segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Tio Filipe, eu não sou seu sobrinho!

Aproveitando que o país e o mundo estavam a olhar para a crise financeira ou para o Crime do Padre Amaro a passar na SIC, Filipe Soares Franco dá 3 entrevistas 3 a jornais da nossa praça. Um económico, um desportivo e um generalista. Com este tridente noticioso, chegou simultaneamente a três importantes “targets”: os accionistas da SAD, os sócios e adeptos, e a malta que o viria a ler na casa de banho.
Das entrevistas sobressai um tema que atormenta o meu Presidente (deixa-te lá estar sossegadinho que ainda não é contigo, Aníbal): a notória quebra de público em Alvalade. Segundo ele, esta quebra deve-se sobretudo à crise. O facto do Sporting ter os bilhetes mais caros do país e da equipa ter vindo a jogar um futebol que deveria ser receitado a adeptos com insónia crónica não tem nada a ver. E aponta para o outro lado da 2ª Circular onde alegadamente o Benfica consegue encher o estádio, com crise ou sem ela, com futebol de qualidade mais que duvidosa e com zero títulos recentes para a troca.
Com inveja do rival e não reconhecendo a incompetência da sua direcção e suas estratégias de marketing, Soares Franco decidiu ir pelo pior caminho: tratar os sportinguistas como se fossem benfiquistas. E começou por instituír no léxico verdibranco a expressão “família sportinguista” que, como sabemos, não é mais que uma declinação barata da vermelhíssima “família benfiquista”. Como explicarei mais à frente, a usurpação desta expressão consuma um gravíssimo erro histórico. Já lá vamos.
Calculo que os próximos passos desta direcção sejam anunciar que temos equipa para ganhar a Champions, que temos o melhor plantel dos últimos onze anos e que o Tiuí é o novo Yazalde. Com estas cenouras lá vão enchendo a Luz. Fazê-lo em Alvalade seria subestimar gravemente a inteligência dos sportinguistas.
A intenção de Filipe Soares Franco ao falar numa tal de “família sportinguista” é louvável. Pensa ele que assim pode transmitir aos sócios e simpatizantes um sentimento de pertença, catalizador e capaz de unir as massas em torno de uma mesma causa. Mas para seu azar, esta denominação pouco ou nada diz aos sportinguistas. A sua utilização só pode ser reclamada pelos benfiquistas e só a eles lhes fala ao coração. Porquê? Porque como é do domínio público, o Benfica foi fundado na Farmácia Franco (ali para as bandas de Belém) por um grupo de casapianos, que assim encontraram no clube a família (cá está) que nunca tiveram.
Assim se percebe porque é que o termo “família sportinguista” não tem razão de ser. Para além do mais, família não se escolhe e está connosco para a vida. Bem sei que ainda tenho que levar com o retardado da fila de trás por mais 16 anos e isso é praticamente uma vida, mas jamais convidaria a criatura e seus insuportáveis filhos para trinchar o perú na noite de Consoada. E lá por ir às mesmas montarias aos javalis, exposições equestres na Comporta e leilões de faianças que Soares Franco (reza a lenda que é o que todos os sportinguistas fazem quando não estão a velejar no Mediterrâneo), não o queria para tio nem que o mundo estivesse a acabar. Apesar de saber do jeitaço que dá ter um tio com garrafa nos melhores bares...

19 comentários:

Miguel Nunes disse...

ahah

ta giro

Qt ao Filipe... o homem em 3 filhos, n conseguiu q nenhum fosse Sportinguista... (sao todos ferrenhos adeptos do Benfica)

se o homem nem em casa controla...como vai controlar fora dela?

pz disse...

Nao vamos ganhar a Champions (e voces muito menos) mas comeco a acreditar que vamos ganhar a Uefa.

Temos, de facto, a melhor equipa dos ultimos 13 anos, a contrario de outros clubes da zona...

Nao so o Suazo e melhor que o Yazalde, mas tambem o Aimar e melhor que o Silas, o Yebda da baile ao Fraguito, e o Sidnei nao da abebias ao Luizinho... ate o C. Martins e muito superior ao... hmm... C. Martins.

Anônimo disse...

