domingo, 17 de fevereiro de 2008

Darwin explica

Não há melhor programa para uma solarenga tarde de Sábado do que ficar em casa a ver um jogo da Taça de Inglaterra. Esta afirmação pode soar algo chocante aos ouvidos de algumas meninas que inadvertidamente visitam esta casa (sim, eu sei que elas vêm cá), mas é uma verdade apodítica para todos os machos que como eu têm uma percentagem de testosterona igual à Dina. E se um qualquer Barnsley x Watford consegue ser mais interessante que um Sporting x Benfica, o que dizer de um Manchester United x Arsenal?
Dor de cabeça simulada, barba por fazer, pantufas calçadas, minis e cajús no braço do sofá e já está. Mesmo sem Cristiano Ronaldo, a coisa prometia.
Meia hora de jogo depois, já não restavam dúvidas: grande espectáculo de bola e, na ausência do madeirense, era Nani quem encantava. No final da partida, um golo marcado, duas assistências para golo e participação directa noutro. Até parecia fácil.
A actuação do rapaz foi impressionante. Tão impressionante que me obrigou a procurar uma explicação. Não sendo dado a grandes crendices ou religiosidades, procurei respostas na ciência. E foi um naturalista britânico nascido em 1809 de nome Charles Robert Darwin quem veio em meu auxílio. Darwin, que de futebol percebia tanto como o Camacho, mas que de bicharada sabia a potes, desenvolveu uma teoria que na época foi verdadeiramente revolucionária: A Teoria da Evolução através da selecção natural, publicada no mítico livro A Origem das Espécies. Não quero agora maçar-vos com explicações pormenorizadas acerca desta teoria (que provavelmente todos conhecem, a menos que andassem a jogar ao bate-pé durante as aulas de Ciências da Natureza). Interessa apenas saber que defendia a ideia de que os seres vivos se adaptam ao logo de sucessivas gerações ao meio ambiente, desenvolvendo e aperfeiçoando características que os tornam cada vez mais aptos à sobrevivência. Esta teoria dá origem à frase “Só os mais fortes sobrevivem”, originalmente aplicada por Herbert Spencer nos seus Princípios de Biologia de 1864 e levada muito a peito pelo Petit, apesar de sabermos que este assina de cruz e dos jornais só vê “os bonecos”.
Se esta teoria é verdade na Natureza e até na Economia, não o é menos numa escola de formação de futebolistas. Também uma Academia é um habitat onde as espécies (os jogadores) têm de lutar diariamente pela sobrevivência (sucesso desportivo).
Tomando como exemplo a melhor escola de formação de Portugal e uma das melhores do mundo, a Academia Sporting sita em Alcochete, vemos como a Selecção Natural separa paulatinamente os mais aptos dos mais débeis. A Mãe Natureza é sábia e raramente se equivoca. Com o passar dos anos, vemos jogadores como Luís Figo, Cristiano Ronaldo e agora Nani a ganhar o estatuto de Macho Alfa, líderes entre os seus, autoridades incontestadas e machos reprodutores por excelência. Saem do habitat que os viu nascer e triunfam em qualquer savana. São a referência à escala planetária e todos querem seguir os seus passos. Abatem a zebra, banqueteiam-se e deixam os restos para os outros.
Depois há os medianos, aqueles que desenvolvem condições para sobreviver em segurança, mas que nunca, mas nunca chegarão a líderes de alcateia. Normalmente, deambulam de habitat em habitat sem brilhar. Cumprem. Mas jamais serão os primeiros a abocanhar a coxa da zebra. São os Boa-Mortes, os Hugos Vianas, os Peixes e os Carlos Martins da vida.
Por fim, há a base da pirâmide natural. Os coitadinhos. Os enjeitados. Os que ficam para trás quando é preciso fugir da chita caçadora. Os primeiros a ser sacrificados quando as coisas apertam. Os que só tocam nos ossos da zebra depois dos corvos, das moscas e da águia Vitória terem comido. Nunca hão-de chegar a lado nenhum. Desde o dia em que nascem que a sua vida se torna uma insuportável sequência de tormentas e azares. Até caírem num poço lamacento e sulfuroso ou serem devorados por formigas brancas é apenas uma questão de tempo.
Quando virem uma hiena a rir é porque anda um destes miseráveis por perto. E muito provavelmente é o drogado do Nuno Assis num poço lamacento e sulfuroso ali para as bandas de Benfica.

10 comentários:

Anônimo disse...

depois da comédia contra o Nuremberga onde o árbitro teve que lembrar os jogadores que a piscina é noutro local (liga BWIN entenda-se) e do Rui Costa mostrar que é realmente o único que joga à bola apesar do frango alemão mais um "ganda" jogo do Spórt L.B.! depois do ranço do costume com aquela bola no ferro é o golinho depois de lançamento claramente irregular, é o "penalty" escandaloso "perdoado" a minutos do fim do jogo com 0-1 no marcador (que conveniente..), é entradas assassinas sem qualquer sanção ao prevaricador e fenómeno Binya e tudo isto nas barbas dos amigos do costume!! o DVD já vai a caminho das autoridades competentes ou desta fica na gaveta?? HÁ POIS, desta vez está tudo bem...no pasa nada..no hay visto nadie...

Anônimo disse...

Nuno Assis. Não só não abocanha nada, como ainda se contorce com vida (devido a quantidade de nandrolona ingerida)a espera que a hiena acabe com o seu sofrimento.
Mas para o lado da luz, toda a gente tem piedade do bicho. Até a hiena!

Anônimo disse...

aziado fala do mergulho do tiuiuiu ou do frango à levezinho, ou não convém?
é mesmo vira o disco e toca o mesmo, haja pachorra....

jimbras disse...

Mas alguém falou nos lançamentos laterais incorrectos do Binya ou do penalti cometido pelo Luís Filipe?

Anônimo disse...

E da grande exibição de Rui Costa. Não o da Damaia, mas o outro, o que tinha um apito na boca e os cartões bem guardados no bolso.
Vá, DVD no correio a bem da coerencia sr. LFV!
Tolos...

Anônimo disse...

existe de facto uma evolução da espécie.
o nani agora é uma foca!
e parece que vai começar a ser caçado.

http://www.youtube.com/watch?v=j-709TRnPa4

Anônimo disse...

Ahahaha!
Agora até os lançamentos!!!

Anônimo disse...

boné.

Virgílio disse...

"Ahahaha!
Agora até os lançamentos!!!"


Pois é verdade! Parce que "num poço lamacento e sulfuroso ali para as bandas de Benfica" nem a porcaria de um lançamento lateral sabem fazer em condições, isto é, dentro da lei!!!

hà ganda Rui, já levaste a "ensaboadela" do teu mano Paulinho...


SL!

Anônimo disse...

7,

E a bosta do Luís Filipe? Também não foi mais uma degeneração da evolução das espécies que andou por Alvalade?

Saudações,