quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Canal História

Estreia hoje em algumas poucas televisões portuguesas o tão ansiado Canal Benfica, que emitirá a partir da posição 30 da grelha (o Impróprio apurou que os responsáveis da estação quiseram a posição 77, correspondente à posição actual no ranking de clubes, mas a Baby TV não cedeu). A emissão inaugural será marcada pela transmissão em directo da partida entre Benfica e Nápoles, a contar para a vetusta Taça UEFA. Esta escolha faz todo o sentido, e desde já gostaria de aplaudir o trabalho desenvolvido pelo Director de Programação do canal. Propositadamente ou não, o facto é que escolheu para o debute uma partida entre dois clubes tão semelhantes que, se fossem cidades, poderiam geminar-se. Benfica e Nápoles têm em comum o facto de serem duas velhas glórias do futebol mundial, que depois de terem conhecido tempos de prosperidade, vivem agora anos de notória decadência (prova disso mesmo é o facto de estarem a disputar a Taça UEFA). Voltando à analogia das cidades, são uma espécie de Conímbriga e Pompeia dos clubes.
Analisemos então com mais detalhe o que une estas velhas senhoras:

  • Foi há muito, muito tempo atrás que os dois clubes tiveram os seus anos de ouro. A década de 60 do século passado no caso dos encarnados e a década de 80 no caso dos transalpinos (transalpinos…magiares…gauleses…onde andas tu, Rui Tovar?).
  • Adeptos de Benfica e Nápoles idolatram uma velha glória como o antigo rei judaico Jeroboão idolatrava o Bezerro de Ouro. Eusébio e Maradona, respectivamente.
  • Dirigentes de um e outro clube estiveram envolvidos em falcatruas de vária ordem. Os resultados são do conhecimento público: depois de uma temporada no Linhó, João Vale e Azevedo está em Londres a ver se escapa a uma deportação. Veiga está em parte incerta. O Nápoles desceu à terceira divisão.
  • Os adeptos destes clubes têm uma marcada tendência para a desordem e o distúrbio. Não preciso de vos recordar nem o recente episódio com o Estrangulador da Luz nem o resultado da visita dos tiffosi napolitanos a Roma há umas semanas atrás.
  • A “mão de Vata” e a “Mão de Deus” (ok, esta foi pela selecção argentina, mas para o efeito também serve).

Não se admire portanto, se muito boa família julgar hoje estar a assistir não a uma eliminatória da Taça UEFA, mas a mais um documentário do Canal História.

27 comentários:

Anônimo disse...

Yeah, right.
Vira o disco e toca o mesmo.
Pode ser que algum dia o Sporting tenha o seu canal próprio. Ou que o Baby TV, posição 77 TVCabo mude de nome.

herlander disse...

Corrige, 7: não é o canal História. É o canal que faz História!

Anônimo disse...

Por acaso acho que é mais do estilo ESPN Classics, tipo MTK Budapeste x Honved, ou algo assim...

Anônimo disse...

Esperemos que o inicio do canal Benfica seja o principio do fim do monopólio de Joaquim Oliveira.

Novos tempos precisam-se!

Anônimo disse...

É isto que gosto nos lagartos: é que, nunca tendo ganho nada, falam dos outros com uma moral como se fossem grandes...

Ai, ai...

Anônimo disse...

só um quadrúpede pode dizer que os lagartos nunca ganharam nada..mas enfim, zurra zurra

Anônimo disse...

De facto é inadmissível, uma equipa que já ganhou um torneio do Guadiana, uma Supertaça e, ainda ontem, venceu o histórco Basileia, não ganhou nada???´

Anônimo disse...

E o ano passado ganhou fora na champions e, e... uma taça das taças, o cantinho do morais, e, e.. os 5 violinos e, e.. três segundos lugares seguidos!!! e, e... o único campeão do mundo a jogar em portugal!! e, e.. mais não me lembro...!!!

JNF disse...

