segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Damos 2 de avanço

Ao contrário do que o Benfica fez na 1ª jornada, este post vai tocar em 3 pontos:

1º Da última época que fomos campeões, ficou célebre um jogo com o Estoril no Estádio do Algarve. Nessa altura, os nossos rivais alegaram que fomos beneficiados por jogarmos num campo com dimensões superiores ao da Amoreira. Pois bem, agora chegou a nossa vez de protestar. Uma equipa que joga com um trinco a central, com o Luís Filipe e Nuno Assis como extremos e o Nuno Gomes lá à frente, é inaceitável porem-nos a jogar num campo maior que o Estádio do Mar. Isto prejudica o nosso jogo e, obviamente, só veio beneficiar o Leixões, equipa que conquistou um título na época passada e que está recheada de estrelas como Élvis e Joel na defesa, Bruno China, Malafaia e Cícero no meio-campo e Nwoko e Leandro Tatu lá à frente.
Para além disso, puseram-nos a jogar no Estádio do Bessa, onde o Xô Engenheiro nunca conseguiu vencer como treinador, apesar dos 127 jogos que já lá disputou. Com este tipo de manobras, é a verdade desportiva que sai lesada.

2º Este ano começámos bem o campeonato. Ao contrário do ano passado, onde no mesmo Estádio do Bessa fomos goleados por 3-0 com o Boavista. Este ano arrecadámos um pontinho e o Petit não foi expulso – situação que poderia empurrar Marco Ferreira para a titularidade.

3º Tenho de falar do Derlei. O Ninja veio mostrar como é fácil qualquer jogador chegar a Alvalade e marcar um golo. Nalitzis, Koke, Motta, Sá Pinto, Alecs, Bueno e até o Djaló, já o fizeram, e todos sabemos que a sua aptidão para jogar futebol é tanta, quanta a de Carmona Rodrigues para andar de bicicleta.
Mas há mais, creio que na época passada o 1º jogador a marcar um foi Mário Jardel. Em Dezembro, o Jardel seguiu para o Anarthosis Famagusta FC do Chipre e agora assinou pelo Newcastle United Jets da Austrália. Tendo em conta a queda meteórica que a carreira do Derlei sofreu após a saída do Glorioso, caso o Ninja conseguisse fazer o mesmo percurso que o Super Mário, seria uma notável revitalização e relançamento como jogador de futebol

PS- Não foi preciso mais do que uma jornada para sabermos que continua a haver jogadores mais levezinhos que outros. Uns já não precisam sequer de se lançarem para a piscina em estilo “Platoon” para o árbitro marcar penalty. Agora, só precisam de parar de correr. Outros levam pontapés e cotoveladas e nicles. Mesmo que num passado recente tenham tido problemas com drogas que os fizeram perder vários quilos e os tivessem impedido de jogar durante uns saudosos meses. Presumo que por estas e outras, esta época o 2º equipamento do Sportén seja todo preto. É uma clara homenagem à colaboração que os árbitros têm prestado ao longo do seu historial, em particular na última década.

3 comentários:

Anônimo disse...

ja temos vencedor!!já não ha razoes para medos, estou a ver a luz!...e ao fundo da luz o pauleta a dar chutos no queijo!

Anônimo disse...

Gostava de transcrever para aqui as palavras do jornalista Luís Sobral:

".........Na Luz praticamente há seis anos, que conseguiu Vieira de relevante no plano desportivo? Ganhou o pior campeonato da história do futebol português, mais uma Taça. E quem seguiu de perto essa Liga sabe que o mérito maior pertence aos jogadores, a Giovanni Trappatoni e ao único homem que verdadeiramente acreditou no italiano durante toda a temporada, José Veiga. Com todos os seus defeitos.

Este ano a má capacidade de gestão desportiva de Vieira está mais exposta do que nunca. Repare-se no que fez desde que o anterior campeonato terminou.

1. Decidiu manter Fernando Santos, um treinador obviamente fragilizado.
2. Recuperou José Veiga, para o deixar cair antes de o campeonato começar.
3. Manteve também Rodolfo Moura, figura polémica no clube, para depois aceitar a sua demissão no arranque da temporada.
4. Prometeu que só vendia Simão pela cláusula, mas deixou-o sair por 20 milhões de euros.
5. Trouxe de volta Manuel Fernandes, sem perceber que o jogador ainda não perdoara a forma como o trataram no passado. E o médio foi embora na véspera de um jogo da Liga dos Campeões. Saiu pelas traseiras enquanto o treinador dava uma conferência de imprensa. Penoso.
6. Continua a dizer que o plantel é maravilhoso, retirando espaço e tempo a Fernando Santos, que assim está impedido de errar.

Enfim, Luís Filipe Vieira não é o único responsável pela pré-época errante do Benfica. Mas aparece bem colocado na lista, logo a seguir aos benfiquistas. Afinal, foi ele quem assumiu a pasta do futebol, pelo menos duas vezes nos últimos meses.

Depois do que foi dito por Nuno Gomes, após o empate com o Leixões, talvez tenha chegado o tempo de os adeptos do Benfica perceberem que há futebol além do apito dourado.

No caso do Benfica, mau futebol."

Santos está morto! Viva Camacho!!!

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom