domingo, 16 de dezembro de 2007

O sapo que queria ser boi

Esopo nasceu na Grécia algures no século VI a.C, e como bom grego que era, tinha um gostinho especial por jovenzinhos de tenra idade (ou pensam que é por acaso que o Katsouranis costuma aparecer nos treinos dos infantis?). Vai daí, para atraír os gaiatos à sua domus geminada nos arrabaldes de Atenas, entretinha-se a inventar fábulas com que depois adormecia os petizes. E era com as criancinhas a dormir, que se passavam cenas de fazer corar de vergonha o Calado e o Melão.
Uma destas fábulas resistiu até aos nossos dias e está hoje mais actual do que nunca. Tão actual que até poderia ter sido escrita pelo Sr. Leonor Pinhão, caso este soubesse escrever. Refiro-me à fabulosa fábula intitulada “O sapo que queria ser boi”, que agora vos relato sem no entanto pretender levar-vos para o meu colchão de latex, a menos que sejam jovens estudantes universitárias com mais de 1,75m e vistam soutien no mínimo do tamanho 34, copa B.

Era uma vez um sapo como tantos outros sapos. Na hierarquia dos sapos até era um sapo conceituado, grandito e com um passado glorioso. Mas o sapo não se contentava com o que era. Tinha a mania das grandezas. Queria à viva força fazer-se passar por um enorme boi. Aliás, já estava plenamente convencido que era um boi, e acreditando nas suas próprias mentiras, debitava diariamente fanfarronices aos outros animais do charco, dizendo-lhes que era o maior boi do mundo, temido por todo o reino animal. Coachava ele que toda a bicharada queria um dia vir a ser igual a si, e que tinha a maior legião de admiradores que a sapolândia alguma vez tinha visto. Até os jornais e televisões do charco já vendiam a sua pomada, sabendo que os sapos – muitos, mas pouco dados a pensar pela sua própria cabeça – esgotariam edições cada vez que se publicassem estas patranhas.
Entretanto, para ficar do tamanho de um boi, o sapo começou a engolir ar. Galvanizado por algumas pequenas e fugazes conquistas e acreditando piamente nas suas próprias invenções, inchava, inchava e inchava, enchendo-se cada vez com mais ar, perante o riso indisfarçado dos restantes animais. Só o pobre sapo não percebia quão ridículo era. E continuava a inchar, a inchar, a inchar…

Até que na noite de Sábado, depois de tanto inchar, o sapo explodiu ruidosamente ali para os lados de Belém.

37 comentários:

Anônimo disse...

Pois...o pior é q é verdade...

Anônimo disse...

eh eh eh linda fábula!

Anônimo disse...

o poder da imaginação!!! parabéns, está muito bom!

Anônimo disse...

HAHAHA
Que saudades eu tinha do bom humôr de quem ganha jogos. Sinto que o campeonato da segunda circular está a animar...
Por breves momentos ainda tive esperança, mas coitados, sétimo lugar também não mereciam.

Anônimo disse...

7, estas a ser injusto, o sapinho que vi no sabado enfardou pasteis como um verdadeiro boi gigante...

Anônimo disse...

Última Hora (A Bola):
Benfica pensa mudar emblema.
O Benfica poderá mudar de emblema dentro em breve. Segundo o Briefing, o clube terá consultado pelo menos três agências no sentido de analisar propostas para modernizar o seu símbolo.

Eheheh!!! Ouvi dizer que vão pôr um franguinho depenado a comer pastéis de belem...
Mas a roda de bicicleta continua lá pois é o único desporto em que ainda ganham alguma coisa!

O 7 Maldito disse...

Acerca dessa temática, o Impróprio está já a preparar uma sondagem para sentir o pulso da blogosfera nacional no que diz respeito a um tema de importância nacional como é o logotipo do SLB. O veredicto dos leitores do Impróprio tem de ser respeitado!
Aliás, acredito que este assunto vai ocupar boa parte dos noticiários de hoje.
Fiquem atentos.