ATENÇÃO: este comentário possui linguagem susceptível de magoar muitos sportinguistas:

Se a dor de cotovelo matasse, 7 maldito, a esta hora estaria-mos a enterrar-te no cemitério... de Benfica.


1 e 2- Qual é a velha glória do Sporting? Tiveram alguma? O Peyroteo? E dizem que somos nós que vivemos do passado. A década de ouro do Nápoles foi a de 80, a do Benfica foi a de 60 e a do Sporting foi a de... 40!

3 - O Santana Lopes não está preso. Mas se a justiça deste país funcionasse, estaria, tal a quantidade de danos que provoca à nação com as suas passagens pelo poder.

4 - Por falar em adeptos agressivos, acho que não vale a pena discutir isso. Afinal, os indivíduos que "assaltaram" Alvalade XXI num Sporting-Benfica de 2004 eram adeptos do... hummm... deixa cá ver... está mesmo debaixo da língua... Sporting!

5 - Mais, por falar em golos com a mão, não são só os jogadores do Benfica que o tentam: o Bueno fez isso cá em Portugal algumas vezes.

Anônimo disse...

Jorge Gonçalves!

oferece-se
1 Rijkard de recompensa

Galaad disse...

AH AH AH

7, quem anda a chuva, molha-se!!!

E desta vez a chuva veio pelo teclado do JNF e do "procura-se"...

Passa lá nas roulottes hoje. Bebes duas jolas e depois podes ir para casa ver o jogo no site oficial do SLB!!!

Abraço cesgado á baliza

Anônimo disse...

7, apesar das inegáveis semelhanças, ainda assim nutro mais simpatia pelos "transalpinos". Vamos a eles rapazes!!

Anônimo disse...

A propósito, onde é essa tal roulotte? 7, não te queres encontrar ali para os lados do Colombo? Bebemos umas jolas e vamos gozar o espectáculo! Estou em Lisboa e tenho um bilhete extra, mas temos que ir para o meio dos italianos.

Anônimo disse...

Sim, 7 aparece por lá que se a gente te topa sais de lá parecido com a parte de trás de um esquentador Junkers. Temos de fazer valer a máxima que tu tanto apregoas ao descreveres os benfiquistas nos teu inumeros post's.

P.S - Se me confirmares que vais aparecer, levo o Scania.

herlander disse...

Bond,
É por causa de alguns (felizmente poucos) adeptos (não vou chamar benfiquistas) como tu e essas tuas ameaças ridículas, que eu não vou a um estádio há vários anos.
7, aparece à vontade, porque felizmente nem todos são como este agente secreto de trazer por casa, como já terás percebido pelas intervenções do Galaad e do teu partner HdL.

FORÇA BENFICA!!!
(1-0, golo de Nuno Gomes, acreditem ou não)

Anônimo disse...

Olha, afinal aparece na boa e leva dinheiro, porque não sais de lá sem pagar uma rodada, e depois ficas à espera para no fim pagares outra e festejares com a malta...

Anônimo disse...

Caro amigo Herlander, fique descansado que eu conheço o 7Maldito desde que ele me dá pela zona das virilhas, logo isto é apenas uma coisa pessoal, e no intuito puro de aproveitar este espaço para gozar um pouco com o homem.
Escusado será dizer que o mesmo 7Maldito também me conhece muito bem, e sabe bem o tipo de agente que eu represento...
Além do mais se alguém tentasse ferir a integridade fisica do 7 eu seria o primeiro a colocar o meu cabedal de jogador de sueca e dóminó belga ao serviço da sua defesa.

Anônimo disse...

O Bond não é agente, é camionista e conduz um Scania. Deve ser primo do Jorge Máximo...

Anônimo disse...

