quarta-feira, 23 de abril de 2008

Lições de Londres

Nota prévia: este post foi escrito ontem ao fim da tarde no meu bloquinho Moleskine, no aeroporto de Heathrow (desde já agradeço à TAP o atraso de 2h30). Ainda não consigo perceber porque é que em Inglaterra, quando escrevo num computador não aparecem acentos, mas no bloco já aparecem. Estranho, muito estranho.



Cá estou eu de volta a solo pátrio depois de uns dias na velha Albion. Tal como disse no post anterior, confirmou-se uma vez mais essa lei universal que estabelece que a cada vez que saio do país, o Sporting é sumariamente aviado. É óbvio que eu estava avisado para a fatalidade que viria a ocorrer no leiriense Magalhães Pessoa caso descolasse da Portela. Mas desta vez a viagem foi por motivos de trabalho e não deu mesmo para adiar. Cheguei a ponderar a demissão, mas a verdade é que como este campeonato anda, até um parte time na morgue do hospital de Santa Maria vale mais que três pontinhos no bornal.
Lá fui. Na "nossa" TAP, com a tradicional sande requentada e hospedeiras com unhas de gel e excesso de maquilhagem.
É sempre bom regressar a Londres, uma cidade magnífica, vibrante, cosmopolita, moderna e onde não se consegue beber uma cerveja depois das onze da noite (por alguma razão os alemães nunca invadiram a Inglaterra...).
Londres é indubitavelmente a capital cultural e económica da Europa (isso 7 Maldito, enche-os com banalidades para fazer render o peixe...). Aqui ganha-se dinheiro como em poucos lugares, daí que não tenha estranhado quando um simpático taxista me contou ter adquirido recentemente uma casa "at the Algarve". Não estão a imaginar o Jorge Máximo com uma casa de férias em Brighton, pois não? Mas se o ganham, tabém o gastam com facilidade. Com o aluguer de um T1 a poder custar 3500€/mês e a bica a rondar os 2€ é...hmmm....é...é só fazer as contas.
Esta torrente de consumismo e dinheiro a circular causa na população um certo remorso, a que se convencionou chamar Consciência Social. Ou seja, a malta começa a perceber que enquanto ganha o seu macinho de libras, há muita criança no Bangladesh a ralar forte e feio para lhes fazer as calcinhas French Connection ou as gravatas Brooks Brothers, e que largam mais CO2 para a atmosfera num almoço de sushi que uma tribo de Yanomamis quando pega fogo uns hectares de Amazónia. E sentem-se mal com isso. E tentam compensar de alguma maneira.
Isto é a Consciência Social, que tem duas faces visíveis. A primeira é a obsessão com o "orgânico", seja lá o que isso for. Os chás são orgânicos, os chocolates são orgânicos, as sandes (sim, sandes e não sanduíches) são orgânicas, tudo é orgânico. Devem querer ser os tipos mais saudáveis do cemitério, estes ingleses...
A outra face é o voluntariado. Não há carruagem de metro que não tenha pelo menos um cartaz com propostas para os londrinos expiarem a sua culpa. A que mais me surpreendeu - e quase me fez lá ficar por mais uns dias - convidava a população a ser "polícia voluntário", em dois turnos mensais não remunerados de oito horas cada. Já imaginaram quão aliciante seria vestirem a farda de polícia a um Sábado e saírem para a rua para extorquir dinheiro a proprietários de bares, aterrorizar imigrantes ilegais, perseguir e balear adeptos do tuning e ajudar criancinhas a atravessar a passadeira em frente à escola? (Ai não há aulas ao Sábado? Olha...temos pena...). De sonho, não é?
O voluntariado é prática comum por aquelas bandas e até encontra adeptos (chamados voluntários) entre os nossos patrícios aí radicados. Como é o caso de uma simpática jovem advogada portuense e portista (dispensava-se a redundância) que conheci num jantar e que na manhã seguinte, antes de pegar no escritório, ia ensinar jovens do Sri Lanka (ou seriam do Bangladesh? Ou espanhois?) a falar inglês. Tocante. Uma actividade que no nosso país está reservada às tias e sobrinhas da pindérica alta sociedade é aqui um fenómeno de massas.
Mais uma vez devíamos pôr os olhos no que estes países cultural e socialmente mais avançados (mas sem cerveja a partir das onze da noite) têm para nos ensinar. E podíamos muito bem começar pelo voluntariado.
Para não me acusarem de só falar e não agir, chego-me imediatamente à frente e dou o corpo ao manifesto, na esperança de ser seguido por milhares, centenas até, de quadros médios e mínimos ansiosos por ajudar os mais desfavorecidos e marginalizados da nossa sociedade.
A partir de hoje, às Segundas, Quartas e Sextas vou das 8h às 9h a Alcochete treinar o Sporting. Às Terças, Quintas e Sábados ensinarei benfiquistas a falar português.
Por favor não me agradeçam. É a minha modesta contribuição para um Portugal melhor.

22 comentários:

Galaad disse...

Muito bom!!!

Dispensava-se eram as marretadas na TAP...

Anônimo disse...

E o Porto carago, não é nação?

Anônimo disse...

até o CO2 já aqui vem...

Anônimo disse...

tb dou uma hora do meu tempo para ir contigo a alcochete. Fiz tropa nos rangers de lamego e posso ensinar aquela cambada de preguiçosos a correr como deve ser. bandidos...

Anônimo disse...

