terça-feira, 16 de setembro de 2008

Vinho e Trás-os-Montes


Estava em plena A1 quando ao sinal da saída para a Mealhada, oiço a minha voz interior gritar: "Encosta no leitão pá!". Cedi à voz da consciência e dirigi-me a uma grande instituição da pedofilia suína que dá pelo nome de Octávio dos Leitões. Degluti uma dose, comecei a treinar o pedido de finos em vez de imperiais e segui caminho. Próxima paragem: Amarante. Atravesso a belíssima ponte de S. Gonçalo, examino o Convento e alojo-me sobre o espelho do Tâmega. Ao chegar a noite, mergulhei num delicioso Arroz de Cabidela e meio jarrinho de tinto da casa.
Prossegui pela ruas vizinhas ao Museu Amadeo Souza Cardoso, bebendo digestivos que acalmassem o meu estômago desnorteado. Foi assim que conheci o Raúl, grande benfiquista que ao saber do meu incondicional fervor encarnado serviu-me todos os whiskys a transbordar do copo e acompanhado da seguinte frase: "Ora mais um whiskyzinho à Benfica!" Conversa puxa conversa, e lá tive de tocar num tema muito difícil para qualquer benfiquista de Amarante: "Ó Raul, e o Nuno Gomes nasceu aqui não foi?" Amargurado e a sussurrar, confessou que sim, disse-me que andou com ele na escola, que jogaram futebol juntos e já nessa altura o Raúl marcava mais golos. Explicou-me que a casa onde o Nuno cresceu não era longe do sítio onde eu estava hospedado e mudámos rapidamente de conversa.
Acabei de beber o meu último "whiske", despedi-me do Raúl com um abraço e disse-lhe: "Sinto-me a ficar igual ao Soares Franco, é melhor ir deitar-me". E assim fiz, porém antes de chegar a "casa" deu-me uma vontade indómita de urinar. Acerquei-me de uma sarjeta escondida e deixei fluir. Comecei a abrir os olhos e a aperceber-me que, segundo as indicações do Raul, estava precisamente junto da casa que viu o cabelo de Nuno Gomes crescer. Soltei a bexiga com novo entusiasmo e tentei focar numa placa colocada no exterior da casa. Ao conseguir ler o que estava escrito, dei graças a Deus por já estar a urinar. É que se tivesse sido apanhado de surpresa, aquelas duas palavras teriam provocado uma forte incontinência pelas pernas abaixo. Acreditem ou não, a placa tinha escrito: Cabeleireiro Amélia!

Segui para Bragança, onde tive cuidado com a escolha da vizinhança do local onde me iria hospedar. Fui à casa do Benfica e perguntei: "Têm quartos?" Daí até estarmos abraçados a cantar SLB, SLB, SLB, foi o esvaziar de 2 garrafões de 5L de produção caseira e exclusiva a familiares encarnados. Mais um dos 16.000 mil benefícios do Kit-Benfica. Por lá fiquei dois dias, e a seguir fui para Miranda do Douro, terra célebre pelas suas postas ainda mais tenrrinhas que os planteis do SCP e pelo Burro Mirandês, animal que é precedido na tabela de evolução de Darwin por Paulo Bento e o seu penteado pré-jumentico. Estive presente no último dia das Festas da Nª Srª do Nazo e segui para o Parque Nacional de Montesinho. Este é um local tão recôndito da nação que nem sequer uma casa do Benfica tem, ao contrário de quase todas as outras terras por onde passei. A atmosfera que se respira é tão pura que não há menção a nenhum clube de futebol, nada, nadinha. Ar puro!
Insuflei os pulmões com o ar virgem, enchi todas as garrafas com a melhor água que bebi na vida - sai de uma rústica fonte no centro da Aldeia - e, contrariado, voltei à civilização. No regresso, vi o Professor Queirós ter um grande galo contra a Dinamarca em Barcelos e passei por mais uma dúzia de Casas do Benfica. Foi uma viagem que me fez sentir mais português, um português completo agora que conheço Portugal de Norte a Sul. Estou de tal maneira patriótico, que estou convencido que esta jornada europeia vai ser de grande sucesso para todas as equipas portuguesas, incluindo o Fenerbache. O SCP tem uma oportunidade histórica de fazer com que a Europa passe a saber quem são. Não o Sporting of Lisbon como toda a gente os chama, mas como Sporting de Portugal que nunca ninguém ouviu falar. O Glorioso Benfica tem a segunda oportunidade esta época de derrotar uma equipa de mafiosos que equipam de azul e branco. Se não conseguimos com 6 jogadores contra o FCP, a ver se conseguimos com 11 contra o Nápoles.

14 comentários:

herlander disse...

Ah...como é belo o país pintado em tons de vermelho!
Olha que isso das Casas do Benfica terem quartos era uma grande ideia: uma espécie de "couchsurfing" só para sócios, com camas disponíveis um pouco por todo o mundo!
Regista a ideia, Homem da Luz, regista!

JNF disse...

Já ver casas de Sporting em Portugal não passa de uma miragem

Anônimo disse...

Tens que saír mais vezes do Colombo, JNF...

JNF disse...

Tens de sair mais vezes de samora correia

Anônimo disse...

ah!ah!ah!ah!ah!ah!

Anônimo disse...

Deverias alterar o título do post para Grande Odisseia do Lampião... Afinal, também andaste a mamar wiskes (não vinho) e

Fazes bem ir visitar casas do benfica e não estádios de outros clubes, sempre voltas a casa mais feliz...

Anônimo disse...

Deverias alterar o título do post para Grande Odisseia do Lampião... Afinal, também andaste a mamar wiskes (não vinho) e não só em Trás-os-Montes...

Fazes bem ir visitar casas do benfica e não estádios de outros clubes, sempre voltas a casa mais feliz...

Anônimo disse...

Devias mudar o teu nome para:
JUVELEOBOI!
:)

Anônimo disse...

Um dos melhores espectáculos dos últimos anos foi a demolição da Casa do Benfica nº 1 deste país, em Caldas da Rainha, para aí nascer um Shopping.
Luz para os nossos olhos!!!

Anônimo disse...

Ó 7,

Como passas o teu tempo a falar do Benfica, talvez não saibas que o Sporting (o clube de quem supostamente és simpatizante) voltou de Barcelona com a saca cheia.

E só não foi um Trolley daqueles XXL porque que o Real pediu contenção ao Barça...

É assim a vida...

Anônimo disse...

Vai lá brincar com os teus amiguinhos da UEFA, vai.

Anônimo disse...

Quartos com caminha (onde já ouvi esta palavra??) nas casas do benfica?? É evidente que a prostituição é um negócio lucrativo :-) já agora em que grupo da Liga dos Campeões estão as "galinhas"?? ehehehehehehehehe

SL

primo do veiga disse...

As galinhas estão no grupo C da liga dos champignons. Encheram o rabo com 3 grãos de milho na catalunha.

Cacarejam muito mas é mesmo assim. Passam uma vez do meio-campo, e lá lhes cai um golo do céu. De longe a longe lá conseguem ganhar um campeonato. É isto a triste vida dos galináceos. No seu infeliz final é-lhes cortado o pescoço, para um belo de um churrasco. Não sem que antes sejam enrabados à canzana pelos pintos do norte, como é habitual. Mas como até isso adoram... siga p'ra bingo.

Grande posta, Homem da Luz. Os infelizes é que lá continuam a ser conhecidos na Europa como o SC.Lisbon. Talvez quando conseguirem chegar pela 1ª vez aos oitavos de final, quem sabe.

Anônimo disse...

Primo, o vermelho fica-te tão bem!