domingo, 8 de fevereiro de 2009

O Clássico

Ainda é preciso dizer mais alguma coisa? Aconteceu alguma coisa de novo? Algo que surpreenda quem acompanhe o futebol português, pelo menos, desde o final da década de 80?

Eu tenho 34 e acompanho diariamente a História Gloriosa do Benfica há 105 anos. Por isso sei bem o que significa a palavra “clássico” para definir os jogos entre Porto-Benfica. Para todos os seres humanos bem formados, com memória superior a um peixe dourado ou um juiz do apito dourado e com uma luz de justiça moral dentro de si, a palavra "clássico" significa precisamente o que aconteceu no jogo desta noite. Isto é, o Benfica ir às Antas - para mim aquilo continuará sempre a ser uma cambada de antas – dominar o jogo, mostrar durante 90m que é melhor equipa e melhor clube, ser futebolistacamente superior, vencer honestamente o jogo dentro das verdadeiras regras do futebol , mas no fim vir-lhe ser roubada a vitória pelo melhor jogador de sempre da história do Porto: o Xô àrbitro.

E ainda é preciso dizer mais alguma coisa? Apenas que o Benfica ser escandalosamente roubado pelo Porto há mais de 20 anos, isso sim, é o maior clássico do futebol português.

31 comentários:

Anônimo disse...

Choradeira, choradeira, choradeira. Clássico.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

@ tertulia benfiquista:

Lá ficámos retidos dentro do Ladrão durante largos minutos após o fim do jogo, pelo que tivémos a oportunidade de ver a equipa regressar ao relvado para um ligeiro treino de recuperação. E mais uma vez, os jogadores foram recebidos pelos adeptos como vencedores. Foi também possível observar mais alguns comportamentos sui generis da parte da gatunagem, que me permitiram elaborar a seguinte lista:

Como ser provincianamente pequenino em seis simples passos:

1- Não anunciar a constituição da equipa adversária;
2- Omitir a bandeira do adversário nas bandeiras oficiais do jogo;
3- Fazer o emblema do adversário claramente mais pequeno do que o nosso no placard electrónico (e não, não é apenas uma questão de grafismo porque eu estive lá há três anos e na altura os emblemas tinham tamanhos semelhantes);
4- Colocar um speaker histérico a gritar 'E quem não salta é lampião';
5- Após o final do jogo, quando os jogadores da equipa adversária efectuam a corrida de recuperação, atirar-lhes com os paus das bandeiras, numa clara demonstração de desportivismo;
6- Ainda após o final do jogo, numa altura em que apenas os adeptos adversários estão no estádio, aumentar desmesuradamente o volume da música, numa tentativa pífia de abafar os aplausos que esses mesmos adeptos dirigem à sua equipa.

SLB, SLB, SLB GLORIOSO SLB, GLORIOSO SLB

Anônimo disse...

Gosto mais deste pormenores...revela um gatuno formado em boas técnicas de marketing de guerrilha.

Vinha eu a pensar de manhã: não vou ser tendencioso e vou confirmar por muito que me custe que foi penalty...esqueci-me rapidamente desta parte. Fomos roubados, não foi penalty e não gosto de no final disso tudo ainda ter que ouvir: "merecíamos ter ganho o jogo". Faltou o resto da frase ao senhor que não fala de árbitros. "... mas o árbitro não teve mais tempo para um erro do costume". Ai sim, acredito que tinham ganho.

Anônimo disse...

Nem com um árbitro ex-atleta do SLB, sócio, com lugar cativo e que até já foi a AG's, estes pássaros tontos se safam...
Chorem...chorem...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

a raça lagarta é qq coisa... são sem duvida nenhuma unicos, não kerendo dizer k isso seja bom, claro! o facto do xô arbite ser do benfica prejudica-nos. neste tipo de lances como foi o do suposto penalty, por ser do benfica, é sempre a favor do adversario! n se vá dizer k ele é do benfica e k nos beneficiou. isto ja acontece ha anos. so n vê kem n ker... o resto sao lagartices, mamam 3 no rabinho e vêm comentar akilo com k n têm nd a haver. esse é tb um dos grds classicos...

