segunda-feira, 17 de março de 2008

Panis et Circenses

Hoje recuamos uns mil anos, até à Roma Antiga.
O'romanos deixaram marcas ainda hoje bem evidentes na maior parte das civilizações ocidentais e tenho cá para mim que se os Bravehearts e os Viriatos da vida não os tivessem escorraçado, hoje estaríamos a divertir-nos muito mais. Afinal de contas, ninguém mais do que eles gostava de uma boa orgia. Pronto, talvez o Cristiano Ronaldo ou o Secretário...
Mas ao contrário do departamento de futebol do FCP, nem tudo eram pegas e vinho a martelo no Império Romano. A malta tinha sangue na guelra e uma certa tendência para contrariar a ordem estabelecida. Por isso, havia que manter a populaça calma e tranquila.
Tal como o Media Markt ao Domingo, Roma rebentava pelas costuras de bárbaros, indigentes e legionários no regime de mobilidade especial que para aí tinham ido em busca de uma vida melhor. Puro engano. O desemprego e a fome eram mato, e já se sabe que com a barriguinha a dar horas um tipo tende a ficar nervoso. E se esse nervoso miudinho dava em conspiração e essa conspiração degenerava em revolução, então aí o Imperador tinha um problema e mais dia menos dia um Brutus qualquer espetava-lhe o gládio nas costas.
Como infelizmente não dava para mandar a populaça toda combater para a Gália ou para a Germânia, os governantes romanos tiveram que pensar noutra alternativa para manter as hostes entretidas. É aqui que nasce o conceito que dá o nome a este post: “Panis et Circenses”, que como até o Petit percebe, quer dizer “Pão e Circo”. Os políticos romanos perceberam rapidamente que com umas doses generosas de paparoca e jogos sanguinários no Coliseu, a malta – burra como uma domus - distraía-se e deixava de pensar no aumento do preço dos combustíveis, na subida da Euribor, nas avaliações dos perceptores e outros males sociais da época. A partir de então, a propósito da conquista de qualquer vilarejo perdido em Trás-os-Montes, lá se decretava uma semana de deboche à romana, com comes e bebes à descrição, lutas de gladiadores e uns punhados de cristãos lançados aos leões. Não há dúvidas que aquela malta sabia divertir-se! O que eu não dava para poder mandar o Cláudio Ramos para uma jaula com leões...ou na pior das hipóteses, para o balneário da selecção da Guiné-Conakri.
Tal como a sua numeração ou a língua, também esta técnica de gestão de recursos humanos subsistiu até aos dias de hoje, sendo aplicada com aparente sucesso pelo presidente benfiquista Luís Filipe Vieira. Inspirado pela aquila romana que ornamenta o símbolo do clube e pelo lema “E Pluribus Unum” que não faz ideia do que quer dizer, mas que garante ser o maior lema do mundo, Vieira manipula os seus sócios como Septímio Severo manipulava os bárbaros (belíssima redundância esta).
Como manter sossegaditos no seu canto seis milhões de adeptos, quando lhes é garantido o “melhor plantel dos últimos dez anos”, “uma aquipa para triunfar na Europa”, campeonatos em catadupa, mas a dura realidade mostra que em catorze anos o clube só ganhou um campeonato (dois nos últimos vinte anos)? Fácil. Lançando areia para os olhos da turba a ritmo tão elevado que os impede até de ver que o Camacho percebe tanto de futebol como a dona Ilda que limpa o Pavilhão Borges Coutinho ou que o Makukula é tão bom jogador como este que agora vos escreve.
Reparem como age Vieira: cada vez que as coisas começam a correr mal em termos desportivos, lá vem ele com uma manobra de diversão. Assim de memória lembro-me de algumas: a obsessão com o processo Apito Dourado, o patrocínio velado ao livro da meretriz Carolina e consequente filme, a entrada da SAD em bolsa, as manobras do Comendador Berardo, a OPA dos chineses, o regresso do Rui, os 300.000 sócios, a passagem do Rui a Director Desportivo, etc, etc, etc...
Até hoje, a populaça benfiquista tem aplaudido de pé as diatribes do seu Imperador. Têm estado entretidos com estes espectáculos circenses assobiando para o ar, hipnotizados pelo voo da águia Vitória em direcção à carne picada. Todavia, a História ensinou-nos que a verdade é como o azeite das lamparinas e vem sempre ao de cima. Por isso, fica a pergunta: Vieira continuará a governar à custa do sacrifício de cristãos, ou será que os bárbaros que até agora o adulavam vão finalmente abrir os olhos e lançá-lo...aos leões?
Por mim, que lá fique por muitos e bons anos. Tal como Nero, a tocar harpa desde o camarote presidencial enquanto o seu império vai ardendo.

14 comentários:

Anônimo disse...

Ja pensaste vender isto ao Albert Uderzo? Asterix e os Grunhos....

Anônimo disse...

"Vieira continuará a governar à custa do sacrifício de cristãos, ou será que os bárbaros que até agora o adulavam vão finalmente abrir os olhos e lançá-lo...aos leões?"

Please don't... Coitadinhos dos leões, que iam sofrer muito de intoxicação alimentar...

Capicua101


SL!

