quinta-feira, 8 de novembro de 2007

A torradinha com pouca manteiga e o galão de máquina

“Bom dia Sr. Mário”
“Bom dia, caro amigo”, responde-me o simpático estalajadeiro, “é o costume?”.
“É o costume?”. Foi quando ouvi pela primeira vez esta pergunta – há uns anitos atrás – que percebi que estava a ficar velho. Até então vinha negando todas as evidências: conta ordenado, deixar de conhecer os porteiros das discotecas, a mesma namorada há mais de seis meses, acordar às 10 da manhã de Sábado, deixar passar o prazo de validade ao Guronsan, etc.
Quando o dono de um café nos pergunta se “é o costume”, não nos está a perguntar se é a torradinha com pouca manteiga e o galão de máquina da praxe. Não. Está apenas a dizer de forma simpática que estamos velhos e acomodados. Que baixámos os braços. Que nos deixámos enrolar de tal maneira na viscosa teia dos nossos hábitos que já nem conseguimos pedir um abatanado em vez do galão. Às vezes até esboçamos uma ténue reacção e fingimos que tentamos remar contra a maré. Eu, por exemplo, vou de vez em quando a um restaurante japonês ali para as bandas de Sete Rios. O empregado paquistanês dá-me o menu e eu penso sempre “hoje vou pedir algo diferente”. Olho, olho, olho, o empregado começa com a pressão psicológica, eu baralho-me no meio de tanta japonesice e, na dúvida, acabo por ceder: “é o sushi-sashimi mori, uma sopa de miso e uma imperial”. Sempre, desde que o estabelecimento abriu. Se o paquistanês tivesse nascido em Linhares da Beira como o Sr. Mário, diria certamente “o costume, portanto”. E eu, envergonhado, teria que admitir.
Os jogos do Sporting com equipas italianas funcionam exactamente com a mesma lógica. Eles chegam à Portela e já sabem que vai ser “o costume”. Os jogadores do leoninos sobem ao relvado e inconscientemente sabem que aquilo vai acabar “no costume”. E eu sento-me ali no Sector A4 com a secreta esperança que não se repita “o costume”. Não há volta a dar. Não dá para fintar o destino como Liedson fintou o Mexés. É assim desde que me lembro de ver futebol. Desde a eliminatória com o Nápoles, dos tempos de Maradona (sim, vi D10S a jogar!), seguindo-se outras com o Inter de Matthaus, Brehme e Klinsmann ou Milan de Shevchenko. Isto para nem falar da Udinese, do Torino, da Atalanta ou outros Paços de Ferreira transalpinos (eis uma palavra que tal como gauleses, magiares e teutónicos já só existe no léxico futebolístico).
E o que é “o costume” com as equipas italianas? “O costume” é o Sporting fazer o melhor jogo da época, dominar a partida, ter mais posse de bola, correr o dobro, rematar o triplo, ter o “Man of the Match”, receber elogios de toda a imprensa italiana, portuguesa e até do Rui Santos, saír debaixo de aplausos e no final não ganhar. Porque há sempre um golo mal anulado, um fora-de-jogo mal tirado, um poste no sítio errado, uma “casa” do Abel, ou uma cabeça do Polga. Como de costume.
O inglês Gary Lineker costumava (repararam na subtileza literária?) dizer mais ou menos a mesma coisa no que dizia respeito à selecção que capitaneava: “o futebol são onze contra onze e no final ganham os alemães”. “As usual”, diria o Sr. Mário se não fosse estalajadeiro.

26 comentários:

Anônimo disse...

"é o costume" que me deixa preocupado, porque bem vistas as coisas "é o costume" que o unico clube portugues com capacidade de estar na liga dos campeões é o F.C do Porco. Sou do Sporting e só vejo peidovics e yanics e mijovics que nao pertencem á mesma classe de jogadores do liedson, esse grande senhor, oriundo dessa grande escola de formação que são os supermecados bom preço.

Anônimo disse...

Apesar de ter saído triste do estádio, orgulho-me da exibição da nossa equipa. Foi um grande jogo em que dominámos completamente a Roma e que empolgou o estádio. Provavelmente a melhor exibição da época....

Anônimo disse...

Em a "Gazzetta Dello Sport":

"Ma è stata messa sotto sul piano del gioco da una signora squadra, che gioca un signor calcio."

