quarta-feira, 28 de maio de 2008

Big Brother

A novela do novo treinador do Benfica alimentou durante várias semanas os meios de comunicação social. Segundo algumas contas foram apontados cerca de 22 nomes para futuro treinador do Glorioso. Este número só é ultrapassado pelos nomes que habitualmente os jogadores do Porto lançam aos árbitros, na tentativa de adivinharem a profissão das senhoras suas mães. Porém, aqui o resultado foi diferente. O metralhar de nomes não teve o efeito de pressão que se pretendia e, Rui Costa decidiu com a altivez de sempre mais um lance de elevada execução técnica. Fácil para uns, difícil para outros, exactamente o mesmo do que marcar penaltis. Mais do que uns sabem e outros não, a verdadeira questão é: Uns aprendem, e os outros não.

Fernando Martins baptizou há uns anos um treinador de “Mister Erickss”. Luís Filipe Vieira baptizou o actual treinador do SLB de “Kiki Flores”. É certo que há aqui uma clara falta de pronúncia, mas quem sabe se não haverá também a presença de um bom pronuncio?
À parte das piadas que nem um árbitro valem, desmarco-me em direcção ao verdadeiro assunto deste post. Nem só da contratação de treinadores vive o futebol. Como sabem o futebol também vive da contratação de treinadores adjuntos (Lembro-me com saudade do Eduardinho- adjunto do Peseiro!). Para minha grande alegria o Benfica acaba de garantir os préstimos do grande Diamantino, outrora conhecido no Tribunal do 3º Anel por “Diamante”. O Diamantino foi obviamente um dos meus heróis de infância. Um jogador que ponha a bola onde queria e que me deu tardes de Domingo de imensa alegria. Era um nº10 à Benfica, com classe, técnica e boa visão de jogo. E é precisamente aqui que reside outro dos grandes talentos de Diamantino. O novo treinador-adjunto do Benfica é, como se sabe, estrábico. Ou seja, tem a habilidade de (também)fintar com os olhos. Lembro-me dele a correr com a bola controlada em direcção aos adversários e quando não os fintava com os pés, esperava apenas pelo contacto visual. Assim que o estabelecia, fintava-os com o olhar e seguia para golo. Lembro-me inclusive desta finta ter deixado alguns jogadores com longas tonturas e enjoos. Desde que ele deixou de envergar a Gloriosa, nunca mais se voltou a ver outro jogador almejar tal impacto nos adversários. Não pense o leitor que sou homem de gozar com as deficiências físicas dos outros. Sempre me ensinaram para tratar as pessoas com inferioridades de igual maneira a todas as outras. É graças a esse sábio valor que ainda hoje tenho guardo grandes amizades com alguns sportinguistas.


Ironicamente, para abraçar o projecto da família Benfiquista o Diamantino Miranda abandonou o cargo de treinador da equipa de Olhão, o mítico Olhanense, onde aliás fez um excelente trabalho. Sei que o fará também no nosso Benfica. Sei que será um Homem fundamental para que na nova época não hajam jogadores em tão má forma como no ano passado. Foi tão mau que cheguei a ver jogadores correrem menos do que o Rochemback na sua última passagem no SCP. Inaceitável!

Pois é, mas agora vai acabar. Com o Diamantino, a preguiça não vai ter descanso (rendilhado semântico da Cantera Gabriel Alves). Na altura de fazer flexões, vão-se acabar os truques de ficar de no ar. Quando tocar a hora de fazer abdominais, vão ter mesmo de se esforçar. A partir de agora, acabou o “ 'pera aí que o Mister não está a olhar.” Com o Diamantino como treinador vai ser “Fogo, como é que o Mister viu que eu estava na ronha?! Ele estava a olhar para o lado contrário!?"

Confesso que gostava ainda mais do regresso de Álvaro Magalhães (contam-se pelos dedos das suas mãos as vezes que rezo por dia para que tal aconteça), mas o regresso de Diamantino também deixa qualquer benfiquista feliz. É um Doutorado em Mística e vai dar muita alma e pulmão à equipa na próxima época.
Aviso todos os jogadores do Benfica a aproveitarem bem as férias para descansarem. Assim que começarem os treinos, o Diamantino... is watching you.

9 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom!
O Rochemback, naquela sua típica finta "olhar para um lado e passar para o outro", não fez mais que homenagear esse lance imortalizado pelo Diamantino (só que este não tinha que virar a cabeça), eheheh!
Que risota!

Saudações Leoninas

Anônimo disse...

Muito bom!
Concordo em todos os pontos.
Aliás Mozer (outro que podia voltar) conta que no primeiro ano que chega ao Benfica, jogo em casa, Diamantino é o capitão e diz em alto e bom som antes da equipa entrar em campo.
Aos 10 minutos quero estar a ganhar 2-0.
Mozer sorriu, mas foi apanhado pelo olhar cruzado de Diamante, que lhe respondeu:
Estás a rir ... olha que eu não estou.


ps: Houve outro jogador a seguir ao Diamantino, com o mesmo tipo de olhar, Amaral (o coveiro) que tinha também um grande coração.

Anônimo disse...

De facto, o Benfica sempre foi um freak-show:
Álvaro, Sheu e seus dedos
Diamantino estrábico
Chalana que parece que foi criado por lobos até aos 18 anos
A filha do Néné
O Barbas

e mais 12 ou 14 milhões de etceteras...

ahahah!
bom post!

Anônimo disse...

muuuuuuuuuuito bom!
ehehehe

Anônimo disse...

e aí está.
saber esperar pelo momento certo para entrar é uma virtude.
parabéns pelo post!

Anônimo disse...

Alto post, mais em jeito que em força!

Anônimo disse...

Belo post Homem da Luz.
Não sei se é da ausência de competições futebolísticas ou não, mas este blog está com um nível galáctico.

Cumps

Anônimo disse...

bravo HdL, ao nível do mais fresco bivalve da Ria Formosa! Essa referência ao Olhanense, Sporting Clube Olhanense não esquecer, traz-me recordações dessa terra de grandes sportinguistas que tem algumas das tascas mais bem apetrechadas de recordações do nosso Sporting! Bom peixe, boas ameijoas, boa petinga, boa gente, Olhão tem disso tudo e tambem tinha um bom mister que agora vai para o Benfica. Bom para vocês.
Saudações Leoninas

Anônimo disse...

Acho que o Rui Costa está no caminho certo. Como tão bem dizes no teu post, Diamantino (tal como Chalana e Alves) vão trazer à equipa a tão famosa Mística, que se tem vindo a perder por culpa de constantes revoluções nos planteis e por dirigentes que não sabem o que é O BENFICA.
As intenções são boas e até no capítulo das contratações começamos a fugir à palhaçada de todos os anos, com nomes de grandes craques q depois iam sempre para outras paragens. Agora estamos a procurar jovens com talento e margem de progressão, a preços mais competitivos. Não sei quanto pede o Guimarães pelo Geromel, mas por mim substituia já o Luisão!
Força Rui! força Benfica!
(a pré da Champions já cá canta, ahahah!)
Abraços