quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Mensagem de Ano Novo do sr. HdL

Portuguesas e Portugueses,
desejo a todos os que por infelicidades da vida sejam leitores do Impróprio para Cardíacos, um Glorioso ano de 2009 e, sobretudo, sem nunca terem de passar no Túnel do Dragão - que é como em "futebolês" se diz saúdinha .

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Prognósticos só no fim do ano

Vitória de Setúbal 2 - Sporting 1
Sporting 0 - Marítimo 1

Por favor, não me acusem de agoirento os sportinguistas mais sensíveis. Porque os prognósticos que aqui apresento, relativos à prestação do Sporting nas duas próximas jornadas, não se tratam do resultado de qualquer tipo de adivinhação, futurologia, lançamento de búzios, Tarot da Maya ou leitura oracular das entranhas do cão do Paulo Bento.
São apenas o resultado de um estudo científico que eu próprio levei a cabo ao longo dos últimos anos e que poderão consultar clicando aqui.
Aliás, quando daqui a umas semanas regressar da viagem pan-africana que hoje começo, tratarei de publicar os resultados deste estudo numa revista científica. Só não decidi se vai ser na Science, na Stanford Scientific Magazine ou no suplemento de Domingo de O Jogo.
Até lá, deixo o meu sócio Homem da Luz a marcar penalties com a baliza aberta. Ou com o Quim entre os postes, que vai dar ao mesmo.

Até ao meu regresso e não se esqueçam de entrar em 2009 com a parte de fora do pé direito!

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Lotaria de Natal

Ainda estou bêbado, pensei. Ou então os cogumelos do recheio do perú eram alucinogénicos e só começaram a fazer efeito 24 horas depois. Ou ainda - perfeitamente possível - entrei em transe profundo com horas e horas de sons repetitivos vindos dos brinquedos natalícios dos meus sobrinhos.
Uma coisa é certa, para ter lido que o Real Madrid está disposto a oferecer 21 milhões de euros pelo Di Maria estava claramente num estado de consciência alterado.
Tomei um duche de água gelada, várias pastilhas de carvão vegetal para desintoxicar e mesmo assim continuava lá: "Real Madrid oferece 21 milhões por Di Maria". Não estava a alucinar.
A ser verdade, é um verdadeiro bodo aos pobres. O maior negócio do mundo do futebol desde a venda do Mantorras ao Barcelona por 90 milhões de euros (18 milhões de contos, lembram-se?), abrindo portas para fabulosas transferências quando julgávamos estar a atravessar a pior crise dos últimos tempos.
Se o Real der essa maquia por um dos maiores bluffs que alguma vez pisou os relvados nacionais, nem quero imaginar as parangonas nos dias seguintes:

"Miguel Veloso na Fiorentina por 50 milhões + Mutu"
"Ronny a caminho do Hertha de Berlim por 75 milhões e um trem de cozinha"
"Barça segura Djaló por 90 milhões. Thierry Henry já em Lisboa declara "sou sportinguista desde pequenino"

Enfim, leio estas coisa e só me vem à cabeça aquela expressão popular: o Carnaval é quando o homem quiser.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Feliz Natal


São os votos dos 237 funcionários, colaboradores e administração do Impróprio para Cardíacos.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Crime, Disse Ela

Há coisas que jamais esquecerei dos anos 80 e 90: os roubos escandalosos que o Benfica sofria sempre que ia jogar às Antas e a série de TV "Crime, Disse Ela". Se por um lado o que via nas Antas era o símbolo da desonestidade e do repelente moral, a série americana era o da inteligência e valor da coragem humana. Pensei muitas vezes: "O que o futebol português precisava era da Jessica Fletcher à frente da Federação." Apesar do tom do cabelo de Gilberto Madaíl ser muito semelhante ao que a actriz Angela Lansbury usava na altura, infelizmente isso nunca veio a acontecer.
Porém, há um par de anos apareceu uma Juíza na justiça portuguesa que me faz lembrar a Jessica Fletcher. Falo obviamente de Maria José Morgado, a única pessoa que teve tomates para enfrentar o "Mugabe da Costa" e a sua teia de corrupção. Ela e a Leonor Pinhão, claro.
É por isso que lhe gostava de apresentar mais um novo episódio para a longa série de crimes cometidos pelos dirigentes do "Porto":
A Sra. Juíza sabe o que acontece quando uma pessoa está próxima de um árbitro que tem o desplante de ir ao Dragão num momento tão importante do campeonato e não inventar (nem) um penálti a favor do FCP?
Eu dou-lhe uma pista.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Um grande, grande adeus

