quinta-feira, 23 de agosto de 2007

O “puto maravilha” ou o Síndrome de Rui Nereu

Não sou o professor Bambo nem a Alexandra Solnado, mas consigo adivinhar os títulos da imprensa desportiva na próxima semana.
Passo a explicar: se o Benfica é sempre o tema preferido da comunicação social da especialidade, essa preferência é exponenciada ao máximo numa semana de grande agitação como esta que agora acaba. E se estão para aí a pensar com alguma razão “este gajo é um lagarto doente e faccioso”, atentem na capa do Record do dia seguinte ao miserável Arménia vs Portugal: uma foto do David Luiz agarrado ao “quinto metatarso do pé direito”, vulgo dedo do pé, acompanhada do elaborado título “Vão mas é à bruxa”. Selecção? Está lá, no rodapé da página, ocupando o mesmo espaço que um anúncio a pneus. Se estivessemos em Espanha ou na Argentina as parangonas pediriam a cabeça do Scolari, do Jorge “pão de quilo” Andrade, do preguiçoso Deco e restante grupo excursionista. Mas não, estamos em Portugal e está tudo dito. Adiante.
Para acicatar ainda mais as hordas benfiquistas, uma conjugação de azares aliada a uma planificação de época com o profissionalismo do Alfazeirão FC faz com que em vésperas do jogo com o Vitória de Guimarães a equipa não tenha defesas centrais. Talvez o Luisão recupere, mas mesmo assim falta um. Confesso que ainda pensei em dar uma apitadela para a SAD encarnada a candidatar-me para a vaga. Acho que tenho tudo o que procuram: Mais de 1,90 m e nenhum jeito para a bola.
Mas vamos ao que interessa. Esta ausência de centrais traz à baila e possivelmente à titularidade um nome: Miguel Vítor de sua graça, 18 anos e defesa central júnior do Benfica. Ao contrário do que acontece noutros clubes, a entrada deste jovem na equipa não é fruto de uma política de formação consistente, mas sim do acaso. A direcção aproveitará a ocasião para justificar os muitos euros enterrados e as muitas contratações feitas (a última foi o pobre “Luvas Pretas”) num sector de formação que não coloca um jogador num clube de topo mundial desde…desde…, ok, posto de outra forma: que não coloca um jogador num clube europeu mediano (tipo Fiorentina) desde o tempo do senhor Rui Costa.
Os jornais, galvanizados e galvanizantes, depois de verem “o miúdo” – que se calhar até tem potencial - a fazer um corte aceitável, uns passes acertados e “um ou outro deslize menor fruto do nervosismo e inexperiência” vão anunciar em letras garrafais “O puto maravilha”. De terça a 6ª vão dizer que está aí o “novo Humberto Coelho”. Vão pedir a opinião do Mozer. Vão escrever que “tal como Álvaro, também Miguel Vítor se estreou numa tarde ensolarada”. Vão entrevistar os pais e o seu treinador nos infantis, vão rebuscar fotos de miúdo e com as declarações da professora primária vão fazer as páginas centrais. Passada esta onda de euforia (ou seja, quando terminar a onda de lesões), regressam os habituais titulares e o “puto maravilha” volta aos júniores. Como tantos outros onde se incluem Pepa, Rui Baião e mais recentemente Rui Nereu, rapidamente cairá no esquecimento. Para o ano será emprestado ao Camacha porque entretanto chegaram alguns brasileiros “seguidos pelo Inter, Real Madrid e Chelsea” e outros tantos sérvios “promissores”. E daqui a três ou quatro anos está a assinar o contrato da sua vida pela Teixeira Duarte ou Somague.
Se não acreditam, perguntem ao António Veloso se o Benfica é um bom lugar para um filho crescer e se fazer futebolista.

17 comentários:

Anônimo disse...

Veloso (pai) tinha ar másculo logo estava APTO a vestir a camisola da Águia. Acresce ainda o facto do YIIFICA™ não ter como política criar estrelas. Em vez disso espera que os prodígios de alvalade ou alcochete ou lá o que é, queiram jogar num grande.
Aí Orelhas não tem como os comprar mas eles vão lá ter mais cedo ou mais tarde.
M/C

Anônimo disse...

