sábado, 29 de dezembro de 2007

Boas Entradas

Nesta altura do ano, não importa se saio de um táxi, do talho, do sapateiro, da mercearia, da tasca com Sport TV do meu bairro ou do apartamento da minha amante no Cacém, que todos me dizem a mesma frase: “Umas Boas Entradas!”. Ora, já que o meu estilo de jogo aqui no Impróprio é semelhante ao de Binya nos relvados, esta frase inspirou-me para terminar o ano de nascimento deste blog com uma belíssima Ode à falta de fair-play (dom supremo de todos os fregueses deste antro!). É em nossa homenagem que adapto a frase que acompanha a mudança de ano, para uma selecção das melhores entradas do futebol português. Vou votar naqueles que considero terem sido os três melhores “cacetadões” do futebol português:

Entrada de Bronze:

É tão boa, tão boa, tão boa que nem se pode considerar uma entrada. Foi em 1982 no Estádio Zé de Alvalade que um dos heróis da minha vida, Manuel Galrinho Bento, saiu corajosamente aos pés de Manuel de Fernandes, agarrou a bola com as duas mãos enquanto o avançado leonino espetava os pitons na sua carapinha. Quem o viu jogar lembra-se que o Bento era uma força da natureza. Era comum lançar a bola à mão na sua grande área e ela só bater no chão já no meio-campo adversário. O Manuel Fernandes conhecia bem o Bento e sabia que ele o ia castigar por aquela maldade que acabara de cometer. A seguir a ser agredido o Bento levantou-se rapidamente e o Manuel Fernandes começou a recuar aterrorizado. O Bento era um grande profissional e por isso não agrediu de imediato o Manel. Teve o sangue frio e o amor ao Benfica para, primeiro, enviar a bola para fora. Era como se dissesse “ Amigos Benfiquistas, agora que a bola não está em jogo vou sou ali resolver um assuntozinho e volto já”. Mas já não voltou. Assim que viu a bola sair pela linha de fundo, deu três passos em direcção ao atacante e brindou-o com o melhor e o mais belo directo de direita que a minha infância teve o privilégio de ver. O Manuel Fernandes caiu redondo em K.O., o árbitro aproximou-se e, em vez de erguer o braço do Bento em sinal de vitória,ergueu um cartão vermelho em sinal de quem ia tomar banho mais cedo. Eu era criança e lembro-me de fazer o meu avô rir em frente da TV quando lhe perguntei: “Mas que mal tem o que o Bento fez????”.

Lembro-me também que no dia seguinte o Bento convidou o Manel Fernandes para almoçar, este aceitou gentilmente o convite, convidaram jornalistas e fotógrafos para a ocasião e como dois campeões fizeram as pazes publicamente. Lembro-me particularmente de uma fotografia onde os dois apertavam a mão e sorriam, o Manel Fernandes com um dentinho a menos. Também sorri.


Entrada de Prata:

Quartos de final da Taça Uefa em 1993 na Velha Catedral da Luz, um Benfica – Juventus que o Glorioso ganhou com uma brilhante exibição e dois golos do fabuloso Vítor Paneira. Lembro-me bem daquela equipa maravilhosa que o Benfica tinha porque no ano seguinte veio o Artur “Bigode Laden” Jorge e tirou-nos 10 anos de vida.
Mas falemos de coisas boas, o jogo em questão. Decorria a 1ª parte, a Juventus tinha acabado de empatar o jogo com um penalti duvidoso, o Benfica pressionava, a Juventus defendia e eu sofria no famoso “Tribunal do 3º Anel”. Contra a corrente do jogo, Roberto Baggio faz um passe mágico a lançar Vialli na linha. Mozer parte com desvantagem do italiano e com os olhos na bola. Vialli está a poucos passos de chegar ao esférico, Mozer apercebe-se que a correr não chegará a tempo e lança-se de perna esticada num belíssimo vôo rasteiro. Ao recordar estas imagens, as únicas diferenças que encontro este vôo de Mozer e os da Águia Vitória é que o de Mozer foi mais rápido e parecia mais um F-16 do que uma Águia. E foi a voar que, no preciso momento em que Vialli toca na bola, Mozer chega à outra extremidade do esférico, faz um corte limpíssimo para fora e embate com tal força no italiano, que este faz um mortal no ar antes de se estatelar no relvado. Perante a intensidade do lance e por ter sido claramente “limpo”, o 3º anel explodiu de imediato em eufóricos e ruidosos festejos. Mozer levanta-se com a sua classe, agradece para o Tribunal e nem olha para Vialli que, após o susto, ficou de joelhos na relva, mãos na cara e olhos no céu, como que a perguntar a Deus o que tinha acontecido.

