sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Azeite Gallo

Neste momento, só existem duas razões que me fazem não emigrar imediatamente: 1) Fezada que o meu Benfica se vai sagrar campeão nacional esta época; 2) Fezada em ser accionista de um Banco, fazer umas falcatruas valentes, ser nacionalizado pelo Estado e partir então para um exílio dourado.

Lembrando o jogo de Portugal, é difícil não fazer a analogia com a partida que tornou o Professor Queiroz célebre em todo o mundo. Ainda se recordam como Queiroz passou repentinamente a ser uma das pessoas mais bem amadas em Portugal? Não foram as finais de Riad e Lisboa que nos sagraram campeões do mundo de sub-20, mas sim o famoso e brilhante 6-3 em Alvalade. Pois então reparem como as semelhanças entre os dois jogos, são muito mais do que meras coinicidências:

• Tal como em 94, Queiroz entra em campo com uma equipa recheada de neo-estrelas (ou talvez estrelas de néon);
• Poucos minutos depois do jogo começar, a equipa orientada pelo Professor adianta-se no marcador. Começa-se a pensar que pode haver um milagre ao nível de Nª Sra de Fátima ou Iemanjá;
• Depois da tempestade da 1ª parte, segue-se o cataclismo da 2ª.
• A equipa adversária joga a seu belo prazer. Dá show de bola, marca golaços e, tudo isto, apenas com uma táctica tão simples que até o Paulo Bento conseguiria implementar no SCP: aproveitar os erros do Professor na escolha do defesa esquerdo. Ontem Paulo Ferreira e César Peixoto, outrora Capucho e Paulo Sousa.
• Quanto mais o Professor mexe na equipa, mais a equipa se afunda no relvado.
• Queiroz usa dois jogadores no seu 11 que foram roubados à equipa adversária. Ontem Pepe e Deco, outrora Paulo Sousa e Pacheco.
Curioso não é?

Apesar da péssima exibição, há um jogador que não deixou de brilhar e mostrar toda a sua classe. Refiro-me obviamente ao garoto que recentemente veio a público autoproclamar-se, note-se bem, o 1º, o 2º e o 3º melhor jogador do mundo. Depois destas declarações, enquanto estava a ver o jogo pensei: “Esperem aí brazucas que os 3 melhores jogadores do mundo ainda estão a aquecer”. Mas o tempo a passar e nada. O cenário cada vez pior e zero. Entretetanto ia vendo o Maicon, o Elano, o Luís Fabiano, o Adriano, o Robinho e o Káká, e pensava “Bem, se estes jogam assim imagino um tipo que seja o 3 em 1 do Melhor Jogador do Mundo. Tchiiiiii!”. No fim dos 90m, ninguém viu o CR7 fazer um passe, um centro, uma arrancada, uma finta ou um só remate à baliza! Uma exibição só ao alcance dos melhores do mundo, certo? Mas se tivermos o mínimo de memória, isto nem é novidade! No último jogo, o CR7 teve uma exibição semelhante, com a mais valia de ainda ter uma birra pelos assobios do público. E tudo isto com braçadeira de Capitão da Selecção no braço, que outrora pertenceu a Coluna. .


É por estas e por outras que digo há muito tempo que o CR7 não faz sequer parte dos 10 melhores jogadores do mundo. Para mim ele só merece um prémio. Enfiá-lo num Lagar, bezuntá-lo todo com Azeite e mandá-lo para o Real Madrid - via Chueca - com um enorme cartaz espetado no crânio. O conteúdo do cartaz é a frase que melhor o define como futebolista:

“Cristiano Ronaldo, a cantar de Galo desde 1919.”

21 comentários:

herlander disse...

O Scolari tece a coragem de deixar o Romário e o Baía de fora.
Se calhar o Queirós não fazia mal nenhum em deixar o menino Cristiano de molho um ou dois joguinhos. O Simãozinho e o Nani mostraram muito mais vontade do que ele.

Anônimo disse...

ó HdL então e o super Joaquim nem merece um comentáriozinho? gostei da forma elegante como ele viu as 6 bolas a passar, melhor só mesmo o Ricardo..
lagarto

Anônimo disse...

Melhor que me lembre só mesmo o Enke numa noite de Vigo...

100 Limites disse...

Queiroz tem por habito fazer esta travessura com os seus guarda redes, depois do Lemajic a vitima foi o Quim...consta ate que no fim o bom do carlinhos ao consolar o guardiao lhe terá dito: é por estas e por outras que o ricardo era titular. como gr do scp estava bem mais habituado a sofrer goleadas do que tu no SLB". Sempre um pagodeiro este Queiroz...

Anônimo disse...

ahaha!! naturalize-se o Enke e ficamos só com campeões das goleadas..

Anônimo disse...

e dos golpes de vista
Jakim

Anônimo disse...

e eu, pá?! levei 5 na bilha o ano passado...
Joaquim

Anônimo disse...

