Às 15h30 de Sábado tive uma premonição. Leio as declarações de Paulo Bento, dos jogadores que ainda não expulsou do plantel, dos comentadores verdinhos de blogues e não tenho dúvidas: vamos ganhar aos pavões! Telefono a um amigo, convenço-o da minha fé e seguimos para adquirir ingressos. Daí até à felicidade foi uma grade de minis e dois golinhos à Benfica.
Deixo-vos uma análise individual de todos os participantes desta noite normal e quotidiana do futebol português:
SLB
Quim: Voltou a ser guarda-redes do Benfica e não o guarda-redes da Selecção.
Maxi: Noite tranquila a comer gelados e a rosnar a quem se tentava aproximar da sua zona. O letreiro “cuidado com o Maxi” colocada à entrada do lado direito da nossa defesa acabou por surtir efeito.
Jorge Ribeiro: Quando corre só me faz lembrar metade do corpo do Sagitário que aparece naquele anúncio do Banif. Braços arqueados, tronco imóvel e cabeça erguida. Quando chega junto à baliza contrária, também opta por um forte e perigosíssimo coice.
Miguel Vítor: O aluno das escolas do Benfica fez o seu 1º derby com 19 aninhos e mostrou que tem boas bases. Os quatro avançados do SCP estiveram em campo e nunca conseguiram levar a melhor sobre o rapaz. Na nossa escola habituamos desde muito cedo os pequeninos a torcerem verdes pepinos. E foi isso que o Miguel Vítor se limitou a fazer durante os 90m.
Sidnei: Também fez o seu 1º derbi aos 19 anos, também secou os 4 melhores avançados do SCP, também lhes torceu o pepino e, não satisfeito, ainda fez um belíssimo golo. Uma das melhores exibições na Luz e das melhores contratações dos últimos anos.
Rúben Amorim: Foi para mim o melhor jogador do Benfica na 1ª parte, onde mostrou ter aquilo que falta a Paulo Bento: inteligência.
Carlos Martins: Uma coisa boa e outra má. A boa: saiu a 10m do fim a gritar: “para vocês 10 jogadores chegam e sobram”. A má: festejou o 2º golo com mais exuberância do que eu. Não se faz!
Yebda: Um concentrado de Fernando Aguiar e Tarzan Taborda, com a capacidade física de 3 Vanessas Fernandes. O meio-campo é dele, dele e só dele.
Reyes: Já sabíamos que quando se joga com o SCP é Natal quando um homem quer. Com ele em campo, para além de Natal é dia de Reis e com direito a prendinha. Aquele golo fica na história como um dos mais belos de todos os derbis.
Nuno Gomes: Fez o que tinha a fazer: falhar um golo de baliza aberta. Saiu pouco depois.
Cardozo: Levou 15 cotoveladas na nuca de Tonel e provou que sumaríssimos é só para jogadores do Benfica. Falhou um golo num remate à meia-volta numa das melhores jogadas do encontro. A expressão "Toma que é Cardozo" fica adiada para a 2º volta.
Katso: Entrou para ganharmos o meio-campo e logo a seguir ganharmos o jogo. É seguramente o melhor trinco a jogar em Portugal e um dos piores defesas centrais do plantel encarnado.
Di Maria: O miúdo entrou para brincar, para fazer fintas, enervar os jogadores leoninos e divertir os adeptos. Conseguiu.
Aimar: Gozado pelos sportinguistas, entrou para resolver o jogo. A assistência para o golo de Reyes é de tal maneira açucarada que amanhã vou já fazer uns exames para ver se estou com diabetes.
Quique Flores: Faz substituições e festeja golos à Mourinho. Olé!
SCP
Rui Patrício: Muito seguro entre os postes, sobretudo na forma como se dobra para ir buscar a bola ao fundo das redes. Dois gestos técnicos que me ficaram na retina.
Abel: Ainda salvou o 1º golo de Reyes com a cabeça, mas foi tal a potência do remate que não mais recuperou a consciência.
Tonel: 15 cotoveladas na nuca de Cardozo (via-se do 3º anel!) e nenhum amarelo. Na capa da edição de ontem do DN aparece na foto do 2º golo a puxar com as duas mãos a camisola de Cardozo. De certeza que não vai ter um sumaríssimo. São as vantagens de jogar num “clube diferente”. Espero que fiques por muitos, muitos anos.
Polga: O único campeão do mundo a jogar em Portugal anda perdido em campo. Será que vai voltar do Brasil após as férias de Natal? Hmmmmmm
Grimmi: É tão fraquinho que parece saído de um conto para crianças da autoria do Barbas.
Rochemback: Demasiado pesado, desconcentrado e desinteressado do que se passa nas 4 linhas. No Benfica poderia ser um excelente calcador de relva para entrar ao intervalo.
Pipi: O nome diz tudo. Não tem a garra de um Homem e ainda tem cabelo à Spock.
Moutinho: Não era para jogar, mas a equipa técnica do SCP conseguiu ir buscá-lo pela 47ª vez esta época à sala de embarque do aeroporto com destino a Inglaterra. Apresentou-se em campo com jet-lag.
