quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

SG Benfica

Um destes dias, e a propósito de um post acerca da Lei do Tabaco que descobri num blogue que costumo frequentar, recebi um mail de uma amiga que dizia curto e grosso: “só há esta polémica toda à volta da Lei do Tabaco porque a maioria dos jornalistas são fumadores inveterados”.
De facto, cliché ou não, quando imaginamos um jornalista, vemos imediatamente um tipo de óculos na ponta do nariz, curvo sobre a sua máquina de escrever Remington e – lá está – um cigarrinho fumegante no canto da boca. No caso da Leonor Pinhão ou Miguel Sousa Tavares, passa a três cigarrinhos.
Os tempos mudaram. As velhas Remington deram lugar aos i-Books, os óculos até se podem trocar por lentes de contacto, mas o cigarro continua lá.
São os jornalistas quem tem o poder (o 5º Poder, dizem alguns) de nos formar a opinião, por via da informação que publicam. Se "por acaso" há interesses à mistura, então corremos o risco de sermos manipulados. Mas já aqui voltamos.
Desde que esta nova lei entrou em vigor que tenho falado com os proprietários de cafés e restaurantes onde vou (e não são poucos, porque isto de pedir um Martini às 8h30 da manhã, todos os dias no mesmo sítio, parece mal). Todos, mas todos eles se mostram bastante satisfeitos com as mudanças. O ar mais limpo e a maior rotatividade nas mesas (o meio uísque acompanha de duas pedras de gelo, mas não de um cigarrinho) são apenas alguns dos benefícios apontados.
Mas não. Quem ler os jornais e vir os noticiários pode acreditar (o lusitano emprenha de ouvido com muita facilidade) que o país está prestes a assistir a um levantamento das massas nicotinómanas oprimidas. Na hora da montagem da reportagem, dos vinte depoimentos recolhidos, o jornalista escolhe aqueles dois indignados cidadãos que apontam o dedo a uma lei totalitária (do “antigamente”), opressora e desrespeitadora dos direitos e liberdades dos fumadores, sem perceberem que onde começam os direitos e liberdades tabágicas acabam os mesmos direitos e liberdades dos não fumadores. Mas nem quero ir por aí...
E assim se forma a opinião pública, que com o passar do tempo começa a ter força de lei. Ou, como querem, a força de mandar abaixo esta lei.
“Eh pá, ó 7 Maldito, mas isto é um blogue de bola, ou o blogue do Dr. Fernando Pádua!? O que é que o cú tem a ver com as calças!?”, perguntam-me os mais ultras de vós. Nada mais simples, leitor atento. Guarde lá esse very-light, que eu explico.
Vejamos: por uma questão de mera proporcionalidade demográfica aplicada à respectiva guilda profissional, deduzimos facilmente que se dos nove milhões de portugueses seis são do SLB (um censo feito no Barbas a um Domingo ao almoço e que não se reflecte em presenças nas bancadas da Luz), então 66,66% dos jornalistas desportivos nacionais são sofredores do Benfica (sim, sofre-se do Benfica como se sofre do joanete ou do bico-de-papagaio). E só este facto explica as verdadeiras aleivosias que diariamente são impressas nos três embrulhos de castanhas que versam sobre futebol. E nos outros também. E nas TV’s. E nas rádios.
Estes doentes têm uma missão: fazer-nos acreditar que o “Glorioso”, apesar de moribundo desde que o Eusébio foi jogar para o União de Tomar (falem-me do Iordanov...), continua Glorioso. Que o “Maior Clube do Mundo”, apesar de ter menos 40 ou 50 milhões de adeptos que os egípcios do Al-Ahly, é o Maior Clube do Mundo. Que o Nuno Gomes, apesar de nem a mulher dar nada por ele, é um ponta-de-lança inegociável, essencial para o Benfica. Que o Cárdozo (sim, dizem sempre com acento no “a”), vale muito mais que os absurdos nove milhões que custou e que todos os clubes ingleses o querem comprar. Que o Luís Filipe Vieira, apesar de não ganhar mais que umas taças no deserto é o melhor presidente da história do clube. E que “O Rui”, para além de ser o melhor jogador português desde Cristiano Ronaldo, será o único digno sucessor de Vieira no trono presidencial desse castelo de cartas chamado Sport Lisboa e Benfica. E que as acções da SAD, com mais ou menos manobras orquestradas com o Comendador Berardo, valem mais que petróleo. Eles fazem-nos acreditar que quando o Benfica perde, foram os adversários que fizeram uma exibição transcendental. Porque o Benfica (como temos visto) nunca joga mal. E eles rebolam de prazer quando, durante a transmissão do Portugal – Itália, repetem cinco vezes o comentário “Cassetti, que marcou um grande golo em Alvalade a contar para a Champions”.
O pior é que, tal como vos disse, o povo emprenha facilmente de ouvido. Só assim se explica o fenómeno entroncamental de haver tanta gente a acreditar nestas patranhas. Gente que a cada jornada começa a suspeitar que algo não bate certo. Mas que na manhã seguinte compra o desportivo, folheia e constata que afinal está tudo bem, rapidamente voltando ao seu transe induzido.
Permitam-me a pergunta: o que é que esta malta anda a fumar?

