segunda-feira, 5 de maio de 2008

O Patrãozinho

Deixem-me falar um pouco da minha carreira: comecei a trabalhar ainda jovem numa empresa mais pequena do Norte. Três anos depois fui contratado por uma grande firma do ramo e mudei-me para Lisboa. Após três anos na metrópole sem grande sucesso, resolvi tentar uma experiência no estrangeiro. Não sei se é pelo meu aspecto ou não, mas a verdade é que sempre fui olhado com uma certa desconfiança….partir pareceu-me uma boa solução.
Aí pude ver como é verdade aquilo que dizem. Lá fora são de facto mais exigentes e não toleram a falta de produtividade dos portugueses. Por isso dois anos mais tarde fui recambiado no primeiro voo da TAP. Para os que estranharam disse logo que estava com saudades da família, das sardinhas assadas e aquelas coisas tipicamente “tugas”.
Felizmente, a malta da empresa de Lisboa onde eu trabalhava antes de emigrar é porreira, não liga muito a essas tretas da produtividade e recebeu-me de braços abertos. É que eles são um bocado provincianos e acham que por “vir de fora” é-se logo muito bom, eheheh! Anunciaram-me como uma grande contratação para a empresa (que está numa crise maior que os têxteis do Vale do Ave) e garantiram que eu ia ser responsável por enormes sucessos. Melhor que tudo, pagam-me uma pipa de massa todos os meses!
Mas desde que cheguei que as coisas não têm corrido lá muito bem. Não me entendo com as minhas funções, cometo erros dignos de um estagiário, ando desmotivado, arrasto-me no serviço e fico sistematicamente abaixo dos objectivos propostos. Às vezes chego a pensar se não estou na profissão errada… Pior de tudo, cheira-me que alguns me querem pôr no olho da rua.
Estou preocupado, até porque o meu contrato termina para o ano, não falta muito para me reformar, e ir parar ao desemprego com esta idade e este fraco curriculum ia ser uma desgraça.
Mas felizmente parece que a minha sorte está a mudar. Não é que promoveram para meu Director um colega com quem sempre me dei bem e com quem cheguei a trabalhar quando estive emigrado? Até cheguei a pensar naquele velho ditado que diz “amigos, amigos, negócios à parte”. Mas não. O tipo é um compincha daqueles e uma das suas primeiras medidas de gestão vai ser prolongar o meu contrato até ao dia da minha reforma. Afinal, e lembrando outro ditado, “os amigos são para as ocasiões”.
Chamo-me Nuno Gomes, o meu novo patrão chama-se Rui Costa e é um gajo cinco estrelas. Um dia destes ainda lhe pago um almoço.

15 comentários:

Galaad disse...

Brilhante!!! Muito bom!!!

Anônimo disse...

Também conheço uns gajos assim.
E por acaso, até está reformado, mas os seus compadres de balneário, também eles reformados, convidaram-no para um cargo, onde de facto desempenha a função como ninguém.
O elo de ligação entre as claques e o clube.
Fala do homem que deu cabo da carreira ao Tio Artur, que depois dos sopapos que levou nunca mais foi o mesmo.
Para que serve um elo de ligação entre o clube e as claques?
Supostamente as claques deveriam estar em ligação com clube, logo esta função tem como objectivo proporcionar a um ex-compincha de balneário, várias noites de copos e um bom subsídio mensal.
O que vale é que amiguinhos, existem em todo o lado.

Anônimo disse...

Tacho + amigos + copos + subsídio mensal. Chamaram-me?

Anônimo disse...

A malta lagarta continua com inveja de não ter uma unica figura ilustre que dê a cara pelo o seu clube de bairro... Todos os jogadores que lá se formaram e que grandes exibições fizeram pelo vosso SCP, logo que podem dão a fuga... Até tem de ser alguns benfiquistas a dar o corpo às balas quando se trata de defender as vossas cores... Fernando Santos, Paulo Bento e derivados.

Alguém viu por ai o Figo??? E o Manel Fernandes? E o Jordão?