Foi a melhor entrada à bola que vi na minha carreira futebolística e a única vez na vida que vi uma entrada a ser festejada como se tivesse sido um golo, e logo por cerca de 100.000 pessoas!


Entrada de Ouro:

Mais importante do que quem dá, nesta matéria das entradas gosto mais de privilegiar quem leva. É por isso que vou destacar esta como a melhor entrada do futebol português.
Final da Taça de Portugal entre SCP e FCP, um jogo desinteressante, mal jogado e sem glória, não fosse um momento de inspiração de um dos seus intervenientes. Canto marcado na esquerda do ataque leonino, os jogadores movimentam-se na grande-área, o canto é marcado, a defesa afasta a bola, os jogadores afastam-se em bloco excepto um que fica estendido no campo a espernear com dores. O árbitro pára o jogo e vejo a repetição do lance na TV. No meio da motim habitual que precedem os cantos, vê-se Beto Acosta a correr em direcção ao Paulinho Santos e dar-lhe uma cotovelada nos queixos, e que mais parecia uma tacada de baseball. Ao ver aquelas imagens, ouvi como banda sonora um belíssimo coro de anjos a cantar Aleluia!
A medalha de ouro é merecida porque atirou o Mauzinho Santos de maca para fora de jogo, mas principalmente para o fim de uma carreira que acabava por ter o final merecido. Após este lance, o Paulinho Santos foi para as praias de Leixões cozer redes de pesca, enquanto só se conseguia alimentar a “abafar palhinhas”.
Foi a partir deste dia que eu juntei-me aos sportinguistas e também passei a tratar o Beto Acosta por “Matador”.

Sendo o futebol português tão fértil nestas situações (até já deu um campeonato ao Boavista baseado nesta filosofia de jogo), convido-vos a usarem a caixa dos comentários para votarem noutras entradas que gostassem de ver premiadas.

Resta-me desejar-lhe um Bom Ano Novo e sugerir-lhe que, a partir de agora que já temos um blog como o Impróprio, em vez de entrar em 2008 com o pé direito, entre antes a pés juntos!

11 comentários:

Anônimo disse...

Eu sempre gostei daquele "pontapé no cu" do Cannigia ao Peixe, onde o argentino que tão bem ia à linha acabou por ser expulso por alegadas palavras ao árbitro, apesar de na TV se ver que nem chega a abrir a boca..
Não sei se conta como entrada mas... fez o que muitos de nós temos vontade de fazer!
Belo post!
Abraços,
JR

Anônimo disse...

O facto de ser tão recente não favorece a "obra" de Binya. No entanto, daqui a uns anos creio que já fará parte de qualquer top5 de entradas. O mítico tornozelo de Rui Águas não foi obra de nenhuma entrada (creio), mas tb foi bonito de se ver.
Abraço e Bom Ano!

Anônimo disse...

Mozer novamente!
Consegue expulsar o arruaceiro do Fernando Couto, num Benfica porto.
Não só sabia dar como tambem sabia levar.

Anônimo disse...

Asim é que foi: "O BURRO do Galrinho primeiro agrediu o Manel e dps é que atirou a bola pra fora...Para além de expulso foi marcado penalty e o Sporting ganhou 3-1 ao infiqui e foi campeão"...Bela memória homem da luz..O meu obrigado e agradecimento por tão satisfatória recordação!

A do Acosta no mauzinho também apreciei...

Anônimo disse...

Caro Amigo Sportinguista

Represento o Portal Sporting.PlanetaPortugal.com e venho contactá-lo com o seguinte objectivo.

Nós iniciámos a nossa actividade na Internet em 12 de Setembro de este ano. O nosso Portal entre os vários conteúdos vive através dos Conteúdos de Fórum na sua grande maioria. Entre outro tipo de Conteúdos como, Artigos de Opinião e Resumo de Jogo temos também um Jogo Online onde todos podem participar que têm sido um enorme sucesso. Quando iniciámos tínhamos algumas metas “modestas” em termos de audiência e em poucos dias percebemos que mesmo sendo todos do mesmo Clube a maioria dos sites existentes vêm num site Sportinguista um concorrente e não um futuro parceiro, amigo ou colega.