Constantino disse...

Estes comentarios lagartos só confirmam o que todos sabemos: podem levar 3 em casa, que se o SLB não ganhar eles estão felizes e cheios de moral.
Pah lagartos....sofrer golo do renteria....é que nem na playstation.... e ainda andam cheios de moral?? ..... DO RENTERIA???? Tenham vergonha...

Anônimo disse...

É isso Constantino, é...
E os comentários lampiões só confirmam o que todos sabemos: cambada de labregos filhos de irmãos.

Anônimo disse...

Para o anónimo das 16h58,
é verdade que o Benfica n ganhou Liga e Uefa. Mas caso se lembre esteve numa final Uefa e duas Taça Campeões, todas perdidas nos últimos 25 anos.
O Porto foi campão na Liga Campeões no ano que é reconhecido por todos ter sido a pior edição de sempre da competição (o que até levou a mudanças profundas na prova).
O Porto ganhou a liga como a Grécia ganhou em Portuga e seguramente que mais nenhuma vez no seu historial voltarãoa ganhar.
Õ que fica por explicar é como é que ´´e possível vocÊS tripeiros não terem um pingo de consciência e de vergonha na cara.
Por outro lado, é a explicação dos vossos actos e o melhor perfil psicológico que vos podem tirar, seus GATUNOS!
ASS: SLB CAMPEÃO NACIONAL 08/09

Anônimo disse...

tragam uma esfregona, que o blog ainda se afoga em lágrimas.....

Anônimo disse...

Só não percebo, por que é que só nos comentários aos posts do 7 é que há censura.
Aqui podem ser os maiores ordinarões que está tudo bem.
Mas ok, é o palavreado normal dessa gente ainda para mais com as lágrimas nos olhos e a voz tremula...compreende-se, há que dar um descontozinho!

Anônimo disse...

para o anonimo das 17: 52

incrivel "....o porto ganhou na pior edição da liga dos campeoes...o benfica foi a duas finais nos ultimos 25 anos..."



- provavelmente a taça uefa(ganha pelo porto) tb foi a pior dos ultimos anos

- dos segundos ninguem se lembra

- essas finais não foram nos ultimos 25 anos...foram à 25 anos atrás quando ainda nem sequer era liga dos campeões

- o benfica simplesmente não e´nada porque não ganha nada e a desculpa dos arbitros apenas serve para desculpar um clube sem identidade e perdedor.

- podiam tb fazer um post sobre a vergonha que foi o jogo do benfica contra o braga, mas imagino que nesse jogo assistiu-se a uma partida normal

Anônimo disse...

há duas coisas lamentáveis aqui neste momento:
1ro, há quem neste espaço se esqueça da educação que os pais lhe deram, falando sem o minimo tento de lingua, protegidos pelo "anonimo"...a esses senhores, digam o que disseram perdem todo o valor por não se saberem comportar como pessoas serias.Este desporto pode ser o mais adorado de todos, mas é lamentável como certas pessoas o estragam, com comportamentos violentos, linguagem e atitudes improprias.
2do: em relação ao jogo, viu-se um benfica forte e um porto ansioso. O erro do arbitro ditou o resultado e agora vamos a ver se no final do campeonato os 2 pontos vão ou não ter influencia. Já era altura de pensarem em usar as imagens televisivas para chegar onde o arbitro não chega, ou neste caso não vê..

Anônimo disse...

sportinguistas são OS triste de sempre..... assobiam para o lado enquanto a máfia ataca em todo o seu esplendor. mas depois vão recebê-los no estádio. "ah, mas quem denunciou o sistema fomos nós!". Em que é que ficamos? depende da jornada é? aquilo que mais convier?
Para mim, é isso que vocês serão sempre: aliados e cúmplices desta merda em que vivemos há décadas.
por isso as vossas bocas e insultos são para mim sinal de gratificação. de não ser do sporting e de saber pensar com a própria cabeça.
saudações benfiquistas.

