segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Ir ver fora

Sábado à noite em Alcântara, Lisboa. Encontrar um lugar para estacionar é tão difícil como encontrar um dador de rótula para o Mantorras. O jogo da Figueira já tinha começado há minutos. Urgia encontrar um local onde simultâneamente pudesse jantar e ver a partida.
Espreito pela janela de um tasco e vejo a freguesia a olhar para cima num ângulo de 60º, sinal indiciador da existência de aparelho televisivo. Como o programa da Luciana Abreu passa de manhã, aquela maltosa só podia estar a ver bola.
Com a rapidez de execução de um Balakov tiro as medidas ao menú exposto na rua: “meia de salsichas frescas”, disse ao empregado antes ainda de ter os dois pés no estabelecimento.
Sento-me, olho para a Nordmende de 86 e o que é que está a passar? O Inter x Juventus. Mau…
“Oh chefe, o Sporting já começou. Não quer mudar?”, perguntei.
“Hmm…tá bem. Aqui a malta também gosta de ver isso…”, recebi de troco juntamente com um sorriso irónico.
“Isso”? Ai, ai, ai...
De repente, tudo fez sentido. A forrar a parede do estaminé, uma gigantesca bandeira do SLB. Ao lado, vários placards de cortiça com tudo o que era bilhete de jogo na Luz, desde o tempo em que a filha do Néné ainda era central dos júniores.
Pelo seu próprio pé, o verde cordeirinho tinha entrado na toca do lobo. Ainda simulei a saída, mas a imperial e as azeitonas já estavam na mesa e as salsichas fumegavam na grelha. Tive que aguentar.
E assim fiquei a saber o que é “ir ver fora”. “Ir ver fora” está para o adepto tele-espectador como “ir jogar fora” está para o jogador: ambiente hostil, inferioridade numérica e muita pressão psicológica. Do facciosismo o melhor é nem falar: qualquer mãozinha na área e eles gritam logo penalty. E qualquer entrada com os pitons na perna do adversário é logo uma agressão…
Fartei-me de sofrer, mas ainda bem pois no final a vitória ainda soube melhor. A vitória, porque as salsichas não estavam grande coisa.

9 comentários:

Cozinheiro Sueco disse...

Bela posta, 7! Deve ter sido saboroso. Imagino-os a esfregarem as mãos, convencidos da derrota do Sporting e depois, com aquela cara de quem ficou com um choriço XXL entalado nas goelas. E as salsichas, em molho lampião... o que é que estavas à espera?

Abraço Leonino!

Anônimo disse...

Fosse eu a cozinhar e comias era uma morcela de bigode, com um copinho de groselha.

Excelente post, só faltou mesmo um golinho da Naval, aos 93 para ser um fabulástico post.

Bond

Anônimo disse...

REXIMPERATOR disse....
e assim que se apanha salmonela.

herlander disse...

Vá lá que não te apareceu nenhum NN bem passado para te flambear como flambearam o autocarro do FCP...

Anônimo disse...

Herlander, uma vez mais essa tua costela rasca benfiquista, que jaz levemente dormente à superfície da tua condição de lampião, não custou nada a revelar-se…. De facto, só mesmo um gajo como tu, o Bond ou os “meninos” dos NN se lembraria de dar uma sova a um gajo só por estar tranquilamente a assistir a um jogo de futebol na TV… Que mais há a dizer? De facto não é só a Norte que este País anda mal frequentado….

Juveleoboy

herlander disse...

Ai Juveleoboy, eu até podia estar aqui um tempo a explicar-te o que é a ironia, mas tenho que trabalhar. Para depois, com o dinheiro dos meus impostos, o Estado financiar as instituições que acolhem meninos mal-comportados como tu...

Anônimo disse...

pois herlander, a brincar a brincar escapa-te a boca para a verdade...

Anônimo disse...

Meu caro Herlander, não sei porque assumes que eu seja um menino mal comportado, afinal não sou um NNboy...

Além do mais, não te preocupes com o dinheirinho dos teus impostos, aí estará à espera para a tua reforma. Eu frequento o ensino superior privado e não gasto dinheiro público, ao contrário de ti que, parece-me, deves ser funcionário público, como 70% dos teus pares (os outros 30% estão no desemprego ou em estabelecimentos prisionais).
Juveleoboy

Anônimo disse...

Epa, sim senhor, muito bem Juveleoboy.
Ainda bem que vens a este blog. Ficamos todos a ganhar em inteligência e humor.
Obrigado.