terça-feira, 9 de setembro de 2008

Ti'Liedson

Quando eu era gaiato e como todos os gaiatos ainda tinha três meses de férias, os meus pais despachavam-me na carreira para casa dos meus avós na aldeia de Varge, ali para os lados de Bragança ("ali" eram 10 horas de Rodoviária Nacional). Os dias corriam devagar, apanhava-se melhor a TVE que a RTP1 e o ponto alto era a semana das festas em Agosto, quando apareciam as "francesas", filhas do pessoal que pelas vicissitudes da vida tinha partido em busca de uma vida melhor na terra do Zidane. Ai o Zidane é argelino? Então para a terra do Patrick Vieira. É senegalês? Hmmm... Pronto, para a terra do Pauleta. Voltando às francesas: estas faziam furor sobretudo por serem as únicas miúdas das redondezas. Mas se por um lado não usavam soutien, por outro traziam enormes texugos abrigados nas axilas...
Em poucos dias fazíamos amizade com o resto da criançada ali exilada em férias. E foi num desses Verões que conheci um rapazola de quem agora muito se fala, de seu nome Liedson da Silva Muniz. Liedson era neto da Tia Belarmina e do Ti'Marco, donos do lugar da fruta da aldeia. Vivia com os pais - que trabalhavam na Sorefame - na Amadora e estudava na Secundária da Damaia. Lembro-me que de manhã nunca podia vir com o resto da malta pescar trutas ao rio porque ficava ou a ajudar a avó na loja, ou ia com o avô apascentar cabras aos prados que tinham escapado aos incêndios (até com os nossos incêndios tradicionais a CEE acabou...). Mas à tarde lá estava ele, moreninho e franzino, sempre pronto para jogar uma futebolada no campo improvisado junto do velho moínho de água. Sim, do que ele gostava mesmo era de bola. Não tinha pontaria a caçar pardais com fisga, nunca teve muito jeito para roubar mel das colmeias e de carrinhos de rolamentos não pescava nada. Mas no futebol, apesar de pequenino, era o maior.
Liedson era daqueles que cheiram a craque logo em meninos. De tal maneira que apenas com 12 ou 13 anitos chegava mesmo a jogar com os mais velhos em torneios com as aldeias vizinhas. Na hora dos "penalties" ficava sozinho a chutar bolas no pelado enquanto o resto da equipa preferia os castigos máximos de tinto carrascão. E foi numa destas refregas que o fedelho despertou as atenções dos olheiros do Sporting e Benfica, que ali mesmo iniciaram acesa disputa pela contratação da jovem promessa. Se o goleador hoje veste de verde e branco temos de agradecer à sua família. É que os Muniz são sportinguistas militantes. Tanto que tinham uma Peugeot 504 verde (verde por razões óbvias e Peugeot por causa do leão). A Vivenda Muniz era verde e da pequena vinha do Ti'Marco só se fazia vinho...verde. Liedson é lagarto dos quatro costados. Até o seu canito rafeiro se chamava "Leão". Lembro-me que tinha gosto nas colecções de cromos e como nem por 10 ou 15 Nénés e Humbertos Coelhos lhe levavam um Jordão.
Ainda hoje, sempre que os afazeres profissionais lhe permitem, lá vai ele a Varge comer umas papas de serrabulho e ver como está a obra da sua nova vivenda de três pisos. E nunca se esquece de levar um saco de bolas e fotografias autografadas do seu ídolo Luisão para distribuír pela criançada. No Natal manda-me sempre uma caixa de chouriças feitas pela mãe.
Não percebo por isso o porquê de eventuais dúvidas, polémicas ou outras questiúnculas agora que se fala na sua eventual chamada à Selecção Nacional. Sportinguista desde pequenino e trasmontano de gema, tem tudo o que é necessário para jogar de quinas ao peito. Com a enorme vantagem de - ao contrário de certas e determinadas aventesmas que para lá andam - ser um ponta-de-lança que, pasme-se, marca golos!

24 comentários:

Anônimo disse...

O Deco é de Tavira e o Pepe é de Castelo Branco. Por mim venha tb o Liedson.

Cozinheiro Sueco disse...