O 7 Maldito com a sua cuidada prosa acaba de salientar - a par com a falta de uma política de formação - a grandeza do nosso Glorioso, reflectida diariamente na atenta cobertura da imprensa desportiva.
Quanto à formação aparentemente, a contratação do “luvas pretas”, de vários juniores promissores nas últimas épocas e a inauguração do centro de estágio, prendem-se com a tentativa em inverter a situação, que como qualquer leigo percebe, não dá resultados no curto prazo.
O que nos vai valendo são realmente as boas escolas de pequenas colectividades que persistem no nosso país.
O Miguel Veloso... bom, imagino que se deve estar a carcomer de inveja do novo equipamento alternativo.
Não se olvidem de votar, é um dever cívico.

Anônimo disse...

Másculo...camisola da águia...rosa...hmmm...há uma malta no Trump's que também pensa assim...

Anônimo disse...

Muito bom!!!
Apesar da amizade que me liga ao Homem da luz devo dizer que cada vez gosto mais deste maldito 7....O homem da luz branc(a)o que se cuide!

Anônimo disse...

Carcomidos de inveja de não terem grandes jogadores, ainda por cima bem parecidos (na minha modesta opinião como mulher), exs. - Miguel Veloso, Polga, Yannick, Farnerud, etc., o que atrai mais adeptas aos estádios (sim, pq. o Petit,o Luisão,etc, vai lá vai....)
Ouvi dizer que quem anda muito contente com o equipamento pink é o Nuno Gomes (até já lhe fizeram umas bandeletes rosinhas para o rapaz não andar sp a pôr o cabelinho atrás das orelhas e jogar mais)

Nands SCP

Anônimo disse...

Pois é... estreio-me no melhor Blog futebolês de todos os tempos.
Parabéns aos dois colaboradores. O Rosa e o Verde. Dois bons amigos. O Rosa com um único defeito. A cor da camisola. Já o outro, conheço poucos com o amor dele ao verde.
É engraçado como o benfica voltou a contratar cerca de 3 a 4 jogadores por dia de várias nacionalidades e no dia seguinte afinal já não podem vir. Só esta época já devem ter vondo alguns 50. Saudações.

Anônimo disse...

Bom, parece que temos entre nós um lagarto anónimo que conhece bem o pensamento da “malta do trumps”, provavelmente vai aos Estádio (como as suas colegas lagartas orgulhosamente afirmam) para apreciar a beleza dos atletas.
Leio comentários aos meus comentários, mas pouco leio sobre o assunto do post: a incapacidade de formação de novos talentos do SLB, ou a excessiva cobertura dos media ao clube da Luz.
Enfim, já me chamaram lampião ressabiado...

Anônimo disse...

Um já um bem-haja ao impróprio para cardíacos, fazia falta 1 blogue nosso. Desde a invenção da internet, e já lá vão uns aninhos, que estou para colocar 1 post num blogue e finalmente tenho essa oportunidade.
Agora que conseguimos não só correr com o Eng. como mandar vir o Camacho a época vai finalmente começar. Os lagartos já estão com medo, porquê sabem que partimos em pé de igualdade e não em desvantagem como o ano passado. E pode não parecer (sim, faltam centrais) mas vamos ser campeões, mesmo com juniores como centrais. É que podemos não ter centrais, mas vamos ter 1 estádio com 60.000 benfiquistas e isso vale mais que 2 centrais.
Grande abraço ao HOMEM QUE VÊ A LUZ e uma bufa acrescida de diarreia para o 7 DE MERDA MALDITO.

Anônimo disse...

...um comentário "à Benfica". Pena.

Anônimo disse...

Tudo corria bem at� ao momento em que o fair play deixou de existir... Logo esse tal de mestre com pouco de grande e muito de pequeno, chega e insulta um dos grandes sportinguistas e representantes deste grande blog... Como grande sportinguista que sou fico deliciado com toda esta euroforia encarnada, faz-me lembrar quando o artur jorge foi para o benfica e diziam que era desta que iam voltar a ser campe�es europeus (king, tavares, nelo) meus deus que delicia... Bem no sabado dou 20 minutos para come�ar ouvir esses 60000 mil assobiar e a dizer que a culpa agora � do nuno gomes... Sauda�es

Anônimo disse...

para não fugir do tema deste post, hoje mesmo vi uma noticia que me causou alguma supresa. então não é que o everton de liverpool resolveu não inscrever o ganda miudo manél fernandes. ao que parece este rapaz que não gosta de treinos no caixa seixal, vai ter de voltar. um dia após a sua estreia na extinta "galp superliga", o titulo do desportivo oficial do clube da luz era nada mais nada menos que "OURO NEGRO!". se calhar é mistura para tratores e motorizadas.