Anônimo disse...

Esta fábula é parecida com aquela do leão ser o rei da selva também.. e que depois.. puf.
quanto ao novo logótipo, acho bem, o glorioso já mudou várias vezes de simbolo na sua História, modernizando-o e adaptando-o ao que há de novo. O próprio sportén mudou há uns anos, de forma pouco conseguida é certo. é pena não terem a pista de tartã, único sitio em que ganham alguma coisa. ah não, nem ai....
É bom ver os nossos amigos lagartos que há tanto estavam desaparecidos sairem finalmente do buraco!! o que uma vitória com sorte e sofrida não faz - para além da derrota do grande, isso é que lhes dá o animo extra! Quase um milagre! Sejam bem-vindos!

Anônimo disse...

Realmente...foi preciso um auto-golo e um outro com assistência fora-de-jogo para conseguirem ganhar e virem para aqui cantar de galo!! É mesmo uma espécie à parte esta lagartagem! De um momento para o outro já são os campeões, apesar de só tarem no lugar em que merecem.. há clubes que podiam estar mal, mas o sportén não. está em terceiro e a 2 pontos no grande benfica, que mais poderiam querer?!?

Anônimo disse...

Quanto ao segredo de tão má exibição do benfica...penso que é simples. Na véspera do jogo da Ucrânia o Camacho disse que queria um Benfica à Porto (leia-se com querer e garra até ao fim), na véspera do jogo de Belém, só posso imaginar que tenha querido um Benfica à Sportén, no seu cantinho do morais e a jogar à espera do Milagre. Pena que o Simon (esse grande jogador de futebol) só seja santo na madeira..
(Ai e se o Makakula tivesse jogado..)

Anônimo disse...

Caros amigos,
se reapareci não foi pela vitória do grande Sporting mas sim pelo regresso de umas merecidas férias de quase 3 semanas bem longe daqui...

Parece que o Pai Natal este ano congelou os pés ao Cardozo e o Cérebro ao Camacho... OH OH OH Caro Coach...

Anônimo disse...

Olha para ele.. essas férias não podiam ter sido em melhor altura, hã? a falarmos de pés e cérebros congelados, no teu grémio não hão-de faltar casos parecidos.. olha aquele individuo que ontem salvou a tua equipa (não, não foi o etíope) aqui há umas semaninhas sentiu-se mal do frio e ficou com uma indegestão de caixão á cova. Ou buraco. Pensei que tinhas notado, pelo tempo que estiveste fora..e perdeste 4 golinhos do Cardozo, esse dos pés congelados..e a JL a amaeaçar os teus jogadores..o teu capitão a assumir-se como Benfiquista ferrenho...epá, foram 3 semanas e tanto! Pena que só apareças em dias destes..

Anônimo disse...

Belo post. Faltou foi referir que vocês também não jogam um boi!! :)

Anônimo disse...

tanta azia encarnada....

Anônimo disse...

Desanimado...
Peço desculpa pelo timing, volto para a semana para aviar mais um pastelinho ou dois.

Realmente não sei a que te referes no teu post pois estive completamente fora das notícias cá da terra mas se foi realmente assim não percebo tanto desanimo da vossa parte...será que meteram o carimbo certo na cartinha ao pai natal?

Anônimo disse...

que estupidez...

Anônimo disse...

Diz antes, que estupi-10

Anônimo disse...

Nuno Gomes pediu apoio aos adeptos para o jogo de quinta-feira frente ao Estrela da Amadora na apresentação, esta segunda-feira, do livro do Benfica «Somos os maiores, mainada!», editado pela Prime Books, título que o avançado dos encarnados subscreveu por inteiro.

jimbras disse...