1 e 2 - Realmente o Sporting teve a sua melhor fase nos 40 e 50, antes das competições Europeias, infelizmente. Mas já numa fase em que o Sporting estava muito longe do seu melhor, foi apesar de tudo suficiente para espetar 5 ao Manchester de Best, na caminhada para um título Europeu, mas que gente como vocÊ, chama de nada. O Peyroteu é o melhor marcador de sempre em Portugal, a milhas de qualquer outro. O que poderiam ser outras glórias mais recentes (Figo, Ronaldo por exemplo) beneficiaram da maior alteração do futebol moderno, a Lei Bozman. Já o Eusébio, ou melhor o SLB, beneficiou do Fascismo, toda a gente sabe isso mas é uma verdade inconveniente.

3 - O Santana Lopes... que risota...Mas se houvesse justiça desportiva ou outra o SLB já teria sido punido pelas incontáveis falcatruas que lhe permitiram vicer acima da realidade durante épocas e épocas e épocas; sem pagar jogadores, 3ª aneis, treinadores, segurança social, impostos. Vergonha convenientemente abafada pelos amigos da Bola e outros...

4 - Será necessário relembrar o adepto do Sporting assassinado?? Será necessário relembrar a equipa de hóquei do FCP barbaramente agredida e apedrejada?? Será necessário relembrar as assembleias gerais do tempo do Vale e Azevêdo com os gorilas a agredir e calar os poucos benfiquistas com coragem para dizer não aquele bandido?? Pois, o que o incomoda foi um energúmeno que uma vez entrou no campo e fez....nada??

5 - Há duas épocas atraz, um golo escandaloso com a mão roubou (mais) um campeonato ao Sporting... o Bueno???? Não seja ridículo amigo.

Ó JNF, você não dá lições de nada, pelo menos a mim que tenhos muitos anos de sportinguismo e pelos vistos sei bem melhor do que você a realidade do nosso futebol bem como a sua história recente. Apresente algum argumento decente, mas não Santanas e Buenos...

Anônimo disse...

Isto sim, a clarividência de alguém que vê "a realidade do nosso futebol bem como a sua história recente". Que categoria. Que argumentos. Que oportunismo.
Meu amigo aziado, você estava bem era numa CM de Felgueiras ou de Gondomar. A fazer juz ao epíteto de português fala barato capaz de vender chapéus de chuva no deserto.
O que vale é que aqui a malta tem dois dedos de testa e quatro ou cinco de memória. E por isso ninguém o leva a sério.
Volte lá para os seus comentários aziados mas curtos, e deixe os textos longos com justificativas para quem sabe de bola, a favor ou contra o seu clube, e (também convém) sabe escrever.

Anônimo disse...

argumentos ZERO. o anónimo não gosta de ver as verdades inconvenientes...é normal para um benfiquista, como você! Como de costume nada, zero, nicles, tem para argumentar... também deve ser dos que brincam com very lights e calhaus, e no passado recente louvavas o Vale e Azevêdo e grunhias com os dissidentes, ahahahaha!!! e depois fica muito horrorizado com um energúmeno que invadiu o campo...és mais um benfiquista sem um argumento mas como de costume todo insuflado, a risota do costume.

Anônimo disse...

Se é argumentos que quer neste link tem muitos, para essa conotação que o senhor faz questão de fazer entre o Benfica e o Fascismo:
http://vedetadabola.blogspot.com/2008/07/uma-mentira-repetida-muitas-vezes-3.html

JNF disse...

Lagarto indegesto,

se te dói o facto, repito FACTO, de o Benfica ser o MAIOR e MELHOR clube de Portugal, mete gelo.

Depois, volta para o Júlio de Matos, que ainda estão à tua procura.

Anônimo disse...

ainda bem que o sr não discorda ou argumenta

Anônimo disse...

indegesto, rennie que isso passa.
não venhas ladrar connosco porque só és do sporting porque queres.. ninguém te obriga.
se tens de culpar alguém, culpa o teu paizinho ou quem quer que te fez ser assim.
de resto, as melhoras que isso passa (bem rápido até).

Anônimo disse...

alguém falou em rennie?? o amigo Olegário bem tentou, tentou..

Anônimo disse...

ó JnF, FACTO????? que barrigada de riso