segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Porque no te callas?

Para os mais desatentos, a frase que dá o título a este post foi proferida pelo Rei D. Juán Carlos a Hugo Chavez na última cimeira Ibero-Americana - e não por Soares Franco a Paulo Bento na última conferência de imprensa do Sporting. Apesar dos analistas considerarem que a frase foi “uma Dias da Cunhice monárquica”, o certo é que ganhou vida própria e tornou-se inclusive num enorme sucesso económico quando uma empresa norte-americana (dou o palpite que judaica também) se lembrou de a usar para toques de telemóvel, ideia que já lhes garantiu um milhão e meio de euros (quantia em cash que já pedi para o Pai Natal depositar na chuteira que todos os anos coloco junto ao presépio).

A composição sonora do toque não podia ser mais simplista: Porque no te callas? Oh! Oh! Oh! Acontece que ao ouvir esta composição polifónica – e por estarmos no Natal, a época de hibernação leonina - lembrei-me que aqui estava uma bela ideia para uma adaptação do tema ao cenário futebolístico nacional. Imaginem uma imagem de Paulo Bento num flash-interview a falar com aquela “musiquinha espanhola que ele apanhou em Espanha”, subitamente interrompida por um Pai Natal que o empurrava para fora do plano e dizia: “Porque no te callas?” Zoom-in na cara do Pai Natal e concluia-se que este, não era nem mais nem menos do que o famoso Barbas, sorridente, com manto que lhe dá o nome pintado de branco e que diz para a câmera: Oh!Oh!Oh! É ou não é um presente giro para o Natal? Pois não, não é, mas também não são a maior parte dos presentes que recebemos, tirando as cuecas e as meias que estão garantidas desde que atingimos a idade adulta.

Outra ideia para que deixo ao empreendedorismo nacional (em troca de 5.000€ na compra da patente, é claro) é uma calçadeira, objecto que admiro pelas sua simplicidade estética e eficiência absoluta. A calçadeira encarnada seria adornada com uma imagem que a preenchia por inteiro: o momento exacto em que o brasileiro dá o toque de calcanhar para um dos mais belos golos desta época. Este objecto tem a vantagem de também poder ser oferecido como presente aos seus familiares e amigos sportinguistas que, nesta altura do ano, já é tradição não saberem como se descalçar de umas quantas botas.

Para terminar em beleza, a minha última invenção para Merchadising Natalício com o selo falsificado do Impróprio: porta-chaves esculpidos em pau preto, tendo como modelo a mão do nosso talismã “Conguito da Sorte” a fazer figas. Já não há dúvidas que o miúdo é especial, talentoso e feliz, e que também tem o dom de transmitir estas qualidades e emoções a todos os benfiquistas (chorei comovido quando vi o prodígio a correr com aquele contagiante sorriso e ir festejar o golo com o Mantorras, o talismã seu antecessor). A cereja no topo deste magnífico amuleto, é o nome com que o produto será comercializado e que visa seduzir os clientes pela sonoridade ao orgão do corpo humano que todos os benfiquistas gostavam de receber este Natal: Figa Adu!

Antes de me despedir e ir acender as velinhas para o jogo de 4ª, tenho-lhe a confessar caro leitor que antes de me decidir a escrever as palermices que acabou de ler – actividade com a qual me tenho destacado profissionalmente com uma coluna diária no Correio da Manhã denominada Horóscopo – ainda pensei em escrever qualquer coisa sobre futebol. Mas como isto anda a correr tão bem e a nossa época se vai definir nas próximas duas semanas, pensei que se calhar o melhor era eu calar-me, muito bem caladinho.


16 comentários:

Anônimo disse...

ahahah!! LINDO!
calçadeira Luisão, eu quero!!
L

Anônimo disse...

cala-te muito bem caladinho.... é o mais acertado!

jimbras disse...

Dizer que o calcanhar do Luisão é um grande golo é o mesmo que dizer que o penteado do Paulo Bento é o último grito da moda.

No meio daquela atrapalhação toda a sorte do Benfica foi a jogada ter sido na area da Academica porque senão...

Anônimo disse...

é de realçar que o iluminado da Luz apresenta alguma dose de honestidade intelectual pois se não fosses a sorte que tem bafejado o Benfica não estariam na posição em que se encontram. o Sporting mereceu ganhar nem que fosse por ter marcado dois golos, mas ultimamente a sorte não parece querer nada com o verde e branco. eu pergunto aos amigos benfiquistas que não são tapadinhos o que vai ser de vocês se não começam a jogar futebol? é que o ranço não dura eternamente

Anônimo disse...

Excelente post Homem da Luz.
Quanto a estes tristes aziados do costume, o que dizer? É triste, mas são os "rivais" que temos... nem dá muita luta, pois não?
Um abraço!

Anônimo disse...

Triste é ainda te deixarem comentar Consul......

Anônimo disse...

consul, vê lá se de tão inchado não te rebentam os cornos, vermelho do caraças!

Anônimo disse...

27, por cá?! Seja bem aparecido imitação rasca do que já foi um feroz babuíno verde! Não deixa de ser estranho, o GLORIOSO só joga amanhã...já não tens alegrias na vida é rapaz? Volta lá para o buraco onde estavas a hibernar, que aí é que estavas bem!!
Um abraço e as melhoras!

Anônimo disse...

eu quero uma Figa Adu!

LOL

Anônimo disse...

ó consul ou será cônsul? o Sporting perdeu e os pobres benfiquistas sorriem de novo. por esta hora rezam e acendem mil velinhas a ver se o ranço continua e lá conseguem não ser ultimos do seu acessível grupo. como devem imaginar não vos desejo sorte pois isso não vos tem faltado. a capoeira rosada de onde sairam histéricos desde que ulttrapassaram o Sporting talvez seja o destino próximo a não ser que o ranço continue, a ver vamos.
saudações sportinguistas

Anônimo disse...

Lagartio!! ah ah ah!! Acho que mesmo sem querer, acabaste de ter piada!
Quanto às lagartices do lagartio,pouco há a dizer. Perde um jogo em que a sua equipa se bateu (quase) de igual para igual com uma equipa como o Manchester, e vem para aqui bufar sobre o Benfica e as velinhas, e o ranço, e a capoeira rosada... sem pontuação mas com muita indegestão. Calma homem! Haja honra! Que histeria!

Anônimo disse...

a cacarejar a cacarejar continuam as galinhas e galos cá da praça. mas tem razão o dr manco, o Sporting bateu-se de igual para igual como seria de esperar faltava-nos um Shator ou um Celtuc no grupo para fazer melhor, mas temos o rival para mostrar como é..
saudações

Anônimo disse...

cala-te ó burro

Anônimo disse...

o unico burro que aqui vejo é sempre o mesmo... o palhaço do "anônimo" que só diz merda...ao menos argumenta otario ou será que nao consegues conjugar mais do que duas palavras seguidas?

Anônimo disse...

burro é quem tem de usar 3 ou 4 nicks para conseguir provar alguma coisa... a unica coisa que prova na verdade é que é tão burro que só diz merda.

Anônimo disse...

3 ou 4 nicks? desculpa?? isso é para aqueles que querem passar despercebidos e são anônimos, o problema é que basta abrirem a boca para se ver logo quem é...