Bem regressado, Maldito 7
Estive em Londres em 1983. É, de facto, uma cidade magnífica, vibrante, fantástica! Os típicos táxis pretos, os autocarros vermelhos de dois andaras, os senhores da citi com os seus chapeus de côco, o render da guarda, o circo de Picadili, o lindo parlamento com o seu famoso relógio, os museus históricos, os verdejantes e asseados parques, o famoso museu da cera... enfim, tanta coisa para ver, para conhecer, para nos admirarmos.
Um dia hei-de voltar a essa linda capital, espero. Logo que arrange companhia, que o meu inglês é muito fraco. Perceber ainda percebo alguma coisa, agora falar é que é pior.
Amigo Maltito 7, convido-o a vir a Londres quando houver um SCP-SLB (eh eh eh) - perceberam?
SLB4Ever
Oscar Barbosa

Agora num tom mais sério: Sucedem-se as notícias sobre novos crimes imputados a Vale e Azevedo. Custa-me acreditar que um Homem em quem depositei tanta fé possa verdadeiramente ser culpado do que agora lhe apontam. Mas vamos ter fé na Justiça. Creioque a verdade acabará por vir ao de cima.

Anônimo disse...

ora aqui est� um grande benfiquista. sem problemas em se rir com cr�nicas a zombar o seu universo club�stico. um exemplo a seguir por todos embora esteja um pouco fora do esp�rito do blog. eu confesso algum inc�modo quando sei que pessoas como o sr acima l�em as minhas alarvidades indegestas, mas tamb�m sei que n�o s�o a ele(s) dirigidas. Um grande bem haja e pouca sorte com o seu convite ao 7

Anônimo disse...

é verdade. isto sim, um modelo não é aziado? tem quase o teu estilo de crítica e de humor. e no entanto, é do benfica. não deveria grunhir e citar o vieira? hum... que coisa mais estranha!

Anônimo disse...

Caro Lagarto Indigesto
O que quer dizer com isso eu estar fora do espírito do blog?
Fique sabendo que, tendo provavelmente idade para ser seu pai, considero-me um jovem de espírito. Gosto de meter uma piada quando vem a propósito, sobretudo quando o clima fica tenso, como já tem acontecido aqui no Impróprio.
O que não quer dizer que me abstenha de falar a sério sobre o fenómeno futebolístico e de todo o seu entorno.
E a verdade é que dei com este "espaço de convívio" quase desde o seu início.
Se não estou dentro do espírito, que "espírito" é esse que refere?
Um abraço
O.Barbosa

André . أندراوس البرجي disse...

A segunda tarefa parece-me hercúlea. Aliás, parece-me mais simples arrumar com o gigante Anteu do que ensinar benfiquistas a falar português.

Anônimo disse...

Atenção ao IRS 2008!!!
(Dúvida colocada no site das Finanças)

"Sou sócio do Benfica e estou a fazer a minha declaração de IRS. Como pago a quota de sócio todos os meses, devo colocar o Benfica como meu dependente?
"Resposta das Finanças:
"Claro que não. Só pode colocar dependentes na Declaração de IRS quem ganhou alguma coisa em 2007. No seu caso, uma simples Declaração de Isento é o suficiente."

Anônimo disse...

Oscar, não se ofenda com esse lagarto, que além de Lagarto é Indegesto, e a espuma gerada pela azia atrapalha-lhe a fala e até o raciocínio. Volte sempre!

Anônimo disse...

antes de mais, grunhir e citar o Vieira é para ti ó anónimozinho. alguém falou contigo?

caríssimo Oscar,

o espírito a que me refiro é sobretudo feito de pouco fair-play, entradas para amarelo alaranjado, alguma falta de nível e uma boa dose de absoluta e incondicional parcialidade! O estilo de coisas que os seus correlegionários costumam confundir com "ódio" e "rancor" e mais uma data de imbecilidades de quem não tem capacidade de encaixe ou mesmo de se rir de si próprio, como o anónimo que comentou antes de si. longe de mim querer relacionar o conceito com a idade embora as infantilidades dos seus correlegionários façam por vezes acreditar no contrário
Viva o Sporting e saudações leoninas!!
ps: é mesmo indegesto, erro no início e opção posteriormente

Anônimo disse...

lá estão as virgens ofendidas a querer meter a colher.. ó senhores, o Oscar não precisa das vossas linhas de orientação

Anônimo disse...

boa dragão de lisboa...ahahahah!

Anônimo disse...

aziado és o pior!!!
ahahaha
ninguém te curte. BAZA
ahahaha

Anônimo disse...

Aperta com eles! Não gostam de ouvir a verdade, por isso é que desde o tempo do Coluna que são a piada que são!

Anônimo disse...

ninguém gosta de mim, buáá!! depois dessas duras palavras estou quase tão triste como tu ficas quando ouves o "ser benfiqista..."

Anônimo disse...

triste?? enganaste.
triste é ter uma "senhora" de cabelo verde que roda os programas do goucha e do jorge gabriel a cantar o "hino" da minha equipa.
isso sim.
triste.

Anônimo disse...

não...triste é ter um treinador que mal consegue balbuciar nas conferencias de imprensa, um presidente analfabeto funcional e 6 milhões de adeptos que acham isso tudo normal,

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

eu até pensava que estavas a falar da tua equipa até à parte dos 6 milhões.
pormenores....

Anônimo disse...

é pá, humf! eu não sou analfraberto pá, humf!humf! e até sei gravar DVD'S humf! pá! mas só quande mo convem, humf!humf!