sexta-feira, 31 de agosto de 2007

O Cliente Habitual

Ao contrário do que o título deste post possa indiciar, não vou falar das deslocações do plantel do Benfica ao Elefante Branco nas vésperas dos jogos. Deslocações essas em que, vá-se lá saber porquê, Nuno Gomes nunca é convocado.
O que me traz de volta às teclas deste computador gentilmente cedido pelo Museu da Informática é o Sorteio (ou deverei chamar Azareio?) da Champions que ontem teve lugar. Mais concretamente o primeiro e mais difícil confronto desta fase, com o todo-poderoso Manchester United. Depois de ouvir as opiniões dos “especialistas” e “analistas” convidados pelas TV’s, todos eles carpindo a triste sorte do nosso clube, aqui O 7 Maldito faz-se voz de todos os sportinguistas e traz à blogosfera em geral e aos portugueses em particular uma frase lapidar:

“Tá no papo!”

Riam-se com todos os vossos dois dentes, lacaios do "orelhas"! Perguntem-se como, filhos ilegítimos do Dragão! Exultem de alegria, excelsos sportinguistas!

A verdade é que os três primeiros pontos, ninguém nos tira. E se não acreditam eu passo a explicar.
No ano passado estive com um amigo duas semanas na Alemanha, a seguir a nossa selecção no Campeonato do Mundo. Começámos em Nuremberga com a vitória sobre a Holanda e acabámos em Munique derrotados pelos franciús, como todos se recordam.
Quinze dias no coração do Mundial dá para muita coisa. Dá para beber cerveja, falar de bola, beber cerveja,…hmmm…hã….hmmm, e beber cerveja e falar de bola. Numa destas conversas, regada a “minis” de 1 litro, desenvolvemos uma teoria que o meu amigo já tinha iniciado, e que veio a revelar-se 100% infalível. A “Teoria do Cliente Habitual ™®©”.
Segundo esta tese, estabelecem-se ao longo dos anos relações de “clientela” entre as equipas de futebol, sejam clubes ou selecções. Selecção X é cliente habitual de selecção Y. Por melhor momento de forma em que se apresente, por maior favoritismo que tenha nas apostas ou por mais factor casa que haja, nada contraria o “habitual clientelismo”. A mais recente prova da exactidão desta teoria veio da Copa América. Uma Argentina que até aí deslumbrava com o seu futebol espectáculo, interpretado por artistas de classe mundial, baqueou aos pés de um Brasil B que se vinha arrastando penosamente até ao jogo decisivo. Aos meus amigos “bonairenses” que ainda hoje se perguntam porquê, eu respondo: clientes habituais.
Assim, podemos afirmar sem margens para dúvidas que Inglaterra, Holanda e Rússia são clientes habituais de Portugal. Até o Brasil já preencheu o cupão para receber o cartãozinho de fidelidade em casa. Por outro lado, somos clientes habituais da Itália e da França. Tal como o Brasil é cliente habitual dos franceses. Não há nada a fazer. É superior a qualquer lógica.
Ao nível de clubes, a teoria também se aplica. É triste mas é verdade: o Sporting é cliente habitual de clubes austríacos e escandinavos. Nem enviando ao árbitro uma Carolina agarrada a um varão de inox a malta se safa. Tão certo como o Benfica ser cliente habitual de clubes egípcios.
Mas nem tudo é mau. A “Teoria do Cliente Habitual ™®©” tem sempre o outro lado. E esse lado diz-nos que clubes holandeses e ingleses, assim que vêem o papelinho a dizer Sporting Clube de Portugal, sofrem imediato e violentíssimo desarranjo intestinal. AZ Alkmaar, Feyenoord, Ajax, Newcastle e Middlesbrough sabem-no bem. E quem também sabe mas está-se a fazer de esquecido é o Manchester United. A história não engana. Na longínqua temporada de 1963/64, depois de perdermos 4-1 em Old Trafford, despachámo-los com um concludente 5-0 em Alvalade. Na inauguração do novo Estádio José de Alvalade voltaram para casa com três secos no bornal (e o Cristiano Ronaldo…). Por isso, repito com convicção: “tá no papo!”. Ao abrigo desta verdade insofismável, o Ronny vai fazer gato-sapato do Cristiano Ronaldo e o Polga vai marcar um hat-trick. Aliás, experimentem olhar com atenção para a lapela do casaco de Sir Alex Ferguson. Reparem na plaquinha dourada que lá está. Diz: “Cliente Habitual do Sporting Clube de Portugal. Desde 1963.”


ps: a propósito da jornada que hoje começa, excusado será dizer que o Belenenses é cliente mais que habitual do Sporting. Daqueles que até já têm desconto no parque e que no final do ano se habilitam ao sorteio de uma viagem a Benidorm.

21 comentários:

Galaad disse...

Merda de teoria...

Anônimo disse...

Grande post Maldito, acertaste na mouche!!

Devo dizer que apesar de o sorteio não ter sido muito favorável (sair o Dinamo de Kiev no pote 4, campeão da Ucrânia e vencedor da taça...), Tenho bastante esperanças de conseguirmos o apuramento, penso que o 1º lugar do grupo está ao nosso alcance.

Espero que os 3 clubes portugueses passem pela 1ª vez na história e que possamos ter o prazer de limpar o rabinho aos meninos do frango depenado lá mais para a frente na competição!!

Viva o Sporting!!!
Este ano é nosso...

Anônimo disse...

"Eles não sabem que o sonhoooooooooo, é uma constante da vidaaaaaaa..."

Estes lagartos, são uns liricos.

"- Sai mais um 4º lugar para o clube do Carlos Lopes.!"

com dranguilidade, fundabentalmente, com dranguilidade

Anônimo disse...