E perdiamos o privilégio de ouvir genialidades como:

"Nuno Gomes é muito útil..."
"Faz muitas tabelas com os companheiros..."
"Não faz muitos golos, mas abre espaços..."

Não sei se estou preparado, 7...

Abraço Leonino!

herlander disse...

Pessoalmente, eu preferia uma selecção com portugueses nascidos em Portugal, mas já que o precedente está aberto, não vejo porque não convocar o Liedson. Já me deu muitas tristezas. Na selecção talvez começasse a dar-me algumas alegrias!
Abr

Stromp disse...

Mais um que vai jogar por Portugáu

Anônimo disse...

Querem alguem mais portugues que um Silva Muniz? Ou um Luiz de Sousa? Ou um Lima Ferreira?

Anônimo disse...

Então não somos considerados os brasileiros da Europa?
Assim reforçamos esse título.

gavazzo disse...

Eu apesar de adorar o Liedson, não concordo que seja chamado à Selecção.
Primeiro acho que três "não portugueses" já é demais e só serve para descaracterizar a Selecção; Segundo, porque Liedson quando veio para Portugal já era um jogador feito e com nome no Brasil. Já tinha jogado no Flamengo, no Coritiba e no Corinthians. Deco e Pepe vieram muito novos e foram formados e feitos em Portugal. Terceiro, porque Liedson tem é de se concentrar no Sporting e nos objectivos desportivos do Clube!

Anônimo disse...

Ao contrario de alguns dos participantes, parece-me que nao devera haver cidadaos de segunda categoria (alias, acho que a propria Constituicao da Republica nao o permite). Ou sao portugueses ou nao sao. Se tem os mesmos direitos que todos os demais cidadaos nascidos no nosso pais, porque razao nao poderao jogar pela Seleccao?

Isto so demonstra que somos uma grande nacao, aberta ao mundo e que sabe acolher como portugueses todos aqueles que se sintam portugueses. O Portugal apenas dos portugueses nascidos “aqui” e uma posicao extremamente xenofoba!!

Alem do mais, nao acho que a decisao de adoptar uma determinada nacionalidade seja tomada de animo leve (nem no caso do levezinho). Algum dos portugueses que aqui esta se tornaria brasileiro? Ou espanhol? Por isso, se o fizeram, o ultimo que merecem e ser descriminados!!

E ainda por cima temos um bonus, livramo-nos de uma vez por todas dos coxos Pauleta, Postiga e Gomes....

Virgílio disse...

Maldito,

Ainda por lá há canalha em Varge???

Uau, mais espantoso que o Liedson ser transmontano ou o Deco algarvio... Ou o Pepe ser meu conterrâneo. Uma coisa garanto. Quando andavamos juntos no liceu eu 'enfiava' cada cuecada no gajo... O cabrãozote aprendeu! Se ele hoje é o central que é, bem que me podem agradecer, ó Cambada!

SL!

Anônimo disse...

Estou com o Herlander, só deveria jogar na selecção quem tenha nascido aqui. Mas face aos precedentes, pouco há a fazer. Acho que dentro de pouco seremos o Brasil B.

herlander disse...

Caro Reximperator, ou não percebeu o que eu disse ou não quis perceber para mais uma vez vir para aqui lançar a confusão.
Eu não me oponho à utilização de portugueses não nascidos em Portugal. Mas temo que isso leve a uma descaracterização da Selecção e que as pessoas se sintam cada vez menos identificadas com o espírito de selecção.
Mas o Obikwelu e o Nelson Evora também se naturalizaram recentemente e ninguém deixou de vibrar, por isso...

Anônimo disse...

não tem discussão. se e´ portugues, e´igual aos outros. igual não, melhor que aquela merda do ngomes.

Anônimo disse...

Quim é tão frangueiro como o Ricardo. Tamos lixados.

Anônimo disse...

