quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Altos, loiros e toscos

Lembram-se do 1º Maniche do futebol português? Sim, o avançado dinamarquês que vestiu a Gloriosa na década de 80 e que vinha etiquetado de: “Alto, loiro e tosco”. Caso estejam lembrados, recordar-se-ão bem da quantidade de golos que marcou pelo Benfica, confirmando que tal como os dirigentes do Porto fazem nos voos da TAP, o futebol nada tem a ver com etiquetas.
Em Copenhaga, jogaremos hoje com a equipa onde o velho Maniche trabalha e que, tal como ele, nada tem de tosco. Com adeptos à grega, um campo à inglesa e um estádio sem os patéticos azulejos de Tomás Taveira, o Benfica terá 90m para marcar a 3ª presença consecutiva na Champions. Tal como todos os benfiquistas, acredito que vamos conseguir e que, apesar do frio nórdico, iremos arregaçar as mangas e passar a eliminatória, nem que seja à moda do Jorge Máximo, ou seja, de manga cava. Mais do que para o próprio Benfica, seria importante para o prestígio e sucesso da competição, ver o nome do Maior Clube do Mundo num dos potes do sorteio para a fase de Grupos da Champions.
Antes de seguir viagem para Copenhaga, gostaria apenas de referir dois assuntos de interesse nacional:
Primeiro, e por motivos de agenda, não poderei comentar a eleição de Ovelha Dolly como a preferida dos “Impróprios” para enriquecer o plantel leonino. Confesso que não era a minha preferida, mas creio irá ajudar em muito a equipa e staff técnico leonino, nem que se seja para lançar uma ideia que pode devolver alguma dignidade ao plantel: a tosquia.
Em segundo, mais uma brilhante conquista de um atleta benfiquista. Nelson Évora, conquistou a medalha de ouro no triplo salto nos Mundias de Atletismo, a decorrerem em Osaka. Para além de ter sido a 1ª medalha de ouro para Portugal nesta modalidade, este feito notável vem comprovar que até em atletismo- modalidade que tem uma cota de 98% da sala de troféus do Sporting- o Benfica já é melhor que o rival de Lisboa. Sendo assim, restam apenas dois desportos (talvez jogos) onde o Sportén tem alguma tradição: o ping-pong e, o único desporto de tapete verde onde até dão uns toques, o bilhar.

29 comentários:

Anônimo disse...

Essa da tosquia é boa, mas mal aplicada. reparaste que a 1ª coisa que o Ninja fez qd chegou ao Sporting foi cortar o cabelo?
"Isto não é o Benfica", pensou ele e muito bem.

Anônimo disse...

Homem da Luz, não te estarás a esquecer de uma modalidade!? Então e a tão afamada Marcha, unh? Foi o unico clube a promover, desenvolver e participar na maior e unica Marcha de Luto por uma causa que se desconhece.

Comprem o Grande Livro do Guiness, concerteza vem lá este feito histórico e memorável, onde a lagartagem se auto-humilhou perante tudo e todos.

Ridiculos

Marcha de luto, deveriam ter feito quando foram decapitados,enxovalhados e uma vez mais humilhados na final da UEFA, em sua própria casa... de banho.

Muito provavelmente a maior vergonha vivida pelos lagartos, e olhem que se as enumerássemos todas dava uma enciclopédia digna de figurar num argumento para 10 episódios dos Batanetes.

Anônimo disse...

Meu caro e ilustre Homem da Luz....
O teu post cheira-me a pés de barro, senti aí um ligeiro tremor, um pequeno mas incomodativo receio, tipo moínha na cabeça depois de uma noite de varrimento, de imagine-se?!? serem eliminados pelos toscos, sim toscos até ao tutano, do União Desportiva de Copenhaga.
Sinto em ti uma costela do Fernando Santos que ao melhor jeito do Zandinga, antecipando os temporais por vir, começa já a lançar sobre a nação benfiquista o espectro do poderio nórdico, a ameaça das cabeleiras loiras vindas do frio tais vikings a invadirem as costas ibéricas.....eles são de facto poderosos, aliás tem todos os condimentos: equipa, estádio, adeptos, relvado, motivação e um passado histórico que não deve ser ignorado.

