Sábado à noite em Alcântara, Lisboa. Encontrar um lugar para estacionar é tão difícil como encontrar um dador de rótula para o Mantorras. O jogo da Figueira já tinha começado há minutos. Urgia encontrar um local onde simultâneamente pudesse jantar e ver a partida.
Espreito pela janela de um tasco e vejo a freguesia a olhar para cima num ângulo de 60º, sinal indiciador da existência de aparelho televisivo. Como o programa da Luciana Abreu passa de manhã, aquela maltosa só podia estar a ver bola.
Com a rapidez de execução de um Balakov tiro as medidas ao menú exposto na rua: “meia de salsichas frescas”, disse ao empregado antes ainda de ter os dois pés no estabelecimento.
Sento-me, olho para a Nordmende de 86 e o que é que está a passar? O Inter x Juventus. Mau…
“Oh chefe, o Sporting já começou. Não quer mudar?”, perguntei.
“Hmm…tá bem. Aqui a malta também gosta de ver isso…”, recebi de troco juntamente com um sorriso irónico.
“Isso”? Ai, ai, ai...
De repente, tudo fez sentido. A forrar a parede do estaminé, uma gigantesca bandeira do SLB. Ao lado, vários placards de cortiça com tudo o que era bilhete de jogo na Luz, desde o tempo em que a filha do Néné ainda era central dos júniores.
Pelo seu próprio pé, o verde cordeirinho tinha entrado na toca do lobo. Ainda simulei a saída, mas a imperial e as azeitonas já estavam na mesa e as salsichas fumegavam na grelha. Tive que aguentar.
E assim fiquei a saber o que é “ir ver fora”. “Ir ver fora” está para o adepto tele-espectador como “ir jogar fora” está para o jogador: ambiente hostil, inferioridade numérica e muita pressão psicológica. Do facciosismo o melhor é nem falar: qualquer mãozinha na área e eles gritam logo penalty. E qualquer entrada com os pitons na perna do adversário é logo uma agressão…
Fartei-me de sofrer, mas ainda bem pois no final a vitória ainda soube melhor. A vitória, porque as salsichas não estavam grande coisa.
Um Panegírico da Argentina
Há um ano
9 comentários:
Bela posta, 7! Deve ter sido saboroso. Imagino-os a esfregarem as mãos, convencidos da derrota do Sporting e depois, com aquela cara de quem ficou com um choriço XXL entalado nas goelas. E as salsichas, em molho lampião... o que é que estavas à espera?
Abraço Leonino!
Fosse eu a cozinhar e comias era uma morcela de bigode, com um copinho de groselha.
Excelente post, só faltou mesmo um golinho da Naval, aos 93 para ser um fabulástico post.
Bond
REXIMPERATOR disse....
e assim que se apanha salmonela.
Vá lá que não te apareceu nenhum NN bem passado para te flambear como flambearam o autocarro do FCP...
Herlander, uma vez mais essa tua costela rasca benfiquista, que jaz levemente dormente à superfície da tua condição de lampião, não custou nada a revelar-se…. De facto, só mesmo um gajo como tu, o Bond ou os “meninos” dos NN se lembraria de dar uma sova a um gajo só por estar tranquilamente a assistir a um jogo de futebol na TV… Que mais há a dizer? De facto não é só a Norte que este País anda mal frequentado….
Juveleoboy
Ai Juveleoboy, eu até podia estar aqui um tempo a explicar-te o que é a ironia, mas tenho que trabalhar. Para depois, com o dinheiro dos meus impostos, o Estado financiar as instituições que acolhem meninos mal-comportados como tu...
pois herlander, a brincar a brincar escapa-te a boca para a verdade...
Meu caro Herlander, não sei porque assumes que eu seja um menino mal comportado, afinal não sou um NNboy...
Além do mais, não te preocupes com o dinheirinho dos teus impostos, aí estará à espera para a tua reforma. Eu frequento o ensino superior privado e não gasto dinheiro público, ao contrário de ti que, parece-me, deves ser funcionário público, como 70% dos teus pares (os outros 30% estão no desemprego ou em estabelecimentos prisionais).
Juveleoboy
Epa, sim senhor, muito bem Juveleoboy.
Ainda bem que vens a este blog. Ficamos todos a ganhar em inteligência e humor.
Obrigado.
Postar um comentário