Analisando o jogo Portugal-Dinamarca:
-O Quim não esteve bem no 1º golo (sentou-se e não se lançou nem se esticou para o seu lado esquerdo, o gr da Dinamarca defendeu uma bola parecida do Paulo Ferreira na 1ª parte).
No 2º golo não vale a pena comentar, só espero tantas fotos e piadas como as que circularam do Ricardo, mas como este é das "galinhas" da 2ª circular....deve ser branqueado.
-Do quarteto defensivo Bosing esteve bem (tirando o 1ºgolo em que podia ter feito melhor) Pepe esteve mal no 1º golo (sentou-se como se estivesse a tabar uma baliza de Futsal, no 2º golo tb não está isento de culpas e no 3º virou as costas em vez de a atacar..enfim.., Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira estiveram bem
-No meio campo DECO foi o maior Meireles e Maniche a espaços (justificavam uma substituição mais cedo)
-Na frente...bem aqui muito se pode falar (ou não)o anão falha golos o Hugo Almeida deu tudo (segura bem os defesas e desmarca-se e passa para os colegas finalizarem, foi substituido por uma menina que só se preocupa com o cabelinho e que este ano já marcou "O" seu golo (Rio Ave-"galinhas", não seria melhor Yanick para jogar no limite do fora de jogo e rápido nas costas dos gigantes Dinamarqueses?? Nani depois da entrada da menina nunca mais jogou, até lá tinha estado bem.
-Danny entrou bem mas não pode falhar um golo assim
-João Moutinho..tocou na bola??
Com os jogadores e comunicação social a dizerem que fizeram um excelente jogo, deram espectáculo, nunca jogaram tão bem como agora e no final....PERDERAM fizeram-me lembrar os anos e anos em que o SPORTING dava um festival de bola só que no fim.....tinham azar os outros marcaram no fim e ganharam..:-) :-)
Lembram-se??
Saudações Leoninas
RG

herlander disse...

Depois dos falhanços de ontem, não naturalizem, NACIONALIZEM o Liedson, o Derlei, o Cardozo e o Lisandro. Por favor.

Anônimo disse...

E já agora, o Helton...

Anônimo disse...

Afinal o Quim é muito melhor que o Ricardo, muitos parabéns!

Começou a era Queiroz, perder em casa quando se está a ganhar a 5mn do fim...como dizia o saudoso Scolari: "e o burro sou eu..."

Virgílio disse...

Pepe, meu carissimo albicastrense... Parece q esquecestes as lições vespertinas que eu te dei no liceu enquanto faltavas faltas às aulas...

Abre a pestana, pá! Não envergonhes a malta da tua terra!

Vá atão!

Visconde disse...

Ó 7

Deves pensar que é assim, tipo toma lá dá cá...
Tantos anos a jogar só com 10 e agora de repente seria de igual para igual...não sei não!!!
A malta tem de se ir habituando, que tal começar com o Djaló???

Anônimo disse...

Ainda vamos ter muitas saudades do Scolari. Com Nº Sra do caravaggio, cd's do Roberto Leal e bandeirinha na janela lá se ia levando a água ao moinho.
Com o Queirós vamos jogar sempre muito bem e ver o Mundial pela Tv...

JNF disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JNF disse...

"Afinal o Quim é muito melhor que o Ricardo, muitos parabéns!"

"O Quim não esteve bem no 1º golo"

"Quim é tão frangueiro como o Ricardo. Tamos lixados."


É pá! Tomem TRIFENE que isso passa-vos. Queriam outra vez o Ricardo, era? O daquele clube espanhol que ia descendo? O gajo que marca auto-golos de cabeça? Curem-se.

P.S. Naturalizem tudo, é boa ideia. Assim talvez podemos dar cabo do futebol junior de uma vez por todas. Génios

Anônimo disse...

Boas a todos!!
Não querendo ser repetitivo, apenas digo isto. E passo a citar o treinador do meu Clube "Jogar como nunca perder como sempre!".
Eu acredito na selecção, mas por amor de Deus... e mais uma citação "Quem não mata, morre!".
Eu era adepto do Scolari e esse meus amigos, vai ficar na história, ainda que muitos não queiram. Quanto às naturalizações, não sejamos hipócritas, venha o Liedson e ponto final, se ele quiser.
Saudações leoninas
Matias

Conversa Inútil de Roderick disse...

O Liedson é primo do meu vizinho da beira Baixa!
Liedson na Seleção (J)Á!!!!!!!