Amanhã estamos aqui a debater que o nº 5 é um verdadeiro artista, o 12 é cobiçado por 4 grandes clubes europeus e a defesa com uma média de alturas de 1,99m é das melhoras do velho continente......ui ui mas que belo jogo vai ser

Sobre o atleta do benfica campeão do mundo: muitos parabéns!!!
Agora dizer que o benfas já é melhor que o Sporting nessa modalidade.....aahah uhuhu ihihih não me faças mais comichão nos pés!!!

Anônimo disse...

"o SLB é o maior clube do mundo em literatura" tal como nos lembrou e bem, o sr jorge máximo, a proposito da entrega do trofeu sueco ao homem vermelho exilado numa ilha africana

Anônimo disse...

SLB, o maior clube do mundo na preferencia dos taxistas (a seguir ao atlético de madrid)

Anônimo disse...

SLB, campeão mundial ao nivel dos adeptos com menos de 3 pinhos (dentes)

Anônimo disse...

SLB, campeão mundial derivado de na certeza porém

Anônimo disse...

Por falar em Nórdicos, sem qualquer poderio futebulistico... Eu penso que este FC Copenhaga é bem superior aos pedreiros do Halmstatds, ou não? Penso que também são ligeiramente superiores aos turcos, aqueles, ai... GEMGERBIGLI, bom qualquer coisa acabada em "...birgli". Será que algum lagarto pode aferir o nome desse clube num bilhete antigo lá guardado para casa.UNH?

Aguardo resposta célere, vá corram para o vosso báu de tesorinhos vergonhosos deprimentes e alvos de chacota em praça publica. Vá malta eclética, toca a trabalhar.

Fico aqui à espera...

Visigordo disse...

Varzim birgli.
Futebol Clube de Varzim birgli.

Anônimo disse...

Wrong answer. continua a tentar.

Anônimo disse...

SLB - maior clube do mundo a arrotar postas de pescada das vitórias do pantera neg... ups rosa há 50 anos atrás!!!

Visigordo disse...

Gondomar birgli?
O grande União Desportiva de Gondomar birgli?

Anônimo disse...

Celta de Vigo birgli?

Anônimo disse...

Foi triste sim senhor, foi triste com os suecos, com os turcos e desde logo muito triste com os russos. E verdade que temos uma capacidade de sofrimento capaz de envergonhar qualquer peregrino, mas pronto, ja passou, nao se fala mais nisso.

Hoje, no entanto, nao posso ocultar o desejo incontrolavel de que o benfas seja depenado na escandinavia pelo FCK, clube, alias, de que sou desde pequenino!

Tenho um feeling que esta noite disfrutarei, com jubilo apenas comparavel a dos agraciados pela lotaria nacional, da visao do filho do meu vizinho, diante da sport tv e envergando o seu fato de treino Rucanor (que, nos seus 20 anos de vida sempre o acompanhou nas parcas jornadas europeias da sua equipa), perguntando ao seu progenitor: "paizinho, mas afinal porque somos do benfica?"

Devo, no entanto, confessar que sentirei uma certa compaixao por 6 milhões de esposas, para as quais estas noites sao normalmente longas e dolorosas.

Anônimo disse...

Aguardemos com serenidade, dentro em breve saber-se-á qual das facções estará mais bem disposta amanhã, se a facção do Grande Clube Português, última equipa a lutar nas competiçoes Europeias na época transacta, se a facção dos lagartos (verdes e azuis) tradicionalmente unidos contra o único Grande clube nacional (como se pode confirmar neste Blog), e que vivem ansiosos pelos seus desaires tentarem superar os seus traumas de infância.
Lagartixas, se um dia puderem ir Anfield Road ver num jogo da Champions a vossa equipa ganhar por dois, para voltar a ver uma vitória em casa, talvez cheguem a ter uma amostra do que é ser BENFIQUISTA.

