espanta-me juveleoboy. Deves ser a reincarnação do Agostinho da Silva. Ou serás o João malheiro?

Anônimo disse...

Pelo estado miserável da sua cabeça, parece-me que o JuveleoBoy é, nada mais nada menos, do que Maria José Valério...

Anônimo disse...

juveleoboy,

tenho que admitir que me tiras do sério... és o gajo mais estúpido e arrogante que vem a este blog, tu sim és um verdadeiro palhaço!

já que és tão bom em tudo tb devias ser educado e ter um pouco de respeito, deves mesmo ser daqueles meninos mimados que faz birra e consegue tudo o que quer dos papás.

és um merdas.

Anônimo disse...

Lista C (ou será "Tiago Canaggia"?), estou a ver que pediste à “setôra” que corrigisse o teu post para me poderes vir insultar. Não está mal pensado!

Anônimo disse...

Ao terceiro dia na Suíça, os responsáveis pelas refeições dos jogadores portugueses foram às compras a um mercado tradicional em Neuchâtel.

Hélio Loureiro e Luís Lourenço foram acompanhados pelo chefe do hotel, onde está instalada a comitiva nacional. Compraram fundamentalmente legumes e frutas.

O almoço está previsto para as 12 horas (mais uma na Suíça).


no Record online...

Anônimo disse...

ABRUZÓLHOS APRESENTA:

---------------------------------------

COLíRIVM, O post em contra mão.

---------------------------------------

"CRISTIANO RONALDO TOSSIU E LEVOU A MÃO ESQUERDA À GARGANTA"


Ainda não começou o Europeu e a nossa Selecção (que é como quem diz, a de Scolari) já me está a dar nervos. São-nos mostrados ao minuto como se fossem uma espécie de reis. Isso leva a que já não haja saco para tanta Selecção, tanto heli a filmar o autocarro e as vedetas a arrumarem as Vuittons™ no A320. Esta "overdose de Selecção"* é nefasta para o rendimento da equipa (espero estar enganado). Gostava de ver mais futebol e menos casa dos jogadores. Ainda antes de entrarem para o primeiro jogo estes meninos já se passeiam em frente às cameras com ar de quem vai directo para a final. Não os culpo. A falta de interesse e de inteligência reinante neste país (sim, o mesmo que deu as colónias aos selvagens indígenas para estes se matarem ainda mais uns aos outros como se 500 anos de história não valessem para nada! Obg Soares&comp.), a enorme quantidade de gente estúpida que decide coisas neste país está a ficar realmente insuportável e depois é nestes mínimos detalhes que se vê o nosso Portugal. Dos pequeninos, entenda-se.



---------------------------------------
VCOSTA2008©

Anônimo disse...

quem vem a este blog fica com muito poucas dúvidas de quem são os verdadeiros palhaços: juveleoboy e lagarto indegesto/27.
ainda estou para ver o dia em que UM benfiquista venha para aqui descer ao vosso nível.
só não vê quem não quer.

Anônimo disse...

os benfiquistas não vêm aqui. os benfiquistas não têm internet.

Anônimo disse...

Ve-se que o anonimo das 15.22 nao vem aqui mto, senao ja teria travado conhecimento com a "figurinha desaparecida": i.e. o grande Chalana.

Mas uma coisa e verdade, o juveleoboy, de uma forma talvez um pouco mais sofisticada, nao deixa de baixar ao nivel do Chalana e outros anonimos afins.

Quanto aos posts, nao acham que esta na hora de escrever qualquer coisinha de novo? Um tipo vem aqui varias vezes ao dia e nada de novo.... Va la rapazes, nao sejam como o Nuno Gomes e esforcem-se um pouco.

Anônimo disse...

Aqui no Norte, a tradução de "Strapaziert ja nicht meine Nerven" é "não me fuadas o juízo!"

3 metros de relva disse...

Fazes bem em ficar. Os suiços são o povo mais enfadonho, monótono e chato do mundo...

Anônimo disse...

já as suiças... em trás-os-montes são muito famosas.

Anônimo disse...

e ele a dar-lhe no indegesto/27 larga a lupa ó...ó anónimo das 15:22, és mais um que se resguarda no anonimato para poderes insultar à vontade com tens feito desde o início, depois vens para aqui com essa conversa acerca dos outros que são palhaços..dizes tu ao espelho com o teu cachecol vermelho e rançoso como tu.. vai tomar banho e empreitar umas pastilhas rennie porque está visto que a azia ainda é muita...ahaha!!