quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O Urso Bipolar

O planeta está doente. A terra comporta-se como o Homem nunca antes viu. Alterações climáticas, degelos, a erosão das costas, o fim das Estações do Ano, o fim do poço de vários recursos e o risco de desaparecimento de inúmeras espécies animais. Entre elas o belíssimo e corajoso Urso Polar, animal que se notabilizou por um enorme sangue frio aquando na cara do golo.

Por outro lado, se há seres que se vão extinguindo outros parecem surgir do nada e, pior, para nada. Refiro-me ao Urso Bipolar, animal que, apesar de continuar desconhecido para muitos, faz do futebol português o seu habitat natural. Este animal comporta-se de uma forma bastante desiquilibrada, carinhoso para uns e monstruoso para outros, é bruto com quem lhe deseja bem e subserviente com quem lhe quer mal.

Com a mesma obsessão incontrável que assola todos os jovens jogadores formados no SCP de abandonarem o mais depressa possível “o barco”, o Urso Bipolar tem também apenas uma obsessão.O Urso Bipolar quer a todo o custo, recuperar um reino onde, por brevíssimos momentos, chegou a reinar. Porém o degelo do seu território, e pior do seu Império, levam-no a agir de forma irracional, afundando-o cada vez mais em águas gélidas.

O Urso Polar gabava-se de ser um animal eclético, capaz de correr e nadar como a Vanessa Fernandes ou pular como Nélson Évora. O Urso Bipolar vê o seu pavilhão de modalidades derreter e as suas capacidades ficarem reduzidas a um mero cubo de gelo onde ensina as suas crias, mas donde estas não vêm a hora de fugir, em busca de condições de vida mais dignas.

Vai daí o Urso - sim o Bipolar - tenta arranjar um culpado para todos os seus males. Olha para o ceú e vê a Águia e de imediato grita irracionalmente: “levados ao colo”. Porém, o Urso Bipolar nunca pensou que o culpado poderá ser um Dragão que sobrevoa o seu território, que é convidado para o camarote Presidencial com uma regularidade quase semelhante à que os árbitros são convidados para um café em casa de Pinto da Costa em vêsperas de jogos com o Glorioso. O Dragão deixa-lhe mensagens e o Urso de imediato faz de porta-voz, como se fosse um outro animal, o Burro. A seguir, o Dragão lança mais uma chama que lentamente o levará à extinção, como aliás já foi anunciado por um dos maiores especialistas em Ursos Bipolares, o Dr. Dias da Cunha.

O Dragão jura lealdade e respeito ao Urso mas assim que ele vira costas, usa-o a seu belo prazer. Por exemplo, hoje em vez de ir lá tentar dignificar o desporto em Portugal e apaziguar o momento negro em que o futebol se encontra - e do qual é o principal e único culpado – manda juniores, usa e abusa das regras do jogo, manipula-as de tal forma que até uma Cebola se ri quando faz batota. Os que verdadeiramente gostam de desporto e futebol, assim que viram aquelas imagens voltaram a chorar.

A Àguia, que em cima vê estas jogadas, despreza o Dragão pela sua falta de valores e tem pena, muita pena, de um Urso com bom fundo mas demasiado cego, nervoso e doente para saber salvar-se, e muito menos descobrir quem é o seu verdadeiro inimigo.

Na realidade, o Dragão não existe. O que existe sim é o Abutre que corrompe, incendia e depois chama os Super-Abutres que reclamam vitória e grandeza. Os ursos vêm uma vez a Àguia a ser beneficiada, de imediato ficam indignados e depressa vêm gritar barbaridades pelo seu triste porta-voz, Salmonela Garção.

A triste verdade é que basta o Dragão cuspir mais uma laberada ao seu ouvido que o Urso enbrutece e não vê mais nada. Coitado. Se o Urso fosse Polar e não Bipolar, ficava muito mais alarmado com escutas anuladas no caso Apito Dourado onde estão provados diversos casos de corrupção, em vez de se preocupar apenas com o único duelo onde a Àguia foi beneficiada

A religião do Urso é também estranha. Baseia-se num Papa do tempo da Inquisição e numa bizarra Santíssima Trindade composta por Jesus, Salvador e Mesquita, homens que tal como o dragão, fazem parte do que as Àguias chamam o Pólo Norte do futebol português. Com esta confusão teológica, não houvera o Urso de ser Bipolar. Coitado.

Se a Àguia porventura poisa num dos seus blocos de gelo flutuante, de imediato o Urso grita, berra e raivoso tenta matá-lo. Se é o dragão, o Urso recebe-o, e inexplicavelmente acredita na sua boa-fé apesar do apito dourado que traz ao pescoço e um odor desagradável a Patcholli agarrado no calor da noite. E acreditem que ainda só se conhece a ponta do iceberg.

O dragão viola todas as leis e segue impune. O Dragão tudo manipula e de tudo abusa. O dragão é abutre e não gosta de desporto, gosta de ganhar seja qual for o preço a pagar (aceita-se visa, cheques com os nomes não conhecidos dos árbitros e viagens cósmicas com direito a fruta e café com leite).

Eu gostava muito de ver o Urso a acordar deste estado de hibernação mental, a salvaguardar o seu futuro e a sua dignidade, e a ajudar a preservar o território do futebol português.

O mundo dá muitas voltas, mas numa coisa o mundo nunca mudará: apesar de todas as falcatruas que os abutres continuam – e parece que continuarão - a fazer em Portugal com a conivência da Federação, da Liga, do Ministério Público, da Judiciária, da PSP do Porto e do joelho do Paulo Assunção, a nós benfiquistas nunca nos enganarão. A razão é muito simples. É que nós não somos ursos.

