segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Cinturão vermelho

Com pompa, circunstância e um número de figurantes na abertura quatro vezes maior que a população do Luxemburgo, começaram os Jogos Olímpicos de Pequim.
A nossa comitiva é pequenina, mas ainda assim conta trazer para casa uma medalhinha ou outra. Dos atletas considerados favoritos, a judoca Telma Monteiro foi a primeira a entrar em acção. Mas - triste sina lusitana? - foi prematuramente eliminada, caindo às mãos de uma adversária chinesa e outra espanhola.
Eu confesso que simpatizo com a Telma: é gira e tem cara de não partir um prato. O mesmo já não se pode dizer em relação a braços e omoplatas...
Por isso, foi com surpresa que ouvi as suas declarações na hora da despedida. Segundo ela, os árbitros não a deixaram ganhar. "Lutei contra o árbitro", chegou mesmo a dizer.
Não me recordo de quem quer que seja reclamar das arbitragens numa Olimpíada, e muito menos num combate de judo. Por isso estranhei o discurso. Mas ao mesmo tempo pareceu-me já ter ouvido aquela conversa em qualquer lado, em paragens bem mais próximas do que a longínqua China... De repente as peças encaixaram que nem a luva do Alves e tudo fez sentido. Afinal, há cerca de um ano atrás a judoca assinou pelo Benfica!
Pensando já saber tudo acerca de Kokas, Yukos, Wazaris e Ippons, parece que Telma dedicou este último ano a treinar essa grande especialidade benfiquista: a queixinha. O resultado está à vista.

18 comentários:

Anônimo disse...

Róbarim-nos! Róbarim-nos! DVD para o Bush e Putin já!

Anônimo disse...

Pois é quando os atletas preferem o "saco" do marketing, à pura e simples competiçaõ desportiva, acabam por se espalhar... e o que é chato é que não têm culpa nenhuma, nunca. Malandros dos árbitros e dos oponentes que segundo telma - "parece que passaram a treinar em virtude dela, a estudarem como a bater". Pois é! Por vezes o talento não chega, também é preciso ter 2 palmos de testa e pensar o desporto e como ganhar se a forma não for a melhor.
Idependentemente disto tudo, Telma é uma excelente atleta, agora tem de voltar à terra e deixar as nuvens para o pardal da luz.

Saudações desportivas
Buraka Ólama

herlander disse...

Foram declarações menos felizes de uma grande atleta. Acontece aos melhores, não é Moutinho?

Anônimo disse...

e se, por acaso, ela até tiver razão?

Anônimo disse...

Acções desceram 30%
FC Porto é o pior clube da Europa na bolsa

Anônimo disse...

se Telma tiver razão faça como o LFV, grave um DVD e envie-o para o COI. Boa sorte

André . أندراوس البرجي disse...

A rapariga ambientou-se rapidamente à mentalidade lampiã, sem dúvida: perder e queixar-se do árbitro.

Anônimo disse...

boa andré.
imaginação e irreverência qb,
é mesmo nisso q os lagartos deste blog pecavam.
obrigado por preencheres a falha.
um bem haja.

Anônimo disse...

Extraordinário. Se tivesse trazido a medalhita era portuguesa, ah que orgulho! Como perdeu e foi infeliz no que disse é atleta do Benfica.

Vou só esperar que a Vanessa traga a medalha para ver o que dizem dela, se nessa altura vão ver o país ou o clube.

Anônimo disse...

agora todos:

Eles não lutam nada,
é uma choradeira,
Chora a Telma, chora o Rui Costa
e chora o Vieira!

Anônimo disse...

sua putéfia quem chora daqui a uns tempos és tu

Anônimo disse...

E na volta? Está lá alguém do zbording? Ou o clube mais eclético do mundo só mete um nigeriano nos JO e... é isso?
Ora então 'tá bem.

Anônimo disse...

É apenas o clube português com mais atletas (8) presentes. E formados no clube, não "comprados".
Mas não fazemos alarde disso. Se fosse no Benfica dava abertura de telejornais e capas da Bola.

Anônimo disse...

8? Ah, o gajo do bingo e o outro do berlinde, claro!
Capas da bola com a Telma, com a Vanessa e com o Nélson?
Olhe que não, olhe que não.. Mas os dois últimos ainda espero que ainda o consigam!
O que vale é que o clube mais eclético do mundo e que apenas é superado pelo Barcelona em títulos e que dispõe do único "campeão do Mundo" em Portugal prima pela modéstia.
Oh, oh, oh.

Anônimo disse...

vai brincar à copa eusébio pá. a malta tem títulos para disputar.

herlander disse...

Para esclarecer, o SCP tem 8 atletas: Clarisse Cruz (3000m Obstáculos), Francis Obikwelu (100 e 200m), Arnaldo Abrantes (200m), Edivaldo Monteiro (400m Barreiras), Marco Fortes (Peso), Naide Gomes (Comprimento) Maria do Carmo Tavares e Sílvia Cruz (Dardo). O SLB tem 4: Nelson Évora (Triplo Salto), Vanessa Fernandes e Bruno Pais (Triatlo) e Telma Monteiro (Judo, -52 Kg). Não sei se terão algum em selecções estrangeiras.
Mas não sejamos provincianos. As medalhas (até agora nenhumas...) não são do Sporting nem do Benfica nem do Monte Abraão. São (serão) de Portugal!!!

herlander disse...

E mais: o berlinde não é modalidade olímpica. Mas se até o softball (?) é, talvez em Londres já tenhamos grandes atletas do "guelas".

Anônimo disse...

É com desagrado que de quando em vez vejo estas picardias "tontas" para não ir mais longe neste Blog, ainda por cima assinado por anónimos, um deles além da agressividade, também consegue expremir toda a sua cegueira e ignorância. Vale então que também vejo com muito agrado que outros comentam com inteligência e bom humor. Bom posts herlander. Sim as olimpíadas estão a ter alguma desilusão, mas para quem não acompanha o desporto não-futebol. E sim VIVA PORTUGAL. As medalhas virão.
Cumprimentos
Matias