quinta-feira, 24 de julho de 2008

Quem te viu e quem TV*

A notícia caiu na SAD benfiquista como um parecer do Freitas do Amaral no Conselho de Justiça da FPF: a RTP garantiu os direitos de transmissão dos jogos da liga portuguesa nas próximas duas épocas, destronando assim a TVI, que a partir de agora exibirá no mesmo horário aulas de macramé dadas pela Manuela Moura Guedes e reposições da Eucaristia Dominical.
E porquê toda esta consternação nas hostes encarnadas? Bom, se o patrão da TVI, José Eduardo Moniz, diz que a RTP "é o braço armado” do Governo, eu não tenho o menor pejo em dizer que a estação de Queluz (ou será melhor chamar-lhe apeadeiro?) é o braço armado de bandeira, cachecol e very-light do outrora Glorioso.
Quem teve a infelicidade de ver jogos do Benfica pela TVI nas últimas épocas terá ingerido doses cavalares de anti-depressivos e reparado na fabulosa capacidade dos seus comentadores em transformarem exibições medíocres (passe a redundância) em demonstrações de classe, jogadores no mínimo duvidosos em promessas do futebol mundial e lances polémicos favorecendo o clube encarnado em jogadas irrelevantes.
Mas não desanimem, estimados rivais. Vejam a coisa pelo lado positivo, pois se nestas últimas temporadas embandeiraram em arco, acordando lá para Maio num terrível pesadelo, isso muito se deveu à propaganda do referido canal, que tudo fez para galvanizar os tais 6 milhões, colá-los ao ecrã e assim se fazer pagar a peso de ouro pelos reclames emitidos antes, durante e depois das partidas.
Com o regresso do futebol à RTP, acredito que regressará o serviço público, ou seja, isenção. E assim sendo, o léxico futebolístico benfiquista sofrerá naturalmente algumas alterações. Deixo-vos alguns exemplos:

“Jogada magistral de Di Maria” passará a “Di Maria, a perder-se em rodriguinhos”

“Entrada viril de Binya” passará a “Binya, a agredir barbaramente o adversário”

“Luisão tem o lance controlado” passará a “Luisão a comprometer”

“Casa cheia na Luz” passará a “cerca de 20.000 espectadores presentes”

“Os espectadores têm calor e abanam-se” passará a “lenços brancos para Quique Flores”

“Nuno Gomes a deixar muito bem para o colega” passará a “Nuno Gomes a atrapalhar-se com a bola”

“Cardozo estava em linha com a defesa adversária” passará a “Cardozo plantado em fora-de-jogo”

e finalmente,

"Que bonito espectáculo esta aterragem da águia Vitória" passará a "mas será que os inspectores do Instituto de Conservação da Natureza estão todos de férias?"

Estas medidas entrarão em vigor na primeira jornada do campeonato.
A RTP lamenta desde já os transtornos decorrentes das naturais dificuldades de adaptação que os benfiquistas possam sentir.


*Diz-me o meu sócio e simpatizante Homem da Luz que este título já foi nome de um programa de Júlio Isidro, o homem que, segundo ele (HdL) descobriu toda a gente excepto Bin Laden e Karadzic. Muito mais que um plágio, consideremos então que se trata de uma sentida homenagem a esse grande nariz, perdão, comunicador.

24 comentários:

JNF disse...

“Casa cheia na Luz” passará a “cerca de 20.000 espectadores presentes”.

Enganas-te: 20.000 é a assistência habitual em Alvalade, não na Luz...

Anônimo disse...

Bom post, novamente a fugir ao tema central da mente das osgas, por estes dias, que se prende com a fabulástica exibição contra dez jogadores de uma equipa fraquinha com gajos bons para o Rugby, ali de Inglaterra. Equipa essa que diga-se nem treinador tinha.

Retiro três notas deste post:

O 7Maldito é de facto muito criativo na escrita.

O 7Maldito é corajoso.(Chatear os benfiquistas com este post, arrisca-se que comecemos já a divagar sobre o jogo com o Sunderland)

O 7Maldito estava novamente ausente do Pais não soube das 3 batatas que a equipazinha de vão de escada, levou no Algarve. Sempre o Algarve.

Anônimo disse...