Ah espera, temos lá o tal gajo de Guimarães. O Barbosa.

O próximo que se segue é o Moutinho, em breve... mais um a quem vão depois chamar de mercenário.


Parece a velha história dos pais que se perguntam o que fizeram para terem tanto desprezo dos seus filhos...

Anônimo disse...

Bond,
Esse "logo que podem" devia ser um "porque podem". Ao contrário do SLB que não produz um jogador de craveira mundial desde Eusébio, o SCP orgulha-se de a cada 5 anos ter um jogador por si formado entre os melhores do mundo.
Quanto ao Figo, é um jogador de classe mundial que não precisa de vir acabar a carreira em Portugal. Já o Rui Costa é como aquelas baleias que se mandam para a praia ainda vivas, para depois sufocarem devagarinho... pobre coitado...triste fim...

Espero que por "figura ilustre" não te estivesses a referir ao Chalana...essa "triste figura"...

Anônimo disse...

ólhó bond!! bem haja pá! pensava que andavas com os teus correlegionários lá por Fátima a acender vélinhas a Nª. Senhora para ela vos arranjar mais uns milagres de ultima hora..
vai mazé ler a Bola e começa a descobrir aquele que será o melhor plantel dos ultimos 11 anos!

Anônimo disse...

a verdade é que o vosso "simbolo" é um jogador em fim de carreira; fez dois! derbies a titular e acaba numa equipa medíocre para não dizer pior, eu também acho que jogadores como o Rui Costa mereciam melhor. eu prefiro ter os putos com futuro e que foram os pais deles, benfiquistas, a fazer questão que treinem e joguem em Alvalade e não na Luz..pois vocês com a vossa habitual grandiosidade balofa desdenham os jogadores que saem de Alvalade mas depois glorificam-nos como fizeram com o Simão..talvez pudessem aprender com estas pequenas coisas mas para os benfiquistas tudo o que vem do Sporting não presta, e ainda bem que pensam assim, nada como umas palas feitas à medida pelo Charlot de Alverca

Anônimo disse...

que giro. nós glorificamos os que saem de Alvalade como fizemos ao simão. e vocês fazem o quê aqueles que saem de Alvalade como o Simão e o Quaresma? malditos, gatunos, indegestos, fdp's?
abriram os olhos e viram que uma coisa é a creche. onde há meninos como o velosinho, o pereirinha, o moutinho, o patriciozinho. outra coisa é o mundo lá fora, a universidade da vida. :)
e podes tirar as aspas a símbolo, os vossos nem um triste final de carreira têm direito, são pontapeados para fora do clube para depois - quando não há nada melhor a apresentar - os virem chamar de novo para lugares duvidosos. é o croissants, é o sá pinto, é uma alegria.
o que vale é que vocês - e o aziado em particular - têm uma granda moral para falar do que seja.
é so rir.
ah, mas têm a mais melhor maior buéréré escolinha do mundo!! ahahahah quaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaack

Anônimo disse...

vai ler a bola, estás a precisar

Anônimo disse...

quaaaak, és um verdadeiro anormal

Anônimo disse...

preciso da Bola pá! não me posso esquecer, pá! e já agora os rennies e os comprimidos que o Dr. receitou...cócórócócó!

Anônimo disse...

Parabéns Nuno por seres amigo de um jogador como o Rui Costa. Ah e parabéns também por seres o 4º melhor marcador de sempre selecção. Boa sorte para o futuro e obrigada por tudo.

Anônimo disse...

PINIGOL PINIGOL PINIGOL!

Anônimo disse...

Eles têm Liedson que se recusa a marcar penalties, Polga que mal dirige a palavra a Paulo Bento, Veloso que só quer carros e passerelas, mas andam a preocupar-se com um dos poucos jogadores do Benfica que honra a camisola e que, se não faz mais, é pq não consegue.
A pobreza de espírito não dará para muito mais...

Anônimo disse...

...ahahah! E "eu não tenho blacões dentro de mim NEM SOU VERDE!!"