quarta-feira, 9 de julho de 2008

É a crise, pá.

Qualquer português que não fuja ao fisco, que não seja empresário de futebolistas, que não trafique droga, que não tenha um tacho numa empresa estatal, que não seja administrador da Galp ou que não seja autarca, sabe que o país atravessa tempos difíceis. (Depois desta pré-selecção, acho que sobrei eu, uma malta dos têxteis do Vale do Ave e 38 minifundiários de Serpa…)
Ele é a Euribor a pôr o meu T1+1 na Rebelva a preços de T7 na Lapa, o preço do petróleo que faz com que o meu Renault 5 de 86 gaste como um Aston Martin de 2008, o preço dos cereais que bota o papo-seco a valores de caviar Petrossian e a inflação que transforma um carrinho do Lidl num cabaz gourmet do Corte Inglés. Também há o tal do aquecimento global, que eu nunca percebi muito bem o que é, mas que enquanto servir para haver camones em topless em Abril, eu não me chateio.
A altura é de cortar nas despesas não essenciais. Acabar com os luxos e miminhos e viver de acordo com as nossas reais possibilidades. Acordar do sonho lindo que era a teoria do oásis.
Em reunião familiar extraordinária, cada um dos membros do agregado concordou em prescindir de uma coisa sua, em jeito de exemplo para todos.
A minha sogra, por exemplo, não mais pintará o cabelo de cinzento-violeta (menos 18€/mês). A minha mulher abdica da manicure mensal (menos 10€/mês). O meu mais velho deixa de comer o palmier no intervalo da manhã (menos 9€/mês). A miúda não compra mais a revista Bravo (menos 15€/mês). E o gato vai ter de aprender a caçar ratos se não quiser morrer à fome (menos 11€/mês). Enquanto chefe de família, é claro que tive de ser eu a dar o grande exemplo, fazendo o maior e mais doloroso sacrifício em prol do bem colectivo. Acredito que é com estas atitudes que se educam as crianças e se lhes dá o estofo moral e humano para que se façam gente com H grande. Doravante, não mais beberei o meu meio uísquezinho a seguir ao almoço (menos 24€/mês).
Plano de contingência accionado e eis o agregado familiar do 7 Maldito novamente em velocidade de cruzeiro (que se bem me lembro era uma moeda brasileira que não valia um chavelho…).
Até que anteontem da parte da manhã o carteiro apareceu lá em casa. Embora tenha sido a minha mulher a abrir, desta vez não me deixou mais um filho. Limitou-se entregar um envelope verde remetido pelo Sporting Clube de Portugal. Lá dentro, a proposta de renovação do meu lugar anual. Para ver todos os jogos do campeonato e os três primeiros da Champions (espectáculo que poucos em Lisboa poderão presenciar…), pedem-me simpaticamente que transfira para os verdes e depauperados cofres a módica quantia de 410€. QUATROCENTOS E DEZ EUROS!?!?!? Mas esta direcção anda a brincar com quem? Será que as notícias não chegam à Quinta da Marinha? Será que a taxa de juro deles é diferente da minha? Será que os popós dos meninos andam a aguinha da torneira? Ninguém lhes explicou que o país está de tanga?
Quatrocentos e dez euros para ver um campeonato medíocre? Para continuar a ver o Ronny e o Farnerud? Pior ainda, para ter de ver o Edcarlos e o Makukula quando nos forem lá visitar? Está tudo louco, ou quê? Pensam que tenho um poço de petróleo lá no quintal, não? Será que não sabem a quantidade de coisas que dá para fazer com essa maquia? Tenho a patroa a pedir-me para trocar os alumínios da marquise há anos. Tenho a sogra a precisar de uma anca nova desde 97. Tenho o miúdo a precisar de um aparelho nos dentes e a miúda desesperada por uns sapatos ortopédicos! E esta corja escreve-me a pedir QUATROCENTOS E DEZ EUROS!
Agarrem no meu lugar e ofereçam-no aos vossos amiguinhos da OPCA e da Somague. Comigo não contem!
………
………
Mas a verdade é que ver o Roca com a bola nos pés é uma delícia… E o Caneira...o Caneira é lagarto dos quatro costados. E o Postiga? Ah g’anda Postiga, aquele penalty à Panenka a malta não vai esquecer nunca! E até o girafa do presidente diz que este ano é para ganhar! Eh pá que saudades de bola…da malta das roulottes...do estafermo do tipo da fila de trás......do Rui Santos. Será que o Neves vai renovar o lugar? E o Matos? O Matos renova de certeza, que o gajo é doente.
C'um catano...Bem, que se lixe. Lá vou ter que explicar aos miúdos que o queijo provoca necroses no céu da boca e que o que fica mesmo bom nas sandes é banha de porco.

20 comentários:

Anônimo disse...

É isso 7! Explica lá em casa que futebol é um bem de 1ª necessidade.
Encontramo-nos na roulotte!
MJ

Visconde disse...

Há coisas sem as quais não se vive, e o queijo e fiambre não faz claramente parte dessa lista. Já a Gamebox...

Anônimo disse...

Essa gamebox ja traz comandos?
van costa

Anônimo disse...

mas tb e´verdade que vale a pena comprar a gamebox para ver o grande pedro "saci perere" mantorras a atravessar o tapete lindo do alvalade xxi, para mais uma vez se sentar no banco. e no intervalo ve-lo a dar toques (2 ou 3) na bola. com o unico pe que tem. o chamado pe´de atleta.

Anônimo disse...

mantorras...o unico jogador no mundo a quem e´impossivel fazer uma "rata", movimento que consiste em fazer passar a bola por entre as pernas do adversario.