Yannick: Aos 48 segundos confirmou o que todos os benfiquistas acham dele: péssimo jogador de futebol, mas um excelente estafeta de urgência para a DHL. Dêem uma bola ao Obikwelu e o resultado será o mesmo
Hélder Postiga: excelente exibição do portista, perdão sportinguista. Exímio na forma como recebe a bola com os braços e mãos sem ser falta, e na forma como prende os adversários nos cantos sem ser penálti. Enfim, um verdadeiro jogador à Sporting...
Derlei: Jogou? Mas o gajo ainda joga? A sério?!?!
Liedson: Está de volta aos relvados, mas só na próxima semana é que vai jogar. Sábado o Miguel Vítor não deixou, lamentamos.
Pereirinha: Uma pêra doce para qualquer extremo esquerdo do Benfica, incluindo o Chalana.
Paulo Bento - Exímio na forma como motivou os jogadores e adeptos encarnados antes do jogo. Foi ele que me fez mudar de ideias e ir à Nova Catedral. O meu mais sincero e profundo agradecimento à sua pessoa (é pessoa, não é?).
E agora que venha o jogo de 5ª feira que é mais importante e será, seguramente, muito mais difícil.
Um Panegírico da Argentina
Há um ano
29 comentários:
Grande, grande HDL! E ainda maior o nosso Glorioso!
Excelente post. A fazer juz ao jogo de sábado: sem espinhas ahah
Ora aqui está uma explicação para a vitória do SLB: afinal os jogadores do Sporting estavam tão fracos, tão perdidos, tão gentis,tão desajeitados, tão incompetentes...mesmo o SLB não tinha outro jeito, se não ganhar...
Buáááááááá...o Tonel não vai levar sumaríssimo (???) ...buáááááááááááá!!!
O Tonel não levou um sumaríssimo, levou dois.
O golo perdido pelo Nuno Gomes não era fácil de marcar. Aquilo foi um remate do Maxi que o Nuno não conseguiu desviar, só isso.
Quanto à questão dos sumaríssimos, já estamos habituados. Façam o que fizerem, não vai haver qualquer punição para o António Leonel (lindo, que nome "máilindo")
AHAHAH
Excelente excelente crónica ao derby (????). Que clarividência no toque de bola, que perfume na táctica e que goleada no léxico!
A GRANDE HOMEM, AH GRANDE BENFIIICA!!
Paulinho,
concentra-te mas é no zbórdeing e deixa o blog do Exmo. Sr. homem da Luz em paz.
Se o fizeres, pode ser que ainda sejas titular na próxima jornada.
Já ha três anos que este post estava para ser lançado...enfim conseguiram...subir para o quarto lugar..parabéns :D
estiveste bem HdL, excelente post!
Já agora gostava de dizer que há menos de 48h que Zbórdeing não perde com o Benfica...
http://www.record.pt/noticia.asp?id=806298&idCanal=17
É de pequenino que começa o arruaceirozinho...
Prezado HdL;
Confesso que também me impressionou a categoria e a facilidade de movimentos com que o Patricio foi lá dentro buscar as duas bolas.
Autêntica poesia.
Abraço em forma de cruzamento do Carlos Martins para o Sidnei.
Gostaria de dizer que o meu zboirdém já não perde na Luz à quase 43H.
Obrigado
Basta uma vitória que não acontecia há 4 anos e uma subida galopante ao 4º lugar do campeonato para os benfiquistas embadeirarem em arco...
Excelent post, ao nível da importante vitória de ontem.
Relembro que é com as equipas pequenas que se decidem campeonatos
a forma exuberante como o Carlos Martins festejou o golo, como quem diz: quem é que me dispensou, quem foi?
deixem-nos lá "embadeirar em arco" e gritar "glorioso, olééé"... obrigadinha
Ass.martinz, Carlos Martinz
vamos a manter este 4o lugar rapaziada.
passarão 43h e 40m que o Sporing não perde com o Benfica.
passarão é um pássaro muito grande
é primo do peru franguício.
com isto tudo, e paracendo que não, já lá vão 22h em que o zbordéng não perde na luz. será que o mister paulinho está a par?
e reafirmo o que o meu sósia anónimo tão bem afirmou: é nos jogos com equipas pequenas que se decidem campeonatos.
ZIMBORA BENFICA!
Futuro do Indicativo do verbo passar. Por exemplo: Os Lagartos PASSARÃO a pensar duas vezes antes de se armarem em Àguias.
Ainda dizem que têm boas escolas, apre!
Presente do indicativo: passarão ao 5º lugar, que é onde andarão como de costume.
Ehehehe
Grande post HdL!!!
Excelente análise a um excelente jogo, ao nível de qualquer jornalista que se preze: do benfica, a saber analisar um jogo e a saber escrever!! :)
Lagartinhos queridos do meu coração,dizei-de-me pois:
foi tão bom para vocês como foi para mim?
São uns tristes! Nem sei porque não foram para o Marquês de Pombal... A ver pelos "posts" parece que já ganharam o campeonato.
O menino anterior ainda está magoado...não chora, isto é o que a vida te reserva.
sim, já devias estar habituado....
a ver se o iésiélebê aka Benfica consegue mais uma estrondosa vitória! esse colosso que não jogava uma eliminatória da UEFA à 15 anos mesmo assim espetou 3 batatas à equipa maravilha! boa sorte
Onde está um texto destes para o jogo do leixões benfica.... Esqueceram-se, bem me parecia, só falam qd as coisas correm bem, enfim benfiquistas....
Postar um comentário