Ontem fiquei preocupado. Por momentos confundi o Sporting com o Benfica.
Marcar com sorte, a 2 minutos do fim, e ganhar o jogo sem jogar nada costuma acontecer só lá prós lados do colombo.
O que conta são os 3 pontos.

Mas continuo a dizer que ainda falta muita coisa à equipa e que há jogadores(?) ali que deviam levar uma guia de marcha.
Ao contrário de outros que diziam que o campeonato agora era a 2 e que o gigantone por ter marcado 4 golos já vale 50 milhões (o Bueno tb marcou 4 e só num jogo e é uma bela...).
Ao amigo que diz que já nem no tartã ganhamos, quero endereçar os meus parabens pelo sucesso de vitórias de duas modalidades de referencia no SLB e com bastante tradição na formação de atletas campeões... o triatlo e o judo.

Anônimo disse...

não percebes tanto desanimo? se calhar porque alguns clubes e pessoas não estão tão felizes da vida como tu aparentas estar, a 12 pontos do 1º classicado.
se calhar para algumas pessoas e clubes, mais importante do que guerrinhas a sul, interessa o campeonato do pais, e enquanto nos vamos preocupando com pontozinhos aqui, o FCP vai se sagrar mais uma vez campeão.
Mas por ai tudo certo, não é? Desde que não seja o SLB...o problema está na mentalidade, e a vossa é pequenina ina ina....

Anônimo disse...

Parabéns aceites. Nos JO havemos de pensar em vós e no vosso passado de ouro no atletismo! Agora nem aí se safam...

Anônimo disse...

(esqueceste-te do Nélson Évora, outro benfiquista de ouro :)

Anônimo disse...

10animo...
É verdade que estou feliz da vida, é que a vida não é só bola.
Quanto ao meu clube, aquilo já vai mal há algum tempo e este ano já era, mas o futebol é assim ganha-se e perde-se; infelizmente o FCP ganha quase sempre... Não te quero chatear nem entrar pelo caminho dos insultos como muitas vezes aqui acontece, mas há que saber encaixar uma ou outra de vez em quando.

Anônimo disse...

A temperatura em Lisboa continua a descer e já vai em 10 graus negativos. Afinal a culpa não é do sistema, mas sim do aquecimento global!

Anônimo disse...

diz o roto ao nu... é só mesmo isso!!

Anônimo disse...

Nem tenho palavras... OS lagartos falam como se fossem... Tripeiros. Esses sim tão com moral. Agora estas osgas que ontem estiveram quase o jogo todo na sétima posição, e que ganharam por obra e graça do espirito santo, ainda continuam a 2 pontos do segundo lugar... acho que esta fábula faz lembrar é o SCP, depois deste fim de semana. Mas não me devo de enganar se disser que muito brevemente esse sapo inchado de alvalade acabe por fumar um cigarrinho... Liricos!!!!!!!!

Bond

Anônimo disse...

a temperatura baixa e no porto são os corruptos que começam a ser presos , esperemos que não fiquem os TUBARÕES DE FORA .TIPO PINTO DA COSTA ,REINALDO ,PÔNCIO ,RAMALHO EANES ,SANTANA LOPES ,LOUREIROS , NUNOS ,FERNANDO GOMES ,CALDEIRAS, POVOAS ETC ETC ETC ESSA CORJA TODA DEVERIAM IR TODOS PRO XADREZ ,MAIS NADA

Anônimo disse...

Bond, quando falares em "obra e graça do Espirito Santo", lembra-te do Adu e benze-te, ok? Memória cuuuuuurta....

O 7 Maldito disse...

"Ao contrário de notícias hoje vindas a público, o Benfica esclarece que não está a ponderar realizar alterações ao emblema do clube."

Assim sendo, cabe ao Impróprio para Cardíacos esclarecer que ao contrário de notícias hoje vindas a público, nunca esteve a ponderar realizar um inquérito sobre qual a melhor imagem para o novo emblema do Benfica.
Tal como a águia Vitória ou o milhafre Glória, temos pena...muita pena.

