quinta-feira, 3 de julho de 2008

Aldeia da Roupa Branca

É verdade caro leitor, pode acreditar que também eu já tinha saudades suas e de voltar a envergar a perfumada camisola do Impróprio. Nem que seja porque acabo de chegar de umas "longas" – palavra utilizada pelo meu patrão - férias e há uns dias que não sentia o agradável aroma da roupa limpa à flor da pele. Apesar de ter estado longe fui sempre acompanhando os acontecimentos do futebol nacional. Depois de tudo o que li parece-me que o facto do meu regresso aos relvados coincidir com o facto de ter um enorme saco de roupa suja para lavar, é muito mais do que uma simples coincidência.

Primeiro a Selecção. Mais uma fraca prestação da nossa equipa com excepção do nosso guardião que fez um Europeu fantástico, sobretudo no jogo com a Alemanha. O Ricardo mostrou nesse jogo que é o português com os reflexos mais rápidos de sempre. Perante os golos da Alemanha, o guardião fez o que todos gostaríamos ter feito: fechar os olhos para não ver aquela desgraça.

O Porto vai à Liga dos Campeões. Isto só vem provar que a famosa pena dos 6 pontos por tentativa de corrupção desportiva foi orquestrada em conjunto pelo clube, pela Liga e pela Federação - instituições que são cada vez mais a mesma. Senão o Jorge Nuno teria recorrido da pena (deve-se chamar assim porque quando chegou a seus pés fê-lo rir), senão quando os senhores da Federação foram à UEFA teriam admitido que retiraram os 6 pontos ao Porto, senão o futebol português não era a roubalheira que todos conhecemos. Mas não, perante a UEFA as nossas Federação e Liga disseram que a pena não tinha sido transitada. Ora como sabem o país passou por uma enorme greve de camionistas e o que João Leal quis dizer com "transitado" foi que a pena não tinha chegado por falta de transitários.
Notável a prestação da Federação de Futebol que preferiu beneficiar o único clube da história do futebol nacional que está provado que corrompeu e roubou jogos, em detrimento de todos os outros. Esta medida terá consequência directa na evolução do nosso futebol, já que levará muito mais pessoas aos Estádios. De todos, creio que os mais beneficiados serão o Estádio da repulsa e o Estádio da total indignação.

O Ministro de Desporto empolgou-se com o caso de "suposto" doping de Nuno Assis (não sei se sabem mas ficou provado que o delegado que recolheu a amostra para a análise clínica foi um computador que assina como António?!?!). Recordo-me de três nervosíssimas conferências de imprensa que o Ministro fez, subordinadas exclusivamente ao caso particular do atleta e para o qual convidou a comunicação social. Porém no caso do Apito Dourado e do Apito Final, nem sequer uma convocou. Não pense o leitor que é perseguição do governador ao Benfica ou manipulação governamental do Porto. Nem pensar! A verdade é que o caso de doping não foi do Nuno Assis. É reconhecido por todos que nunca vimos o rapaz ter um grande desempenho futebolístico, certo? Por outro lado, o suposto Ministro do Desporto teve um desempenho absolutamente heróico na defesa da verdade desportiva no caso Nuno Assis e absolutamente cúmplice nos casos de corrupção. Parece-me que quem estava dopado na altura era o Ministro e que a sua fragilidade neste momento se deve designar simplesmente por "ressaca". Para isso passar, dê mais um tirinho de nandrolona ou então coma uma frutinha do Norte que isso passa sr. Ministro...

Por falar nisso, Jorge Nuno veio dizer que o seu clube ganha os jogos dentro de campo. É verdade sim senhor, mais concretamente nos campos frutícolas do Brasil e dos países de Leste. Talvez por isso tenha contratado o “cebola”, numa clara expansão do negócio que mais rendimento dá ao “clube de batoteiros” (palavras do Presidente da Uefa). Para além da fruta com que nos presenteiam há mais de 20 anos parece que a próxima época também vai ser fértil em vegetais.

Carolina Salgado foi acusada de mentir e as escutas efectuadas no âmbito do processo da Fruta foram consideradas ilegais. Depois de ter visto o Bruno Paixão na TV a dizer que depois do jogo que arbitrou o Jorge Nuno lhe levou frutinha para dormir, só posso considerar que deve ser proibido escutar notícias e, sobretudo, escutar testemunhas que digam uma .

O SCP está a reforçar-se em peso para a nova época. Parece-me que já temos novo campeão da pré-época, sobretudo depois das notícias do alegado interesse da Juventus por Miguel Veloso. Alegadamente (só pode ser) o Sporting pediu 20 milhões pelo jogador e, como se fosse pouco, ainda queria ficar com Tiago! Para quem se ria - e com razão - de que o Mantorras valia 18 milhões, vai ter agora de aprender a rir-se de si próprio até ficar agarrado à barriga (zona do corpo onde o Miguel Veloso é mais forte).

O futebol português está cada vez mais sujo e corrupto, já não tenho esperanças que haja uma limpeza. Infelizmente a especialidade da Federação e Liga não é essa, é o branqueamento. Branqueamento da verdade desportiva, dos valores desportivos, da honestidade, moral e seriedade. Nisso somos os campeões da Europa e enquanto nuestros hermanos cantam Campeones, Campeones, e ainda têm o melhor campeonato do Mundo, nós por cá podemos cantar: Branco mais branco, não há!
É mesmo porreiríssimo pá...

23 comentários:

O 7 Maldito disse...

Seja bem-vindo Homem da Luz! Confesso que com tamanha ausência quase enjoei o verde. Já tinha saudades das tuas vermelhas consoantes e vogais...
Para a próxima dá notícias. É que eu e muitos comentadores já estávamos em cuidado. Cheguei mesmo a pensar se não estarias raptado num apartamento em Marbella, juntamente com o Cebola. É que esta malta do Norte é capaz de tudo para enfraquecer o adversário.
Abraço aqui do teu sócio e simpatizante.

Anônimo disse...

Bem regressado seja HdL!
Realmente, escandaliza o que se tem feito nos bastidores do futebol português a uma Instituíção como o Benfica.
Neste país, faz-se tábua-raza da Lei, dos regulamentos, das directivas. Beneficiar o FCP parece ser a palavra de ordem.
Mas este novo ano futebolístico que agora se inicia promete vir a ser diferente. O Rui Costa está a fazer um bom trabalho com contratações cirúrgicas de jogadores que prometem vir a ser reforços seguros, bem como apostas de futuro para assegurar a continuidade. A sintonia RC/ Quique Flores parece estar a ser perfeita, o que se evidencia pela natural preferência pelo mercado espanhol que o técnico, domina.
A ver vamos, mas estou com o pressentimento que este ano vai ser o ano da "águia".
SLB4EVER
Oscar Barbosa.
P.S. A cláusula de rescisão do Mantorras era de 18 milhões de Contos, não de Euros, se bem estou recordado. Infelizmente, razões de ordem física não permitiram que o valor do jogador se confirmasse em pleno.

Anônimo disse...

ATENÇÃO:

o último comentário NÃO é de O. Barbosa e SEGURAMENTE não é de um benfiquista!
É um lagarto a querer fazer-se de esperto, tarefa ainda mais difícil do que vender o Miguel Veloso.

Anônimo disse...

Cuidado com esse revisionoismo histórico à Mao Tse Tung! Vieira na altura dizia que não precisava de Jardel pq tinha Mantorras, que seria vendido ao Barcelona por 18 milhões de contos.
Hoje seriam 90 Milhões de Euros, ou seja, o que o Madrid vai pagar pelo Cronaldo...
De 90 M para 20 M ainda vai uma boa distância.
Fora este "pormaior", bem-vindo de volta!

Anônimo disse...

Caro Polígrafo.
Não entendo qual é a sua ideia ao questionar a autoria do meu anterior comentário.
Nao lhe peço que concorde ou discorde das minhas ideias e convições. Só lhe peço que respeite a minha opinião como eu respeito a sua. É para isso que serve este "espaço": para discutir de foma descontraída e, por vezes, humorística a vida dos nossos clubes sejam eles o SLB, o FCP ou O SCP.
Se o motivo do seu alerta foi o problema da cláusula de rescisão, não se apoquente pois qualquer jogador que não tenha cláusula de rescisão - e há vários - tem uma "cláusula de rescisão" maior que a do Mantorras. É a chamada cláusula infinita, sempre maior que quaisquer míseros 18 ou 20 milhões de contos.
Oscar Barbosa

Anônimo disse...

Dr. Barbosa,

sou benfiquista e, como tal, não é meu hábito ofender pessoas com ideias contrárias. Porém, não me parece que o seu discurso seja real. Parece um deja-vú que faz uso jucoso do discurso patético de Luís Filipe Vieira, por isso, mais sportinguista que benfiquista. O trabalho de Rui Costa e Quique Flores é o melhor que se pode fazer, mas está longíssimo de nos colocar como fortes candidatos ao título deste ano. desculpe, mas o seu comentário fez-me lembrar páginas de jornal que dizem que Aimar e Micolli vêm para o Benfica. É claro q depois da razia de que fomos vítimas nas últimas 5 jornadas do anterior campeonato são objectivos impossíveis de alcançar.
Desculpe, mas não acredito nisso, nem que um discurso como o seu seja de um benfiquista, ou pelo menos, útil ao nosso Benfica.
será que o sr. existe mesmo ou é uma personagem que aqui se faz passar de O. Barbosa e como benfiquista?
Sem nunca ter o intuito de o ofender, fica apenas a minha dúvida...
Saudações desportivas

Anônimo disse...

este deve ser irmão do juveloboy...

Anônimo disse...