Anônimo disse...

onde isto ja vai...porque falar de sportinguistas aqui? foram os unicos que jogaram com o braga de forma limpa. quem questiona se no fim do campeonato os pontos que roubaram ao braga não vão ser importantes? lampiões e tripeiros nojentos. levam tudo e ainda choram. joguem a bola como o braga seus cabrões.

Anônimo disse...

Tratem sempre os porcos seguidores do porco da costa por "andrades corruptos".

Anônimo disse...

os andrades corruptos são a vergonha do norte.

Anônimo disse...

REXIMPERATOR DIXIT:
Quem rouba a ladrao mil anos de perdao..... (mais sendo o ladrao da vossa propria trupe)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Homem da Luz disse...

Pessoal,

voltamos a pedir para não virem aqui deixar comentários à Jesualdo Ferreira. Isso obriga-nos a ter de usar o censor lápis azul e vocês sabem muito bem que, só de pegar numa coisa dessa cor, um indivíduo corre o risco de apanhar uma doença venérea.
Obrigado e um abraço rumo ao título

Anônimo disse...

Tens um curioso critério editorial, HdL, que talvez possas dar ao trabalho de explicar aqui ao pessoal - se para aí estiveres virado, é claro.
Se eu exorto os tripalhudos e lagartáceos a escamarem-me o besugo, o comentário é à Jesuasno Ferreira (cruz credo t'arrenego 3 vezes!!!); em contrapartida, se um desses adeptos das anedóticas camisolas às riscas manda um dos teus consócios para "a puta da tua mamã a chorar" (v. como exemplo o 7º comentário aqui postado), já não só isso é aceitável como, se calhar, só lamentas não poder emoldurá-lo.... Tem cuidado, que qualquer dia ainda começas a argumentar como o Fernando Seabra e a pensar que botas rica figura...

Anônimo disse...

PS: Independentemente do que antecede, um grande abraço também para ti, rumo ao inevitável título

Homem da Luz disse...

Amigo anónimo,
já apliquei o devido sumaríssimo e peço-lhe desculpa por não o ter feito antes. Ao contrário do futebol português aqui as regras são iguais para todos.

Abr e até domingo na Catedral

Anônimo disse...

Póis com 34 anos sabes á brava?dá para ver no que comentas que sabedoria tens 0 a única cóisa que tens é:ser Avezinha cegueta

Anônimo disse...

Assim tá melhor, HdL
Nem eu esperava outra coisa de ti, pá. Bem-hajas.
Ser Benfiquista é - entre outras várias qualidades - também ser justo.
Grande abraço catedralício

Ass: o amigo anónimo

Anônimo disse...

as qualidades de ser lampião na primeira pessoa...é tão linda a auto-bajulação! Faltou aqui enumerar as virtudes do progenitor apenas inerentes à condição lampiónica, as outras várias incluem saber gravar DVD mas só quando convém, defender o "espectaculo" mas só quando não se perde, louvar o trabalho do árbitro sobretudo depois de roubalheiras descaradas como com o Braga!! Bravo pá!
lagarto indegesto

Anônimo disse...

indegesto,
és como o Fábio Paim, o tempo passa e tu não evoluis pá.

o teu
Dr House

Anônimo disse...

AHAHAHAHA
Dr House mto bom! Ehhehe que saudades do que aos 15 anos já era conhecido como o "novo Roberto Carlos"
AHAHAHAHA

Anônimo disse...

caro Dr.! já tinhamos saudades de ouvir comentários vindos do clímax evolutivo das coisas mais próximas do H. Sapiens. Pena que faltem aí esses 2% de genes que fazem a diferença!!

Um abraço a todos os doentes lampiões e lagartos