Anônimo disse...

ao anónimo das 18.11:
e os pedófilos da casa pia? alguém se lembra
do sr carlos cruz (adepto do GLORIOSO)
e os corruptos da camara de lisboa? alguém se lembra do sr carmona machado? (motard e ex-dirigente do GLORIOSO)
palavras para quê? hum, hum....

Anônimo disse...

eia a pedofilia já é para aqui chamado e tudo....como isso está....

Anônimo disse...

Carissimos amigos,

Longa é a minha ausência neste blog de largo espectro, mas a minha actividade na quadra natalicia não me permitiu visitas assíduas como vos tinha vindo a habituar.
Vim hoje visitivar-vos por duas razões: A 1ª para saber se o grande lider Líbio El-Kahdaffi sempre vos comprou o blog e a 2ª porque o Banfas perdeu e calculei que o blog estivesse ao rubro com a lagartagem aos pulos a gritar: "Campeões, campeões, campeões".
As minhas supeitas quanto à 2ª foram em cheio, quanto à primeira fiquei na mesma, pelo que gostaria que me informassem se há negociações ou não.

Um bem-haja e Boas Festas para todos.

Anônimo disse...

César Delgado deixou entender esta segunda-feira, em conferência de imprensa, que dá preferência a uma transferência para o Lyon, em detrimento do Benfica. Questionado se preferia começar a falar francês ou português, o avançado argentino respondeu a primeira opção, o que não deixa dúvidas sobre a sua prioridade.

jimbras disse...

Parecem umas flores de jarra (os benfiquistas) que não se pode dizer nada ao melhor plantel dos últimos 10 anos que ficam logo todos ofendidos.
Não ouviram nenhum sportinguista aqui a gritar campeões nem a dizer que estava tudo bem no clube e que todos os jogadores são óptimos.

Vocês é que incharam tanto a dizer que agora o campeonato era taco-a-taco com o FCP e também já vão a 10.

Quantos jogos é que ganharam sem jogar nada e com o conguito a marcar nos ultimos minutos? (até o senhor Pinhão achava que estavam a abusar da sorte).

Aliás não se percebe a euforia, porque hoje veio o melhor ponta de lança português(?) dizer que o clube está a atravessar um mau momento.

Anônimo disse...

Caros amigos.
É bom voltar ao blog do Imprórios e ver que os ânimos continuam exaltados. É isto que se quer e é assim que deve ser, desde que se observem os limites da decência.
Este campeonato parece uma auto-estrada para o FCP. Já Benfica e Sporting trilham um caminho difícil muito por culpa pópria e também devido a alguma falta de sorte.
Como é possível Cardozo falhar no restelo aquele lance perto do fim, com a baliza à mercê...?
Continuo a pensar que Camacho faz mal em preterir a jovem promessa Miguel Vitor. Penso que é o parceiro ideal para David Luis e seria sempre uma aposta para o futuro. O facto é que o Benfica está a jogar sem um único jogador proveniente das suas camadas jovens. E isso assim não pode continuar. Também não defendo que se jogue com meia equipa de putos das escolas como tem feito o sporting nos ultimos jogos. Há que haver um equilíbrio entre juventude e experiência.
É o que sucede no FCP. Por muito que doa, esta é a realidade.
Agora vem o período dos reforços de inverno. Quem está a esfregar as mão são os empresários... Esses ganham sempre!
Um abraço a todos.
E boas festas!
Oscar Barbosa

Anônimo disse...

o pastel de certeza que estava estragado tal é a azia, uuiii! dois jogos e duas intervenções de grande nível por parte dos dois super-centrais do SLB e dois golos de belo efeito mas na baliza errada, quáquáquáquáquáquáquá

Anônimo disse...

Vê-se que foi escrito por uma das criaturas desta fábula, que são os "chatos". E os "chatos" são as criaturas que habitam nos colhões dos sapos...