segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Medicina do Viajante

“Sr. 7 Maldito!”, grasnou a enfermeira.
Depois de três horas na sala de espera a ler a Nova Gente de Outubro de 2005, cuidadosamente recortada e estripada por mamãs com o talento do Dexter em busca de matéria-prima para os trabalhos manuais dos rebentos, chegava a minha vez. Mas para melhor entendermos as razões que me levaram ao hospital, convém contextualizar.
Como saberá o leitor acostumado a viajar e o governante com negócios duvidosos em Angola, antes de partirmos para um destino, digamos…exótico, qualquer clínico geral recomendará a comparência numa consulta da chamada Medicina do Viajante. Assim fiz quando andei perdido pelo Sahara, quando me embrenhei pelas florestas da América Central ou quando quis conhecer as maravilhas do Triângulo Dourado (podia ser uma táctica do Paulo Bento, mas é uma região compreendida entre a Tailândia, Birmânia e o Laos). Desta feita, decidi empreender nova viagem e testar ao máximo os meus limites físicos e psicológicos. Embrenhar-me numa região inexpugnável, onde provavelmente nenhum ser civilizado antes chegou. Consciente dos perigos que podem estar à minha espera, decidi ser um novo Dr. Livingstone.
“Você é louco!?”, vociferou o médico. “Tanto destino na montra da Abreu e você tem que ir para essa terra de ninguém? Porque é que não vai para Punta Cana? No ano passado fui lá a um congresso com a minha senhora e gostámos. Ela simpatizou muito com os nativos…”
Tentei acalmá-lo: “Estou à procura de novas experiências, doutor. De conviver com novas civilizações, saír deste nosso mundinho e abrir os meus horizontes, ver coisas que nunca ninguém viu. Quem sabe escrever um livro de viagens quando regressar e dar a conhecer ao mundo aquilo que vi, tal como fizeram os exploradores britânicos do séc. XIX”.
“Isso se tiver a sorte de regressar…”, murmurou o clínico.
Quando finalmente concluiu ser impossível demover-me (e sobretudo porque já passava das 18h), pegou na sua Cross em ouro gentilmente oferecida por um laboratório farmacêutico, no bloco de receitas e prescreveu mezinhas para toda a sorte de ruindades que em tão tremendo destino me podem acometer: profilaxia da malária (Atovaquona 250 mg + Proguanil 100 mg), vacina do tétano, hepatite A, hepatite B, poliomielite, febre tifóide, encefalite japonesa e raiva. Pelo sim pelo não receitou também umas pastilhas para purificar a água, que eu usarei na cerveja e desinfectantes para o caso de ser mordido por algum animal selvagem. Aconselhou-me vivamente a fazer um seguro de viagem. A senhora da farmácia que me aviou a receita despediu-se de mim com os olhos marejados de lágrimas. Duvida que me volte a ver.
Lá para o final da semana reúno a família e os amigos mais próximos para um jantar. Não sou pessimista, mas pode bem ser o último.
É que Sábado vou à Luz.

17 comentários:

Cozinheiro Sueco disse...

Boa sorte 7. Que os deuses te acompanhem nessa épica missão.

Abraço Leonino!

Anônimo disse...

Com anestesia ao sem anestesia, traz os 3 pontos!

Boa sorte.

herlander disse...

Ó 7, o Dr. não te receitou uns Rennies? É que quando vires o Reyes, o Aimar, o Di Maria e o Cardozo a cavalgar por cima do Abel e do Polga é capaz de de dar uma acidezinha no estômago...

Anônimo disse...

ahhahahahahaha! genial, maldito 7.

Anônimo disse...

Leva uma tropa de elite para te proteger no caso de inadvertidamente passares pela porta de saída do terceiro anel.... Os lampiões sofrem de uma condição médica que os impede de digerir com dignidade banhos de bola em casa e têm a tendência de agredir o adversário e os fiscais de linha (o árbitro tem um estatuto especial e tem direito a ser insultado na sua própria cabina e apenas pelo presidente)

Anônimo disse...

boyzinho, deves estar com febre...

Anônimo disse...

Tu vacina-te é contra a Febre Vermelha, que ainda sais de lá a gostar...

Anônimo disse...

AHAHA
excelente post e ainda melhor comentário do último anónimo!
é verdade 7, sabes que a experiência de ir à Luz muda a vida de qualquer mortal. prepara-te que ainda sais de lá a gritar pelo GLORIOSO SLB... GLORIOSO SLB!!

3 metros de relva disse...

Tu és maluco pá?

Abraço Leonino

Visconde disse...

Caro 7

Então e os Rennies e Compensans? Não te esqueças de levar dúzias de caixas, as galinhas agradecem...

Anônimo disse...

Febre vermelha, é isso, tinha-me esquecido do nome da tal condição médica. Obrigado!

Anônimo disse...

Muito bom!!
Ai está um destino que nunca visitarei.
Muito boa sorte!!
Não te esqueças do gel repelente para piriquitas.

Nands SCP

Anônimo disse...

Onde? Tem mas e juizo!

Anônimo disse...

o sporting vai ganhar porque tem melhor equipa e o benfica vai perder por causa do arbitro ahahahahahhahaha

Anônimo disse...

Pelos mesmos 22€ do bilhete da Luz temos aqui o pack "fim-de-semana fiscal de linha", que inclui 2 noites num hotel do Douro (categoria turista), meia-pensão e transfers e frutinha para dormir ou chocolatinhos conforme o gosto do freguês.
Não hesite em contactar-nos.

Anônimo disse...

cá está. e´o arbitro.

Anônimo disse...

És o maior.