quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

O Clube dos Capitães Mortos

Os estudos e opiniões sobre qual a profissão mais perigosa do mundo divergem. Uns dizem que é ser polícia em Bagdad, outros que é ser bombeiro na Grécia, outros que é ser jornalista na Rússia, mas a grande maioria sabe que é ser treinador em Alvalade. Entregue que está a profissão mais perigosa, vamos à profissão mais ingrata. Aqui as opiniões também divergem. Uns dizem que é trabalhar na recolha do lixo, outros que é ser coveiro e a grande maioria diz que é a uma junção das duas: ser capitão do Sporting. Garanto-vos que ao contrário do caso de Calado isto não são só rumores, mas sim a mais fria e arrepiante das realidades. Senão vejamos, o anterior capitão do Sportén - o Ricardo Voz de Leão - rumou para uma equipa que luta por não descer de divisão em Espanha e, segundo se diz na blogosfera, as suas exibições já terão inspirado uma nova ópera baseada no Barbeiro de Sevilha, denominada "O Frangueiro de Sevilha"! Que triste, não é?

Antes dele o capitão tinha um tal de Custódio, que tinha tanto de jogador de futebol como José Carlos Malato tem de inteligente e humorista. Coincidência ou não, no ano a seguir a ser capitão"o miúdo" foi deportado para a Sibéria e ninguém (incluindo a sua família) sabe dele desde então. Há gente muito cruel com os jovens, não há?

Antes deste desgraçado, o capitão tinha sido o Ricardo Sá Pinto, um jogador que admiro muito. Guardarei para sempre no meu coração aquela gloriosa manhã em que o Ricardo despertou benfiquista, e fez o que mais de 6 milhões de tugas sonhavam fazer: dar uma valente tareia no Artur Jorge. Pois bem, mas nem esta gloriosa manhã deu algum encanto ao final de carreira do Sá Pinto. Foi expulso no último jogo que fez com a braçadeira de capitão, viu recusado o seu desejo de continuar de leão ao peito, nunca fez o desejado jogo de despedida e acabou a carreira num tal de Standard de Liége. Com amigos assim, quem precisa de inimigos não é?

Um ano antes já Pedro Barbosa tinha tido um final de carreira à leão! No penúltimo jogo, parece que impôs a sua titularidade no jogo da final da Taça Uefa e o resultado já todos conhecemos. A seguir, ainda foi titular no último jogo da época e da sua carreira, também no WC XXI, desta vez contra o Nacional que ganhou por 4 batatas a 0. Neste jogo, o Pedro Barbosa ajudou a sua equipa a construir o resultado dilatado e, não satisfeito pela bonita homenagem, ainda conseguiu ser expulso. Lamentável, não é?

Antes deste, o grande Beto. Lembram-se daquele jogador muito talentoso que esteve vários anos consecutivos quase, quase, quase a assinar pelo Real Madrid? Sim, aquele que conseguiu igualar a proeza de um outro célebre defesa central do Famalicão, o Celestino, e marcar dois golinhos na própria a favor do Glorioso. Pois para premiar o rapaz pelo seu excelente desempenho nesse jogo, anos depois foi lhe dada a braçadeira de capitão. Resultado: em vez de ir para o Real Madrid, foi parar ao Huelva (uma pequena colectividade dramática que, ao que parece, também tem uma pequeníssima equipa de futebol). Absolutamente desolador, não é?

E antes deste? Lembram-se? Ui, até dói só de lembrar quem foi o capitão, coitado. Um bom homem, bom jogador, um lutador e um dos poucos exemplos humanos que alguma vez passou por Alvalade, para além do Prof. Moniz Pereira. Lembram-se quem era o desgraçado do capitão? Pois é, o pobre Yordanov, jogador com uma técnica muito semelhante à de Djaló, mas com uma alma tão voluntariosa quanto a de Petit, o que aliás lhe valeu a carreira. Ora bem, o Yordanov no final da sua carreira lutou contra uma doença grave, venceu-a mas, mais uma vez, foi traído pela insensibilidade e maldade dos dirigentes do seu clube. O Yordanov, apesar de ser búlgaro, sempre disse que o seu clube do coração era o Sportén, mas nem isto sensibilizou aqueles pândegos da “Academia de dirigentes Dias Ferreira” (por onde passaram Lenine, Ceaucescu, Mogabe, Mobutu, Paulo Portas e a grande maioria dos actuais políticos portugueses). Nem sequer o facto de ter sido o Yordanov o jogador que pôs o cachecol ao pescoço do leão do Marquês de Pombal, quando ao fim de 18 anos lá ganharam um campeonato. Tenho impressão que se fosse agora, o búlgaro tinha dado um nó com bastante mais força, e até alguma raiva. Acreditem que nem um benfiquista seria capaz de tratar tão mal e humilhar tanto a dignidade de um antigo capitão rival. Apesar do Yordanov ter assinado um contrato com o clube para a realização de um jogo de despedida, os criminosos de colarinho branco e charuto nos beiços recusam-se a cumprir. Gente honesta e bem formada, não é?