é disso que eu gosto. enquanto os adeptos vão se roendo e atirando bocas e insultos, o vosso presidente elogia e admira. sem papas na língua. e já não é a primeira vez.essa é que essa. metam os olhinhos no gigantone que ele, mesmo depois das 22h, ainda vai mandando umas para a caixa....
a dor de cotovelo é feia é.

PS- http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=1001684&div_id=1456

Anônimo disse...

O que eu sei é que desde que o 7 foi às roullottes da Luz, o seu discurso está cada vez mais ponderado, e até já reconhece alguns méritos à politica do LFV.
Quanto ao resto, concordo, que até ao lagartos, me custa ver serem tão gamados nos bilhetes.

Os preços dos bilhetes na luz são sempre metade dos lagartos, sejam sócios ou não sócios.

Abraço solidário em folha seca, paratodos os lagartos em geral, e para o 7Maldito em particular.

P.S - Já pensaram que pelo preço de um jogo bera em Alvalade, podem assistir a dois muito bons na Catedral...

herlander disse...

A falta de espectadores nos estádios portugueses começa a ser preocupante. Até na Luz, mesmo com os bilhetes em saldo, é raro ter casa cheia. Lotação esgotada então acho que nem me lembro da última. Deve ter sido no antigo estádio (120.000...onde é que eles já vão...).
A excepçõa vão sendo os jogos com Porto e Sporting e UEFA. Por isso é que o nosso campeonato devia ter 10 equipas e 2 voltas...

Anônimo disse...

Lê de novo Bond. Para perceberes que o 7 não reconhece méritos ao orelhas. E que está é lixado por ver o girafa a elogiar um clube que nos últimos 4 anos apenas ganhou uma taça no Qatar e usa para os seus sócios uma expressão lampiã...
é q os sportinguistas ainda pensam pela sua própria cabeça.

Anônimo disse...

Bond, tu é que moderaste o teu discurso desde que te vimos em Alvalade. Terás aprendido a ser educado numa só lição?

Anônimo disse...

Educação! O Juveleoputo, quer falar de educação!?

Volto já...

Anônimo disse...

Ahaha
mainada!!
este juveleoboi é mais bipolar do que muitos jogadores do sporting.
bem, quanto aos elogios, e goste-se ou não do LFV. a verdade é que vai servindo de exemplos a todos.
quanto a taças no qatar... bem, uma equipa que em 20 e tal anos foi duas vezes campeã... falem, falem.

Anônimo disse...

"Não só o Suazo é melhor que o Yazalde..." diz ele de um tipo que jogou 90 minutos pelo clube. Às vezes eu queria ser burro como estes gajos. Ia ser muito mais feliz.

Anônimo disse...

Pergunta para o anónimo das 20:33. E qual foi a equipa que nos ultimos 15 anos só ganhou um campeonato (sem contar com o Boavista)?

ps: também podes começar por responder a esta com um "ah ah ah" e seguido de um "mainada"

Anônimo disse...

ahahahaha!!!! uuhahahahahaha!!

Anônimo disse...

e o lfv "vai servindo de exemplo a todos"!!!!! uuuuhahahahahahahaah!!!!

JNF disse...

Não é por nada, mas parece-me que dentro em breve este blog passará a ser constituído por um benfiquista e por um... benfiquista. Cá para mim o 7 está a converter-se ao benfiquismo. Ele e o Soares Franco.

Anônimo disse...

CHUPEM PILAS LAGARTOS INDEGESTOS
EX-BENFIQUISTAS FRUSTRADOS OU PORTISTAS POR SE DESCOBRIREM

Anônimo disse...

Raspa-se o verniz vermelho e olha o que aparece...

Anônimo disse...

Ó anónimo das 15:15 tás em casa ou na taberna ou quê?
Aqui "mandam-se" umas bocas uns aos outros mas tudo na base do Sporting vs Benfica.
Para vir com comentários ordinários e sem nexo, fica lá no teu bairro!

ps: "pilas?"...já fizeste 12 anos ou ainda andas no ciclo?

Anônimo disse...

caralhos, caralhos.

Anônimo disse...

caralhos, senhores, caralhos.