Concluímos rapidamente que a ajuda intersites, sejam eles Fóruns ou Blogs é muito baixa.

Com muito trabalho, esforço e dedicação aconteceu que as nossas expectativas de audiências foram arrasadoramente ultrapassadas estando já com mais de 600 utilizadores registados e uma média de 100 visitantes diários. Isto tudo em apenas 3 meses e continuando a crescer a um ritmo muito rápido.

Isto levou-nos a olhar para trás e perceber que tivemos muita dificuldade em receber apoios de divulgação mas que ao fim de três meses, não só já não temos essa necessidade como podemos nós agora ajudar. No fundo somos todos Sportinguistas, no fundo o sucesso do seu Blog é sucesso do nosso Sporting também.

Assim criámos um Fórum Exclusivo para divulgação de Casas,Filiais e Blogs do Sporting.
Neste Fórum no caso dos Blogs deverão iniciar um Tópico com uma apresentação explícita sobre o tipo de conteúdo que vai ser encontrado no blog de modo a que o nosso utilizador saiba o que vai encontrar.

O Blogueiro em questão, poderá dar continuidade ao Tópico apresentando continuamente parte das suas publicações de modo a que o nosso utilizador se sinta atraído a ir ler o resto do artigo no próprio Blog.
 
Esta é a nossa forma de podermos ajudar na divulgação de outros Blogs com quem queremos manter grandes relações de Amizade e actualmente até já temos acordadas algumas parcerias  de conteúdos com alguns Blogueiros.
Podemos ser todos uma grande equipa e não um conjunto de sites a tentar ver quem consegue mais audiências.

Extra este ponto estamos também a desenvolver conteúdos para oferecer aos nossos parceiros como é o caso de um quadro de Cotações da Sporting SAD que está já disponível
 
Assim fica feito o Convite para vir ao nosso site http://sporting.planetaportugal.com ,registar-se e dirigir-se ao Fórum Casas Filiais & Blogs para criar a sua apresentação de modo que os nossos utilizadores possam vos visitar.
Não deixe de ler o Post “Casas, Filiais & Blogs – Regras” onde poderá de um modo simples e rápido perceber o que deve e o que não pode fazer de maneira que o seu post seja explícito.

Convidamos também neste email a realizar a troca de links entre sites para o qual dispomos de página própria.

Com os melhores Cumprimentos

O Moderador
Rui Pedro
http://sporting.planetaportugal.com
moderador@sporting.planetaportugal.com

O 7 Maldito disse...

Sim senhor...bela explanação de não sei bem o quê. Isto pelo menos quer dizer uma coisa: já são pelo menos 6 os visitantes desta casa. E este tipo está interessado em captar para o seu site a mole de adeptos do Impróprio.
Aliás, aposto que só se deu ao trabalho de escrever isto tudo aqui e no "Abrupto" do Pacheco Pereira.

Mas o amigo Rui Pedro esqueceu-se de referir uma questãozinha da maior importância: quanto é que pinga aqui para mim e para o meu sócio Homem da Luz!? hein? Já devia saber que sem dinheiro não há palhaços, não é?

Anônimo disse...

Além de que na conhece a realidade deste blog - que se assemelha à realidade nacional... e europeia eh eh - de que nesta casa existem 2 osgas para cada 8 àguias. Logo acho que deveria ir vender os seus Fasciculos do "Sentinela" para outra freguesia.

Bond

Homem da Luz disse...

Exmo Sr. Rui Pedro,

de facto isso mais parece o planeta agostini que outra coisa qualquer.
Lamento, mas para ajudar o Sportén já estou cá eu!

PS- Estes lagartos ainda são piores que as testemunhas de jeová, apre!

Anônimo disse...

cá me parece é que por estas bandas existem dois leões para cada 8 galináceos o que, como é óbvio, chega e sobra para as encomendas (mesmo dopadas com muito nitrofurano)
saudações indegestas

Anônimo disse...

ai indigesto,
você é um mauzão!!!

Anônimo disse...

mauzão e muito bom a matemática também!!