Para me despedir, só vos peço um favor. Se por acaso virem ou falarem com o João Moutinho, digam-lhe que para ir já ao centro de emprego. É que apesar de tudo, as carreiras de coveiro, homem do lixo, lenhador, GNR em Bagdad, revisor da Emel em Chelas e funcionário público, têm um futuro muito mais risonho do que os desgraçados que vão para capitão do Sporting. Não acha?

27 comentários:

Anônimo disse...

AH GRANDE HOMEM!!!
grande post, com a classe e humor de sempre! olé!

Anônimo disse...

Inspirado. Parabéns!

Anônimo disse...

ahahahahaha, bravo!
e antes destes pobrezinhos, já o Oceano tinha sido humilhado e despachado para o Toullose, onde terminou a carreira passados 3 meses de lá estar...coitadinho, não acham?
:)

Visigordo disse...

Ahahahah?
Só pode ser brincadeira.
Ó Homem da Luz, vai lá ver o que está nos contratos entre Sporting e Iordanov r depois diz lá o que pensas. Com humor ou não, não interessa, até porque eu acho que esse jogo já deveria ter sido realizado, exactamente para evitar posts como o teu. O teu texto foi só inspirado no que leste no Record ou na Bola e esqueces-te às ordens de quem andam.
Seja como for, estes casos devem sempre ser lembrados, principalmente para ver se se dá uma vida mais digna ao Torres, sem que tenham de ser os sportinguistas emigrantes nos E.U.A. a ajudarem um representante da selecção nacional a viver melhor.

Anônimo disse...

Ui, essa do Torres doeu...

Anônimo disse...

Mto bom!! Grande post!!

Agora so falta um a saudar todos os vossos capitaes (nao va ser que se sintam abandonados pelos adeptos). Podias falar daqueles que nao acabaram no Huelva mas sim nos Alcoolicos Anonimos da Moita (Toni e Chalana, estou solidario convosco, eu tambem la andei)

Podias tambem dedicar umas breves linhas aqueles que sao verdadeiros benfiquistas, como o grande Paulo Sousa ou o Joao Pinto e o mitico Veloso, que nao so falhou o penalty de Estugarda (aquele abraco para sempre) como ainda se recusou a mandar o filho para as escolas de futebol do benfica (acho que foi porque nao havia autocarro da carris directo de casa dele para a luz).

Naturalmente, entendo que em tempos em que tudo deve ser politicamente correcto (esta ai a porta o premio do blog do ano), nao vas querer falar nas fracas conviccoes de um Calado (onde foi mesmo que acabou?) ou da prole de um dos vossos grandes capitaes e herois....

E por aqui fico, porque conheco desde os tempos da escola a sandra filha do eusebio e nao me apetece meter-me com o pai dela.

Anônimo disse...

Prole do heroi = filho(a) do Tamagnini, nao do Eusebio.....

Anônimo disse...

Psssstttt...Calado!

Anônimo disse...

LOL
lagartixas que não conseguem rir-se de vocês mesmos... e, afinal, até têm tantos motivos... não consigo entender, goza-se como o clube trata os capitães, bem escrito e com piada, eles respondem - irados e indegestos - que os do benfica eram alcoolicos e mais não sei q.. não é isso que está em questão!!! que prima-donas da bola, que florzinhas de estufa da blogosfera, que vitimas do sistema!!
PS- grande post homem da luz, a dar 5-0 ao 7 lagarto em todos os posts que vi. quanto a estes comentários, é o costume, deixá-los falar e insultar como sabem, que quem se vai rindo somos nós.