Amigo 7,

sabe que foi na TVI que se descobriu que o Bynia levantava o pé esquerdo nos lançamentos de linha lateral? Foi mais ou menos como ver um programa de ovnis no Alentejo...

Anônimo disse...

JNF, 20.000 assistência habitual em Alvalade???????

Só se for no total de 3 jogos.

herlander disse...

eheheheh...
Mas infelizmente a passagem para a RTP pode significar uma total "viragem a Norte". não se lembram como era há uns anos?

Anônimo disse...

Bond, estás com aquela tesãozinha própria do Verão que ataca todos os benfiquistas, não é? Os jornais dão cabo de ti... Vê lá se no Domingo a "equipazinha de vão de escada" chega e sobra para os teus 37 jogadores de classe mundial... e mesmo que não chegue, no fim da época fazem-se as contas. Nós com o FCP e vocês com o Guimarães, Braga e Setúbal.

Anônimo disse...

Caros amigos, se é que assim se podem intitular as pessoas que trocam letras, agora sim tudo se começa a compor.

Voltar às transmissões da RTP, a estação do governo, voltar a ser a equipa do governo (o vermelho e as rosas), passar novamente na RTP Memória, só falta mesmo encontrar um novo Calabote, para tudo voltar ao normal.

Confirma-se assim que será este ano que vamos assistir de novo às grandes exibições do Benfica na TV.

Além disso a minha antena de televisão interna apanha muito melhor a RTP1 que a TVI.

Anônimo disse...

Não vai haver espaço para essas gonorreias verbais dos comentadores desportivos televisivos do país (sim....são todos uns merdas do sporting) porque este ano a coisa vai ser de outra maneira...FUTEBOL TOTAL DO BENFAS!
Cá estaremos pra ver se as minhas previsões se parecem com as do Prof.Karamba ou se estão perto das do Serviço nacional de meteorologia(falham falham mas la acabam por acertar....lol)

Ass:Red Ninos

herlander disse...

Vi agora que demos 5 Milhões por 50% do passe de um desconhecido chamado Sidnei... Está tudo de cabeça perdida, não? Nem preciso de dar os exemplos do Coentrão, do Adu e do ainda não dispensado Makukula.
Às vezes não percebo...

Anônimo disse...

Quer dizer que acabou o Canal Benfica?

Anônimo disse...

Tesão?? Nem sequer toquei no nome do glorioso. Ó anónimo das 15 e 12, tu é que já não tens certezas nehumas no teu clube, até já dizes que mesmo que não nos ganhes no domingo,se calhar ganhas no fim da época.

Tipico discurso de filhos de um clube menor...

Anônimo disse...

7, tu não deves DE CERTEZA ter por hábito ver jogos do Benfica na TVI! Apanhaste uma vez o gajo bem disposto e já é sempre assim? A sério que eu vi-os a todos (infelizmente) e isso n é bem assim..O gajo do "tanto foi o cântaro à fonte que lá acabou por ficar" e cª limitada só gostam é dos porcos. e das osgas!

Anônimo disse...

felizmente vemo-nos livres da tvi, o maior esterco da tv nacional. com 90% dos funcionarios a trabalharem em condições precárias, estamos a falar de jornalistas com 7 anos de casa a ganharem €1000 a recibos verdes. foi a tvi que inventou expressões tais como "o miudo joão pereira", ou "di maria é ganda jigadori", ou também "o chóriço do jigador da republica checa". a manela moura guedes devia ser cremada viva, era o castigo menos barbaro para os crimes de embrutecimento popular e peculato facial. o nuno pereira da sic é um larry king ao pé de qualquer jornalista da tvi.

Anônimo disse...

gosto de ver pessoas felizes por uma empresa publica ter gasto 16 milhoes de euros na compra de um jogo por jornada. demonstra acima de tudo inteligencia acima da media.

Anônimo disse...

VAN COSTA DIZ...


anônimo disse...
". e mesmo que não chegue, no fim da época fazem-se as contas. Nós com o FCP e vocês com o Guimarães, Braga e Setúbal."

