segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Voltem sempre

Às 15h30 de Sábado tive uma premonição. Leio as declarações de Paulo Bento, dos jogadores que ainda não expulsou do plantel, dos comentadores verdinhos de blogues e não tenho dúvidas: vamos ganhar aos pavões! Telefono a um amigo, convenço-o da minha fé e seguimos para adquirir ingressos. Daí até à felicidade foi uma grade de minis e dois golinhos à Benfica.
Deixo-vos uma análise individual de todos os participantes desta noite normal e quotidiana do futebol português:

SLB
Quim: Voltou a ser guarda-redes do Benfica e não o guarda-redes da Selecção.

Maxi: Noite tranquila a comer gelados e a rosnar a quem se tentava aproximar da sua zona. O letreiro “cuidado com o Maxi” colocada à entrada do lado direito da nossa defesa acabou por surtir efeito.

Jorge Ribeiro: Quando corre só me faz lembrar metade do corpo do Sagitário que aparece naquele anúncio do Banif. Braços arqueados, tronco imóvel e cabeça erguida. Quando chega junto à baliza contrária, também opta por um forte e perigosíssimo coice.

Miguel Vítor: O aluno das escolas do Benfica fez o seu 1º derby com 19 aninhos e mostrou que tem boas bases. Os quatro avançados do SCP estiveram em campo e nunca conseguiram levar a melhor sobre o rapaz. Na nossa escola habituamos desde muito cedo os pequeninos a torcerem verdes pepinos. E foi isso que o Miguel Vítor se limitou a fazer durante os 90m.

Sidnei: Também fez o seu 1º derbi aos 19 anos, também secou os 4 melhores avançados do SCP, também lhes torceu o pepino e, não satisfeito, ainda fez um belíssimo golo. Uma das melhores exibições na Luz e das melhores contratações dos últimos anos.

Rúben Amorim: Foi para mim o melhor jogador do Benfica na 1ª parte, onde mostrou ter aquilo que falta a Paulo Bento: inteligência.

Carlos Martins: Uma coisa boa e outra má. A boa: saiu a 10m do fim a gritar: “para vocês 10 jogadores chegam e sobram”. A má: festejou o 2º golo com mais exuberância do que eu. Não se faz!

Yebda: Um concentrado de Fernando Aguiar e Tarzan Taborda, com a capacidade física de 3 Vanessas Fernandes. O meio-campo é dele, dele e só dele.

Reyes: Já sabíamos que quando se joga com o SCP é Natal quando um homem quer. Com ele em campo, para além de Natal é dia de Reis e com direito a prendinha. Aquele golo fica na história como um dos mais belos de todos os derbis.

Nuno Gomes: Fez o que tinha a fazer: falhar um golo de baliza aberta. Saiu pouco depois.

Cardozo: Levou 15 cotoveladas na nuca de Tonel e provou que sumaríssimos é só para jogadores do Benfica. Falhou um golo num remate à meia-volta numa das melhores jogadas do encontro. A expressão "Toma que é Cardozo" fica adiada para a 2º volta.

Katso: Entrou para ganharmos o meio-campo e logo a seguir ganharmos o jogo. É seguramente o melhor trinco a jogar em Portugal e um dos piores defesas centrais do plantel encarnado.

Di Maria: O miúdo entrou para brincar, para fazer fintas, enervar os jogadores leoninos e divertir os adeptos. Conseguiu.

Aimar: Gozado pelos sportinguistas, entrou para resolver o jogo. A assistência para o golo de Reyes é de tal maneira açucarada que amanhã vou já fazer uns exames para ver se estou com diabetes.

Quique Flores: Faz substituições e festeja golos à Mourinho. Olé!

SCP
Rui Patrício: Muito seguro entre os postes, sobretudo na forma como se dobra para ir buscar a bola ao fundo das redes. Dois gestos técnicos que me ficaram na retina.

Abel: Ainda salvou o 1º golo de Reyes com a cabeça, mas foi tal a potência do remate que não mais recuperou a consciência.

Tonel: 15 cotoveladas na nuca de Cardozo (via-se do 3º anel!) e nenhum amarelo. Na capa da edição de ontem do DN aparece na foto do 2º golo a puxar com as duas mãos a camisola de Cardozo. De certeza que não vai ter um sumaríssimo. São as vantagens de jogar num “clube diferente”. Espero que fiques por muitos, muitos anos.

Polga: O único campeão do mundo a jogar em Portugal anda perdido em campo. Será que vai voltar do Brasil após as férias de Natal? Hmmmmmm

Grimmi: É tão fraquinho que parece saído de um conto para crianças da autoria do Barbas.

Rochemback: Demasiado pesado, desconcentrado e desinteressado do que se passa nas 4 linhas. No Benfica poderia ser um excelente calcador de relva para entrar ao intervalo.

Pipi: O nome diz tudo. Não tem a garra de um Homem e ainda tem cabelo à Spock.

Moutinho: Não era para jogar, mas a equipa técnica do SCP conseguiu ir buscá-lo pela 47ª vez esta época à sala de embarque do aeroporto com destino a Inglaterra. Apresentou-se em campo com jet-lag.

Yannick: Aos 48 segundos confirmou o que todos os benfiquistas acham dele: péssimo jogador de futebol, mas um excelente estafeta de urgência para a DHL. Dêem uma bola ao Obikwelu e o resultado será o mesmo

Hélder Postiga: excelente exibição do portista, perdão sportinguista. Exímio na forma como recebe a bola com os braços e mãos sem ser falta, e na forma como prende os adversários nos cantos sem ser penálti. Enfim, um verdadeiro jogador à Sporting...