Enquanto os nossos rivais ficaram hoje a saber com quem vão perder, perdão jogar, na próxima eliminatória, nós apenas nos podemos despedir das competições europeias. Para a história, fica a provável pior campanha de todos os tempos do Benfica na Europa. Mas pior que os resultados, são as exibições, atitudes e postura dos jogadores e treinadores. Foram tão pobres que não valem um chavo para fazer cantar um cego. Por falar nisso, aproveito para me despedir de todos os adeptos europeus de futebol, com a música que melhor define o momento. Adeusinho.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

8 ou 80

De há uns anos para cá, o Benfica pode-se resumir à expressão do título. O Benfica, como bom exemplo de Portugal - e como metáfora perfeita da Humanidade - é capaz do pior e do melhor. Ou temos como presidente o Vale e Azevedo ou temos como presidente o sr. João Santos (ai que saudades daquelas equipas, daquele futebol, daquele estádio, mas sobretudo daquele público!). Já como treinadores, ou temos o Artur Jorge ou temos o Mister Ericks(on) a quem nem um panamá da Macieira na cabeça retirava a classe e educação. Aliás, para um benfiquista bem pelo contrário, só acrescentava. Se olharmos para os jogadores, a relação á não é de 8 para 80, mas sim de 0,8 para 8.000. Ou temos Moretto ou temos Preud Homme que deveria ter jogado sempre com uma capa de super-herói – foi o único homem que vi voar; ou temos Luís Filipe e Nelo ou temos Scharwz e Veloso (confesso que actualmente tenho gostado muitíssimo de ver Maxi Pereira); ou temos King ou temos Mozer, Ricardo, Luisão, David Luiz e Sidnei – sim, porque estes 3 que cá andam são dos bons! Ou temos Michael Thomas e Fernando Aguiar, ou temos Elzo, Thern, Kulkov e Katso. E se falamos em opostos, nada melhor do que falar em extremos. Lembram-se de Taument, Drulovic, Luís Carlos e Carlitos? Então esqueçam. Lembrem-se é do Chalana, Vitor Paneira, Poborsky, Futre, Simão e Reys, isso sim são boas lembranças.

E no ataque então, é o ponto fraco de qualquer clube. No ataque do Benfica houve alguns jogadores que pareciam defesas do Sporting, sobretudo dois: Pringle e Marcelo. Mas olhando para os bons, é uma lista enorme: Filipovic, Àguas, Isaías, Van Hoydoink, Brian Deane, Nuno Gomes ( dedicatória especial para o miúdo-talismã!), Cardozo e Suazo.

E claro que esta época, o Benfica é novamente um caso de 8 ou 80. Ou queremos ganhar tudo, ou chegamos ao Natal apenas com a possibilidade ganhar o campeonato. Reparem como um benfiquista define a conquista do campeonato precidida da palavra APENAS. Notável e Glorioso. Ou vamos buscar o Yebda a custo zero, ou compramos o Balboa por mais 4 milhões do que ele vale. Ou levamos 5 numa semana, ou damos 6 na outra.

Muitas vezes, jogamos 45 minutos com o desinteresse que as equipas de Paulo Bento nos habituaram e os outros 45 minutos com a Mística Benfiquista. Isto é verdadeiramente o que se chama uma equipa capaz do 8 e do 80. Na realidade, para nós benfiquistas não é uma questão de 8 ou 80. Para nós é simplestemente 80 ou 80. Nós só queremos, e exigimos, o melhor dos nossos jogadores e das nossas equipas. Mas por uma vez sem exemplo, hoje até me satisfazia muitíssimo bem com o 8.

PS- Sim, e também acredito no Pai Natal.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Enigma