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=mTyRAQs2_Q8

Anônimo disse...

A proposito, deverias rever os teus apontamentos de historia do 7º ano, recuar uns mil anos para chegar a Roma antiga? Ja chegavas tarde (quase um milenio...).

Tens que me dizer onde e que tu e o LFV "andarem" na escola.

O 7 Maldito disse...

Ah!ah!ah!
Só mesmo um comentador chamado Reximperator para vir aqui repor a verdade histórica quando se fala de romanos! Quanto à pergunta, assumo que assistirmos às mesmas 3 aulas da tele-escola e virmos um ou outro episódio do prof. Hermano Saraiva...

Anônimo disse...

pois é, o 7 até tem razão, gostava que não, mas tem...
Luis não percebe nada de nada, mas a verdade é que vai enganando a malta e é aplaudido!
A diferença entre Nero e o luis, é que está provado que não foi Nero que mandou encendiar Roma, e ainda nimguém nos provou que o Luis mandou apagar o fogo que lentamente vai consumindo o Glorioso que começou a arder a mando do vale lembram-se do vale? foi ele. E este devia ligar para os Sapadores!

André . أندراوس البرجي disse...

Não diria que está provado que Nero não incendiou Roma, de resto é coisa que dificilmente se conseguirá alguma vez provar. Mas é verdade que é improvável que tenha sido ele. Alguns estudiosos apostam até em como foi mesmo um grupo de fanáticos cristãos. Irónico. A lenda de que teria sido Nero surge nos historiadores romanos, que eram tendencialmente contra o regime imperial, e mesmo quando não o eram tendiam a denegrir a primeira dinastia, a Júlio-Cláudia, de que Nero foi o último representante. Quanto ao lema dos lampiões, o engraçado é que a generalidade da lampionagem acha que aquilo quer dizer uma coisa que, enfim, não lembra a ninguém a não ser ao Alexandre Dumas (qui habet aures audiendi audiat). É muito chique ter um lema em latim, eu por acaso até gostava de que o Sporting tivesse um, mas já agora dava jeito saber realmente o que ele quer dizer, em vez de andar a achar que é o lema dos mosqueteiros ou coisa pior.

Credo, já me esquecia de que isto é um blogue de futebol!

Cozinheiro Sueco disse...

As coisas que um tipo aprende aqui...

Anônimo disse...

"a carne picada" não é a destinada à Vitória, é sim a mole humana que se sacrifica todas as semanas, mêses e anos para depois ser enganada pelos Vales e Vilarinhos e Vieiras..mas enquanto esses "líderes" continuarem a proclamar palavras sagradas como "maiores" e outras que tais, essa turba atira-se ao picador com fervor e resolução com paixão e cegueira..

Anônimo disse...

Leozinhos cheios de fome e não se apercebem que o circo deles também está a pegar fogo. Fogo esse que arde com mais intensidade. Mas como têm Vieiras para comer não se apercebem...coitadinhos!

Anônimo disse...

ó amigo, o Leão só come bife do lombo.. tremoços e pevides já é comida para galináceos, e claro a carne picada é prá Vitória

Anônimo disse...

ainda me hão-de explicar quem é que continua a aplaudir deliciado o LFV.
que turba é essa?? a do benfica? ainda existirão pessoas no dia de hoje cegas com o vieira, que aplaudem tudo o que ele faça ou deixa de fazer? será?
ou será que como já não há mais nada a dizer é 'vira o disco e toca o mesmo' como se os acontecimentos dos últimos meses não tivessem existido ou, pior, que a malta é tão quadrada ou burra que não formula as suas próprias opiniões?
...olhe que não, olhe que não.
essa do LFV ser o salvador idolatrado da pátria já não é bem assim, mas isso até acredito que saibam melhor que nós.

Visconde disse...

Um leão alimenta-se com qualidade, não com essas porcarias...

Anônimo disse...

Vejo que o 7M se interessa, ainda que de uma forma velada, por esse grande clube que é o SLB, ao incentivar à rebelião dos adeptos para depor um tirano ignorante e sem estudos.
Só que LFV não é tão ignorante como gosta de parecer..

Frases de LFV em amena cavaqueira com convidados:


Agora com o Rui, Spem reduxit
"Agora com o Rui a esperança foi restabelecida"

E se fossemos andando Ad lucem
"E se fossemos andando para a luz"

Ad sumus - apesar de se encontrar no camarote não está a pedir nenhuma bebida, mas sim a dizer:
"Aqui estamos"

Quando um jogador do benfica cai na grande àrea os adeptos urram, LFV comenta friamente:
In dubio pro hiposuficiente: "Na dúvida, a favor do mais fraco"

Makukula aquece para entrar e mais uma vez LFV susurra:
Agora sim, a equipa vai ficar Citus, Altius, Fortius.
"Agora sim, a equipa vai ficar mais alta, mais forte, mais rápida."

Segredando a Soares Franco:Draco dormiens nunquam titillandus
"Nunca espicasses um dragão adormecido"


E por este breve apanhado se percebe que este homem não vai ser fácil de depor
por isso digo:

Pro luce in perpetuum contra obscurum malum: "Eternamente pela Luz contra o mal sombrio"