sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Machadadas

Facto: o mundo do futebol maltrata a língua portuguesa. Jogadores, dirigentes, árbitros, adeptos e jornalistas arrastam pela lama a Língua de Camões. Em cada conferência de imprensa assistimos a pontapés na gramática de calibre apenas comparável ao pontapé de bicicleta do Freddy Adu. Começando pelos jogadores, há uns anos atrás apareceu a moda de falarem na 3ª pessoa. Quais imperadores romanos, era ouvi-los com tiradas do tipo “o Jardel vai lutar para ser o melhor marcador”. Mas entre eles, João Pinto (aka “bidon”), antigo capitão do FCP continua a ser o verdadeiro guru. Alguns exemplos de frases suas:
“O meu coração só tem uma cor: azul e branco”
“Comigo ou sem-migo o Porto vai ser campeão”
“Estamos felizes porque estamos contentes”
“Chutei com o pé que tinha mais à mão” ou o clássico
“Prognósticos só no fim do jogo”
Os dirigentes, apesar de dirigirem, não são exemplo para ninguém: sem mergulhar na 1ª Liga profunda (excluindo assim Ruis Alves, Aprígios Santos e Josés Veigas), relembro apenas Sousa Cintra quando os Dire Straits foram tocar a Alvalade e lhe perguntaram o que achava do Mark Knopfler. Resposta: “não duvido que seja bom jogador, mas o plantel já está fechado”. Hoje em dia para nossa alegria, temos o presidente do Benfica. Orgulhoso da sua boçalidade tem quase tantas dificuldades a conjugar verbos como o Nélson a fazer um centro. No campeonato dos dirigentes, honra seja feita ao presidente do FCP, que com o seu humor de algibeira e constantes fugas para a frente continua a fazer gato-sapato de jornalistas e sobretudo, dos sócios do seu clube.
Depois há aqueles que deveriam dar o exemplo: os jornalistas. Quem ler um de ambos os três jornais desportivos nacionais fica com a certeza que nenhum dos autores das peças completou o secundário. De facto, como é que se há-de falar e escrever melhor neste país quando a grande maioria das reportagens parece uma redacção da 4ª classe? Um destes domingos experimentem comprar o Sunday Times, abram o caderno desportivo e vejam as ligeiras diferenças no estilo e na qualidade do jornalismo desportivo…
No que diz respeito a tiradas de jornalistas ninguém chega aos calcanhares do mítico, inigualável, adorado e aclamado Gabriel Alves e suas pérolas:
“remate rasteiro a meia altura”
“a chegar atrasado, o suficiente para não chegar a tempo”
“os jogadores movimentam-se desenhando figuras geométricas…o futebol é uma arte plástica”
“Juskowiak, a vantagem de ter duas pernas!" ou
“não jogaram bem nem mal, antes pelo contrário”
Mas na minha modesta opinião o prémio maior – embora não tenha qualquer erro de português – vai para o José Carlos Castro, nos tempos em que comentava os jogos da liga espanhola na TVI, enquanto ouvíamos as pedras de gelo no seu copo de uísque: “Roberto Carlos, que ao nível do balneário é conhecido como o homem-banana”. Seguiram-se alguns (muitos) segundos de silêncio…
Tudo isto para chegar onde finalmente queria: os treinadores. Há os simplórios onde se incluem o monocórdico Paulo “tranquilidade” Bento e o Engº Fernando “na realidade” Santos, os básicos, regra geral ex-.jogadores de futebol (que a partir do momento em que passam a treinadores ganham logo um apelido) e o Manuel Machado. O treinador da Académica tem uma missão: provar ao país que nem toda a tribo do futebol maltrata o português. Mas para isso exagera. Passa a semana a decorar as palavras mais complicadas do dicionário da Porto Editora para depois as aplicar sem misericórdia na primeira flash-interview ou conferência de imprensa que lhe aparecer pela frente. Por isso, hoje à noite lá estarei à espera de ouvi-lo, vesgo como nunca, escondido atrás das suas 14 dioptrias:
“Os jogadores cumpriram o desiderato de tentar manter a uma distância conveniente os atacantes da agremiação leonina, mormente tenham cometido erros que não são coadunam com o nosso estatuto, e que conduziram a que o Liedson tivesse apontado três fenomenais tentos”.

ps: o Homem da Luz - qual Fernando Santos - alega problemas e mais problemas para justificar a sua péssima (nula) performance. Começo a sentir-me o Liedson isolado frente ao Luisão: está a deixar de ter piada. Será que deu uma de Manuel Fernandes e foi para outro blogue?

2 comentários:

Anônimo disse...

e mais dois espectaculares tentos do «Izmailovense» Lolll
E dia 18, o Sr Eng.º: «A lesão do Luisão foi a responsável por esta derrota!».
Um bom início em mais uma época futebolística e agora com um blog para comentar e desabafar as «mágoas» do campeonato português... (grande ideia Maldito!)
SPORTINGGGG!!!!!
Nands

Piñacolada disse...

zbordêng!