Anônimo disse...

meu caro, divertidissimo como sempre..... :)

mas mais lhe digo, que no dragao, e na bancada lateral pago 97euros para ver o que o meu amigo ve.

nao desfazendo que o azul e branco fica melhor com as estrelas da champions que o seu verde e branco.

um abraço

o miguel

Anônimo disse...

Pois tb eu passei por um estado de raiva plo preço da Box mas é verdade, para ver o jogo da Champions (não é para todos) vale o esforço, corta-se no alcóol (não o medicinal)na noitada (fica só as da bola, com jolas e bifana), nos bifes ( e não nas bifas), anda-se mais a pé (os transportes estão um roubo), não se compra o novo equipamento e só o prazer de ver os amigos de bancada, afinal todos os anos falamos que está caro, que é uma roubalheira, que o campeonato está viciado/inclinado de azul e vermelho (em cada jogo jogamos sempre contra 2 :-))que o nosso plantel é bom e só as forças ocultas (que estão a deixar de ser) impediam a vitória, e no fim de tudo ESTAMOS LÁ, todos os anos porque nunca o lema do SCP foi tão apropriado,com Esforço, Dedicação, Devoção e Glória TENS A TUA BOX!

Saudações Leoninas

MR

André . أندراوس البرجي disse...

Pois eu ainda não abri o meu envelope, para não ter um ataque.

Francis disse...

Já perdi a vontade de ir ver o Rui Patrício pá...vou ver lá em casa o que posso abdicar...fiquei deprimido.

Anônimo disse...

Já abri o meu envelope e... são 160€. (só aumentou 5€ em relação ao ano passado).
Pronto, o meu lugar é capaz de não ser em nenhum camarote, mas vejo o mesmo futebol.

Um abraço e todos a Alvalade.


ps: só achei estranho é dar direito ao jogo com o Sampdoria no dia 9 e não mencionarem o de dia 2 com o PSV. afinal qual é o jogo de apresentação?

Anônimo disse...

Está provado, o SCP é um clube com sérios problemas de megalomania. Um Trofense a preços de Milan...mas enfim, a malta percebe, o whisky velho está caro e alguém tem de pagar o da direcção, que não é pouco.

O 7 Maldito disse...

Tem toda a razão, caro Pobrezinho. A culpa é minha que me galvanizei aquando da construção do novo estádio e lancei-me desgovernado na compra de um lugar na central por 20 anos.
Agora pago os bilhetes mais caros, tenho um vizinho de trás insuportável (quase chegámos a "vias de facto") por mais 15 anos e ainda me arrisco a contraír Parkinson ou Alzheimer por via respiratória, pois a média de idades daquele sector deve rondar os 87 anos...
Safa-se a posição previlegiada para verificar foras-de-jogo, os meus colegas de fila e o velho António Veloso, que tem lugar um pouco atrás de mim e que é um lagarto como há poucos.

Anônimo disse...

anónimo das 12:44, deves ser do FCP ou do Guimarães, não? A falar de megalomania, benfiquista "maior clube do mundo" não és certamente...

Anônimo disse...

Caro 7, também eu (e mais uns 3 amigos) cometi a loucura de comprar um lugar na central..felizmente é na Nascente e a média de idade é bem menor, já tinha passado por essa experiência de Alzheimer na Central do velhinho Alvalade...agora temos os preços altos e 25 euros cada jogo da Champions :-) :-)(já não posso comer os camarões :-)) no entanto penso que os preços são dentro da média para quem não tem Lugar Especial (Especial porque paga mais...e regalias??....poucas ou nenhumas).

Saudações Leoninas

MR

Anônimo disse...

ó miguel vai para um blogue dos azuis aqui só há vv (vermelhos e verdes). estes tripeiros sempre a meter a penca onde não são chamados...

gavazzo disse...

Eu também já renovei a minha gamebox, bem como a gamebox do meu filho - sector b03, fila 10, lugares 8 e 9.
A diferença é que, ao contrário da época passada em que tinhamos a opção champions, este ano devido à crise optámos apenas pela opção liga. Poupei 120 euros, que dão jeito para coisas mais essênciais.

A fasquía leonina esta época está onde nunca devería ter saído: na vontade e no objectivo assumido de ser campeão!
Acho que temos equipa para isso, estabilidade técnica e directiva e um ambiente propício para esse efeito. Em ano de eleições, o Conselho Directivo sabe que ser ou não ser campeão poderá depender a sua continuídade. No fundo, é tal e qual como na politica.

Espero e desejo que seja o ano do Leão!
Chegarão Rui Costa e Luís Filipe Veieira ao natal?

Anônimo disse...

Chegam ao Natal e cheira-me que chegam com 10 ou 12 pontinhos de avanço dos corruptos e da lagartagem!

Anônimo disse...

Devemos...o Coentrão, que acaba a época em grande no Nacional com 2 batatinhas na ladroagem já teve o prémio: guia de marcha para o Feyenord... Mudam as moscas...

Anônimo disse...

sim, e só por ter ter marcado ao porco devia ficar?.. se fosse ao contrário não duvido, mas ainda bem que não é...
o míudo é bom de bola, mas falta-lhe força e cabeça, coisas que um ano a jogar fora num clube de topo podem trazer...
acho bem que seja emprestado.
acho mal é que esse assmann vá pro sporting, é da maneira que o veloso também fica....ou será que ele só vai mesmo para isso?
hum...

Anônimo disse...

"bom de bola, mas falta-lhe força e cabeça"...estás a falar do Carlos Martins?