Lagarto indegesto, já toda a gente percebeu que és o alter ego do juveboi.
Também por isso se nota que precisas de cuidados médicos. Muitos.
As melhoras.

Anônimo disse...

Não é não.... Eu não tenho alteregos... Mas antes achava que o Bond era o alterego do HdL, mas agora (depois deste brilhante texto) que o HdL e o 7 são uma só pessoa.
Juveleoboy

Anônimo disse...

REXIMPERATOR DIXIT:
Meu caro Homem da Luz, nao podia estar mais de acordo. O que estranho e como ninguem na federacao nao tenha dado conta de que este tipo nao sabe, nunca soube e nunca sabera nada de futebol (a sua unica especialidade e colocar os cones nos treinos do ManU, consta que ficam todos cosmicamente alinhados...)

Anônimo disse...

E o Brasil que joga sem o Polga?? e em vez dele, joga aquele gajo anatomicamente imperfeio para a prática do desporto-rei e que não tem mercado e que marca golos com a mão...
este dunga realmente, para além de ter um gosto horrível em camisas não percebe nada de bola!!

JNF disse...

até que enfim que alguém bate no "Reinaldo Cristiano". não posso ouvir aquele discurso do "ah, vamos apoiar, que é português, vamos conseguir 120 000 assinaturas para mandar á FIFA para que o menino seja o melhor do mundo." e ainda lhe dão a braçadeira...

Anônimo disse...

Podes crer. É uma vergonha a maneira como esse cromo se porta em campo pela Selecção.
O que é pena é que quado o Queirós fala em ir para a selva com uns e sem outros, seja evidente que não vai prescindir do Reinaldo. O miúdo até tem jeito para amansar leões, mas ficar uns tempos de fora nem lhe ia fazer mal...

Anônimo disse...

eu também fico a saber que o anónimo das 14:39, o que tem a mania que sabe quem é quem, é na realidade um ignorante convencido que é esperto. Mais uma vez bravo pela perspicácia e capacidade de análise profunda! E agora vêm estes lampiões recalcados bater no Cristiano. É tão fácil arranjar um culpado, especialmente se tiver ligado ao Sporting! Antes tinham o Ricardo, mas foi-se embora! Então veio o frangueiro do Quim mas está tudo bem, afinal ele joga no glorioso e não se pode bater no coitadinho... O Ronaldo não está bem, é um facto, e sobretudo ninguém deve nunca desculpar as atitudes menos dignas. Mas aproveitar as circunstâncias actuais para denegrir-lo é uma atitude tão rasca quanto típica do portugês invejoso e neste caso lampião ressabiado.. Força seus burgessos, batam nele que sabe bem e o vosso benfiquismo primário satisfeito! Talvez no futuro ele, que ainda tem muito para dar à selecção nacional, vos faça a vocês quadrúpedes esclarecidos ter que engolir as vossas alarvidades habituais.
indegesto

Anônimo disse...

nem mais indegesto!!!

JNF disse...

"E agora vêm estes lampiões recalcados bater no Cristiano."

pouco tempo depois...

"O Ronaldo não está bem, é um facto, e sobretudo ninguém deve nunca desculpar as atitudes menos dignas."

eis o complexo bipolar do indegesto. E é claro que qualquer crítica que se faça ao Ronaldo está ligada ao Sporting. Tudo o que um benfiquista diz está de alguma forma relacionado com o Sporting. Agora a sério, o Sporting não é para nós benfiquistas tão importante como o Benfica é para o vosso Sporting. Fui ver um jogo a Alvalade e o que faziam os sportinguistas? Falavam mal do Benfica. O Wesley marcou o golo e contra quem é que eles praguejam? Contra o Benfica! Sempre o Benfica. Benfica, Benfica e mais Benfica. Não se curem, não, que isso ainda acaba muito mal. Eu ajudo-vos: 217 917 000

Boa Sorte!

Anônimo disse...

Indigesto,
epá só na tua cabeça (muito pequenina por sinal) é que ainda alguém vê o Cristiano como do Sporting.
Estás mesmo maluquinho pá!

Anônimo disse...

Ó JnF, esse é um comentário obtuso como inexistentes quaisquer argumentos a contrapor, são as palas do costume. Como qualquer sportinguista que se preze, condenar atitudes incorrectas (como por exemplo o gesto ordinário na luz) é o mínimo a fazer e como é óbvio não tem a ver com denegrir-lo nas circunstâncias actuais. Que a sua cabecinha muito esclarecida entendesse isso ou apresentasse algum argumento é que seria muito estranho!
saudações sportinguistas

Anônimo disse...

pois, o Ronaldo está associado ao Benfica, boa! É ele, o Figo, o Nani...todos oriundos da formação exemplar do Benfica. Eles e os NN..

JNF disse...

Já telefonaram?

Anônimo disse...

é pá ó JnF, já! Mas disseram-me que a terapia piorou sériamente a patologia dum lampião com o "nick" JNF..