terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Nada de novo

Os futebolistas são, regra geral, pouco inteligentes. Quer dizer, têm aquela “inteligência futebolística” que lhes permite escapar à marcação do central, rasgar a defesa com um passe bem medido ou pisar a genitália do adversário quando o árbitro não está a olhar. Mas quando toca a falar nas tv’s ou a dar uma entrevista à imprensa, é certo e sabido que lá vem mais um chorrilho de calinadas e banalidades, para minha delícia e acredito que de muitos vós. Por isso é que cada vez que um novo jogador assina por um clube, aqui o escriba fica especialmente atento. É nestas ocasiões, com a emoção à flor da pele e os media a pressionarem, que os artistas mais facilmente se espalham ao comprido. E a mesma lógica é integralmente aplicavel aos dirigentes, ávidos de impressionar jornalistas, sócios e accionistas com a nova contratação.
Uma das mais clássicas argoladas do mundo da bola (e que revela menor inteligência por quem a profere) é a comparação com grandes nomes do futebol. Quem não se lembra de Sousa Cintra (volta, estás perdoado!) dizendo que Careca (não voltes, não estás perdoado!) era uma mistura de Eusébio e Pelé? Como se veio rapidamente a provar, o rapaz era na verdade uma mistura de calceteiro com estucador. O mesmo Cintra teve o desplante de afirmar que Douglas era o novo Sócrates (o do escrete, não o de São Bento). Ainda no universo sportinguista, Litos era o novo Futre, Dani o novo Figo e Simão idem. Paíto estava rotulado de novo Roberto Carlos, e quase posso garantir que um desportivo espetou a mesma etiqueta no incapaz do Ronny.
Mas alto aí, benfiquistas! Não se fiquem a rir. Primeiro porque não é bonito rir quando vos faltam três incisivos e dois caninos, depois porque também ali para as bandas de Carnide estas comparações são useiras e vezeiras. O pobre Eusébio deve dar voltas na garrafa de Chivas a cada vez que é comparado a mais um recém-chegado. Assim sem rebuscar muito no arquivo, lembro-me logo de Akwá, o novo Eusébio, Mantorras o novo Eusébio, e mais recentemente, Adu o novo Eusébio (perdoa-os Pantera, que não sabem o que dizem…). Novos Ruis Costas também já lá devem ter passado muitos. David Luiz é o novo Humberto Coelho, Nuno “Gomes” adoptou o apelido por se comparar ao “bibota”, e até Di Maria foi considerado o novo Simão, tendo o orelhudo argentino processado imediatamente o jornal responsável por tão desbragado insulto.
A moda também já pegou nos treinadores. Hoje em dia, qualquer “mister” com menos de 40 anos e que consiga duas vitórias seguidas no campeonato é automaticamente um novo Mourinho. Neste lote incluem-se Vítor Pontes, Luís Campos, Jorge Costa, entre outros. Paulo Bento está excluído pelo simples facto de jamais conseguir duas vitórias seguidas.
Como denominador comum de todas estas comparações temos o facto dos comparados serem (ou terem sido) praticamente todos umas verdadeiras nulidades.
O tempo já devia ter ensinado aos recém-chegados que compararem-se a um craque é meio caminho andado para caírem no esquecimento. É o princípio do fim das suas imberbes carreiras. Por isso, digam-me lá: quando um tal de Laszlo Sepsi chega ao Benfica e diz que é o novo Maldini, é ou não é de lhe chamar...pouco inteligente?


Ps: eh pá, agora que releio este post…bolas, está mesmo bom…acho que sou o novo Nuno Rogeiro!

21 comentários:

Anônimo disse...

Caro Novo-Pulido, uma prosa destas esta mesmo apenas ao alcance de um novo-Sousa Tavares, ou quica, mesmo ate de um novo-Leonor Pinhao. 7, se nao tiveres cuidado, ainda vais ficar conhecido na blogosfera como o "Novo-Rui Santos", a grande promessa da nossa comunicacao social desportiva.

Falando de promessas, alguem sabe onde anda aquela grande promessa do futebol "encarnado" chamada: Chano?
E o Afonso Martins? Dominguez?
E o Tinaia e Zeferino, que sairam do Porto para o Real Madrid?
E o Bakero, ex-boavista, ex-sevilha?

Anônimo disse...

Ah, e alguem por ai sabe se a outra grande promessa encarnada, o Sandro Tamagnini, e irmao da filipa ou e a filipa?

Anônimo disse...

