segunda-feira, 18 de agosto de 2008

A Prata da Casa


Depois da última exibição da vida de “Ricardo Voz de Leão” com a camisola da selecção, a ausência de medalhas nos J.O. era a última desgraça do nosso fado desportivo. Felizmente a ATLETA DO BENFICA (fui claro, não fui?) Vanessa Fernandes acabou com a malapata que é o desporto português. Dou os parabéns à atleta nacional e do Benfica, e também à sua Gloriosa família, aqui tão felizes e bem vestidos na fotografia - especialmente o Lendário Pai Venceslau. Se a Vanessa Fernandes foi o melhor que Portugal fez, obviamente o Impróprio não poderia deixar passar em claro o pior que Portugal fez. E aí meus amigos, merecemos seguramente a medalha de ouro e o direito ao hino. A medalha vai inteiramente para o menino Mário Fortes, um rapazinho que diz que é Lançador do Peso, mas que segundo ele próprio a única coisa que consegue lançar é um sono pesadíssimo. Entrevistado pouco depois de ter sido eliminado disse:
“Epá de manhã, onde eu sou mesmo bom é na caminha!” Obviamente que os altos interesses nacionais tornam escusado mencionar que clube este atleta representa. Porém, como é o Sporting vou ter de dizer: O Mário Fortes é atleta do Sporting!
Em relação ao espírito desportivo e olímpico que as suas palavaras denotam, apraz-me fazer apenas um comentário: Há Leão!

No entanto, para demonstrar o meu apreço por toda a comitiva nacional, incluindo todos os atletas do SCP que esta hora ainda devem estar a dormir (alguns até de pé), gostava de dar uma dica aos responsáveis do clube quanto ao futuro do Mário. Está visto que o rapaz não tem queda para o lançamento do peso. Porém, apercebi-me que existem outras modalidades onde o rapaz poderá brilhar. Falo obviamente do salto à vara e do salta em altura. Está bem que o Mário poderá ficar desagradado com um ou outro esforçozinho matinal, mas só terá de pensar que por baixo de si, estará logo um colchão à sua espera.

19 comentários:

Anônimo disse...

Mai'nada! E até aposto que se ganhármos mais alguma medalha vai ser o Nelson Evora!

herlander disse...

Com o fracasso da Naide, parece que este anónimo adivinhava. A ver vamos...

Caro Homem da Luz, como sabes eu não alinho nessa clubização das Olimpíadas. Mas sei que a usas só para "picar" a malta que aqui pára.
A verdade é que o teu post (bem sacado) só aparece porque a performance lportuguesa tem sido miserável. Alguns atletas foram de férias, e não foi só o dorminhoco Fortes. É uma mentalidade perdedora e pouco competitiva que reflecte o estado actual do nosso país. Ninguém se quer esforçar e está tudo á espera que caia o dinheirinho do céu (ou do Rendimento Minimo).
Pior: estes atletas recebem bolsas durante 4 anos pagas por todos NÓS!
à bocado ouvi as declarações do Gustavo Lima e até deu pena. Ficou em 4º lugar e queixa-se de ter passado 4 anos a treinar sozinho, sem técnicos e sem apoios, sempre a choramingar patrocínios. Mm assim ficou a 1pto do bronze. Abandona a modalidade porque já não está para se sujeitar mais a isso.
Parabéns á Vanessa e que sirva de exemplo aos outros incompetentes que foram de férias à China à nossa conta.

Homem da Luz disse...

Caro Herlander,

é evidente que a clubização dos J.O. é um disparate e revela a mentalidade dos tugas. Tem razão quando diz que só o faço para picar os rivais do nosso blogue e porque perante tantas tristezas e faltas de seriedade me dão alguma alegria. Por falar nisso, gostaria de lhe dizer que gosto muito dos comentários que aqui tem deixado.
Um forte aplauso à sua entrada em campo na Catedral do Impróprio.
Abr

Anônimo disse...

E algumas Fereações mandaram os vice-presidentes em vez dos técnicos...parece política autárquica aplicada ao desporto. Cambada de chupistas. Só espero que o velhinho Moniz Preira vá à Portela esperar o belo adormecido e lhe dê umas bengaladas no lombo!

Anônimo disse...

Desde 1912 que vão atletas do Banfas aos JO's. Até 84 só tinham ganho um bronze com o Antonio Leitão... Agora vêm para aqui com esta conversa de patos bravos. Haja paciência p tanta pequenez...