Anônimo disse...

esqueceste-te de referir o facto do actual capitão de equipa, joão minitinho, ser afinal benfiquista de alma e coração, tendo festejado inclusivé o saudoso 6-3 com todos os moços algarvios do seu bairro com uma grande festa e sardinhada!! AH LEAO!!
para não falar do figo e do cristiano, que antes de tentarem ir para o sporting...foram ao clube do coração, onde infelizmente as más escolas e maus professores os mandaram para casa, suspensos e com o castigo de terem de frequentar as escolinhas dos queques... outros tempos!!
(invocar o Torres num post e momento como este, só está mesmo ao alcance de alguns... muito muito fracos...é triste, mas são os adeptos que temos)
Um abraço aos dois e continuação de bons posts!!
RM

Anônimo disse...

Presidentes alcoólicos?

Eh pá, (hic)já não posso beber um garrafãozinho que começam logo (hic)a chamar-me coisas feias...(hic)...

Anônimo disse...

O melhor presidente de todos os tempos fui EU!!!!!

Só bebia alcool às refeição e quando não andava a gamar o glorigozo...que isso era assunto sério!

Anônimo disse...

isto tá feito um circo. os lagartos adoptaram nova táctica: como já não têm argumentos para se defenderem a eles ou ao clubezeco que escolheram, vêm para aqui tentar ter piada e gozar com as pessoas.. então está bem. boa sorte e muito e bom divertimento. assim se vê a classe de uns e outros adeptos ;)

Anônimo disse...

Classe e Benfica. Cá estão 2 palavras que combinam tão bem como o Luis Filipe e o Nulo Gomez.

Anônimo disse...

Amigos comentadores. O Homem da Luz escreveu um post muito bem escrito e muito bem apanhado, recheado de verdades e exageros próprios deste tipo de escrita bloguistica. Eu, sportinguista de coração, tenho poder de encaixe para ler com gosto e sorrir.
Gostava muito que os mesmos benfiquistas que agora acusam alguns comentadores, revelassem o mesmo poder de encaixe e fossem capazes de rir (porque me parece que é o objectivo do Improprio) quando se trata dos posts do 7 Maldito (dos quais obviamente me rio sempre com um bocadinho mais de gosto).
Abraços de um leitor habitual e bom fds!

JF

Anônimo disse...

Caros,
Poder de encaixe é coisa que acho que não falta aos benfiquistas em geral e aos leitores deste blog em particular. Brincamos connosco mesmos e com a vossa única obsessão com as minis e coiratos. E coiratos e minis.
Mas basta ler (ou reler) os posts de um e outro e os comentários que aqui abundam (felizmente) para ver até onde é que vai o insulto fácil, gratuito e brejeiro. Os urros extasiados, os ladrilhadores, o assassino e sabe-se lá mais o quê.
Mas acredito que estejam mais preocupados em resolver os problemas com os juveleobois que recusa camisolas e faz esperas a jogadores e dirigentes, o presidente *hic* e o lesão do etíope e os 4-0 ao uouetano.

Abraços e bom f-d-s.

Anônimo disse...

iiiii a lagartagem toda ofendida. Birrentos!

Anônimo disse...

isto de o nosso rival oferecer um mísero pastel de Belém aos seus adeptos em vésperas de Natal tem que se lhe diga, não tem? é que um clube tão grande e rico poderia oferecer algo melhorzito, não? ólhó pastéél! ólhó pastéél! não fiquem tristes pá, afinal o vosso SLB também quer antecipar o Natal e com o ranço habitual talvez o Sporting vos dê uma prenda melhor
saudações sportinguistas

Anônimo disse...

és o mais triste de todos os tristes.
ólhóó triste!! ólhó triste!!

Anônimo disse...

A temperatura em Lisboa continua a descer e já vai em 10 graus negativos. Afinal a culpa não é do sistema, mas sim do aquecimento global!

Anônimo disse...

Gosto desse acordar de manhã ao domingo e já prever a derrota do sporting à noite. Não és da JL, não?

jimbras disse...

Perdida uma bela oportunidade de estar calado

Anônimo disse...

ólhó melão, ólhó melão! afinal nem o Sporting vos deu uma alegria..

Anônimo disse...

não pode ser sempre não é.. mais de um mesinho sem ganharem para o campeonato já foi bem bom!! para o ano há mais! até lá aproveita o ar fresco! em breve estás no buraquito outra vez...

Anônimo disse...

até pró ano?? não esquecer a kizomba e kuduro com que DJ Faquirá terá todo o gosto em presentear o Benfica..

Anônimo disse...

e a equipa da capital do móvel contra a equipa do ataque imóvel? também promete...

Anônimo disse...

desde que não lhes seja permitido usar a mão impunemente..