Qua maravilha! O senhor que dá pelo nome de anónimo, enressaibado lagarto sem cara, vem aqui mostrar publicamente a razão porque nós benfiquistas, não podemos com a atitude da lagartagem. O sonho deste clube de elite é estar debaixo das saias (fedorentas a peixe do Bulhão) dos portistas... Para ele estar com o Porto é um objectivo.. Mais um tique "wanna be", de gente que gosta de parecer que é. Uma postura muito pouco digna para um clube de futebol, mesmo que um clube eterno segundo.

Anônimo disse...

VAN COSTA DIZ...

NODDY NO PORTO.

A imprensa avançou com a oferta de 23 milhões do Everton (Bekenenses de Liverpool) pelo Noddy™ (Moutinho) do Sportem. Estou em condições de avançar que NODDY foi visto no seu taxi amarelo na A1, sentido Sul-Norte. Ía a uns 32Km hora mas estima-se que ainda chegue a tempo da surpresa de domingo PC prometeu. Amigos, amigos.. negócios à parte..

Anônimo disse...

o anónimo das 10:24 está preocupado com o 16.000.000eur.. De certeza que não é mais um periquito glorioso pois teria vergonha de falar acerca de um tema em que o pior clube do mundo (SLB) foi um exemplo de como se pode estoirar dinheiro dos contribuintes para alimentar o ego dos tais 6.000.000 de complexados, entenda-se: pessoas com complexos de grandeza... depois temos o / a saudosa(o) Van Costa! já tínhamos saudades dessa excitaçãozinha infantilóide e dos lugares comuns habituais, seja bem vindo(a), as férias e as contratações lá curarm mais um caso sério de azia e silêncio prolongado...e claro o 007 da Rinchoa com as bacoradas e megalomanias já para não falar da típicamente portuguesa eterna inveja rasca relativamente um clube realmente de elite, entenda-se o melhor clube de Portugal e um dos melhores clubes do mundo, óbviamente o Sporting Clube de Portugal! Um grande bem haja para todos, boa sorte com a nova temporada e tenho a certeza que este ano vão poder festejar qualquer coisa até porque a UEFA até não é assim tão mau!! a propósito, eu estava convencido que o Benfica ia recusar participar na Taça Uefa, afinal de contas não era uma competição para os pequeninos? não deveria o maior mais grande e enorme e gloriosamente gigante e muita muita maior grande que os outros, só participar em competições elas próprias muita muita grandes...pois a UEFA continua a achar que apesar de tanta grandeza têm que se classificar como os outros todos..
Saudações Leoninas

lagarto indegesto

Anônimo disse...

Este indegesto é um doente mental num estado mais lamentável que o louco do Stojkovic!

Indigesto,
diz adeus ao Noddy,
diz!

Anônimo disse...

Está tudo louco! Eh, rapaziada, acalmem lá as passarocas, parem de bater os asas... é só penas no ar.
O raio das galinhas estão doidas e num sabem o que fazer. Tenham calma que o galinheiro abre em Agosto e depois podem todos juntos fazer a festa muito abraçadinhos... antes do começo do Campeonato todos são campeões e os maiores e os melhores. Depois, cabecinhas debaixo da areia, não vi, não ouvi e não falei.

Fiquem bem!

Anônimo disse...

Que eu saiba o Noddy é o diminutivo (neste caso o aumentativo) dado pelos sócio do Benfica ao Leo.

Anônimo disse...

para o lagarto indegesto : sou eu o anonimo das 10 e 24. não tenho vergonha nem capacidade para perceber como se pode aceitar que uma empresa publica pague 16milhoes por uma merda de jogo por jornada. seja da merda do benfica, da merda do sporting ou da merda do porto. talvez seja por isso que tem o pais que merece. um pais de merda povoado de gente de merda. como voce.

Anônimo disse...

para o trinta e seis para as onze: Mas é claro que tem capacidade! aliás o seu texto encerra a solução do enigma que julga não poder discernir. Ou seja, este país realmente (concordo totalmente) merece o que tem. Como com o nível do seu discurso não se pode depreender que você faça parte da "merda" deste país puderemos assumir então que lhe resta outro papel na nossa tragicomédia versão blog. O papel de papel, higiénico óbviamente.

Anônimo disse...

Co co roco cÓóoo!!

Co coco ro coro cocó!!

Pronto, assim já percebem.


DOIDAS, DOIDAS, DOIDAS ANDAM AS GALINHAS...

Anônimo disse...

Palhaços, pá!!!