Anônimo disse...

De facto, e tirando 2 ou 3 casos, são todos uns miseráveis ridiculos, em que as diferenças entre eles são apenas os discursos. Uns queixam-se, os outros chegam ao ponto de dizer que foi fantástico(mesmo ficando em ex:35º em 40) porque se divertiram muito e que é uma experiência fantástica. E os que dizem como ouvi já hoje que entraram no estádio e que paralisaram, outros que assumiram que não têm estaleca para aquelas andanças. F...-..!!!! Mas o que é esta M....??? Gajos como o Vasco da Gama ou o Pedro Alvares Cabral, devem estar a dar voltas na campa, com estes discursos. E só espero que o D.Afonso Henriques, não tenha televisão lá em cima, espero eu e rezem os nossos atletas incompetentes, porque um gajo que foi capaz de dar uma lição na mãe, no minimo a estes gajos decepava-os. Que mentalidade, é esta. Se não tinham condições porque não ficaram cá? É que pior que os resultados são mesmo as afirmações proferidas após as provas. No entanto é bom não esquecer que a culpa não fica apenas com estes pseudo atletas, os responsáveis são acima de tudo os dirigentes e treinadores que os levaram lá. Independentemente de ser do Benfica, acho que a por vezes tão gozada - por questões não desportivas - Vanessa Fernandes, foi uma pedrada no charco e uma lambada de luva branca em quase toda a nossa comitiva olimpica, senão vejam a coragem que teve, e foi a unica, em ser critica factual sobre o que se tem passado com os portugueses, e mais: percam tempo e vejam a reportagem da A Bola na edição de hoje sobre a mesma. Não deveria ter sido o Sr. Vicente de Moura, sem qualquer receio e com a soberania que possui a fazer as declarações que fez a Vanessa??? É preciso uma mulher de 22 anos!!! com pelo na venta(literalmente e metafóricamente) tocar na ferida e puxar as orelhas aos outros? È óbvio que alguns detractores virão a terreiro dizer que a menina está a falar de barriga cheia pela medalha alcançada, e porque teve apoio muito superior aos outros, etc. Mas pergunto, o que era o triatlo até aparecer a Vanessa??? Não terá sido quase total mérito da miuda a visibilidade que o triatlo nacional tem nos tempos que correm!? Não terá sido com o seu suor, dedicação e "profissionalismo" amador que ela conseguiu todos os apoios que tem hoje? Ou acham que aquela menina de Perosinho tem "padrinhos"?

Para mim, só lá deveriamos ter ido com 5 ou 6 atletas, de que me lembro levava o Gustavo Lima, O Nelson Évora, a Naide Gomes, o Francis, a Vanessa, a Telma, e mais um ou outro elemento que me possa estar a esquecer. Mas, alguma vez uma maior comitiva significou uma maior possibilidade de sucesso? Eu sempre aprendi que quantidade quase nunca andou de mão dada com qualidade...

Agora vou descansar porque eu à tardinha só estou bem é na caminha!

Anônimo disse...

ahahahahah!
Grande Bond, Zé Bond.

O 7 Maldito disse...

Está tudo coberto de razão. Aliás, eu tive um feeling que isto ia dar treta. Só por isso é que fui para a Pampilhosa ver o Tony Carreira em vez de ir para Pequim, terra de afamados patos.
Comecei a estranhar logo que ouvi os responsáveis com uma conversa "à Benfica": "Temos a maior delegação de sempre", "Nunca levámos tantos atletas às Olimpíadas", "é um nº record", bla, bla, bla... Ora se o senhor Vicente de Moura visse o campeonato nacional de futebol em vez de pentatlo moderno (moderno...ahahah!), já teria aprendido que tamanho não é documento... ser o maior não quer dizer que se seja o melhor, não é verdade?
Adiante. Quando começaram a buzinar a conversa da "maior delegação de sempre" (74 atletas, acho) torci o nariz e fui à procura dos realmente candidatos a qualquer coisa. E de facto, além dos suspeitos do costume (Vanessa, Obikwelu, Naide, Telma, Gustavo e Nelson) e um caramelo do tiro que dizia-se ser o melhor do mundo... o resto não passava de um belíssimo grupo excursionista PAGO POR NÓS!!!
Se é assim, para a próxima vão à Abreu, aluguem um charter, paguem do vosso bolsinho, andem todos com uma t-shirt igual, uma guia com uma bandeirinha na cabeça do grupo, mas por favor não nos envergonhem mais!
O que vale é que temos o futebol, esse desporto de cavalheiros onde só se compete pelo saudável desportivismo, a começar.

gavazzo disse...