Caro Polígrafo
Não tenho por hábito fazer uso jocoso dos discursos de quem quer que seja, muito menos do presidente do meu Clube, por muito que discorde deles (e às vezes discordo mesmo sem os julgar patéticos). Se você acha que o Carlos Martins, o Jorge Ribeiro, Ruben Amorim ou o Balboa não são bons reforços, está no seu direito.
Eu penso que podem ser peças importantíssimas de um puzle que está a ser montado com pés e cabeça. Se vier o Aimar, melhor. Mas temos que ver que os tempos são outros e que a situação vivida há 20 anos em que num Brasil - Suécia o Benfica tinha 6 titulares dificilmente se poderá repetir. Há que ser realista e apostar em jogadores com boa relação qualidade/preço. É claro que eu não me importava de ter o Torres, o Klose, o Pepe ou o Pirlo... Mas, sejamos realistas, estes jogadores não estão o alcance dos nossos cofres.
Quanto à sua dúvida, terei o maior gosto em tirá-la se sente necessidade disso. Aliás, já sugeri em tempos a organização de um almoço ou jantar com todo o pessoal que frequenta este saudável "espaço" de convívio.
SLB4EVER
Oscar Barbosa

Anônimo disse...

Ok Dr Barbosa,
teria todo o gosto em conhecê-lo e assim reconhecer que estava errado. Que tal no Catedral? Seria mais interessante...

Um abraço Glorioso

PS- Já repararam como as conversas e discussões entre benfiquistas são mais civilizadas e educadas?
É por isso que nos chamam de Glorioso!

Anônimo disse...

Certo, certo, mas não se esqueça que ainda há momentos me estava a chamar de "lagarto a querer fazer-se de esperto". E eu nem questionei se existe alguém chamado "polígrafo".
Oscar Barbosa

Anônimo disse...

Eu também só duvidei que era o senhor. Lamento, mas o seu comentário não me pareceu verdadeiro. E na verdade continua a não parecer. Mas é apenas a minha opinião e o senhor terá a sua. Se é tão benfiquista quanto eu, saberá que somos o clube mais democrático da nação e lidamos bem com as opiniões contrárias, desde que tomadas de forma educada. Foi o que fiz.
Abraços Gloriosos e cordiais

Anônimo disse...

ó Barbosa, ó Poligrafo, voces são muito civilizados, sem dúvida. Prova disso foi a AG de ontem em que o LFV saiu escoltado ela PSP...

Anônimo disse...

Por acaso não me lembro de nenhum benfiquista ter invadido o campo porque a sua equipa estava a perder. Mas lembro-me muito bem da JuveLeo o fazer a meio de um derby...

Anônimo disse...

Ó amigos e que tal virem ter comigo para fazermos uma novela e deixarem estes espaço a quem comenta futebol e não está para ler insultos e piropos entre dois "comentadores"

ps: estou nos estudios em Queluz

Anônimo disse...

HdL, teve azar, primeira "boca" ao Sporting foi logo uma entrada em falso.

O preço pedido pelo Sporting referente ao Miguel Veloso é de 20 milhões de euros ( 4 milhões de contos, na moeda antiga).

O preço que o alucinado LFV dizia que o Mantorras valia eram 18 milhões de contos (90 milhões de euros)

Comentários para quê?

Boa sorte para os futuros "posts".
Este não contou, a malta desculpa...fim das férias...muita roupa para lavar...

Homem da Luz disse...

ó matemático, mas o Mantorras mesmo debilitado fisicamente joga à bola e corre, o Miguel Veloso parece estar sempre a pastar, daí a óbvia diferença de valores.
Pareceu-me uma boa boca, algo que a mãe do Miguel Vaidoso diz que ele tem desde pequenino.
Um abraço

Anônimo disse...

O Mantorras joga à bola e corre? A diferença de valores é óbvia? xiiiiiiiiiii...como isso está!
Como se não bastasse veres tudo a vermelho, o campeonato ainda não começou e os delírios já vão alto!

Unknown disse...

Senhor "desculpe mas não percebi", o senhor sabe interpretar um texto com as suas ironias e sarcasmos, de entre outras apelidadas "figuras de estilo"????
Hummmm, tenho as minhas dúvidas. Não se exalte, isto é só um blogue onde se brinca com a realidade das coisas.

Bom post. Gostei.

Anônimo disse...

Este Impróprio para Cardiacos é uma paródia! Não sei se me ria mais com os textos dos 2 bloggers se com os comentários dos visitantes!
Continuem assim!

Luís Alves

Anônimo disse...

lembro que o que o meu caro amigo hdl queria dizer é que o mantorras joga que se farta. e por se fartar naqueles 5 minutos que joga de 3 em 3 meses e´que não joga nada. e´um gajo farto do jogo em si.
a ultima vez que o vi depois de se fartar, foi num casting para o remake do sitio do picapau amarelo. o gajo gramava ser a boneca de trapos mas a patricia vasconcelos aconselhou-o para sassi perere.

Anônimo disse...

....e relembro que o grande slb poderá cometer a proeza de manter nos seus quadros nuno gomes e mantorras. pelo 3o ou 4o ano consecutivo será o unico clube no mundo com dois avançados que apenas contabilizam uma perna e meia.

Anônimo disse...

...diz e vai sempre dizer.

Anônimo disse...

....pois...hummmm...claro.
ahah.
té logo.