Com um título destes, este post apresenta-se numa bifurcação. Se seguirmos pela esquerda, podemos começar aqui a dissertar sobre aquela banda do início dos anos 90, que misturava cantos gregorianos com uma batida chungosa. Se optarmos pela direita (não vejam nestas opções qualquer tipo de conotação política, por favor) chegamos rapidamente a Paulo Bento, treinador do meu Sporting, e uma das personagens mais enigmáticas do panorama futebolístico nacional.
Bento não é propriamente o tipo mais extrovertido que conheço. Numa escala que vai de Cláudio Ramos a Ramalho Eanes, diria que está claramente mais próximo do ex-Presidente, General sorumbático a quem nunca se viram os dentes (será que os tem?). Para adensar esta sua aura misteriosa, Bento fala muitas vezes em código, utilizando os meios de comunicação social para fazer chegar mensagens desconhecidas a destinatários que desconhecemos.
Ontem, por exemplo, depois de ganhar confortavelmente ao Marítimo (pronto, não demos seis, mas também não temos A Melhor Equipa do Sistema Solar e Galáxia de Andrómeda), cheguei a pensar que Bento se congratularia com o resultado, a exibição aceitável e o monumental golo de Liedson. Mas não. Lá apareceu o homem de rosto fechado e expressão carregada como se tivesse as poupanças no BPP, enviando mais um dos seus recados encriptados para vá-se lá saber quem: “alguns jogadores têm de melhorar bastante para continuar na equipa. Precisam pensar mais na equipa do que neles próprios e jogar mais do que fizeram hoje". Ninguém percebeu.
Mas - coincidência das coincidências - na manhã de Sábado, indiferente à tormenta que se abatia sobre a capital, eu tinha ido à Feira da Ladra. Depois de comprar um auto-rádio roubado igual ao que me roubaram e uma t-shirt da tournée de 1989 da Samantha Fox, encontro um septuagenário vendedor com uma curiosa máquina à frente. Perguntei-lhe que estranho objecto era aquele. “Uma Enigma”, respondeu-me. E continuou: “é uma máquina alemã de 1930, utilizada para criptografar e descriptografar mensagens secretas. Diz-se que foi depois de uma destas ter caído nas mãos dos ingleses que a 2ª Guerra Mundial acabou”.
Achei aquilo interessante e sobretudo, muito útil. É que a minha empregada é brasileira nordestina e nunca percebo nada do que diz. Talvez com aquele descodificador eu conseguisse finalmente que ela me engomasse as trusses como deve ser. Fechei negócio.
Estava eu a testar a máquina quando Paulo Bento profere as tais declarações na “flash-interview”. Não era tarde nem era cedo. Estava na hora de comprovar a eficácia da enigma. Aqui vão os surpreendentes resultados da desencriptação dos recados do treinador leonino:

“Alguns jogadores têm de melhorar bastante para continuar na equipa” = “Mamã, para o Natal quero uma Nespresso daquelas que fazem capuccino”

“Não tenho qualquer problema com o Vukcevic” = “Não gosto de iscas”

“Vamos a Barcelona para ganhar” = “será que deixei o carro no piso -1 ou no -2?”

“Estamos a trabalhar com tranquilidade” = “Filha, daqui a uma hora o papá já está em casa para te ajudar com os trabalhos de português”

“Tiuí, Ronny, estão convocados!” = “não me posso esquecer de tomar os comprimidos do Alzheimer!”

“O Benfica vai conseguir duas eliminações numa semana” = “O Benfica vai conseguir duas eliminações numa semana”

A partir de hoje, com esta prodigiosa máquina, acabaram-se os mistérios de Bento. Com esta preciosa ajuda talvez o possamos compreender e quem sabe, vir a gostar dele. Recomendo à SAD do Sporting que compre uma e instale no balneário. Talvez assim quando Bento diz “Rochemback, és tu a marcar o livre”, o jogador brasileiro deixe de entender “Rochemback, acerta ali naquele tipo de óculos no Sector B18”.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

No País das Maravilhas

Os mais atentos e sensíveis, já terão concerteza reparado como desde segunda-feira passada se vive um novo clima em Portugal. Nos últimos dias, vários sociólogos e historiadores vieram a público falar numa “Nova Era para Portugal”. Existe já uma tese que defende a teoria de que tal como a Civilização Ocidental se divide em A.C. e D.C. (significa Antes e Depois de Coluna), Portugal se vai dividir em A.S. e D.S. (Podia significar Antes e Depois de Suazo, mas apenas decifra Antes e Depois de Segunda).

O aconteceu na Segunda-Feira foi de tal maneira importante para a nação que inclusive foi dia feriado. A razão para o feriado é exactamente a mesma que, em breve, mudará o rumo de Portugal: O Glorioso Benfica assume a posição de líder no campeonato nacional.

Este Glorioso facto está a provocar uma onda de alegria, energia positiva e motivação em mais de 6 milhões de portugueses, que por sua vez vão contagiar a restante população portuguesa (excepto o Liedson).

Assim, o Impróprio para Cardíacos desmarca-se a uma velocidade Suaziana e remata em primeira mão alguns acontecimentos provocados pela recente onda de “qualidade de vida” que o povo português está a viver com o Benfica em líder isolado do campeonato:

· A Apple não vai comprar o Magalhães. O Magalhães é que vai comprar a Apple, estando o próximo computador da marca já baptizado como I-Mag;


· Na sequência de um grave acidente enquanto deglutia um Bolo-Rei, o Presidente da República Aníbal Cavaco Silva é obrigado a abandonar o cargo. Portugal muda de sistema político e governativo, passando novamente a uma Monarquia. O Rei proclamado é, obviamente, “The King” Eusébio da Silva Ferreira. Como consequência, Moçambique volta a ser território português e Dom Duarte Pio é repatriado para os calaboços da Presidência do SCP;


· Numa operação de charme lançada por Jorge Máximo, os táxis vão deixar de buzinar e de infernizar a condução dos que não têm taxímetro. Passarão também a ter um Mini-Bar e uma miúda de mini-saia e decote a servir;


· Após o suicídio do Guarda-Abel, a polícia vai decretar uma amnistia na caça à multa, passando a preocupar-se exclusivamente com os crimes que realmente prejudicam o país e o povo. Como consequência, Pinto da Costa, Família Loureiro e mais 7 árbitros são presos. Já na prisão, irão conhecer Vale e Azevedo e formar uma equipa de futebol que, mais tarde, dará o 1º Campeonato do Mundo de Futebol para Portugal. Madaíl felicitará efusivamente a conquista, apesar do campeonato ser apenas entre presidiários.