O COP (Comité Olimpico Portugues) deve ser renovado de "alto a baixo".
Exigência, competência, rigor, seriedade e profissionalismo devem ser pilares fundamentais e vectores permanentes de actuação.
Vicente de Moura faz lembrar os "sub 70" da Direçcão da Federação Portuguesa de Futebol, e o amadorismo reinante terá de ser severamente penalizado!

Portugal e os Portugueses merecem mais respeito!

(Óbviamente, Vanessa Fernandes é uma excepção e um exemplo a seguir por todos os atletas)

Marco Fortes não pode (e não deve) depois das estupidezes e das idiotisses que disse, continuar a representar o Grande Sporting Clube de Portugal, que é e continuará a ser, a Maior Potência Desportiva Nacional!

Anônimo disse...

É curioso ver como aquilo que o 7 disléxico (mais conhecido por 7 mal dito)designa como "conversa à Benfica", vem precisamente aplicada, e reconheça-se com bastante modéstia, no último parágrafo do último comentário ao "sporteing".
Ora, parece que afinal a designada "conversa à Benfica" mais não é do que a conversa utilizada pelos adeptos de clubes menores para parecerem maiores do aquilo que efectivamente são, tipo gatinho de pelo eriçado...
Há efectivamente uma distinção a fazer entre a "conversa à Benfica" -utilizada pelos adeptos de clubes de pequena e média dimensão afectados por complexos de inferioridade críticos - e a "conversa sobre o Benfica" - tipo de conversa abundante em adjectivos superlativos e absolutos, indispensável para que alguém consiga referir-se ao Glorioso.
Feita a precisão linguística, e retomando o comentário a este post, podemos já hoje afirmar que se o Benfica figurasse no quadro de medalhas destes JO estaria à frente de Portugal... é o que se chama ser maior do que "uma naçom"...

O 7 Maldito disse...

Ah!ah!ah!ah!
7 Mal dito é muito bom! Obrigado, "fathership".

Anônimo disse...

Ó "fathership" é o esplendor da aposta na formação olimpica do benfica!!!

herlander disse...

Nem tudo foi mau em Pequim! Grande performance do nosso Nelson! Mas eu naquele último salto tinha mandado uma "bomba" para a areia, como os miúdos na piscina, eheheh!
VIVA PORTUGAL!

E novos posts, arranjam-se?

O 7 Maldito disse...

Homem da Luz, lanço-te o seguinte réptil: faz lá um título de post com ouro tão bom como o que fizeste com prata!
"Ouro Negro" não vale. Já deu para o Mantorras, para o Adu e para a newsletter da Galp.

Grande Nelson!

Anônimo disse...

Assim se vê a pobreza de espírito dos galináceos. Nada melhor que vocês para nos mostrarem quão reles são.
Como não ganham nada na bola de repente ficaram adeptos do triatlo e dos saltos para a areia.

Anônimo disse...

Confirma-se! Nélson Évora já tem ouro ao pescoço! Viva o Nélson! Viva Portugal! Apesar de não ganhar salários milionários como o de um jogador de futebol, com meia dúzia de saltinhos já deu mais alegrias aos portugueses que qualquer clube português de futebol!

Pedro Lopes

Anônimo disse...

Ouro Vermelho.

Sei que quando Portugal ganha ganhamos todos, mas não consigo deixar de sentir orgulho no Évora ser do Benfica. Ele e a Vanessa.

Duas medalhas não é nada, principalmente com atletas que depois das suas prestações nem sabem 'falar' e agir, mas tudo bem somos um país que não aposta em grande nas olímpiadas, por isso pedir mais seria, vá, parvo.

2 dos úncicos atletas em que eu acreditava sabe bem ;)

Anônimo disse...

as unicas tristes declarações vieram de quem ganhou alguma coisa. que pobreza de espírito mandar abaixo quem não conseguiu resultados. É o nosso Portugal(zinho)

Anônimo disse...

parabens a todos os que representaram Portugal porque no minimo conseguiram os mínimos para poderem lá estar. Especial viva para a Vanessa e Nelson; Prata e Ouro numa Olimpíada são feitos verdadeiramente extraordinários!
saudações sportinguistas