Anônimo disse...

Pois é. Algum vêm para aqui dar uns toques na bola e tal, uns centros, fazer o aquecimento e sentar no banco, outros vêm nitidamente jogar para o empate, não há lances em profundidade nem entradas duras para não magoar ninguém, não há desmarcações, muito menos centros tensos ou remates à baliza,
- Ah e tal, somos amigos, que engraçado que tu és...
Outros não. Vêm jogar, mas a sério.
Marcar golos?
Golear!
- Ah, não sei que e tal, perder ou ganhar é desporto... Mentira! Se eu quiser fazer desporto vou correr sozinho para uma praia deserta, o jogo é para ganhar, ou pelo menos perder a tentar, sem fôlego, todo empapado de suor, com as canelas roxas das entradas viris. Sim, isto não é um desporto para meninas, se não querem sujar os calções vão jogar badmington.
- Perder por um ou perder por cem... Mentira! Perder por um é quase empatar perder por mais que dois é uma vergonha, por três uma humilhação, falo por mim, e penso, que por qualquer Benfiquista que se preze.
Futebol é assim, ninguém vai a um estádio por desporto, vai para ganhar e de preferencia com um resultado humilhante para as cores do adversário;
- Ah e tal, não vou marcar mais golos coitados...

Anônimo disse...

Coach tu � que devias ser o treinador do benfas... Obvio com o filho(a) do nene como adjunto!!!

Visigordo disse...

Uuuuiiiiiiii meeeeeddooooo.........muiiiittttooooo meeeeeeddddoooooooo....
Agora é ue tu me assustaste ó Grande Mestre. Posso tratar-te por Sua Alteza Maior?
Mais, quem te disse que agora com o Camacho partem em pé de igualdade, enganou-te! E isso nunca se faz a um Grande Mestre!
Vocês partem à frente. À frente do Sporting e do Porto, claro, mas também à frente do Real, do Milan, do Manchester, do Chelsea, do Barça, enfim, à frente de todos onde existe presença benfiquista. Neste momento decide-se se uma espécíe de protozoários encontrados em Urano serão benfiquistas ou não. Mas não vamos por aí.

Olha, ó Grande Mestre, já que falo nisso, se fores encavado na Luz, queres apostar que no próximo jogo da Luz está menos de 1 milhão? Pronto, a gente sabe que a grande construção, no dia em que estiver acabado, albergará pouco mais de 500 mil (é irritante ter de mostrar um número assim para que o Grande Mestre me perceba, mas ele irá perdoar-me), mas também, porra, ao menos podiam preencher aquilo que está montado à volta do vosso relvado. Ou a maior parte dele. Acho que já dispensaram um cantinho ao Assis para as culturas que mais lhe derem jeito.

Visigordo disse...

Coach,
és mesmo um coach à séria ou só um arroto dum sapo?
"O que nos vai valendo são realmente as boas escolas de pequenas colectividades que persistem no nosso país".
É só tiros nos pés, caramba! Então mas vocês já não têm aquela merda finaciada pelo Estado de que tanto se queixavam do Porto? Caixa Campónio Futebol, Caixa Futebol Campestre, uma qualquer coisa assim....
Adiante, ora no que diz respeito à formação, a estratégia é a rapinagem (admitido por ti, Coach, o que eu acho que até é uma boa estratégia, não seja a Vitória andar tão desorientada. Raispartice a Vitória, será por estar fora do habitat dela? Nãããã....deve andar a abusar no pombo-Rossio. Aqueles que largam merda em todo o lado.
Ah, e vamos a factos, o Simão custou-vos 12 ou 13 milhões. O Simão esteve 6 anos no Benfica. O Simão nos últimos anos, para não entrar nos primeiros, custou-vos acima de 2 milhões por época.
Eu diria que a soma disso anda aí pelos 22, 23 milhões.
Ah, mas há o lado desportivo!
Uma taça, um campeonato, daquela forma que todos sabemos e um torneio do Dubai.
Vendido por quanto, 20, não foi?
Por 20 NÂO, podem sempre optar por duas dispensas do Atlético.
E mesmo assim, têm de chegar com a guita à frente.
É como dizia o Camões, não há jantares de borla!

Anônimo disse...

Adivinharam!
Capa da "Bola" de hoje: "AVANÇA MIÚDO!"
LOL!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.