quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Sabedoria Popular

Todos sabemos que no que toca a dizeres, ninguém é mais sábio que o povo. Também sabemos, nem que seja por analogia, que o povo é na sua esmagadora maioria benfiquista. Mas então, se o povo sabe de dizeres, e aparentemente também percebe bastante de bola, porque é que o povo continua a ser povo? Boa pergunta rapaziada, mas confesso não saber responder. Fica no entanto registada, a sagacidade da pergunta do leitor. Outra questão sagaz, seria "O que é que aconteceu ontem?". Lá está, novamente o leitor demonstra a sagacidade que o caracteriza e, novamente, o escritor fica sem respostas. Talvez o povo (aqui a ilustrar o Benfica) se tenha esquecido da sabedoria que o faz dizer “Quem vai ao Mar, avia-se em terra.” Vai daí, encontrámos a melhor equipa com quem o Benfica jogou esta época e não estávamos preparados para isso.

O povo habitua-se a comer. Mais, o povo gosta de comer e mais ainda de beber. Mas às vezes, o povo esquece-se que após comer um Leão no espeto e uma Pizza Napolitana tamanho Familiar benfiquista, não pode entrar no Mar de barriguinha cheia. Se o fizer, e o Benfica fez, arrisca-se a sucumbir, naquilo a que o povo sabiamente chama de “morrer na praia”.

Felizmente para mim o povo tem, ao contrário de Paulo Bento, aquilo que os putos chamam de vidas infinitas. Sendo assim, o povo sabe que “se aprende com os erros”, para além de “estarmos sempre a aprender”.

A ver se os jogadores aproveitam o banho de mar de ontem – pessoalmente só levei com um balde e garanto-vos que a água em Matosinhos é gelada – para aprender uma lição em conjunto com o povo. Acredito que para eles também não seja nada agradável estar ao lado de uma equipa que joga tão mal como o SCP.

Talvez por não ser sábia, acho que o povo nunca disse esta. Mas eu que sou do povo (aqui a ilustrar o Benfica e o extracto bancário mais subnutrido que o Di Maria) e tenho pseudónimo de iluminado, vou arriscar dizer uma frase que ontem pode ter entrado para os provérbios populares de futebol:

“Quando o Mar bate na rocha, quem se lixa é o lampião.”

PS- Galatasaray, Olympiakos e Hertha de Berlim?! Eu diria que ao contrário do que injustamente se apregoa, este ano o meu Benfica está mesmo na Liga dos Campeões!

15 comentários:

Anônimo disse...

se águia vitória fosse um papagaio, o Barnabé ensinava-a a assobiar o hino da Champions.
só para se lembrarem como era.

herlander disse...

Aconteceu ao Benfica o mesmo que ao Carlos Martins: quando julgava que era o melhor condutor do mundo, espetou-se na primeira curva.
É como dizes: "a ver se aprendem com os erros"

Anônimo disse...

ahah ahaah!! anónimo das 10:02 Lindo!

Anônimo disse...

Cuidado quando forem jogar com esse grande colosso do futebol europeu... o Hertha de Berlim.

Anônimo disse...

O povo é sereno!

Anônimo disse...

Felizmente, o povo é burro!

Tomás Reis disse...

Embora seja Sportinguista vou comentar no teu blog, mas acho que o Porto va fcar um bcadinho zangado cm vocés.

Um fá do fbl.

Anônimo disse...

perante tal texto, me apraz dizer umas coisas que me fazem lembrar uma equipa que desceu na epoca passada. Lembrem-se do União de leiria? pois o benfica este ano está a mostar muitissimas semelhanças com o leiria, ganha aos grandes e perde com os pequenos, só com uma pequena diferença, eles ñ podem descer de divisão, a tal mafia q existe no futebol q mts apregoam, ñ permite....

JNF disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JNF disse...

"perante tal texto, me apraz dizer umas coisas que me fazem lembrar uma equipa que desceu na epoca passada. Lembrem-se do União de leiria? pois o benfica este ano está a mostar muitissimas semelhanças com o leiria, ganha aos grandes e perde com os pequenos, só com uma pequena diferença, eles ñ podem descer de divisão, a tal mafia q existe no futebol q mts apregoam, ñ permite...."

...

...

...

...

Looooooooooooooool. Que barrigada de riso. Acho que este é o comentário mais estúpido que já vi na blogosfera. Já agora, também me apraz perguntar o seguinte: o que é que andas a beber?

Anônimo disse...

Jnf,
tens toda a razão. É absolutamente inacreditável a estupidez do individuo. E adivinha de que clube é?
Parecem uma cambada de paulinhos e soares francos...

Anônimo disse...

Como é que sabes de que clube ele é? deves ser primo do Professor Karamba, astrólogo vidente

Anônimo disse...

ahahahaha!! ou Prof. Mambo, aquele que tem aconselhado o LFV nas ultimas épocas..ahahahah!!!

Anônimo disse...

1+1=2
excepto na turma do paulinho

Anônimo disse...

AH AH AH!!!!
O paulinho não sabe contar yooooooo