Derlei: Jogou? Mas o gajo ainda joga? A sério?!?!

Liedson: Está de volta aos relvados, mas só na próxima semana é que vai jogar. Sábado o Miguel Vítor não deixou, lamentamos.

Pereirinha: Uma pêra doce para qualquer extremo esquerdo do Benfica, incluindo o Chalana.

Paulo Bento - Exímio na forma como motivou os jogadores e adeptos encarnados antes do jogo. Foi ele que me fez mudar de ideias e ir à Nova Catedral. O meu mais sincero e profundo agradecimento à sua pessoa (é pessoa, não é?).

E agora que venha o jogo de 5ª feira que é mais importante e será, seguramente, muito mais difícil.

29 comentários:

Averini disse...

Grande, grande HDL! E ainda maior o nosso Glorioso!
Excelente post. A fazer juz ao jogo de sábado: sem espinhas ahah

Anônimo disse...

Ora aqui está uma explicação para a vitória do SLB: afinal os jogadores do Sporting estavam tão fracos, tão perdidos, tão gentis,tão desajeitados, tão incompetentes...mesmo o SLB não tinha outro jeito, se não ganhar...

Anônimo disse...

Buáááááááá...o Tonel não vai levar sumaríssimo (???) ...buáááááááááááá!!!

Anônimo disse...

O Tonel não levou um sumaríssimo, levou dois.

JNF disse...

O golo perdido pelo Nuno Gomes não era fácil de marcar. Aquilo foi um remate do Maxi que o Nuno não conseguiu desviar, só isso.

Quanto à questão dos sumaríssimos, já estamos habituados. Façam o que fizerem, não vai haver qualquer punição para o António Leonel (lindo, que nome "máilindo")

Anônimo disse...

AHAHAH
Excelente excelente crónica ao derby (????). Que clarividência no toque de bola, que perfume na táctica e que goleada no léxico!
A GRANDE HOMEM, AH GRANDE BENFIIICA!!

Anônimo disse...

Paulinho,
concentra-te mas é no zbórdeing e deixa o blog do Exmo. Sr. homem da Luz em paz.
Se o fizeres, pode ser que ainda sejas titular na próxima jornada.

Anônimo disse...

Já ha três anos que este post estava para ser lançado...enfim conseguiram...subir para o quarto lugar..parabéns :D

Anônimo disse...

estiveste bem HdL, excelente post!
Já agora gostava de dizer que há menos de 48h que Zbórdeing não perde com o Benfica...

Anônimo disse...

http://www.record.pt/noticia.asp?id=806298&idCanal=17

Anônimo disse...

É de pequenino que começa o arruaceirozinho...

Galaad disse...

Prezado HdL;

Confesso que também me impressionou a categoria e a facilidade de movimentos com que o Patricio foi lá dentro buscar as duas bolas.

Autêntica poesia.

Abraço em forma de cruzamento do Carlos Martins para o Sidnei.

Anônimo disse...

Gostaria de dizer que o meu zboirdém já não perde na Luz à quase 43H.
Obrigado

Anônimo disse...

Basta uma vitória que não acontecia há 4 anos e uma subida galopante ao 4º lugar do campeonato para os benfiquistas embadeirarem em arco...

Anônimo disse...

Excelent post, ao nível da importante vitória de ontem.
Relembro que é com as equipas pequenas que se decidem campeonatos

Anônimo disse...

a forma exuberante como o Carlos Martins festejou o golo, como quem diz: quem é que me dispensou, quem foi?

deixem-nos lá "embadeirar em arco" e gritar "glorioso, olééé"... obrigadinha

Ass.martinz, Carlos Martinz

Anônimo disse...

vamos a manter este 4o lugar rapaziada.

Anônimo disse...

passarão 43h e 40m que o Sporing não perde com o Benfica.

Anônimo disse...

passarão é um pássaro muito grande

Anônimo disse...

é primo do peru franguício.
com isto tudo, e paracendo que não, já lá vão 22h em que o zbordéng não perde na luz. será que o mister paulinho está a par?
e reafirmo o que o meu sósia anónimo tão bem afirmou: é nos jogos com equipas pequenas que se decidem campeonatos.
ZIMBORA BENFICA!

Anônimo disse...

Futuro do Indicativo do verbo passar. Por exemplo: Os Lagartos PASSARÃO a pensar duas vezes antes de se armarem em Àguias.

Ainda dizem que têm boas escolas, apre!

Anônimo disse...

Presente do indicativo: passarão ao 5º lugar, que é onde andarão como de costume.

Anônimo disse...

Ehehehe
Grande post HdL!!!
Excelente análise a um excelente jogo, ao nível de qualquer jornalista que se preze: do benfica, a saber analisar um jogo e a saber escrever!! :)

Anônimo disse...

Lagartinhos queridos do meu coração,dizei-de-me pois:

foi tão bom para vocês como foi para mim?

Anônimo disse...

São uns tristes! Nem sei porque não foram para o Marquês de Pombal... A ver pelos "posts" parece que já ganharam o campeonato.

Anônimo disse...

O menino anterior ainda está magoado...não chora, isto é o que a vida te reserva.

Anônimo disse...

sim, já devias estar habituado....

Anônimo disse...

a ver se o iésiélebê aka Benfica consegue mais uma estrondosa vitória! esse colosso que não jogava uma eliminatória da UEFA à 15 anos mesmo assim espetou 3 batatas à equipa maravilha! boa sorte

Anônimo disse...

Onde está um texto destes para o jogo do leixões benfica.... Esqueceram-se, bem me parecia, só falam qd as coisas correm bem, enfim benfiquistas....