7, com este post, passaste de um grande "posteiro" da blogosfera para uma promessa da comunicação social, ou não.
Quanto ao novo Maldini na Luz, acredito que se referem ao Benfica proporcionar aos jogadores prelongarem a sua carreira, até idade avançada (e não me refiro ao Rui Costa).
O que já não acontece no sporten, que são todos tenrinhos.

Cozinheiro Sueco disse...

Nuno Rogeiro, não diria. Mais ao jeito de um Rebelo de Sousa... mas ligeiramente menos alucinado.

Anônimo disse...

pessoal,
se alguém quiser comprar coca-cola o feira nova está a fazer uma promoção!

Anônimo disse...

Tiuí, o novo...

- Alecsandro
- Koke
- Motta
- Nalitzis

Anônimo disse...

Faz-me lembrar outro que também chegou cá e disse que era o novo Maldini:
Vujacic

Anônimo disse...

"promessa do futebol "encarnado" chamada: Chano?"
o homem chegou ao benfica com 35 anos, onde é que isso é promessa?? era pintor nos tempos livres e mais valia ter ficado por lá, nunca vi uma camisa 10 tão mal entregue..mas daí a promessa, isso é estar a fazer-lhe um grande favor!!
promessa promessa é o capitão Beto...e o Djaló, e o Sousa, e o Pepa, e o Edgar, e o Dominguez e o .... Veloso!!
Abraços,
JR
(e brindo-vos e aos 10,000 visitantes!!! ficamos agora à espera do post...10,000!!!)

Anônimo disse...

E o meu amigo ginjas que eu conheço?

Anônimo disse...

Kim Berto, a grande promessa dos lagartos e depois dos lampiões!

Anônimo disse...

Conhecido na Superior Sul como Picachú, ahahah!

Anônimo disse...

e o fabio cuentrão? o novo boy george?

Anônimo disse...

«Sou parecido com Liedson», diz Tiuí.

aqui está a prova que um mal nunca vem só. agora é o ratatui a comparar-se com o maldini dos mergulhos...

'tá bonito isto...

Anônimo disse...

mais cedo ou mais tarde ela ia espalhar-se ao comprido..."o novo Liedson"...ahahah!

O único tipo minimamente inteligente foi o presidente do Guimaraes quando apresentou o Mrdakovic e disse "melhor que o Nuno Gomes é de certeza". AHAHAHAH!

Anônimo disse...

Antes de mais parabéns por terem chegado à mítica meta das 10.000 visitas. Isto está mesmo bem escrito, enganarem 10.000 visitantes para leram sobre dois clubes que já deram a época por perdida só mesmo com muita conversa da treta mas a malta gosta e volta para ler mais.
Em ralação ao post. Eles antes de jogarem são sempre parecidos com algum bom jogador, o pior é quando a boa começa a correr aí são mais parecidos com eles próprios.

Anônimo disse...

Leiam o que dizem sobre o Tiuiuiui!

o "SantistaRoxo", blogue do Santos da autoria de Odir Cunha, deixa uma opinião contundente sobre o agora leão. "Não gosto de perseguir jogadores, mas o Rodrigo Tiuí está na profissão errada. O rapaz não sabe nem andar em campo. Não sabe driblar, passar, cabecear, correr com bola, chutar. (...) É uma vergonha para o Santos ter um atacante como o Tiuí. Eu (...) mandaria o Tiuí estudar. Ainda é novo e dá tempo de seguir outra profissão."

.....isto está bonito está!!

Anônimo disse...

Obrigado, 27. Está então explicado...é o novo Cardozo.

Anônimo disse...

e o LFV é o novo messias da luz, no entanto burro não parece ser ele mas os que o aplaudem e idolatram..sem ofensa pessoal, refiro-me àquela coisa mais ou menos abstracta chamada "massa adepta" ou se quiserem a "massa associativa e simpatizante"

saudações indegestas

estas migas com carne de porco dão algum trabalho

e saudações também todos os que são a massa adepta e simpatizante deste belogue

jimbras disse...

Isto deixa-me preocupado. Querem ver que compramos o Bergessio disfarçado.

Visconde disse...

Uns litros de água oxigenada na cabeça e temos aí o Abel Xavier...
Esta direcção não facilita!!!

Saudações
http://ovisconde.blogspot.com

Anônimo disse...

Misters,
HL e 7M vocês estão muito tempo sem escrever, já andamos nisto desde 3ª feira e hoje já é 6ª!