Anônimo disse...

Os 'toscos até ao tutano' que o nosso amigo 27 tão 'lucidamente' descreveu (tomara que todos os outros números de autocarro ou lotaria fossem assim tão previsíveis), conseguem a digna proeza de terem quase tantas presenças na Liga dos Campeões do que a Associação dos Burgos de Alvalade. Pelo menos nos últimos cinco anos. Irreal, mesmo para 'toscos até ao tutano' com um 'passado histórico que não deve ser ignorado'.
Confuso? Sim, também eu me perdi no meio de tantos e exaltados perdigotos do nosso colega 'painelista', fios soltos do discurso raivoso mas sempre surpreendente a que já nos habitou a todos. Quando perceptível.

Falando de coisas importantes... Hoje, e antes de começar o jogo, é necessário um minuto de silêncio neste blog.
É com enorme pesar que se lamenta a perda de uma grande oportunidade para o clube com mais troféus nas mais diversas modalidades desportivas e recreativas existentes e ainda por inventar, grande rival da Revigrés em decoração de casas de banho e detentor do recorde nacional de invencibilidade-excluindo-jogos-amigáveis-e-torneios-a-sul-do-Tejo (algo que, porém, Tarzan Taborda contestou até aos seus últimos dias).
Falo, claro está, de pisar o relvado do Bernabéu.
Esteve quase quase quase à beira de celebrar mais um marco histórico para o seu tão rico e invejável palmarés (que também inclui torneios de matrecos e Subotteo - tudo onde o GR não possa apanhar a bola - e o auto-atribuido campeão perpétuo das Melhores Escolas do Mundo). O que se perdeu, dignificaria tal agremiação como o mais alto momento desde a final perdida em casa, e seria mais uma vez brilhantemente capitaneado pelo seu maior simbolo de todos os tempos e maior resultado da sua cantera, Paulinho, o Doméstico. Paulinho, de avental e uniforme de empregada (quiçá satisfazer fantasias de uma floribella) e sempre munido do seu roupeiro MoviFlor portátil, perde assim uma bela ocasião de se mostrar ao mundo. Ele e as suas 'meias sem vinco à lá paulinho'. Dir-se-ia que O azar bateu-lhes à puerta, e esse reconhecimento vai ter de esperar...


Força BENfICA (e as melhoras para a micose de outros).

Anônimo disse...

Feher não merecia que um adepto do Benfica (como Mats aparenta ser) fizesse um comentário tão infeliz.

O. Barbosa

Visigordo disse...

Mats, há aí alguma coisa que fica pelo caminho.
Mas antes de mais, Mats, nunca nos viste desrespeitar uma situação em que nós nos víssemos envolvidos.
Estivemos no enterro do Gulit(sabes lá tu de quem eu falo), no do Feher,a situação é igual...

Visigordo disse...

Mas isso são secundarices... olha lá, ó Mats, ser convidado para o troféu do Santiago Bernabéu, é prestigio.
Não está em causa se fomos ou deixámos de ir, fomos nós os convidados.
O Real olhou para os clubes de Portugal e não escolheu o teu.
Deve ter optado por quem lhes desse luta...

Anônimo disse...

Ou por quem lhes garantia a vitória e por arrasto uma boa dose de moral para enfrentar o inicio do campeonato espanhol.

jimbras disse...