18 comentários:

JNF disse...

JASUS...! Que grande post. Muitos parabéns. Quero ver o que os sportinguistas vão comentar aqui. Os meus parabéns.

Anônimo disse...

"Melhor plantel dos últimos 12 anos.......4º lugar"

"é pra ganhar a uefa........nem aos oitavos vão"

"é para ganhar a taça.........já foram"

Há 10 anos que a bipolaridade chega da Luz. Se são ursos só eles sabem...

O 7 Maldito disse...

Já percebo porque é que andaste tão caladinho La Fontaine, perdão, Homem da Luz.
Sou obrigado a dar-te razão em alguns pontos deste teu post. E se tal acontece, isso deve-se a alguns animais que habitam a toca onde antes morou um leão. Refiro-me ao jumento Franco e sua troupe. Quanto ao Salema Garção, coitado, não passa de uma ameba, de um protozoário, ser unicelular sem formato definido.
Mas é curioso só agora vos dar essa preocupação. Porque quando lá andava o Dias da Cunha, qual Dom Quixote a bradar contra os moinhos a que chamava "Sistema", vocês, entre um e outro penalte de tinto, riam-se desbragadamente... Como sempre, acordaram tarde.

E quanto ao que os sportinguistas aqui comentarão, caro JNF, não te preocupes: mais ou menos ursos, não usam palas nos olhos. Um dia quem sabe também vocês terão a mesma clarividência a olhar para dentro como olham para fora.

Aquele abraço, a pôr a cabeça onde outros não põem o pé!

Anônimo disse...

O problema é que não há ursos que se confundam com leões; dragões não existem, têm só a ver com a literatura fantástica e de cordel que agora se vende ao quilo, mas não presta; urso bipolar é invenção, pode até dar jeito para escrever um texto esforçado mas não fabuloso, que não tem jeito.

Os actos dos adversários não nos qualificam a nós. Podem desqualificar uma ou várias competições onde participem, não a nós.

Assim como não nos qualificam expressões desqualificadas de algo que já pareceu alguém )quando foi porta-voz de um Presidente da República Portuguesa).

JNF disse...

7,

quando digo que gostaria de ver o que os sportinguistas aqui virão comentar referia-me a aferir a as declarações de HdL. Mas atenção: sei perfeitamente que há "lagartos" como tu que não se deixam levar naquela de porta-vozes do PC. Apenas gostaria de saber o que pensam os sportinguistas que aqui vêm comentar, só isso, sem ofensa.

Quanto ao que dizes sobre o Benfica também é verdade, mas não andamos a dizer que o Sporting é constantemente beneficiado. O caso é diferente.

Nestes dias, penso na final da Taça entre Benfica e Porto de 80, salvo erro. Acho que é preciso fazer o mesmo. Pelo nosso bem, pelo vosso e pela credibilidade do futebol português.

Anônimo disse...

Urso podes não ser mas para "def" só te deve faltar o pêlo...

Anônimo disse...

7, e vocês também não se riam do Dias da Cunha? Tanto que era o maluquinho e não descansaram enquanto não o viram na rua. Vir agora dar-lhe razão é fácil, mas na altura o velho não tinha ninguém ao lado dele.
Para além desse Sistema todos nós sabermos bem de onde vir, e poucos são os que o apontam. É mais fácil estar-se calado....
Aquele abraço a pôr a mão onde se deveria pôr o pé.

Anônimo disse...

INCRIVEL COMO É QUE UM URSO FAZ COMENTÁRIOS chamando o seu ser URSO aos outros és mesmo uma avezinha ordinária,vai comer onde comem as galinhas tuas irmãs.BANDALHO

Anônimo disse...

AHAHAHAHAH
ganda post HdL, mas cuidado que a verdade é dura!
Há aí muito urso que sofre de azia.
AHAHAHAHA

Anônimo disse...

Então e no tempo do Damásio quando andavam a levar na peida do Pinto da Costa? Não era aliança, essa era mesmo criadagem.

herlander disse...

Bela figura de urso fez ontem o FCP em Alvalade. Bem feito! É sempre bonito ver aquela corja a correr a toques de "olés"!

Anônimo disse...

REXIMPERATOR:
Acho piada as licoes de moral vindas desse lado, mesmo em forma de fabula "mal parida"... Meus caros, ha anos que nos queixamos do "sistema" (nao foi invencao do Dias da Cunha) e que nos fartamos de denunciar a corja dos acolitos do Pintinho. O problema e que quando falamos somos acusados de "calimeros", quando calamos de ursos bipolares.
7, tambem nao gosto dos palhacos que la temos, mas nao estou de acordo que sejam servicais dos tripeiros, eles sao so mesmo incompetentes.

Anônimo disse...

Porque não fazes um comentário sobre a presidênçia de Vale e Azevedo??????Não convem,póis póis

Anônimo disse...

caro JNF,

o problema no benfiquismo actual e´realmente não olhar para dentro e perceber a tristeza e a falta de amor ao clube de quem por la passa.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

os andrades corruptos são a vergonha do norte.

Anônimo disse...

OLÉ PORTO OLÉ, nós somos a tua voz, enquanto eles continuam a chorar nós vamos para o campo ganhar!
JORGE NUNO

Anônimo disse...

top [url=http://www.001casino.com/]free casino bonus[/url] brake the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]realcazinoz.com[/url] autonomous no consign bonus at the best [url=http://www.baywatchcasino.com/]liberated largesse casino
[/url].