"Ti immagini una Roma in controllo, favorita tatticamente dal vantaggio in apertura, con i padroni costretti a lasciare spazi per cercare il pari. Non è così. Perchè la reazione dello Sporting è da grande squadra. I portoghesi sono palleggiatori deliziosi, Moutinho , Romagnoli e Liedson hanno tecnica sopraffina, Veloso, mediano "nobile", ci aggiunge anche fisicità e consistenza. E allora è dura per i giallorossi."

Anônimo disse...

Se vocês não tão proclamada melhor exibição da época jogam aquilo e empatam, então só prova que se não forem as ajudas do sistema estavam no lugar do Braga!

Anônimo disse...

Pergunto: Ganhamos o jogo??? NÂO. Para mim podíamos ter feito a pior exibição da história do clube desde que tivéssemos ganho os 3 pontos.

Anônimo disse...

Grande jogo, alguns grandes jogadores, mas nao basta. Temos que pensar que estamos a jogar na Champions, nao contra a naval ou as rosinhas glorias do passado.

Nestas competicoes uma equipa e tao forte quanto o mais fraco dos seus elementos. E ha la alguns que nao tem sitio.

Por certo, estou totalmente de acordo com o robalo, por muito que custe admitir, os tripeiros sao os unicos com estofo champions....

7, grande post!!

Anônimo disse...

Tudo isto me faz lembrar um comentário recente de um dos iluminados que para aqui andam, que dizia qualquer coisa como isto:
SE...o Abel soubesse jogar futebol
SE...o P.Bento fosse bom treinador
SE...o Polga fizesse juz à sua "alcunha"
SE...o Totti tivesse jogado
SE...o Yannick fosse Djaló
SE...o Sportén não fosse tão maciozinho
SE...o azarucho não batesse à porta!
Em última análise diria..empataram, mas podiam ganhar!
Tudo isto soa a familiar não é...

Temos pena pequenotes!! Para o ano há mais! E sem liedson quero ver :)

Anônimo disse...

27, "empolgou" é mesmo a palavra certa ;)

jimbras disse...

Meus amigos se viram o jogo não cruxifiquem o Polga porque apesar de ser um lance azarado, antes dele a bola já tinha desviado no pé do Moutinho.
Quanto ao amigo Consul, a diferença dos "ses" é que o Sporting deu um banho de bola ao Roma (ao contrário do benfica), não houve jogadores do SCP com más exibições (o Djaló não conta:)ok?) e no final não houve frases celebres á la Camacho do género:
"perdemos mas também podíamos ter ganho".
"não fizemos golo porque a bola não entrou na baliza" ou ainda "perdemos o jogo mas ganhamos uma equipa"

Anônimo disse...

Com esta exibição o Sporting só conseguiu um ponto. Mas pior que isso é ter carimbado o passaporte de meia equipa: Liedson, Moutinho, Veloso, Izmailov...vamos ver quantos estão por cá daqui a um ano...
Abraços e parabéns pelo blogue

Anônimo disse...

Autogolos a favor do Sporting não contam...

GR a marcar na própria baliza com o joelho não são considerados golos...

Parece que à semelhança de algumas "particularidades" cá do burgo, a arbitragem do futebol Bélga também as tem!

SL!

Anônimo disse...

Liedson está em grande forma, já assumiu que está preparado para voltar a ser o marcador oficial de grandes penalidades, e nem se importa de jogar - num esquema táctico alternativo - sozinho na frente, desde que isso signifique mais jogadores no meio-campo ofensivo a fazer cruzamentos para a área.

Refira-se que Liedson soma 176 jogos com a camisola sportinguista e 102 golos. Os tentos do 31 estão distribuídos da seguinte forma: 77 na Liga, 11 na Taça UEFA, 8 na Taça de Portugal, 3 na Liga dos Campeões e 3 na Taça da Liga. Apenas na Supertaça Cândido Oliveira, o atacante brasileiro ainda não conseguiu marcar qualquer golo.

A influência de Liedson na equipa é evidente e é feita (também) de golos.

Liedson, resolve

Anônimo disse...

Faz lembrar o Nuno Gomes, lol!

Anônimo disse...

...

Anônimo disse...

mudando de assunto que isto está muito calmo. amigos lampiões, venho por meio deste post sugerir uma operação coração, dirigida a essa massa adepta tão mais maior grande do mundo e universo e arredores, para ver se arranjam uns euros para pagar a conta da água à C.M. Seixal! é feio pá! dever dinheiro pá! tantos recordes e não há guita prá água pá?

Anônimo disse...

por exemplo: vendem ó pé direito do Mantorras e deve até sobrar guito pá! é que não fica bem pá! dever água pá! bolas pá!
saudações indegestas

Anônimo disse...