Parafraseando nené a olhar para a filipa

"não tivémos sorte nenhuma"

Anônimo disse...

Bond,
O ano passado conseguiram não se qualificar num grupo que incluía o Celtic e o Copenhaga!! provavelmente o grupo mais fácil de sempre da champions em pé de igualdade com o do Arsenal este ano
Por falar em líricos....Se bem me lembro há 4 semanas eram campeões ainda antes de começar o campeonato...
Vocês são o circo Chen da bola nacional, o Artur Jorge bem que tinha razão:
"o benfas é um circo"...e de segunda!!

Anônimo disse...

O Benfica vai passar...à UEFA!!!!!!

Anônimo disse...

caro 27,
Se o GLORIOSO é um circo de 2ª, não há nenhum adjectivo que se possa aplicar ao sporting a haver seria do tipo "balde de merda!" mas nem para isso são dignos!

Cara irmã,
continuas a não dizer nada de jeito!

Caro joelho,
Pareces a irmã!

Quanto á teoria do maldito, tudo o que é que o sporting é cliente do BENFICA!

Anônimo disse...

... sim, sim... Fiquem-se pelas teorias ridículas, utópicas e rebuscadas que vão ver onde chegam... (provavelmente ao 4º lugar do grupo, como de costume), Sorte, todos sabemos que são os lampiões que a tem (senão tinhamos o Copenhaga na Champions).
Agora equipas de gabarito internacional, Liverpool, Marselha e Besiktas, só para citar algumas, é que não tiveram sorte nenhuma, calharam precisamente no grupo do, sempre temível, BI-CAMPEÃO NACIONAL Futebol Clube Porto.
Esses sim tiveram galo.

Alguns poderão achar que o FCP teve sorte porque calhou num grupo fácil, desenganem-se, os outros é que calharam num grupo dificil!!!

Anônimo disse...

é melhor ficares mesmo sentado à espera!

Anônimo disse...

Bond, lista c, xinfrim, coach, djamba, grandemestre e restante família do Barbas: têm aí um post-it? Então apontem aí este nome: Lipatin.
Até 2ª

Anônimo disse...

Lipatin?

não será Ace Tea!?

Anônimo disse...

Olhem para os lamps á vossa volta. estão todos agarrados à net, a ver se há alguma inscrição nos últimos mintos do prazo. Rrrrridículos!
A típica mania tuga de deixar tudo para a última hora, aplicada à incompetência de um clube!

Anônimo disse...

Já que falamos de clientes habituais, ficam as estatísticas dos derbys:

Jogos 181
Vitórias SLB 82
Empates 37
Vitórias SCP 62

P.S. Não sei se a última derrota do SCP no torneio do Guadiana está contabilizada...

Anônimo disse...

Os incompetentes têm 32 títulos nacionias.

Ridiculo é ser de um clube de bairro e pensar que é internacional!

Anônimo disse...

Rapaziada!
Campeonato nacional é uma coisa, provas europeias é outra. Nestas devemos todos remar na mesma direcção. É o nome de Portugal e o seu prestígio que estão em jogo!
Na champions e na Taça UEFA faço votos para que todos ultrapassem os correspondentes obstáculos.

No campeonato Nacional o meu Benfica tem um teste de fogo. Este ano não poderei ir ver o jogo ao campo do Nacional pois encontro-me no Porto Santo. Mas tenho a certeza de que levaremos de vencida mais este obstáculo.

SLB 4EVER!

O. Barbosa

Anônimo disse...

SLB 4EVER?!?!
não percebo o que é que isto quer dizer... :|

Visigordo disse...

Carissímo O. Bardbosa, levar de vencida nos dias que correm para o Benfica, é um empate. Mas nem nisso acredite, porque os moços aí do Funchal, devem ter visto o que é "UMA GRANDE NOITE EUROPEIA", e olhe que eles às tantas jogam à bola e vão querer vencer ao colosso europeu.

P.S.- Adoro a estatística. É um conforto de alma para quem nunca sentiu o seu clube. Para quem nunca soube o que o que era o seu clube na altura que lhes permitiu a tal estatística.

Grande teoria 7. Não só concordo com ela, como acho que vamos contrariar a dos italianos. O padre Fontes está a interceder e há contactos para invocar o Zandinga (o gajo já se foi, não foi?). Bom, se não tiver ido, aposto numa estratégia dum Prof. Kalizombo apoiada, claramente, na Linda Reis.

Anônimo disse...

a prosa da lista c; mázósê "balde de merda", explica o significado do c após a dita lista. c de campeão não é concerteza mas que acaba em ão já acredito a julgar pela facilidade com que invocam fezes para caracterizar os adversários. a propósito de c, vejam lá se ganham esta jornada e saem desse provisóriamente vexante 10º lugar, porque se não arriscam-se a ficar atrás do sporting mesmo vencendo o derbi que se aproxima.. saudações leoninas

Anônimo disse...

Caro Consul
SLB 4EVER é a forma como costumo terminar as minhas intervenções neste bem humorado blog e significa Sport Lisboa e Benfica para sempre. Four de 4 em inglês (lê-se for) que com ever fica forever. Para sempre.
Já tinha feito esta explicação num comentário anterior. A invenção não é minha, vi num blog da "concorrência".
Abraço a todos

O. Barbosa

Anônimo disse...

Obrigado caríssimo O., fiquei claramente mais esclarecido..e as coisas que se inventam nos dias de hoje!!!
Um forte abraço,
Consul do Sul

Anônimo disse...

Por mim desejo-vos na final da Champions com o vosso fornecedor mais do que habitual.

FIFIGUI!!!