21 comentários:

Anônimo disse...

Os meus parabéns 7, foi dos melhores textos que li aqui no blog.

E para responder à tua pergunta acho que eles agoram andam a fumar makukula...

Anônimo disse...

felizmente no meu caso cerco-me dos mais requintados psicotropicos para poder aguentar esta palhaçada q se chama Liga Sagres(va la ja inundam com alcool o que não e um mau principio...)e tambem ultimamente o meu clube de sempre e do coração o SL Benfica....
Nada melhor que as primeiras safras das melhores colheitas dos montes ensolarados do reef marroquino...isso sim e de deixar saudade como o Eusebio....
Por este andar vou fumar 300as por dia ...valha-nos isso ao menos!
Ass: Red Ninos

Anônimo disse...

o que a malta anda a fumar não sei, porque eu não custumo fumar contigo caro 7, mas se aos benfiquistas dá joanetes e bicos de papagaio (doenças de pontadas e não de pontas), a lagartagem deve fumar outro tipo de coisas pois apresentam sintomas mais profundos, como depressão, esquizofrenia e em certos casos doença bipolar.

Anônimo disse...

Caro 7, como anti-tabagísta de longa data o seu texto comoveu-me.
É verdade o jornalismo essa arte de fazer opinião só tem um sucessor que o ameaça, o bloguísmo, e nesse, também "fazedores de opinião clubísta" tentam atirar areia para os olhos dos adeptos dos seus clubes, enfatizando os insucessos dos seus rivais.

Anônimo disse...

Coach percebeste bem o sentido do texto?

Anônimo disse...

7, faz lá essa, roda e deixa-te de merdas. Pode ser que assim este campeonato acabe mais depressa.

Anônimo disse...

7, O Problema é esse, ou seja com a nova lei a malta não anda a fumar, mas precisa...

já agora deixo aqui a minha opinião: Concondo mas não concordo! passo a explicar, acho que a nova lei devia ser facultativa, os donos dos cafés retaurantes etc, deviam ter opção de escolha e os que fossem para fumadores eram automaticamente interditos a menores de 16 anos, idade permitida para compra tabaco, para quem não fuma é simples não ia a estes sitios ou se fosse já sabia! Acho que assim era mais simples para todos.

Imaginem que saia uma lei que interditava a entrada dos lagartos... afinal é pior ser lagarto que fumador... e um lagarto fumador? não há palavras!

Anônimo disse...

Lista C, é melhor informares-te sobre a nova lei...

Anônimo disse...

Amanhã vou para fora... isso quer dizer que não vou poder comentar.
Que chatice! Afinal fico.

Homem da Luz disse...

Sou naturalmente contra a nova lei.
Faz-me lembrar um pouco o que os comunistas fizeram logo após o 25 de Abril,onde rapidamente se transformaram naquilo que contestaram durante tanto tempo: uma ditadura. Aqui é exactamente o mesmo, compreendo que terá de haver locais para não fumadores (eu sou um deles) mas acho inaceitável que seja uma lei pior alicercada que o 11 do Sporting a fazê-lo.
É verdade que sempre houve e sempre haverá carneirinhos. Felizmente o meu coração está junto das ovelhas e das panteras negras.
Não fumo há 4 anos e em nunca momento pensei voltar a fumar, excepto quando saíu esta lei. Acabem 1º com a poluição nas cidades, com as alimentos geneticamente manipulados, com os químicos que estão em todo em lado, com as más condições de vida e com a hipocrisia social em proveito próprio.
Quando assim for, talvez já não existam razões para as pessoas fumarem...

Anônimo disse...

Caro anônimo,

Pelas tuas palavras eu não estou a par da nova lei...
Podias fazer o obséquio e informres a malta!