Mulher a vender cachecóis na entrada do estádio no dia do jogo Sporting-Roma_
- Olha o cahecol do maior, olha o cachecol do maior...

Nisto, criança que passa por perto pergunta ao pai:
- Oh pai! Qual dos clubes é o maior?

Esta ouvi eu quando cheguei ao estádio.

Anônimo disse...

Já sabíamos que eram feios.
Já sabíamos que eram maus.
Ficamos a saber que não falta muito para serem porcos.

In Record:

A Câmara Municipal do Seixal enviou para execução fiscal parte da dívida do clube da Luz à autarquia relativa ao fornecimento de água ao centro de estágio.

Em declarações à Agência Lusa, o presidente da edilidade, Alfredo Monteiro, revelou que o valor em execução fiscal é de 170.000 euros mas recusou-se a adiantar os números da dívida total.

Segundo o autarca, o Benfica é "um cliente como outro qualquer" e já confirmou a sua intenção de regularizar a situação, processo que seguirá "conforme o regulamento municipal".

"O concelho do Seixal tem 80.000 consumidores e a água nunca foi cortada a qualquer um deles. O que fazemos é avaliar caso a caso as razões do não pagamento da facturação para encontrar uma solução de pagamento vantajosa para todos e que cumpra o regulamento municipal vigente", explicou.

Anônimo disse...

Se calhar a solução passa por alienar património?! Esta é-vos familiar de certeza, não?
Deixem lá o grande em paz amigos... isto é que não há um dia de sossego sem virem para aqui arrotar e vomitar ódio hein?! Que maçada...pá!
As melhoras seus indegestos de baixo nível!

jimbras disse...

Amigo Consul, então e que património têm vocês para alienar? Ah! Património não desportivo... têm o Mantorras. 18 milhoês não é?

Anônimo disse...

Aloooooooooô, osgas... Onde andem, por onde andarem as osguinhas? Andarem ainda escondidas no meio das pedrinhas da pedreira de Braga?
Binde cá para baixo, que já ninguém repara, binde tratar dessa má disposição aqui para a terra dos touros. Voltai para casa...

Anônimo disse...

Amigo jambras, que diz? Já acabou a euforia de uma semana? Já voltou para o buraquito? Olhe, foi bom enquanto durou, sempre deu para me rir de mais umas alarvidades suas e dos seus colegas de esconderijo...
As melhoras!

jimbras disse...

Alarvidades? Só se o "grande" Camacho for um alarve, porque limitei-me a proferir frases ditas por ele. Ou então o Mantorras já vale outra vez 18 milhões!

Quanto ao resto foi uma semana para esquecer com o SCP a jogar mal e o PBento a cometer um erro infantil (na munha opinião).

Amigo Consul, eu não me escondo, limito-me a enalter as vitórias do SCP e a apreciar as derrotas do SLB.
Assim como não venho aqui dizer que o SCP é o melhor do mundo a seguir a uma boa exibição.
Agora, voces, quando perdem nunca é por jogarem mal mas sim porque as bolas não entram na baliza.
Comecem a cantar muito de galo... há mais marés que marinheiros.

Ps: Amigo consul, só para dizer que no teclado do computador a letra "i" está entre o "u" e o "o".
É que jimbras é um nome que os meus amigos me chamam há muitos anos que se pode interpretar como "velho companheiro", agora "jambras" não sei o que é.

Saudações desportivas e parabens ao seu benfica (ui como isto me custa)

Anônimo disse...

Amigo jimbras, peço desculpa mas inicialmente confundi os seus desabafos e angústias lagartícias com croaqs de um famoso sapo jamba, pensei que fossem familiares. Desculpe pela confusão, prometo que de hoje em diante farei o meu pssível para me lembrar da sua natureza humana.
Contudo, e para tal, permita-lhe que o aconselhe a mudar de cassete, que já não atinge nada nem ninguém.
Um abraço e continuação de uma boa hibernação, até futuros Natais!

Anônimo disse...

Caros amigo a grande tormenta do Sportén, o vosso grande "costume" é o NATAL, o Natal é o "costume" em que a força começa a baixar, como o ciclista que na recta vai a nove e quando começa a subir ... "é o costume", como o Pinto da C com a menina da vida, quando chegava a hora, ... ela dizia "é o costume", efim, ainda bem que o Natal não acaba!

Anônimo disse...

E, mais importante ainda, não esquecer que..
Natal é quando um homem (ou o M.Veloso) quiser!!
Ou isso ou 4 vezes por mês, tirando quando a selecção joga!