quinta-feira, 17 de julho de 2008

Alegre ma non troppo

A indignação provocada pela impunidade de Pinto da Costa, FCP & família Loureiro deu-me vontade de cortar relações com o futebol, uma das coisas de que mais gosto na vida - a par da minha mulher, dos meus 3 filhos e do traseiro da minha secretária. Para um benfiquista, é demasiado doloroso ver que apesar de se ter provado que houve (há e haverá) corrupção por parte destes senhores, nada acontece. É doloroso ver que a justiça em Portugal é ainda mais passiva do que o presidente do clube que se diz diferente, mas como se provou neste processo, não é mais do que indiferente.
Com esta atitude o presidente do SCP bateu o record nacional de passividade, título que antes pertencia a José Castelo Branco.

E foi ao aperceber-me disto que pensei: “Homem da Luz, tu és um Homem ou és um lagarto?” Confrontado com tamanho ultimato, vi que não poderia abandonar o desporto-rei e, sobretudo, o meu Benfica. Felizmente a vida já me fez tantas entradas à Binya que sei que só devemos mudar de caminho por algo que amamos. Na vida só existem dois tipos de amor: o benfiquismo e o anti-benfiquismo. Ou seja, na verdade só existe um, o outro é ódio - sentimento que segundo o Antigo-Testamento nasceu após o cruzamento de um dragão com um leão.

É por isso que as duas alegrias que tive esta semana, começam a pesar mais que as toneladas de fruta que apodrecem o nosso futebol. A primeira foi o regresso de Carlos Queiroz a Portugal e à Selecção. Gosto do Professor porque fez um trabalho extraordinário no futebol português. Primeiro com os sub-20 onde conseguiu formar jovens portugueses, algo que as escolas, os professores e os sucessivos Governos deste país nunca conseguiram. Depois na Selecção principal onde denunciou a podridão que existia (e existe) na nossa Federação . Por fim, no SCP onde assinou uma das noites mais Gloriosas do seu historial, o brilhante 3-6.
Espero que no futuro o Professor me continue a dar tantas alegrias como deu no passado. Para isso, pode começar já por fazer uma substituição na Selecção: sai o Ricardo, entra outro gajo qualquer que saiba usar luvas.

A outra notícia que me devolveu paixão pelo futebol foi obviamente o ingresso de Aimar no Benfica. Num momento em que Pinto da Costa tenta roubar todos os jogadores que interessam ao Benfica (o Impróprio sabe de fonte segura que o Bandido fez recentemente uma proposta milionária a Eusébio que incluía whisky irlandês e arroz de marisco até 2022, com mais 3 mousses de chocolate de opção), esta jogada de Rui Costa é digna da passagem de testemunho do Manto Sagrado com o 10 nas costas.
Confesso que já tinha saudades de notícias que me voltassem a fazer sentir a pureza e alegria do futebol. E para esse sentimento eu sei que posso contar sempre com os meus familiares benfiquistas que se regozijam neste momento com a possibilidade de ver bom futebol e bons jogadores na próxima época.

Na verdade o retrato psicológico do adepto nacional é muito simples:
Os tripeiros orgulham-se de roubar e subornar porque isso os leva à vitória (já alguma vez leram 1 só portista que demonstrasse vergonha por todo este processo? Nós na altura de Vale e Azevedo a vergonha era tanta que no máximo iam 5 mil pessoas à Luz...);

Os lagartos orgulham-se de serem ventrículos, gesto técnico que lhes permite ficar de boca fechada e dizer mal do Benfica simultaneamente - desde que isso lhes garanta um 2º lugarzinho;

Os benfiquistas orgulham-se de serem do Benfica, mesmo num momento tão difícil e duro como este. Até porque - como leram neste post- em Portugal um tipo que goste de futebol com a mesma paixão e pureza desde criança, não lhe restam mais hipóteses.
Meus senhores, a alegria do futebol veste a camisola do Benfica e tem o número 10 nas costas (sempre é melhor que ter a PJ, não?).

23 comentários:

Anônimo disse...

Ah Homem!!!
É isso mesmo,isso é que é falar!
Grande post!
Aquele abraço e até já no 3º anel

herlander disse...

Aimar a jogar e Homem da Luz a postar!!!

Ninguém pára o Benfica!

Anônimo disse...

Onde estavam os apregoados milhões de benfiquistas quando o Dias da Cunha denunciou que havia um sistema corrupto no futebol português?

Fácil, caladinhos que nem uns ratos porque tinham um Cunha na liga que conseguiu inventar um titulo, por sinal o único em 14 ou 15 anos.

Anônimo disse...

"Por mim se o parecer do TAS fosse favoravel ao Benfca, não jogávamos na Champions", acaba de dizer Vieira na RTP.
AH!AH!AH!AH!AH!
É uma piada, este tipo! Que hipócrita!

Anônimo disse...

bom post... tudo dito!

Enigma disse...

Essa dos "ventrículos" só podia vir mesmo dum adepto do clube da gaivota!

Anônimo disse...

o benfica e os benfiquistas são so´gente boa e bem formada. gente que nunca enganou, gente que nunca mentiu, gente que nunca falseou e acima de tudo gente que nunca se calou perante o suborno e corrupção. quer no desporto como na sociedade em geral. o benfica, sei eu agora, está na linha da frente para ficar outra vez em quarto lugar como nos ultimos anos, assim como ganhar o nobel da paz por ser uma instituição que e´apoiada pelas forças do bem. sempre liderada pelo limpo e transparente luis filipe vieira.

Anônimo disse...

o benfiquista e´sinonimo de verdade e transparencia. com o acordo ortografico vai-se abolir "benfeitor" "honesto" "coerente" "educador" para se passar a usar apenas benfica.

André . أندراوس البرجي disse...

"ventrículos"?! E um dicionariozinho, não se arranja?

Anônimo disse...

Pois é! Mais um dia passa no universo de ilusão benfiquista. E cada vez, mas mesmo mais me parece que as coisas para o lado dos "pessarinhos" vão ficar iguais... Santos Luís (LFV) então afinal o homem é mesmo nobre. Já ontem tinha feito referência à entrevista, infelizmente não vi, ou felizmente, porque depois de ouvir um excerto... nem queria acreditar, afinal o benfica apenas se bate pela verdade desportiva... pelo vosso "santo", ou será aspirante a "pápa", que me perdoe o pápa que está num país maravilhoso, o benfica não ia à Champions. Pena que só o tenha dito agora, que o TAS decidiu a favor dos tripeiros.
É o que têm meus amigos é o que têm. E mais não podem esperar.

Abraços e saudações desportivas e fiquem na paz.

Matias


PS - Em relação ao SCP e à sua discrição em todo este processo, temos mais com que nos preocupar, além de que o SCP foi gozado, na figura do seu presidente, pelos mesmo que agora se indignam pela falta de participação do mesmo. São todos uns falsos moralista. ;-)

herlander disse...

É verdade que Vieira está a "cavalgar a onda" da transparência e da verdade desportiva numa altura em que não tem resultados desportivos para apresentar. É verdade que se calava quando Dias da Cunha falava do sistema.
Mas não deixa de ser verdade que tem razão no que diz, e o que se está a passar no futebol português é verdadeiramente vergonhoso!
Não lhe ficou muito bem dizer à posteriori que não participaria na Champions, mas pronto...
Confiemos no Rui, no Quique e no Paco Ayestaran, que segundo dizem é quem realmente sabe na equipa técnica.

Anônimo disse...

o que tu gostavas mesmo era de voltar aos saudosos anos 60. A pátria e o Benfica a Amália e o Eusébio todos juntos com a benção da velha numa transparência e cristalina verdade desportiva que até ofuscava os olhos...mas eram os olhos dos benfiquistas porque os dos outros viam as coisas um pouco mais turvas. mas tudo bem, não é? O Benfica ganhava e o resto não interessa para nada!

Anônimo disse...

e tu querias voltar onde? anos 40? cantinho do morais e 5 violinos? é que também não tens muito mais por onde escolher...pá.

Anônimo disse...

"Confesso que já tinha saudades de notícias que me voltassem a fazer sentir a pureza e alegria do futebol".

Mas vives em que mundo?
Não tires as palas dos olhos que não é preciso.

Anônimo disse...

A culpa disto tudo é dos americanos!
Ou dos sul-americanos.

Num país onde a justiça é cega, quem tem um olho mais aberto é rei.

Visconde disse...

Ai está o tipico benfiquista...chegou o Aimar, já reina a euforia, acabou o descrédito, já são os maiores e têm o melhor plantel dos últimos 11anos...
A Uefa tá assegurada...

Ah ganda benfas...a vida seria tão mais triste sem vocês!!!!

Anônimo disse...

olha o visconde gay!
é isso é isso, gira o disco e toca o mesmo que a malta vai dançando!!
Ah lagartôncios... vocês só mesmo inventados!!
todos fodidinhos...ahahahaha
já tremem... uiuiui
ou é SÓ dor de cotovelo? bem, sempre é o aimar não é um cromagnoli da vida...até dá para perceber!!!!

Anônimo disse...

lagartoncios todos fodidinhos???? fodidinho ta o aimar que na ultima epoca jogou dois jogos. e tremer com o quarto classificado do campenonato portugues nos ultimos anos???

Anônimo disse...

últimos. não próximos. :)
já se sente a nervoseira... é compreensível e já habitual. mas lá pró natal já passou.

Anônimo disse...

sportinguistas, portistas e benfiquistas partilham um sentimento comum, as enormes saudades do benfica a preto e branco e mais tarde o benfica do penalty falhado pelo veloso pai. o último benfica de que me lembro temer, foi o benfica de tony, na temporada remota de 93/94, onde jogava o actual director desportivo que um miúdo" nas mãos de chalana. dava muito mais gozo ter algum receio do benfica. havia mais adrenalina antes dos grandes jogos. o benfica de yebdas, dos 7-0 com o celta, de souness, de vale e azevedo, de king, de luis filipe, de edcarlos, de manuel "palitos" damásio...esse benfica não mete medo a ninguém. o pobre do quique flores deve meter as mãos à cabeça com tanto maneta que por lá anda. "o que é que isso aquilo, edcarlos!"..."meu deus nuno assis, não tomes tanta coca..cola que ainda te apanham"..."mantorras...nada, esquece". não me venham falar de corrupção. ganhem mas é dentro das 4 linhas. temos saudades do benfica.

Anônimo disse...

Cá está, os portistas apesar de ladrões não têm vergonha na cara. ò Dragão, deves te estar a esquecer dos campeonatos que nos gamaram. Saudades do golo anulado nas antas a Amaral que nos colocava em 1º a poucas jornadas do fim? Do golo anulado a Petit na Luz (com ajuda da vossa Sra da Baía) que nos fazia bi-campeões? Saudades das viajens cosmos aos manos Calheiros? Saudades do guarda-Abel? saudades das cassetes gamadas na RTP Porto com imagens flagrantes de um Porto-Benfica? Saudades do Del Nery? Do Couceiro? Dos Oliveiras? Do Paixão a dizer que o Pinto da Costa lhe ligou e ofereceu fruta...? Da Anabela da Ribeira a invadir campos e dar porrada a árbitros? Da Carolina? Da fuga do Presidente do CJ?

Saudades só se for de torceres por um clube que não pareça a equipa a equipa da Cadeia de Custóias...

Anônimo disse...

Saudades para quê, se ainda é presente..... o problema é esse. ainda é real. e enquanto não passar, tudo óptimo....

Anônimo disse...

é curiosa a tese; acusa o Sporting na figura do seu actual presidente de ser conivente com qualquer coisa que será, sobretudo, do foro dos tribunais pois é nesse espaço que a questão decorre neste momento. Achará o HdL que o Sporting deveria ser proactivo embora sem fazer a mínima ideia do que deveria fazer; talvez armar-se em polícia e investigar os bandidos mafiosos... mas não seria isso mesmo uma verdadeira manifestação de 4º mundismo, desacreditando a figura da Justiça, a ultima esperança que resta a quem é sério neste país? Devería-mos tomar nas nossas mão a rumo das coisas e ir lá ao Porto e fazer maldades ao Pinto da Costa e seus alegados rufias e cumplices? E depois? Desactivam-se as "milícias" e os "braços armados populares" e voltava depois tudo à "normalidade"!?
Não me parece uma boa ideia. Num país com tantos benfiquistas tenho sérias dúvidas da imparcialidade desse novo modelo de justiça. Também acho que quem tanto gozou com a figura do presidente do mesmo clube que agora acusa de ser hipócrita, quando foi de facto o único que falou a coisa pelo nome e trouxe o assunto de fora dos jantares em restaurantes oleosos e o trouxe para a actualidade, tem muito pouca legitimidade para encarnar agora o papel de moralista.