É a 1ª vez que estou a comentar neste blog. Vejo alguns mas raramente o faço. Este acho particularmente engraçdo e saudável porque duas pessoas assumem a sua clubite de uma maneira mordaz e humorada. Também eu sou doente pelo Sporting e tenho alguns bons amigos que sentem o mesmo pelo Benfica.
Mas a razão que me leva a escrever é simplesmente ter lido o comentário de um utilizador que assina pelo nome de Mats.
Eu diria que, clubismos e facciozismos à parte, este comentário é (in)digno de um deficiente mental, mas não creio, porque as pessoas que sofrem dessa doença não são maldosas , crueis ou simplesmente ridiculas.
Para sua informação o Paulinho é um homem que sofre de uma doença muito mais grave que a mental e fisica que demonstra, a solidão, e por isso foi acolhido há muitos anos e é tratado de forma exemplar por dirigentes, técnicos e jogadores de SCP, inclusive jogadores que já actuaram no SLB e FCP. E mais, há uns anos atrás foi distinguido pela UEFA com um prémio de reconhecimento pelos trabalhos prestados ao SCP como roupeiro.
Quanto ao facto de o SCP não ter ído a Madrid jogar o troféu... é tamanha a barbaridade dita por este senhor(?) Mats que nem merece comentários.
Saudações Desportivas

Anônimo disse...

Eu Benfiquista assino por baixo do comentário do Jimbras.

Anônimo disse...

Mats, és um infeliz!!!!!

Anônimo disse...

Mats,
e não é que, para comentar um importante jogo do benfica no acesso à champions utilizaste 4 linhas para falar do FCK e 33! imagine-se, 33!! linhas a falar de um jogo amigável que o Sporting iria disputar......acho que isto dispensa comentários

PS: já agora vai ver que equipa inaugurou o estádio do Real Madrid....Uma pista: é de Lisboa e não equipa de côr de rosa

Anônimo disse...

Para todas as sensibilidades que por ai andam (e que afinal - quem diria? - parece que não são poucas) recomendo que primeiro leiam o nome do blog onde debitam de forma tão raivosa e apaixonada. Impróprio para Cardíacos. Sim. Impróprio. Cardíacos. Logo, o que escrevi não foi assim tão despropositado nem fora de contexto. Aliás, figuras como Féher e Puertas só deviam era ser estandartes deste blog, com direiro a banner e tudo, tal como Paulinho o "deficiente solitário" é para o clube dos tios, com direito a um prémio da UEFA e tudo (obrigado pela informação, nunca mais digo que não são ninguém na Europa).

27, alegra-me que já vás em 33... Pode ser que te arranjem um lugar junto ao Paulinho, a contar meias e calções. Jimbras, com esse nome... de certeza que também tinhas lugar.

Saudações Benfiquistas

jimbras disse...

Longe de mim entrar agora em conversação com um sr que dado os seus comentários não merece a mínima consideração.
Vejo este blog e divirto-me imenso com os textos de "o 7 maldito" e "o homem da luz", porque são duas pessoas que escrevem bem e com um sentido de humor com o qual me identifico.
Por curiosidade fui ver alguns comentários e achei que o do sr. Mats (bonito nome) era tão despropositado, tão mesquinho que além de não ter nada a ver com o futebol não se identificava em nada com os criadores do blog e seus comentadores.
Nada mais tenho a dizer e a partir de agora voltarei a divertir-me com os textos publicados pelos respectivos autores.
O que nasce torto raramente se endireita e o mesmo se passará consigo, sr Mats.
Saudações Desportivas

ps: Mats... parabéns, bonito nome!

Anônimo disse...

tou a acompanhar o descambanço e proponho-me intervir...
por isso ó Jimbras deixa lá, aprende também a rir-te do que não é só bola... não passou de um trocadilho mais ou menos infeliz, é um facto, mas nada mais, não me parece caso para zanga de tal tamanho entre vários comentadores deste blog que cresce a olhos vistos!
O que é facto é que também já li comentários bem piores, muito mais ofensivos e pior, sem tentar ter piada. Ofender gratuitamente é que me parece pior.. Mau por mau...
Vamos lá (tentar) manter o bom-humor!!

Saudações Desportivas!

Anônimo disse...

É isso rapaziada. Jogue-se o jogo pelo jogo. Dêem-se umas boas gargalhadas e deixem-se as pequenas questiúnculas de lado.
A malta quer é rir, e até agora os senhores deste blogue estão a ter o mérito de o conseguir. Não vão ser os comentadores a estragar isso.
Abraços e boa sorte para todos na Champions!

Anônimo disse...

Por que nao:)