sexta-feira, 10 de agosto de 2007

O Defeso

Há o defeso da apanha da amêijoa na Ria Formosa, o defeso dos percebes nas Berlengas e o defeso da caça aos tordos. Mas entre todos os defesos não há pior que o defeso futebolístico. O defeso é aquela maldita altura do ano em que o futebol pára: de um dia para o outro vai-se o campeonato nacional, a Liga espanhola, a Liga italiana e a Premiership. Fica o vazio. Chegamos a casa depois de mais um dia de trabalho, vamos ao frigorífico, abrimos uma cerveja, sentamo-nos no sofá, fazemos um zapping e…nada. Em qualquer outro mês do ano teríamos pelo menos um jogo garantido. Ou uma reposição do mítico Campomaiorense x Sp. Espinho de 1987 na RTP Memória. Em Julho e Agosto, nem um resumo do campeonato de Andorra. Pior: nem o prazer de ver o Rui Santos a debitar alarvidades na SIC Notícias! Este tormento só é minorado de quatro em quatro anos quando há Europeu ou Mundial. Aí o defeso passa de uns insuportáveis dois meses para umas difíceis 3 semaninhas.
No defeso, os milionários jogadores de futebol vão maioritariamente a banhos para o Algarve, à excepção do Petit que vai para o Colombo. Este é um fenómeno sociológico ainda por explicar: porque é que jogadores que ganham milhares de contos por mês vão passar férias para o Algarve? Será que têm medo de estranhar “o comer”?
Só não há defeso – infelizmente – para os jornais desportivos. E como se acabam os jogos e as polémicas inerentes à competição futebolística, há que arranjar assunto. E aqui os directores dos pasquins pensam para os seus botões “se em Portugal há 10 milhões de almas, e se desses 10 milhões 11 são do Benfica, então só pode haver um assunto”. E aí começa. Segunda-feira vem o Roque Santa Cruz a caminho da Luz, terça-feira é o Beletti, quarta é o Robert Pires, quinta é o Kazmierckzak (ups), sexta é o Edgar (ups), sábado o Saviola, domingo o Dudek e assim sucessivamente, durante semanas e semanas. Mas enquanto o leitor mais sensato sabe que todos estes nomes sonantes não passam de invenções dos jornais e/ou alucinações do José Veiga e do Charlot dos pneus, o benfiquista acredita. Piamente. E manda sms’s e mails aos amigos a falar da “equipa maravilha” e que este ano “deixamo-vos a 10 pontos” e outras piadas afins. No final acabam por aterrar na Portela uns ilustres desconhecidos, benfiquistas desde pequeninos mesmo tendo nascido no Maranhão, e que apesar de terem propostas do Milan e Real Madrid, preferiram o Benfica. São e serão os eternos Campeões do Defeso (este ano festejam o Bi-tri-hepta-penta-deca-octo-campeonato do Defeso). E este circo repete-se ano após ano. E eles não aprendem, os coitados…
Mas pior que não haver futebol no defeso, é haver mau futebol. E aqui estou a falar dos jogos de preparação. Os do Sporting, verdade seja dita, foram miseráveis. Confesso que cheguei a pensar em leiloar o meu lugar anual no ebay, com o ridículo preço base de 1 Nuno Gomes.
Os únicos motivos de alegria foram os jogos do Benfica. Gostei muito de os ver jogar contra os luso-romenos do Cluj (uma espécie de Naval 1º de Maio da Transilvânia), como também gostei de ver o “maior clube do mundo”, que diz ter 8 ou 10 milhões de adeptos, ir jogar e perder com um clubezeco egípcio que segundo os jornalistas tem cerca de 40 milhões de adeptos. Depois, claro, houve o torneio do Guadiana e o primeiro derby da temporada. Confesso que sofri. Irritei-me. Vi as coisas muito mal paradas. Mas aos 69 minutos o David Luiz lá marcou, pondo fim ao meu sofrimento: temos Engenheiro para mais uns meses!
Felizmente, amanhã termina este suplício. Em Leiria, as duas melhores equipas da época passada vão discutir a Supertaça. Eu vou lá estar, enquanto os meus amigos benfiquistas vão estar em frente à TV a dizer para quem os quiser ouvir “este ano com o Stretenovic e o Manu, deixamo-los a 10 pontos!”.


ps: depois de dar o pontapé de saída deste blogue, fico agora a aguardar ansiosamente que o meu companheiro e arqui-rival mostre o seu futebol.

6 comentários:

Anônimo disse...

Mas que belo post de arranque!

Só quero dizer uma coisa: o Defeso é sem dúvida a melhor altura do ano! tv sem futebol, o paraíso! (excepto em dias de derby, esses gosto).

Ah e mais uma coisa, SPOOOOORRTIIING!!

Anônimo disse...

eu gosto do sporting esta semana, so porque faz boas acções na net...o resto da vida, e sem clubismos à parte...BEEENFIIIICAAAAA!!!

Anônimo disse...

Isto promete!! Para ja vai aquele abraco para os autores. Fico a aguardar os comentarios lampionicos, se bem que algo me diz que depois deste defeso e de nao terem colocado no Real Madrid nenhum dos melhores avancados a jogar em Portugal (o tal Gomes e o outro que vale 18 milhoes - a precos de 2002)nao vais ter uma resposta do teu rival durante umas semanas (meses se ganhamos a candido).

Piñacolada disse...

parabéns! entraste com o pé que tinhas mais à mão!

O 7 Maldito disse...

É um prazer receber aqui nesta "2ª Circular" online um dragão do teu calibre, amigo Piñacolada. Volta sempre!

Piñacolada disse...

tks, "7".
gosto sempre de estar informado por todo o tipo campeonatos, tal como o turco, o belga, o luxamburguês, e claro...o da segunda circular.