domingo, 26 de agosto de 2007

O cão, o gato e a pulga.

Poderia ser uma fábula de La Fontaine, mas não é. É uma fábula sobre o futebol português, mas que tem tanto da realidade humana como as fábulas do escritor francês.
O futebol português é uma luta de cão e gato: feroz, sangrenta e animal. O cão chama-se “Glorioso” e o gato chama-se “Tareco do Papa”. Nos seus corpos é fácil abservar as peladas e cicatrizes de décadas de batalhas- até mesmo para um olheiro do Sportén.
É certo que o Glorioso terá começado melhor e que, nos últimos anos, o Tareco do Papa se terá aproximado do seu palmarés, fruto da visão nocturna do felino. E atenção, que a frase “fruto da visão nocturna” foi aqui colocada de forma tão inocente, quanto a fruta é colocada à porta dos árbitros nos hóteis do Porto.
Então e a pulga? Obviamente que pulga é o Sporting. A pulga, pensa que é leão mas nem chega aos calcanhares de um carraça. A pulga tem apenas um, e um só objectivo, maçar o Glorioso. Como bom parasita que é, a pulga não vive com um sentido de felicidade. Vive às custas, e às costas do Glorioso. “Ah mas a pulga também poderia maçar o Tareco”, dirão alguns. Pois poderia, direi eu, mas aí entra novamente o Papa que diz à pulga: “Ò pulga, o Glorioso isto- e já agora obrigadinho pelo Quaresma-, o Glorioso aqueloutro- e já agora obrigadinho pelo Quaresma”etc, etc, etc.
A pobre pulga- o único animal que tem o cérebro mais pequeno que o de Sousa Cintra- entra em esquizofrenia compulsiva e acaba por não ver nada mais do que o Glorioso. Enquanto isto, o Papa, o Tareco e os Zé-Gatos dos Super Dragões, vão coleccionando faixas de campeão com aroma a Tutti-Fruti.
Não acreditam? Então é porque, devem ter a memória ainda mais curta do que a de Paulo Bento. Ou seja, o oposto à dimensão da sua risca ao meio.
Sem ter de ir mais atrás, ainda no ano passado a poucas jornadas do fim, a pulga deslocou-se à Catedral da Luz. Se ganhasse, bastaria que o Porto empatasse um jogo para o Sporting se sagrar campeão. Alguém se lembra que tenham jogado para ganhar. Lamento, mas nem que tenha uma memória paquidérmica se vai poder lembrar. Jogaram para não perder, para ficar em segundo, e muito mais importante do que ganhar um título, ficarem à frente do Benfica. De tal forma, que no final do jogo festejaram e cantaram na Catedral e o meu telemóvel recebeu meia-dúzia de festivos sms leoninos. Sabem o que foi o pior de tudo? Pois é, o Porto empatou, a pulga poderia ter ganho o campeonato, mas acreditem que isso nunca parece fazer parte da sua natureza.
Ainda não acreditam? Então vou-vos dizer porque decidi por este post hoje. Falta pouco tempo para o início do clássico Porto- Sporting. Alguém dos 9 leitores que lê este blog, leu um comentário de alguma pulga sobre tão importante partida. Vá procurem, procurem muito, que não vão encontrar. O que é que interessa um jogo em casa do actual campeão nacional? Nada, o que realmente interessa é inventar umas alcunhas novas para os possíveis, e sublinho possíveis, reforços do Glorioso. Ou então falar da estreia de um ex-júnior do Benfica na equipa principal.
É muito triste não é? Pois é, mas assim é a vida das pulgas.

18 comentários:

Anônimo disse...

faixas tutti-frutti? ahahahhhhaaahah! o homem da luz, que na minha opiniao, passou ao lado do jogo nestas duas primeiras jornadas, eis que assina aqui uma exibição de luxo com duas arrancadas seguidas,só ao alcance dos grandes genios que perfumam os nossos relvados. a historia da pulga atras do pantera cor de rosa, a.k.a glorioso e do tareco do papa, fez-me chorar. e uma das mais bonitas rabulas infantis que ja alguma vez li. acabo de desligar a televisao do classico porto-zpordeng. acabo de constatar que o scp contratou o moretto dos balcãs. rui patricio, onde andas tu?

Anônimo disse...

E mais, a pulga este ano tem mais uma hipótese - previamente delineada pela contratação do branco de carapinha - de espicaçar e despejar a sua cólera sobre o Glorioso. É que cada vez que esse famoso Ninja se enganar e empurrar a bola para a baliza do adversário, no maior WC da europa irá ser mais comemorado o gozo por poderem argumentar contra o Glorioso, do que o a alegria que encerra o golo em si.

Lá está as grandes vitórias desse pseudo clube mais eclético do mundo, são afinal somente as derrotas do Glorioso.

Deixo um assunto para discussão no universo da lagartagem. Largamente publicitado e do conhecimento de todos os que seguem futebol, aquilo para os lados da Churasqueira do Campo Grande está pela hora da morte no que à situação financeira concerne, sim aqueles que se proclamavam os senhores da gestão realista, honesta e de grande futuro, com tecto salarial nos 75 mil euros afinal mais parecem pedreiros a gerirem a Lisnave.

Porque não fecharem aquele pavilhão e prédio adjacente, mandarem e/ou venderem toda a gente, pagarem o que devem com essa receita e irem apenas seguindo os jogos do Glorioso pelos projectores da vossa sala de Bingo!?Anh? O que acham?
No fim de contas as vossa vitórias são apenas e só as nossas derrotas.
Para quê gastar dinheiro a fingir que estão interessados na vossa equipa/clube, quando de facto aquilo que vos dá uma grande explosão de alegria e derivados - que nem perto das vossas mulheres atingem - é tudo o que não seja vitória do Glorioso.