Anônimo disse...

que se fodam o cigarros. os jornalistas encomendados pela própria clubite limitadora é que preocupa. estou a recordar dois lances em que J.Moutinho é literalmente agredido (FCP e Belem) nas barbas dos árbitros com evidente perigo de lesão grave e depois tenho que ouvir um tal Coroado na SLB TVi ter o descaramento de fazer opinião publica daquilo como se tratassem de lances normais!! isto é uma coisa digna de comentadores de mesa do restaurante do Barbas mas não de uma televisao nacional. Mais triste é ver os dirigentes do SCP assistir a isto impávidos sem protegerem os seus activos, a verdade desportiva e a qualidade do espectaculo. mas este pais com os tais 66% de jornalistas lampiões só pode ter jornalismo mentecapto para mentecaptos e grunhos

Anônimo disse...

E a "notícia" de hoje na Bola, claramente "encomendada"?
Hoje dizem que o Porto segue o uruguaio Rodriguez. Para quê? Para amanhã o Benfica o comprar em definitivo, como é obvio que vai acontecer, e o gado vermelho pensar "eh pá caganda pursidente c'amalta tem!!! querias ó pintinho da costa, não querias? eheheh"
E assim vão sendo enganados...

Anônimo disse...

vocês são como eu.

Visigordo disse...

7, não sei o que esta malta anda a fumar, mas ainda bem que o pode fazer.
O teu post, foi dos posts mais assim que me apeteceu comentar.
Tens falado com os proprietários de cafés e restaurantes... onde? Dá uma voltinha ao interior e vais ver:
Proprietátios de tascas a quererem fechar porque a sua clientela tem medo (brrrrr) de fumar lá dentro.
Essa clientela de idade mais avançada, habituada ao seu dominó e às suas damas, vá lá, quando o tempo está mais quentinho, a um chuinquilho, já deixou de ter ponto de encontro. No fundo, o que os mantia vivos:
"Cof cof cof, atão e a tua gonorreia?"
"Cá vai andando. E tu Arrrrgggghhhhhhh ainda violas a tua neta?"

Mesmo falando no meio em que vives, é bonito dar-se a liberdade a um gajo que monta um negócio.
Ou não fumadores, ou não fumadores, o meu amigo é que sabe.
A Liberdade e a democracia têm destas coisas.

Visigordo disse...

E a puta da hipocrisia e a ditadura também.

Anônimo disse...

aprenderam a votar, não aprenderam?
Então tambem aprendem a fumar na rua.

Anônimo disse...

7, eu não disse que eles agoram andavam a fumar Makukula!!! hoje a capa d'A Bola já o compara ao Eusébio ehehehehe

Falando agora sobre o outro tema parece que muitas pessoas ainda desconhecem a nova lei do tabaco que óbviamente apoio a 100%.
Todos os estabelecimentos tem possibilidade de optar por serem para não fumadores ou para fumadores . Para se poder fumar num estabelecimento basta que os proprietários decidam instalar um sistema de extração de fumo apropriado.
Homem da Luz surpreendeste-me com a tua afirmação. Não me parece que haja nenhuma ditadura nesta nova lei, para mais quando temos um amigo que tem um restaurante para fumadores. Havendo opções e possibildades de escolha para todos não vejo como se pode falar de ditadura. Ao menos agora quando chegamos a casa depois da noite a roupa não tresanda a fumo...pelo menos a de alguns.

Anônimo disse...

a malta não percebe que o post não é sobre a lei do tabaco, mas sobre o ridiculo dos jornalistas vermelhos?
Ou prefere fingir q não percebe?

Anônimo disse...

27,

não é bem assim... ou não deveria ser!!!

Sim é facultativo, MAS tem que ter o sistema de extração APROPRIADO.
Pois bem, ainda ninguém sabe qual ou quais os sistemas apropriados, nem a asai sabe!

Deveria ser facultativo, mas sem merda de sistema algum. Quém não fuma não é obrigado a entrar? ou é??

Parecem uns tótós delicados que não isto que não aquilo... como se fossem obrigados a estar em ambientes com fumo, não queres? não vás! se vais!? Já sabes!

Ps: cara Cardina, este post não é sobre a lei do tabaco, mas se não ficares muito chateada, nós vamos deixando as nossas opiniões!

Anônimo disse...

Pergunta ao homem da luz. o último post dele é de alguém que lhe dá com força.

ps: apesar de tudo, este blog continua aberto a fumadores, não?