· Na Selecção, Carlos Queiroz será demitido após saírem finalmente os resultados do Sistema de Avaliação de professores. “O Professor” terá a 2ª pior nota do país, apenas ultrapassado pelo Prof. Jesualdo Ruminante Ferreira. Para o seu lugar virá José Mourinho que acumulará o cargo com o de Primeiro-Ministro.


· O FCP vencerá o seu 1º campeonato de Futebol na Prisão de Custóias. Bruno Alves será considerado o jogador mais valioso, devido à quantidade de pontos que vai marcando nos seus adversários.


· Tal como na última 2ª feira, sempre que o Glorioso se mantiver em 1º lugar do campeonato, o dia seguinte é feriado, permitindo à população festejar "à Benfica".


· Às sextas-feiras a gasolina e gasóleo são grátis em todas as estações de serviço do país. Desta forma, os benfiquistas poderão acompanhar, em romaria, os percursos do Vermelhão até ao final da época.


· Depois do sucesso das suas contratações, Rui Costa é nomeado o Ministro dos Negócios Estrangeiros. De imediato, o país vê-se invadido por milhares de suecas sumptuosas, italianas elegantes, inglesas desenvorgonhadas, francesas delicadas, alemãs bárbaras, dinamarquesas corpulentas, russas embriagadas, argentinas divinas, etc. (Era isto o 5º Império, não era?)


Atenção, isto não é um sonho. Em breve, muito breve, esta vai ser a realidade de um país a que outrora chamaram Portugal. A partir de agora, e sempre que o Benfica fôr em 1º, chamar-lhe-emos "O País das Maravilhas".

Stand-up comedy

É verdade. Nesta semana tem-se verificado uma manifesta crise de militância por parte dos autores deste blog. E não pode ser apenas a azáfama natalícia ou a negociação de chorudos prémios de fim de ano a explicar o facto. Na realidade (como repete o engº Fernando Santos vezes sem conta) esta tem sido uma semana sem assunto futebolístico. Ora vejamos:

Sporting ganha um jogo fora: irrelevante.
Vukcevic volta e factura segundos depois: banal.
Benfica chega à liderança três glaciações depois: insignificante.
Sporting passa aos oitavos da Champions: fútil.
Benfica precisa de um milagre para seguir na UEFA: normal.
Cristiano Ronaldo ganha a Bola de Ouro: nada de novo.
Léo continua desaparecido em parte incerta: natural
Nuno Gomes marca 2 golos 2: errr...é pá...isto quase dava assunto...

Seguíamos nós tranquilamente neste marasmo quando subitamente a imprensa nos dá conta das "ganas" de Quique Flores em ver Moretto jogar. Esta vontade do espanhol só se explica por ser um tipo dotado de um extraordinário sentido de humor. Diz quem o conhece melhor que Quique não dispensa uma boa piada( "chiste", como se diz na sua terra). Eu estou com ele. Na minha opinião Moretto é dos melhores artistas de "stand-up comedy" da nossa praça e o seu regresso aos palcos será muito bem-vindo.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Eusébio on the rocks


Não me afectam minimamente as declarações de Eusébio hoje veiculadas na imprensa. Diz o ex-futebolista do Beira-Mar e União de Tomar: "não gosto nada do Sporting".
Gostos não se discutem, caro Pantera. Ninguém te pode levar a mal por gostares mais do Famous Grouse, a deitar por fora e com duas pedrinhas de gelo.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Quim Agostinho

A corrida começou logo mal e deixámos o pelotão adiantar-se. Depois fizemos 15 minutos à Benfica e, quando assim é não há quem tenha pedalada para nós. Passámos para a frente, mas quem quer ser campeão tem de pedalar mais do que 15 minutinhos por prova. A não ser que esteja a correr sozinho, claro está.
Vai daí, já com a linha da meta à vista, a sentir o perfume da camisola amarela que há 3 anos está guardada para nós e a sonhar com a valente beijoca das duas beldades no pódio, "Quim das Biclas" ergue os braços e
faz isto.

Golo cantado

Como não arranjei nenhum cantor chamado Anderson do Ó e este blogue não tem nível para apresentar um vídeo do Quim Barreiros, fica aqui a justa homenagem ao autor do primeiro golo de ontem na Luz.