Concluindo e assinando por baixo o que foi dito, sempre me disseram e tenho e aferido ao longo da minha vida que assim é... Quem não é do Benfica é contra o Benfica!

Anônimo disse...

Pobre cão, raivoso e sarnento. Está nas últimas, ninguém o respeita. Até os rafeiros acabados de subir à 1ª o mordem sem piedade...

Anônimo disse...

Jogámos... jogámos gom dranguilidad.

Gometemos... ahn... erros... mas não... não é nada a gue... ahn... não é nada a gue o Rigardo não nos divesse já habituado.

Assim... não vamos longe. Ganhámos uma zupertaça... bordanto, já temos... ahn... já temos todos os dítulos gue... ahn... bodíamos gonquistar esta époga.


Nesde momendo... ahn... temos um sbording à minha imagem: incapaz de ardicular... ahn... uma jogada de zeguida... Mas gom... gom muida dranguildad.

Anônimo disse...

Caro Amigo Rosa,
Venho em primeiro lugar cumprimentá-lo pois a nossa amizade de 30 anos assim o exige.
Em segundo lugar permita-me comentar a sua fábula, que nãó é mais do que um curto devaneio mental sobre um que clube que já foi alguma coisa e hoje não passa de um mero clube cor de rosa para os lados de benfica, um clube de bairro lá para o norte de portugal a tentar fazer-se passar por grande e por fim um clube de Portugal.Um clube de grande dimensão que esta 4ª feira vai, mais uma vez, pisar o palco de um grande clube mundial. Vai pisar esse palco porque foi convidado para tal. Foi convidado pois não há em Portugal mais nenhum clube que tenha o prestígio que tem o meu SPORTING. O resto são só fábulas, lendas e mitos.
Abraços
Diogo B

Anônimo disse...

Dá gosto ver estes anónimos falarem... um deles diz que as vitórias do Grande são as derrotas do benfas. É engraçado vê-lo falar do Derlei, do Estádio de Alvalade, do pavilhão, dos gestores, do bingo, da sede e até da churrasqueira do Campo Grande
E acaba assim:
"quando de facto aquilo que vos dá uma grande explosão de alegria e derivados é tudo o que não seja vitória do Glorioso."
......e a ti anónimo o que te dá prazer?

Anônimo disse...

LOL
Fabulosa fábula Homem da Luz. Não ligues ao mau feitio, eles hoje acordaram assim...
Melhor só o comentário do Paulo Bento, grande senhor.

Anônimo disse...

ahahah genial!! nem o la fontaine, nem o exupery nem o soares franco contam histórias tão bem contadas!! pulguinhas que mais parecem chatos, ao menos hoje já ninguem os ouve. ah não, afinal continua... é o cor de rosa, é a cebola.. e sim, agora reclamam o rui patricio como se fosse óbvio, e como se a culpa fosse do dranquilo bento!!!
é incrivel como não percebem de futebol!...ah, mas afinal foram convidados porque (e passo a citar porque vale a pena) "não há em Portugal mais nenhum clube que tenha o prestígio que tem o meu SPORTING". ... ... :) :) :)
e está tudo dito não está? mais cegos que uns ratos, e isso também dava uma boa fábula..

Anônimo disse...

AH!AH!AH!AH!
Curioso: os lamps dizem que o único prazer que os lagartos têm é falar mal do banfas. Mas hoje são eles que estão aqui todos assanhados e felizes com uma derrota do sporting. Quem os ouvir pode pensar que espetaram 5 ao Guimarães no sábado à noite e que já levam 10 pts de avanço no campeonato.
Patéticos...

Anônimo disse...

HAHAHA

O lagarto anterior é dos que ficou todo chamuscadinho pelo dragão.

Não pode bater na mulher, bate no Benfica.

Anônimo disse...

Pelo dragão não.....pelo Proença

Anônimo disse...

é o sistema é o sistema!
foi com a mão! foi com a mão!
foi corte! foi corte!
foi no estádio do algarve!
foi o proença! foi o paraty!
foi o ronny com a mão!
clube eclético! pista de tartan!
...
etc, etc e tal.
tristes. lagartos ou pulgas. mas sempre em bicos dos pés...

Anônimo disse...

"Não há clube que tenha o prestigio que tem o meu Sporting!"

Quem é a "figura de estilo" que escreveu esta barbaridade?

Eh pá veja lá se reduz a dosagem daquilo que anda a tomar.

Anônimo disse...

E a marcha de luto. Eh eh eh eh
Ainda alguém se lembra daquela fantástica vitimização que foi aquele passeio dos tristes que fizeram à uns anos atrás!?

Têm memória curta, pois esquecem-se que gamaram os tripeiros na supertaça.

Chorões

Anônimo disse...

Bond,
Sinto-te muito contente para quem empatou com os dois clubes que subiram à 1ª divisão....

e por falar em passeio dos tristes que tal a: "Operação Coração!"

Anônimo disse...

operação coração! claro! e que o primeiro estádio da luz foi construído com dinheiro dos sócios! claro!
e...?

Anônimo disse...

Quias sócios? o Salazar era sócio do benfica??

Anônimo disse...

Meu grande SCURFY!! Que tal umas gotinhas de Frontline?? Estais mto enganado, aliás esse é o Vosso problema, um problema de identidade / overthrow. Nem até ao Natal, com esse tal de Camacho encostado depois de várias incursões à Betty Ford Clinic. Até ao Natal, aqui ficam as Saudações Leoninas da CHUTEIRA D OURO